Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

  1. #1
    Novato Avatar de Mateuslr
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    9

    Óleo sintético API SM MA2

    Olá a todos.

    Finalmente resolvi adicionar a categoria A na habilitação e pra aprender a arte de andar de moto, comprei uma Suzuki GSR 150i pra ir pegando o jeito e não me enfiar embaixo de um caminhão já no primeiro rolê....
    Seguinte, como não tenho experiência nenhuma com moto estou procurando (e encontrando) muita informação boa aqui no fórum. Mas uma coisa que fiquei na dúvida sobre um assunto que já percebi ser tabu no mundo 2 rodas.... TROCA DE ÓLEO!

    Acabei encontrando um óleo Ipiranga Top Rider 15w50 API SM/ Jaso MA2 e comprei o dito cujo. Queria que o pessoal experiente aí me informasse se esse tipo de óleo realmente ajuda a melhorar o motor e principalmente, facilita a refrigeração do motor e se é preciso tomar algum cuidado pra trocar de mineral pra 100% sintético.

    Sei que o óleo é um pouco caro. E da forma mais humilde possível, sem querer ser escroto, o preço não é problema (graças a Deus)! Quero saber se esse tipo de óleo traz benefícios reais comparado aos outros (mineral/semisintetico) disponíveis no mercado.

    Agradeço a todos que puderem colaborar!
    Última edição por Mateuslr; 21-02-18 às 11:48. Razão: Especificação sae estava errada. Correto é sae 15w50

  2. #2
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    Florianopolis - SC
    Idade
    29
    Posts
    21
    Citação Postado originalmente por Mateuslr Ver Post
    Olá a todos.

    Finalmente resolvi adicionar a categoria A na habilitação e pra aprender a arte de andar de moto, comprei uma Suzuki GSR 150i pra ir pegando o jeito e não me enfiar embaixo de um caminhão já no primeiro rolê....
    Seguinte, como não tenho experiência nenhuma com moto estou procurando (e encontrando) muita informação boa aqui no fórum. Mas uma coisa que fiquei na dúvida sobre um assunto que já percebi ser tabu no mundo 2 rodas.... TROCA DE ÓLEO!

    Acabei encontrando um óleo Ipiranga Top Rider 15w30 API SM/ Jaso MA2 e comprei o dito cujo. Queria que o pessoal experiente aí me informasse se esse tipo de óleo realmente ajuda a melhorar o motor e principalmente, facilita a refrigeração do motor e se é preciso tomar algum cuidado pra trocar de mineral pra 100% sintético.

    Sei que o óleo é um pouco caro. E da forma mais humilde possível, sem querer ser escroto, o preço não é problema (graças a Deus)! Quero saber se esse tipo de óleo traz benefícios reais comparado aos outros (mineral/semisintetico) disponíveis no mercado.

    Agradeço a todos que puderem colaborar!

    Bom Mateus, eu não vejo como um tabu e não deveria ser tido como tal... Escolher óleo é simples, no manual de qualquer veiculo (seja moto, carro, ou até avião), vem as especificações corretas do melhor óleo para ser usado para o tipo de mecanismo, e em 99% dos casos deve ser seguido a RISCA !.
    O que causa grande parte dessa confusão, é que aqui no brasil não temos o costume de ler manuais, pra muitos é mais fácil falar com o tiozinho da esquina que concerta moto com arame e facão, do que ler 2 folhas do manual, e isso geralmente sai caro.

    Sendo na especificação adequada, pode ser qualquer óleo (marca), que vai dar tudo certo O/

    Parabéns ai pela motoca, e lembre-se de sempre tomar cuidado, de resto é só curtir esse mundo fantástico que é andar de moto!

  3. #3
    Novato Avatar de Mateuslr
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    9
    Citação Postado originalmente por Arth Ver Post
    Bom Mateus, eu não vejo como um tabu e não deveria ser tido como tal... Escolher óleo é simples, no manual de qualquer veiculo (seja moto, carro, ou até avião), vem as especificações corretas do melhor óleo para ser usado para o tipo de mecanismo, e em 99% dos casos deve ser seguido a RISCA !.
    O que causa grande parte dessa confusão, é que aqui no brasil não temos o costume de ler manuais, pra muitos é mais fácil falar com o tiozinho da esquina que concerta moto com arame e facão, do que ler 2 folhas do manual, e isso geralmente sai caro.

    Sendo na especificação adequada, pode ser qualquer óleo (marca), que vai dar tudo certo O/

    Parabéns ai pela motoca, e lembre-se de sempre tomar cuidado, de resto é só curtir esse mundo fantástico que é andar de moto!
    Agradeço a dica Arth! No manual ele recomenda 20w50 mineral e 15w50 semisintetico. Um óleo 100% sintético não deve causar problemas, mesmo não estando indicado no manual, né? Já a classificação API no manual só vai até SL e usar um superior também não deve acarretar problemas, certo?
    São dúvidas bobas, mas como disse não sei nada de moto ainda e a mecânica delas é bem diferente de carros.
    Obrigado!

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    Florianopolis - SC
    Idade
    29
    Posts
    21
    Citação Postado originalmente por Mateuslr Ver Post
    Agradeço a dica Arth! No manual ele recomenda 20w50 mineral e 15w50 semisintetico. Um óleo 100% sintético não deve causar problemas, mesmo não estando indicado no manual, né? Já a classificação API no manual só vai até SL e usar um superior também não deve acarretar problemas, certo?
    São dúvidas bobas, mas como disse não sei nada de moto ainda e a mecânica delas é bem diferente de carros.
    Obrigado!
    Pois agora ?

    Geralmente para estar no "manuel", o motor passa por testes e mais testes, a ponto de escolher o melhor óleo para lubrificação/arrefeciemento do motor.

    Nem sempre o mais caro é o melhor, oque manda mesmo é a viscosidade dele, o quanto ele "lubrifica" em baixa e alta temperatura.

    Eu sempre gosto de dar uma consultada, o seu manual por exemplo fala que:
    O correto seria entre o 20w50 e o 15w50

    Mas oque são esses números ? Eles representam a viscosidade do fluido (SAE), no caso de 2 valores é chamado de óleo multi viscoso, no caso do 20w50 ele nos informa que em partida com o motor frio ele se comportará como um óleo de viscosidade SAE 15, e quando ele aquecer a 100ºC ele terá o SAE de viscosidade a 50.

    Se isso esta no manual, significa que qualquer óleo que atinja essa "condição" pode ser usado.

    Agora vamos para o SL:

    Esse SL refere-se ao API, que basicamente são normativas de uso e desempenho dos lubrificantes, sendo a primeira letra indicado qual tipo de motor deve ser usado

    Motor a gasolina com combustão interna a vela (motor normal) usam a classificação "S"
    Motor a dísel com combustão espontânea usam a classificação "C"


    Na parte do "L" temos o nível de eficiência / desempenho.
    Usando a norma americana onde as letras em ordem decrescente representam o quão "desenvolvido é", resumindo, se teu manual pede o óleo SL, você pode usar o SM, porem o contrário não é aconselhável.


    UFA!!! Acho que isso é tudo ..

    Bom eu fui pesquisar pra te ajudar e achei bastante coisa legal, uma breve olhada na net é bem esclarecedora, peço perdão se falei alguma besteira e na duvida usa sempre o do manual.

    PS: Na minha escolha eu iria de semi sintético, pela oxidação mais demorada (devido aos aditivos) e a menor incidência de borra.

  5. #5
    Novato Avatar de Mateuslr
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    9
    Caramba.... Obrigado pela aula Arth!

    Com essas informações estou tranquilo. O óleo atende e supera os requisitos do manual!

    O óleo que está nela é mineral e vou colocar este 100% sintético, já vi algumas pessoas falando em usar um tal de "flush" quando for fazer a troca. É necessário mesmo?

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    Florianopolis - SC
    Idade
    29
    Posts
    21
    Citação Postado originalmente por Mateuslr Ver Post
    Caramba.... Obrigado pela aula Arth!

    Com essas informações estou tranquilo. O óleo atende e supera os requisitos do manual!

    O óleo que está nela é mineral e vou colocar este 100% sintético, já vi algumas pessoas falando em usar um tal de "flush" quando for fazer a troca. É necessário mesmo?

    Mais ou menos, é bom fazer uma limpeza total do sistema para retirar borras e deixar o motor pronto para o novo óleo, porem isso tudo varia de como o antigo dono cuidava do motor.

    Se for fazer é bom fazer direito, levar para quem entende, abrir o motor e fazer uma limpeza completa.
    Esse negócio de "flush" (misturar produto com óleo barato e deixar trabalhando para soltar a sujeira), só serve para que a borra se solte e entupa o motor por dentro, causando uma **** dor de cabeça!

    Então é bom acompanhar de perto ou levar para alguém de confiança... De resto é só sentar na motoca e descer a lenha!

    PS: lembre-se de trocar o filtro de óleo junto, de nada adianta trocar só o óleo.

  7. #7
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Existe uma tabela comparativa para óleos de motores 4T comercializados no Brasil.

    Nela se pode comparar óleos de mesma gradação com relação ao I.V. e base do óleo. É simples entender vendo a tabela e as explicações do artigo.

    Depois cada pessoa pode fazer a própria análise de custo x benefício.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...icletas-yamaha
    Crtl-Alt-Del

  8. #8
    Novato Avatar de Mateuslr
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    9
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Existe uma tabela comparativa para óleos de motores 4T comercializados no Brasil.

    Nela se pode comparar óleos de mesma gradação com relação ao I.V. e base do óleo. É simples entender vendo a tabela e as explicações do artigo.

    Depois cada pessoa pode fazer a própria análise de custo x benefício.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...icletas-yamaha
    Crtl-Alt-Del, consegui visualizar a tabela no PC! Muito boa ela, parabéns! Na próxima vou testar esse Lubrax Feroces. Vlw pela dica, já salvei essa tabela aqui no PC!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por brunocg150sport Ver Post
    Quero fazer uma observação e pergunta a todos.
    NOlao caso do óleo que ele falou está descrito a API SM porem desconheço óleo para moto com essa api os que eu vi são no máximo sl então esse óleo não seria para carro?
    Bruno, este óleo é para motos sim, é o Ipiranga Moto Rider. Ele fica, comparando especificações, mais ou menos junto com o Motul 7100, só que o Ipiranga é muito mais barato. Não sei se é tão bom como dizem ser o Motul, mas as especificações são bem semelhantes, se não iguais.

    Segue uma foto da embalagem:

    https://i.imgur.com/4UHkJBM.jpg
    Última edição por Mateuslr; 21-02-18 às 18:57. Razão: link da imagem

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Diamantino-MT
    Idade
    28
    Posts
    347
    Citação Postado originalmente por Mateuslr Ver Post
    Olá a todos.

    Finalmente resolvi adicionar a categoria A na habilitação e pra aprender a arte de andar de moto, comprei uma Suzuki GSR 150i pra ir pegando o jeito e não me enfiar embaixo de um caminhão já no primeiro rolê....
    Seguinte, como não tenho experiência nenhuma com moto estou procurando (e encontrando) muita informação boa aqui no fórum. Mas uma coisa que fiquei na dúvida sobre um assunto que já percebi ser tabu no mundo 2 rodas.... TROCA DE ÓLEO!

    Acabei encontrando um óleo Ipiranga Top Rider 15w50 API SM/ Jaso MA2 e comprei o dito cujo. Queria que o pessoal experiente aí me informasse se esse tipo de óleo realmente ajuda a melhorar o motor e principalmente, facilita a refrigeração do motor e se é preciso tomar algum cuidado pra trocar de mineral pra 100% sintético.

    Sei que o óleo é um pouco caro. E da forma mais humilde possível, sem querer ser escroto, o preço não é problema (graças a Deus)! Quero saber se esse tipo de óleo traz benefícios reais comparado aos outros (mineral/semisintetico) disponíveis no mercado.

    Agradeço a todos que puderem colaborar!
    Quero fazer uma observação e pergunta a todos.
    No caso do óleo que ele falou está descrito a API SM porem desconheço óleo para moto com essa api os que eu vi são no máximo sl então esse óleo não seria para carro?

  10. #10
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por brunocg150sport Ver Post
    Quero fazer uma observação e pergunta a todos.
    No caso do óleo que ele falou está descrito a API SM porem desconheço óleo para moto com essa api os que eu vi são no máximo sl então esse óleo não seria para carro?
    Tu tens que ver no manual da tua moto o que ele recomenda. Via de regra nele está indicado viscosidade xW-y classe de serviço S+uma letra ou classe "superior" e, JASO M(x). É difícil o caboclo conseguir errar.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Òleo sintético
    Por Ghaleon no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 05-03-13, 10:28
  2. óleo semi sintético
    Por Danilo00 no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 01-07-11, 08:07
  3. Óleo Sintético Twister 250
    Por felipe250 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 21-06-11, 22:01
  4. qual a diferença de óleo semi-sintetico e óleo de base sintetica?
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 02-02-09, 09:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •