Caros confrades,

Tenho uma YBR 125 Factor com 29.000 km. A embreagem funciona perfeitamente em todas as situações, exceto por um fato que às vezes incomoda. O problema ocorre há um ano.

Que é o seguinte, acontece frequentemente principalmente quando o motor está pouco aquecido.

Exemplo, antes de parar em um semáforo eu procuro ir descendo as marchas até ver a luz verde de o neutro acender. Então já parado e vendo a luz do neutro acesa naturalmente eu libero a embreagem.


O que ocorre é que o motor às vezes morre estando com a marcha lenta normal. Por vezes é possível perceber um sutil tranco que é suficiente para o motor apagar por estar contando.

Já adianto que a altura da embreagem no manete está regulada de acordo com o que é preconizado nos manuais de serviço e do proprietário.

Então tenho que ficar sempre atento para esperar dois ou três segundos depois do neutro acender para liberar o manete. Senão o motor pode apagar e eu me sentir um piloto pangaré.

O meu palpite, ou seja é apenas uma possibilidade, é que isso começou a ocorrer depois que os óleos de motor que uso passaram da classificação JASO MA para MA2. Como não vejo mais óleos JASO MA que considero confiáveis para usar, não posso fazer a comparação.

A embreagem funciona bem, porém isso me aborrece.

Pergunta aos confrades:

Vocês encontraram por vezes a mesma dificuldade citada?

Se vocês encontraram como foi que solucionaram esta situação?