Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073

    Período de Troca de Óleo

    Galera,

    Porque tem motos que, usando o mesmo óleo, pedem trocas em períodos diferentes?

    Exemplo: a Factor ED 125 2014 pede para trocar a cada 3000km.

    A Crosser 150 pede para trocar com 5000km.

    Porque será?

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Acredito que seja mais uma recomendação do que uma regra.


    Há diversas polêmicas ao redor de óleo de motor (algumas valem a pena ser lidas e consideradas, como a maldade de algumas montadoras de informarem uma quantia erronea de óleo ou uma kilometragem exagerada pra gerar manutenção, algo como uma obsolescência programada), mas o que há de fato é que a kilometragem que o óleo consegue manter suas propriedades lubrificantes vai depender de temperatura do ambiente, poluição do ar, se anda com cabo enrolado (esguelando o motor, giro alto), combustível, se queima embreagem... É muita coisa que pode interferir, então, na minha humilde opinião, a montadora/fabricante joga um valor médio do quanto o óleo deveria aguentar.


    Usando uma lógica bem boba com os exemplos que você deu, pra andar a 80km/h de 4a marcha na Factor 125 você precisa do motor a 7000rpm. Na Crosser 150, pra andar a 80km/h na 4a marcha você precisa do motor a 5500rpm (valores inventados, só pra exemplo).
    Ou seja, o óleo na 125 vai se deteriorar muito mais rápido, trabalhando em condições bem mais severas do que o mesmo óleo que está na 150, trabalhando mais "calmo".


    Pra mim, o mais correto é você rodar com o óleo e trocar com 1000km, se o óleo ainda estiver limpo, em boas condições, sem ter baixado, na próxima troca faça com 1500km, se continuar limpo, boas condições e sem baixar, na próxima troca faça com 2000km... e por ai vai, até encontrar a kilometragem correta que o seu uso, sua moto, o ambiente que você vive e tudo mais que interfira na durabilidade do óleo chegar ao limite de uso ou que a quantidade começa baixar.
    TITAN 07/08 ESD

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Citação Postado originalmente por gabrielgeromel Ver Post
    Acredito que seja mais uma recomendação do que uma regra.
    Pra mim, o mais correto é você rodar com o óleo e trocar com 1000km, se o óleo ainda estiver limpo, em boas condições, sem ter baixado, na próxima troca faça com 1500km, se continuar limpo, boas condições e sem baixar, na próxima troca faça com 2000km... e por ai vai, até encontrar a kilometragem correta que o seu uso, sua moto, o ambiente que você vive e tudo mais que interfira na durabilidade do óleo chegar ao limite de uso ou que a quantidade começa baixar.
    gostei.

    Eu vou completando o óleo dos meus motores até vencer a data. 6 meses.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Com 1 mil km na minha o óleo tá bom, completo e sigo até os 2 mil km

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

  5. #5
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Obrigado turma.

    Geralmente troco a cada 2000km nas motos. No carro, a cada 6 meses, visto que rodo muito pouco.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  6. #6
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789
    Cara, na minha XTE troco a cada 3.000 Km ou 6 meses (pois estou usando óleo mineral). Invariavelmente entram 2.750 ml e saem 2.700 ml (no mínimo) de óleo. Não fico muito noiado com essa coisa de ficar toda hora controlando consumo de óleo.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  7. #7
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por Saurus Ver Post
    Cara, na minha XTE troco a cada 3.000 Km ou 6 meses (pois estou usando óleo mineral). Invariavelmente entram 2.750 ml e saem 2.700 ml (no mínimo) de óleo. Não fico muito noiado com essa coisa de ficar toda hora controlando consumo de óleo.
    Eu também não fico não. Nem sequer fico olhando o nível de óleo.
    Apenas foi uma dúvida que tive sobre a troca entre 2 motos

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Minha moto entra 1,5 litros e sai 800 ml kkk, sempre verificou o nível.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    53
    Posts
    12

    Lightbulb Sugestão

    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    Minha moto entra 1,5 litros e sai 800 ml kkk, sempre verificou o nível.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk
    Opa. Faz uma experiência, se quiser e se conseguir (presumindo que vc ande cabo enrolado direto), faz um período de troca andando um pouco que seja mais manso, e não chegando perto do limite de giro.

    Geralmente veículo a combustão consome mais óleo quando é muito exigido pois acima de certos valores de giro, o motor passa a aspirar certa quantia do óleo pelos anéis e pelo respiro de óleo, consumindo um tanto.

    Se você já anda manso, sugiro dar uma checada pois os anéis do motor da sua moto podem ter se alinhado ou gasto... E em breve algo pior pode acontecer. Consumir 50% do óleo entre as trocas é um pouco demais hein.

    Antigamente o motor 1.8 AP da volks falava no manual que o motor podia consumir até 1L de óleo a cada 1000 km, com troca a cada 5000 se nao me engano...se formos calcular dá mais que a capacidade total do óleo no péríodo. Fosse você eu iria completando conforme gasta já que sua moto está nos "oleólatras anônimos"

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Citação Postado originalmente por mad_b Ver Post
    Opa. Faz uma experiência, se quiser e se conseguir (presumindo que vc ande cabo enrolado direto), faz um período de troca andando um pouco que seja mais manso, e não chegando perto do limite de giro.

    Geralmente veículo a combustão consome mais óleo quando é muito exigido pois acima de certos valores de giro, o motor passa a aspirar certa quantia do óleo pelos anéis e pelo respiro de óleo, consumindo um tanto.

    Se você já anda manso, sugiro dar uma checada pois os anéis do motor da sua moto podem ter se alinhado ou gasto... E em breve algo pior pode acontecer. Consumir 50% do óleo entre as trocas é um pouco demais hein.

    Antigamente o motor 1.8 AP da volks falava no manual que o motor podia consumir até 1L de óleo a cada 1000 km, com troca a cada 5000 se nao me engano...se formos calcular dá mais que a capacidade total do óleo no péríodo. Fosse você eu iria completando conforme gasta já que sua moto está nos "oleólatras anônimos"
    Kkkk essa parte final foi boa, eu ando manso pois trafego em estrada de chão, 50 a 80 km/h em quinta marcha quase sempre. Sempre fico de olho no nível do óleo, coitada da motoca anda todo dia e já tem seus 12 anos. Rsrs
    Manutenção está impecável, única coisa ruim nela é o consumo de óleo mesmo.
    Bros 150 esd 06/07

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

  11. #11
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789
    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    Kkkk essa parte final foi boa, eu ando manso pois trafego em estrada de chão, 50 a 80 km/h em quinta marcha quase sempre. Sempre fico de olho no nível do óleo, coitada da motoca anda todo dia e já tem seus 12 anos. Rsrs
    Manutenção está impecável, única coisa ruim nela é o consumo de óleo mesmo.
    Bros 150 esd 06/07

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk
    Hora de abrir o cilindro e refazer camisa e anéis.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

 

 

Tópicos Similares

  1. troca do óleo
    Por Luis Cason no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 01-06-11, 20:49
  2. 1ª troca de óleo
    Por minerinho no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 01-08-07, 17:06
  3. Troca de óleo
    Por rocksul no fórum Área de debate
    Respostas: 53
    Último Post: 25-06-07, 19:16
  4. Troca de Oleo, marca e quantidade de oleo?
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 06-09-06, 12:01
  5. Período de troca de eóleo
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 01-07-05, 15:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •