Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    6

    Cursos para iniciantes

    Acabei de tirar minha habilitação de moto. Fiquei impressionada como o sistema do interior de São Paulo não prepara seus motociclistas... Não me ensinaram nem a trocar as marchas direito... sair com a moto em uma subida, nunca fiz na autoescola... Nem seta precisei usar... Mas fora isso, gostaria de saber se alguém conhece um curso de pilotagem, pois não tenho experiência e não me sinto preparada pra colocar minha moto pra rodar... estou treinando por conta, mas é diferente de quem já tem experiência... Sempre andei de moto na garupa, tenho experiência com viagens em grupo de motos, mas é muito diferente ter a responsabilidade de estar no comando da moto e de conviver com os outros veículos e a falta de educação de muitos... Se alguém souber de algo na região de Campinas SP me avise...

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Seja bem vida ao fórum!

    Não sou da sua região portanto não posso lhe recomendar nenhum lugar.
    Minha dica é a seguinte: tire suas dúvidas com alguém que ande de moto há mais tempo. E comece a treinar, é a melhor forma de aprender.
    Comece em estradas onde não passa ninguém pra pegar o jeito da moto, depois comece a andar na cidade domingo de manhã cedo quando tem menos movimento e assim vai indo até pegar confiança

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    6
    Olá Stone... muito obrigada pela orientação. Mas nesse momento eu tenho um pouco de dificuldade para pedir para alguém me ajudar. Estou distante do antigo grupo de motos que costumávamos viajar e atualmente, meu núcleo de amizade é na maioria de mães, casadas e ocupadas...rsrs. Mas valeu!!!
    Mesmo assim, se alguém souber de algo, agradeço...

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Uma constatação que tive (não sei se outros tiveram por aqui) é que só oferecem AULA PARA HABILITADOS nas auto escolas (queira ou não, é um nicho) para motoristas de carros. Seria uma opção e menos custosa. Daí o que vejo é esses anunciados em revista de motociclismo (motociclismooline), que dizem treinar em pistas tipo autódromo. Parece que tem sim, tipo Limeira, Indaiatuba. Eu re-aprendi no caos paulistano, rs, depois de 11 anos enferrujado, comprei a moto e saí da concessionária. Boa sorte.

    Revendo revistas aqui achei:
    http://www.abtrans.com.br/

    http://www.motoschool.com.br/site/

    http://www.speedmaster.com.br/

    Eu fiz um curso virtual na CET de São Paulo e obtive certificado. A Honda tb parece que tem o CETEH.

    Última edição por ailton_azul; 17-03-18 às 07:57. Razão: pondo os cursos reiais/virtuais

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  5. #5
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789
    SMara, certamente você fez as aulas teóricas da moto-escola. Minha recomendação é que você aplique o que aprendeu sobre as regras de trânsito, procure sempre estar calma quando for guiar a motocicleta e vá conduzindo cm calma, sem pressa para chegar ao seu destino, seja lá ele qual for.

    Procure se posicionar nas faixas de rolamento da direita (quando houver mais de uma). Caso ha somente uma faixa de rolamento, procure se posicionar entre o centro e a parte mais da direita (nem tanto à direita, nem tanto ao centro).

    No início procure acompanhar o trânsito, sem ficar adentrando em corredores. à medida que seu domínio da moto for aumentando, você pode começar a se aventurar em corredores, primeiramente os mais largos, espaçosos e com o tempo você pode ir estreitando, mas sempre comece pelo mais fácil.

    Choveu, fu***??? Não, apenas procure acompanhar o trânsito com a diferença de aumentar a distância mantida em relação à quem vai à sua frente (isso lhe proporcionará mais espaço para, eventualmente, frear com mais calma).

    VEJA E SEJA VISTA. Ande sempre com as luzes acesas.

    Em cruzamentos você nunca tem a preferência, portanto, ao se aproximar de um, reduza, vá para o canto da pista, olhe e se certifique que ninguém vai atravessar o cruzamento e lhe dar uma bela porr***.

    Lembre-se sempre, VOCÊ ESTÁ EM UM VEÍCULO MUITO MAIS FRACO QUE QUALQUER CARRO OU COISA MAIOR.

    Treine bastante em ruas de pouco ou nenhum movimento com a moto que você tem, isso lhe dará mais conhecimento e intimidade com a máquina que você terá que controlar, lhe permitirá conhecer as reações e idiossincrasias dela.

    Com o tempo você vai adquirir experiência e vai se aperfeiçoar.

    Já guio motos a 44 anos e até hoje me pelo de medo de andar em motocicletas. Esse medo me mantém vivo. SEMPRE TENHA MEDO DE ANDAR DE MOTOCICLETA. Isso lhe fará respeitar os limites da máquina sempre.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    6

    Obrigada!

    Citação Postado originalmente por Saurus Ver Post
    SMara, certamente você fez as aulas teóricas da moto-escola. Minha recomendação é que você aplique o que aprendeu sobre as regras de trânsito, procure sempre estar calma quando for guiar a motocicleta e vá conduzindo cm calma, sem pressa para chegar ao seu destino, seja lá ele qual for.

    Procure se posicionar nas faixas de rolamento da direita (quando houver mais de uma). Caso ha somente uma faixa de rolamento, procure se posicionar entre o centro e a parte mais da direita (nem tanto à direita, nem tanto ao centro).

    No início procure acompanhar o trânsito, sem ficar adentrando em corredores. à medida que seu domínio da moto for aumentando, você pode começar a se aventurar em corredores, primeiramente os mais largos, espaçosos e com o tempo você pode ir estreitando, mas sempre comece pelo mais fácil.

    Choveu, fu***??? Não, apenas procure acompanhar o trânsito com a diferença de aumentar a distância mantida em relação à quem vai à sua frente (isso lhe proporcionará mais espaço para, eventualmente, frear com mais calma).

    VEJA E SEJA VISTA. Ande sempre com as luzes acesas.

    Em cruzamentos você nunca tem a preferência, portanto, ao se aproximar de um, reduza, vá para o canto da pista, olhe e se certifique que ninguém vai atravessar o cruzamento e lhe dar uma bela porr***.

    Lembre-se sempre, VOCÊ ESTÁ EM UM VEÍCULO MUITO MAIS FRACO QUE QUALQUER CARRO OU COISA MAIOR.

    Treine bastante em ruas de pouco ou nenhum movimento com a moto que você tem, isso lhe dará mais conhecimento e intimidade com a máquina que você terá que controlar, lhe permitirá conhecer as reações e idiossincrasias dela.

    Com o tempo você vai adquirir experiência e vai se aperfeiçoar.

    Já guio motos a 44 anos e até hoje me pelo de medo de andar em motocicletas. Esse medo me mantém vivo. SEMPRE TENHA MEDO DE ANDAR DE MOTOCICLETA. Isso lhe fará respeitar os limites da máquina sempre.
    Muito obrigada Ailton e Saurus.
    Estou andando devagar e sempre. Já melhorei... kkkk, pelo menos tenho passado menos vergonha.... Mas ainda tenho dificuldade para sair na subida. Fico tão nervosa que percebo a tendência de fazer de tudo para não parar.... vou diminuindo antes, enrolando..., tudo para não ter que arrancar na subida. Chego a fazer o caminho mais longo, só pra evitar. Quando vou treinar consigo, mas no trânsito, fico muito ansiosa. Ao passar as marchas ainda dou uns "trancos" principalmente da segunda pra terceira. Já estou mais automatizada, não tenho mais que pensar tanto, mas fico bem cansada ao chegar. Minha maior dificuldade são os engraçadinhos de carro ou caminhão, que querem fazer graça, e acabam passando muito perto da minha moto de propósito. Como é uma 125, na subida e na pista, não dá pra acompanhar o trânsito 100%, mesmo porque ainda reduzo bastante nas curvas, não me sinto segura de ir muito rápido. Estou melhorando, mas se fico muito na direita acabo fechada, se fico mais no meio, acontece isso com os espertinhos ("colar" na moto). Quanto a ter medo, tenho muito, mas confesso que adoro essa sensação de mistura de medo e superação. Fico muito atenta e como já dirigia carro, sei me virar no trânsito prevendo perigos. Tenho carta de carro há 25 anos e nunca me envolvi em um acidente, sendo que ando muito e viajo bastante. Mas andar de moto pra mim, está sendo uma libertação. É muito bom... uma sensação de estar viva e sentindo intensamente o presente... apesar do medo. Mais uma vez, muito obrigada, as dicas me ajudaram bastante...

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Eu sempre ando na esquerda da faixa,ocupo ela toda pra evitar essas fechadas de apressados que colocam o carro onde tem espaço. Não ande muito perto do acostamento,isso evita que forcem a ultrapassagem e vc ainda fica com o lado direito da faixa para eventuais manobras evasivas.
    Última edição por Isac-RJ; 26-03-18 às 15:46.

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por ailton_azul Ver Post
    Uma constatação que tive (não sei se outros tiveram por aqui) é que só oferecem AULA PARA HABILITADOS nas auto escolas (queira ou não, é um nicho) para motoristas de carros. Seria uma opção e menos custosa. Daí o que vejo é esses anunciados em revista de motociclismo (motociclismooline), que dizem treinar em pistas tipo autódromo. Parece que tem sim, tipo Limeira, Indaiatuba. Eu re-aprendi no caos paulistano, rs, depois de 11 anos enferrujado, comprei a moto e saí da concessionária. Boa sorte.

    Revendo revistas aqui achei:
    http://www.abtrans.com.br/

    http://www.motoschool.com.br/site/

    http://www.speedmaster.com.br/

    Eu fiz um curso virtual na CET de São Paulo e obtive certificado. A Honda tb parece que tem o CETEH.

    Fui na dica do Airton e me inscrevi no curso a distância do CET de pilotagem segura. De grátis pego até vacina contra febre amarela hehe.

    Comecei a andar de motocicleta com 16 mas sempre há algo a aprender.
    Crtl-Alt-Del

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    6
    Mais uma vez, Obrigada Isac e Crtl-Alt-Del. Também fiz a inscrição para o curso na CET.
    Valeu!!

  10. #10
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por SMara Ver Post
    Mais uma vez, Obrigada Isac e Crtl-Alt-Del. Também fiz a inscrição para o curso na CET.
    Valeu!!
    Se caires na mesma turma é só perguntar do Ctrl-Alt-Del

    É nóis
    Crtl-Alt-Del

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    6
    Pode deixar!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Honda CBR 500R - Esportiva para iniciantes
    Por LeonardoSouza no fórum Área de debate
    Respostas: 75
    Último Post: 06-03-14, 13:24
  2. Dicas para iniciantes.
    Por Thyago Mahon Barros no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 26-11-10, 10:44
  3. Suzuki RM 125 - A trail para iniciantes
    Por Eugênio no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 8
    Último Post: 08-11-10, 18:21
  4. Qual é a melhor moto para iniciantes?
    Por wendell no fórum Área de debate
    Respostas: 35
    Último Post: 18-01-07, 20:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •