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Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Iniciante
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    Question Fuga de corente: mistério aqui

    Bom dia senhores!

    Como a bateria nova (Pioneiro) que comprei pra minha TW 2005 começou a baixar carga com menos de 6 meses de uso, tive que verificar o que estava acontecendo na parte elétrica antes de botar a culpa nela, e.....
    Descobri uma fuga de corrente... MONSTRA por sinal....
    Na escala 20m, dos 0.01 máximo tolerável do manual, tá dando 2.76 a 2.84....

    Fui desconectando tudo: do farol até a lanterna traseira, até chegar no culpado: conector da bobina de pulso.

    Testei o estator (original de fábrica) só pra confirmar:

    Estator: 1.5 a 1.6 dos 1.4 a 2.0 toleráveis (o revezamento completo dos 3 pinos)
    Bobina de pulso: 244 a 245 dos 240 a 255 toleráveis

    Ou seja: NÃO É O ESTATOR.

    Desconectei todos os conectores ali daquela capa: estator, bobina pulso, relê do pisca e descanso lateral (sensor do Neutro) e fui ligando um por um sozinho: a fuga só ocorre quando se conecta a bobina de pulso, só ela ou combinada com algum outro conector (seja qual for a combinação)...

    Sem a bobina de pulso conectada a fuga é sempre 0.00.

    Verifiquei todos os fuzíveis: tudo OK no visual (nenhum rompido). Há algum teste com multímetro que eu possa fazer neles?

    Troco o chicote? Ou tem alguma outra parte a verificar?

    A única coisa que não mexí, foi no relê de partida (original) e os dois conectores dele (dos cabos + e - da bateria), até porque é necessário o cabo + da bateria conectado nela para realizar o teste de fuga, correto?

    A bobina de ignição e motor de arranque também são originais.
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
    Adquirida em Dezembro de 2005 O KM

  2. #2
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    Tem algo errado: a bobina de pulso não tem nada a ver com a bateria. Ela tem somente um fio terra e um fio sinal que vai pro CDI.
    No meu ver, existem duas possibilidades para isto estar acontecendo:
    >>Fio sinal da bobina de pulso em curto com algum fio positivo (o que provavelmente causaria falhas na moto)
    >>CDI em curto mandando energia pra bobina, o que também é estranho pois ao desligar a moto corta a energia que alimenta o CDI.

    Vou te dar algumas dicas: Meça a resistência de negativos da carcaça do motor, retificador, CDI e outros pontos até o polo negativo da bateria, sempre tem que dar menos que 1 Ohm. Faça o mesmo com os positivos, sempre tem que dar praticamente zero.

    Uma coisa você pode ter certeza, bobina de pulso e estator não provocam fuga de corrente pois não são ligados a bateria

  3. #3
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    E ae Stone!
    Cheguei ontem a tardinha do sítio.

    Voltei lá na motoca e tenho novidades:

    RELÊ DE PARTIDA

    Não tinha mexido ali ainda.

    O que acontece: desplugando o conector do chicote nele: fuga ZERO. Isso com o plug da bobina de pulso conectado. Ou seja: tú estavas certo.

    Mantive a bobina de pulso conectada e me concentrei no relê:

    Despluguei o conector do cabo do motor de arranque: FUGA.
    Despluguei o conector do cabo + da bateria: FUGA ZERO....
    Pluguei novamente SÓ o conector do MA: FUGA ZERO...

    Aparentemente é no conector do cabo + da bateria.

    Aproveitei pra testar mais uma vez o retificador: NÃO INTERFERE EM NADA, Stone.

    Só faltou o CDI:

    Despluguei e o mesmo problema: conector do cabo + da bateria no relê de partida: FUGA.

    Testei o CDI: 1200 a 1201 dos 1200 a 1220 toleráveis no teste de continuidade.

    Há mais algum teste com multímetro que eu possa fazer no CDI?

    Tenho mais dois relês de partida guardados de reserva:

    1 original usado e 1 Magnetron ZERADO na caixa: O MESMO PROBLEMA...

    Não é possível que três RP (sendo um novinho nunca usado) estejam com problemas...

    Mas não é só isto: pra eliminar de vez a hipótese do estator, saí e comprei um novinho da Magnetron.

    Testei antes: 1,5 (1.4 a 2,0) pro estator e 243 (240 a 255) pra bobina de pulso. Tudo OK.

    Tirei o estator original da moto: não tem UM TORRADINHO SEQUER! Tá zero!
    Instalei o Magnetron com todo cuidado, especialmente a bobina de pulso (fios da bobina voltados pro lado da tampa, correto?).

    Nem botei junta, só encaixei a tampa com cuidado novamente e liguei o chicote do sensor do neutro pra testar: MESMA COISA....
    Então a situação é esta, Stone: se ligar o conector da bobina de pulso: FUGA.

    Pra parar a fuga, OU DESCONECTA A BOBINA DE PULSO, ou DESCONECTA O CABO + DA BATERIA, no RP....

    Ao meu ver esgotei todas as possibilidades: não é BP/estator, não é retificador, não é RP nem CDI....

    Cara, que canseira que eu tô levando....

    E só lembrando que, fora o cabo + da bateria, de elétrica está TUDO DESCONECTADO, exceto a BP e o RP que é onde causa a situação de fuga.
    Última edição por Agenor; 07-05-18 às 14:56.
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  4. #4
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    Ja olhou a ignição dela pra ver? Despluga ela e faz o teste pra ver!

  5. #5
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    A chave de ignição, tú dizes? Ou o punho?
    Se for a chave (miolo), troquei ela ano passado. A chave da moto já estava gasta de tanto uso (eu podia tirar ela com a moto ligada...) e a ignição (miolo) deu problema mesmo.
    Botei uma Magnetron novinha, própria p/ até 2005.

    E lá na frente no farol, TÁ TUDO DESPLUGADO, menos o painel.

    É que já tô pensando eu trocar o chicote todo.

    Esse também é original de fábrica ainda.
    Última edição por Agenor; 07-05-18 às 16:38.
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  6. #6
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    Não precisa trocar peças desnecessariamente, como eu falei, estator, bobina e bobina não faz descarregar a bateria, sua moto tem um problema que precisa ser resolvido.
    Faz o seguinte, tira o chicote todo fora da moto e analisa ele inteiro, provavelmente em algum lugar tenha um fio descascado encostando na lata da moto, fique bem atento na fiação do retificador. Olhe também os fios da lanterna traseira e piscas. Vale muito mais a pena recuperar a fiação original da moto do que trocar, a não ser que você coloque uma fiação original Honda, mas não é necessário, só se algum mecânico já fez muita picaretagem nesse seu chicote

    - - - Updated - - -

    Mais um detalhe, só pra confirmar, você está testando essa fuga de corrente com a chave de ignição desligada, certo?

  7. #7
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    A chave já tá mofando lá na gaveta!!

    O painel pode ter alguma coisa a ver? É o único plug lá na frente que tá ON.

    Só uma pergunta, Stone: em 2016 eu botei uma lâmpada de led na lanterna traseira, pq mesmo com lâmpadas comuns da Osram, viviam queimando no máximo em 4 meses....
    Uso a moto de 2º a 6º das 08:00h às 18:00h, pois trabalho com entregas.
    Mesmo assim é muito pouca durabilidade pra uma lâmpada....
    No farol tá lá a mesma lâmpada já há três anos...

    Depois que botei essa lâmpada de led, até agora ela tá lá firme e forte. Só tem um detalhe: ela dá aquele retorno no painel (como a minha TW é 2005 ela ainda tem a chave liga/desl. do farol) quando freia....

    Tem um tópico aqui no PN, de 2011, que achei de um usuário com esse mesmo problema com lâmpada de led p/ lanterna traseira dando retorno no painel (acendendo-o) e o Tio Ivan falou sobre a amperagem (consumo) do led que é menor que a lâmpada comum e acaba ocasionando isto.

    Achas que pode ter alguma coisa a ver? Ela é bipolar que nem a comum. Não precisou qualquer adaptação.

    Funcionar a moto funciona normal o dia inteiro, o único problema é ter ficar dando carga na bateria (p/ a 1º partida do dia), por causa desta bendita fuga que tá ocorrendo...

    Tem dias que não precisa, tens dias que precisa...
    Não posso ficar me preocupando e me atrasando p/ atender meus clientes por causa disto.

    Troquei a bateria em Outubro de 2017 e até agora no começo de Janeiro estava tudo de boa, até que começou de novo isto, que já havia acontecido com uma bateria da marca ABS.

    No fim não era culpa da bateria mesmo e acionei uma garantia dela justamente no mesmo prazo: uns 4 meses depois da compra....
    Até poderia acionar a garantia desta Pioneiro, mas não ía adiantar nada...
    Pois agora sei qual é o real problema.
    Última edição por Agenor; 07-05-18 às 19:19.
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  8. #8
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    dá uma olhada no chicote dela como eu falei antes, talvez tenha um fio encostando na lata da moto. Sobre a lanterna, não era pra dar fuga de corrente devido ao led, mas tira ele pra testar

  9. #9
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    Bom dia Stone!
    Bom dia senhores!

    Descoberto o (provável) culpado: justamente o único dito cujo que eu não havia mexido ainda: conector do painel....

    Apenas com a bobina de pulso e cabo + da bateria no relê: desplugou o plug do painel = fuga acaba.

    Só pra ter certeza: reconectei TUDO de novo: sem o plug do painel = fuga ZERO. Conectou o plug do painel = começa a fuga.

    Não acho que era mais necessário, mas só pra ter certeza de vez, fui desplugando alguns itens na minha opinião críticos que pudessem ter alguma coisa a ver:

    Ignição (miolo) = indiferente

    Retificador = indiferente

    CDI = indiferente

    Resumindo: conectando tudo menos o painel = FUGA ZERO.

    Conectou o painel = começa a fuga...

    Sim: testei outro painel ORIGINAL.
    Chamei meu irmão (ele tem uma TW 2006), conectamos o painel dele: FUGA (ainda maior: + de 4 mA...)

    Antes, testamos alguma fuga de corrente na moto dele: ZERO (pra alegria dele!)

    Pra jogar a pá de cal de vez tá Stone: retirei o chicote. Peguei um sarrafo comprido e estreito de madeira seca (sem verniz, sem nada), apoiei ele direitinho no quadro da moto estiquei o chicote ali e reconectei tudo.
    O que não alcançava no chicote desta maneira (ele em cima deste sarrafo) nós retiramos da moto pra alcançar: piscas dianteiros, painel (incluindo o dele), retificador (incluindo o dele) e CDI (só o meu, pois tú bem sabes a P*TA trabalheira que dá pra retirar o CDI da TW, né? Eu não sei tirar ele sem desmontar tudo ali atrás dela e além disto já sabemos pelo teste de continuidade que ele tá perfeito).
    O descanso lateral apoiei em cima duma madeira.

    Mesmo resultado: plugou os painéis = a fuga começa.

    A não ser que os pneus da minha moto por algum milagre estejam conduzindo corrente/aterrando, não creio que aja mais alguma coisa ainda mais minuciosa que eu possa fazer.

    Nem na oficina do Madeira, acho que eles se dariam ao trabalho de serem tão criteriosos...

    Eu estava na dúvida que pudesse ser o meu painel por causa do retorno que a lâmpada de led da lanterna dá nele quando freia, conforme eu comentei contigo. Tá descartado: o meu irmão usa lâmpada comum na lanterna traseira dele.

    Há mais algum teste que eu tenha esquecido ainda, Stone?
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
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  10. #10
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    Faz o seguinte, no plug do painel, com o painel desconectado, mede a resistência do fio vermelho com o terra, tem que dar circuito aberto, se der continuidade tem algum curto no chicote, se não provavelmente é problema no painel. Testa esse painel na moto do teu parente pra ver o que dá.

 

 

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