Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45

    Farol direto da bateria

    Pessoal tenho uma xlr 125 2001es, enrrolei o estator dela seguindo vídeos da Internet e cvs cm um cara q garantiu q usando o enrolamento pra xênon funcionava d boa com uma alogena d 60w (q é o q eu uso) vídeo dele é 54 voltas e retira-se o neutro . Fiz tudo d boa liguei retificador da 200 só q a bateria descarregou (6ah nova). Agr minha pergunta : será q foram poucas voltas ? Será q por ser alogena preciso d mais voltas cm esse mesmo fio ? Meu fio é 19awg 200°. Pfv qm souber me dá um help . Obrigado

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Não sei se ai aguentar esses 60W, tenta por uma lâmpada de 35W pra fazer um teste

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Não sei se ai aguentar esses 60W, tenta por uma lâmpada de 35W pra fazer um teste
    Stone obrigado pela ajuda , axo q foram poucas voltas sabe? So tá chegando na bateria 9 a 12 volts. Cvs cm cledon da cn motos (mtos videos no YouTube) ele disse q é pouco, tem q ser no minino 66 voltas vou tentar botar ali 70 voltas qm sabe dá certo. O fato é q : a lâmpada d 60/55 osram laser é um puto farol viu recomendo dmais . Tem q ser d 60 pq ando muito em br d nte aí já viu né? 35w mais noite mais br mais chuva = medo .

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Eu não tenho muita experiência com rebobinamento de estator, mas um que eu fiz foi de CG 99, fiz igual da 200 (com mesmo número de voltas) e com lâmpada 35 ficou muito bom.

    No seu caso, como é motor 2000 pra cima, eu estudaria usar um volante da fan 2009 (que tem mais ímãs) e um estator de titan injetada (tem o mesmo número de bobinas que da fan 2009 mas é mais grosso, cabe mais fio), pra fazer um enrolamento trifásico e usar o retificador da tornado ou falcon. Nunca fiz isso mas acredito que dê certo pois o estator é de 12 bobinas, ficaria 4 pra cada fase

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Não posso ajudar com essa parte elétrica, mas cuidado pra 60w não derreter o farol.
    TITAN 07/08 ESD

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por gabrielgeromel Ver Post
    Não posso ajudar com essa parte elétrica, mas cuidado pra 60w não derreter o farol.
    Obrigado parceiro toda ajuda é sempre bem vinda . O farol da minha moto é o mesmo da tornado saca? Vidro e tals original e novo daí axo q não queima pq a tornado o pessoal usa mto lâmpada d 60w .

    - - - Updated - - -

    Refiz o bobinamento hj com 67 voltas estator ficou bem parrudim testei com multimetro tá tudo certo só q não chega corrente na vela . Um fio q vai pra bobina d faísca é preto cm listra ele tava todo ressecado e quebradofiz a emenda e isolei e soldei mas não chega faísca na vela d jeito nenhum mais . Detalhe minha bobina é uma cachimbina (please não falem q ela pode ter queimado) testei o multimetro no aterramento dla e na bateria deu continuidade d boa sei lá se quer dizer alguma coisa elétrica não é o meu maior forte kk mas ao conectar a vela não dá mais nada . É possível uma vela queimar ou estragar por conta dessa mudança no estator ?

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Encosta a ponta do caximbo no cabeçote e dá partida, se der faisca é a vela que está com problema mesmo.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Eu não tenho muita experiência com rebobinamento de estator, mas um que eu fiz foi de CG 99, fiz igual da 200 (com mesmo número de voltas) e com lâmpada 35 ficou muito bom.

    No seu caso, como é motor 2000 pra cima, eu estudaria usar um volante da fan 2009 (que tem mais ímãs) e um estator de titan injetada (tem o mesmo número de bobinas que da fan 2009 mas é mais grosso, cabe mais fio), pra fazer um enrolamento trifásico e usar o retificador da tornado ou falcon. Nunca fiz isso mas acredito que dê certo pois o estator é de 12 bobinas, ficaria 4 pra cada fase
    entendi Stone tava pensando nisso d adaptar um conjunto mais parrudo msm mas moro em interior ninguém informa se da ou não . Se tivesse certeza q magneto e stator dessas novas aí q vc falou dá certo nela sem mta gambiarra (não disponho d ferramentas) eu iria atrás msm . O fato é q o farol dla cm 60/55w ficou muito bom msm

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    Encosta a ponta do caximbo no cabeçote e dá partida, se der faisca é a vela que está com problema mesmo.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk
    Entendi amanhã vou fazer isso parceiro obrigado.

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    procura a resistência da bobina de força e faça o teste, ou use uma lâmpada de pisca. Faça o teste no plug que vem do estator e no plug do CDI aí você irá descobrir se é problema no estator ou sua fiação ou na moto.
    Faça o mesmo teste da bobina de pulso, mas aí tem que ser com multímetro, tem que dar em torno de 230-280 ohms

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    [QUOTE=Stone;943317]procura a resistência da bobina de força e faça o teste, ou use uma lâmpada de pisca. Faça o teste no plug que vem do estator e no plug do CDI aí você irá descobrir se é problema no estator ou sua fiação ou na moto.
    Faça o mesmo teste da bobina de pulso, mas aí tem que ser com multímetro, tem que dar em torno de 230-280 ohms .como assim com lâmpada d pisca? Bobina de pulso? Ela tem isso? Axei q tinha bobina d faísca ou to falando asneira
    Obs axei a tal bobina de pulso ou pulsador e no pulsador deu 253 ohms

    - - - Updated - - -

    Stone fiz teste com o multímetro no cdi e não sai corrente do cdi pra vela , porém mesmo cm a troca do cdi por um novo continua sem faísca . Troquei a bobina d ignição pela d cachimbo antiga e continua sem nada . Entra corrente do estator no cdi mas nao sai
    Última edição por júniorxlr; 20-09-18 às 14:33.

  11. #11
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Se no CDi entra Terra, pulso e força e o mesmo estiver bom tem que dar faísca. A não ser que o fio preto com branco esteja aterrado, que é o que faz desligar a moto

  12. #12
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Sobre mudar o enrolamento das bobinas do estator.

    É muita elucubração e gasto de dinheiro para mudar apenas uma parte de um projeto de estator, que sempre será uma enjambração. Porque o rotor do estator não pode ser redimensionado adequadamente para novas bobinas por falta de espaço.

    Para usar uma lâmpada halógena de 60/55 W em um projeto elétrico todo dimensionado para menor potência total. Sem falar na grana adicional gasta na modificação sistema ótico.

    Há lâmpadas de LED de 35/35 W faz um bom tempo – de alta qualidade – que emitem igual ou maior iluminação (lúmens) que uma halógena de 60/55W sem precisar mudar tudo isso. E que custariam menos tempo e dinheiro sem tantas adaptações.

    A tabela comparativa a seguir por si só é explicativa:


    Esta tabela foi retirada do artigo:
    O que você precisa saber sobre lâmpadas de farol halógenas, de LED e de xênon

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...-precisa-saber
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 20-09-18 às 20:07.
    Crtl-Alt-Del

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Cada um vê de uma forma, eu discordo de você. Se bem feito não tem injambração, só tem que tomar cuidado devido a maior potência

    O estator e retificador dessas mtos é monofásico (saem duas fases do estator mas uma não é retificada, somente uma é retificada portanto o retificador é monofásico)
    No caso é um retificador de meia onda que aproveita muito pouco da energia gerada pelo estator (não lembro de números exatos vou chutar, pesquisei aqui mas não achei a apostila que tenho que explica isso), aproveita em torno de 30% da energia gerada.

    O que o júniorxlr fez foi modificar o enrolamento e usar um retificador de onda completa, que já aproveita digamos 60% da energia gerada pelo estator. Uma melhora no rendimento do sistema. E o que eu sugeri pra ele é montar um sistema trifásico, igual nas motos maiores, mais moderno e mais eficiente, que aproveita cerca de 90% da energia gerada.

    Cada um vê de uma forma, eu particularmente já tive várias lâmpadas brancas (azuis), de phillips a xing-ling, e já usei algumas LED (dessas xing-ling tbm). Na minha opinião elas não iluminam tão bem quanto a boa e velha lâmpada halógena, principalmente em dias de chuva, a luz amarela atinge uma profundidade muito melhor do que a luz branca

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Sobre mudar o enrolamento das bobinas do estator.

    É muita elucubração e gasto de dinheiro para mudar apenas uma parte de um projeto de estator, que sempre será uma enjambração. Porque o rotor do estator não pode ser redimensionado adequadamente para novas bobinas por falta de espaço.

    Para usar uma lâmpada halógena de 60/55 W em um projeto elétrico todo dimensionado para menor potência total. Sem falar na grana adicional gasta na modificação sistema ótico.

    Há lâmpadas de LED de 35/35 W faz um bom tempo – de alta qualidade – que emitem igual ou maior iluminação (lúmens) que uma halógena de 60/55W sem precisar mudar tudo isso. E que custariam menos tempo e dinheiro sem tantas adaptações.

    A tabela comparativa a seguir por si só é explicativa:


    Esta tabela foi retirada do artigo:
    O que você precisa saber sobre lâmpadas de farol halógenas, de LED e de xênon

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...-precisa-saber

    Todos falam a mesma coisa q não vale a pena q é gasto a toa e tal cada um uma opinião blz? Vejamos bem : primeiro NÃO PRETENDO VENDER minha moto quero se Deus quiser ir mexendo nela e colocando NELA o q as outras não tem me espelhando nas grandes. Pisca alerta farol forte e etc .... eu usando uma lâmpada dessa no farol fico livre d ser infernizado em blitzs cm multas por estar usando LED ( é proibido diga-se d passagem) procurei como legalizar e passou d 500 reais facim facim e ainda tem SE ia conseguir legalizar isso. Leds não prestam é a realidade . Nunca vi um farol led q me passasse a segurança d uma alogena d qualidade. Quando troquei as do farol alto do carro comprei as night breaker unlimited e basta um lampejar do farol q neguim cm seus leds d zilhoes d lumens se sentem incomodados. Nunca passei aperto em chuva neblina e etc cm elas . Diferente d relatos d leds q motoristas tiveram d parar os carros por nao enxergarem o asfalto. Outra , a luz branca é muito cansativa aos olhos . Sobre o bloco optico vc nao deve conhecer o modelo d minha moto a qual compartilha cm a tornado o mesmo bloco optico. Uso na corrente alternada dla uma osram x racer e ja era melhor q as std . Dps de degustar o q é naquele bloco uma 60/55 sei o q é segurança e conforto. Uma formiga me parou reclamando q ceguei ela kkkkk brincadeiras a parte o fato é q eu quero fazer ela funcionar essa lâmpada direto da bateria cm confiabilidade. Se for mesmo possível o q o stone falou d usar estator e magneto da fan 2009 vou fazer se o dela nao conseguir tocar essa lâmpada. Deixo claro a todos q dispenso opiniões como troca d moto e etc . Nao tem outro modelo q me agrada não tenho condições e não quero outro modelo . Obrigado pela explicação técnica stone . Alogena sempre kkkkkk
    Última edição por júniorxlr; 21-09-18 às 20:07.

  15. #15
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por júniorxlr
    ...eu usando uma lâmpada dessa no farol fico livre d ser infernizado em blitzs cm multas por estar usando LED ( é proibido diga-se d passagem) procurei como legalizar e passou d 500 reais facim facim e ainda tem SE ia conseguir legalizar isso. Leds não prestam é a realidade. Nunca vi um farol led q me passasse a segurança d uma alogena d qualidade.
    Primeiro
    As lâmpadas de LED para farol não são proibidas, este é o tipo de fake news que ao ser repetida acaba se tornando lenda urbana desinformando usuários que buscam orientação.
    Lâmpadas de LED definitivamente não são proibidas. O artigo citado no texto do link da minha mensagem anterior aborda claramente este fato. A resolução nº 384 do CONTRAN de 02 de junho de 2011, somente proibiu o uso de lâmpadas de xênon.

    Segundo
    Afirmar que lâmpadas de LED não prestam é outra falácia. Os modelos Fazer 250, N-MAX, Twister 2019 e PCX só para citar alguns, já vem equipados de fábrica com faróis de LED.
    As que não prestam são as lâmpadas xing ling de LED de “terceira qualidade” que são vendidas no mercado por US$ 10 que duram pouco e iluminam igual a uma halógena de potência equivalente. Assim não dá, o caboclo esperar que pagando o preço equivalente de uma halógena teria uma lâmpada de LED no mínimo razoável, é o mesmo que acreditar em cegonha, papai Noel e coelhinho da Páscoa.

    Eu tive experiências com lâmpadas super brancas (halógenas) e de LED. Uma boa lâmpada de LED tem alta eficiência energética. Ou seja, consome pouca energia pela iluminação que entrega. Mas há de se saber comprar, do contrário dir-se-á que lâmpadas de LED não prestam.
    Atualmente minha moto usa uma lâmpada de LED de 35/35 W no farol desde março, esta ilumina igual ou melhor que uma boa halógena 60/55 W, custou R$ 65,00 aprox. Sem precisar fazer qualquer modificação. Maiores informações sobre como comprar uma lâmpada de LED razoável vide o artigo sugerido.

    Fiquem espertos
    Algumas motos antigas não têm corrente contínua na alimentação do farol. Sem terror! Não é preciso fazer nenhuma enjambração ou criar uma novo chicote direto à bateria. Basta adquirir uma de LED específica para motos que somente trabalham com alimentação do farol em corrente alternada. Estas custam a partir de R$ 85,00 e são digamos plug & light e dispensam elucubrações profundas.

    Terceiro
    Sobre precisar legalizar uma lâmpada de LED, o princípio também vale para usares uma halógena de 60/55 W que não fosse padrão do modelo da moto, portanto a Inês é morta. A propósito, recentemente conversei com policiais rodoviários federais e também com um oficial da ROCAM (é a versão de duas rodas da ROTA – rotas ostensivas Tobias de Aguiar, são batalhões de choque, só caçam bandidos, de preferência atiram primeiro e perguntam depois porque só lidam com a barra mais pesada) que frequenta a mesma padaria que eu. Eles da ROCAM andam de Triumph Tiger 800, XT 660R, Transalp e XRE 300. Todos eles disseram-me a mesma coisa:

    - “Não paramos nem multamos ninguém para inspecionar lâmpadas de farol. Exceto se a luz for azulada e ofuscante porque estas costumam ser de xênon. Fora isso só se o cidadão estiver sem o farol aceso, nesse caso vai levar multa.”


    Citação Postado originalmente por júniorxlr
    Outra , a luz branca é muito cansativa aos olhos .
    Quarto
    Não procede que a luz branca é muito cansativa aos olhos quando dirigimos. É exatamente o oposto, não sou motorista de caminhão, mas já viajei muito durante a noite em trabalho com chuva e neblina. Depois de algumas horas dirigindo, a fadiga da visão com lâmpadas amareladas é sensível em relação à luzes mais claras como de até 4.300 k.
    Até veículos off-road atualmente usam lâmpadas de maior temperatura de cor. No meu carro uso lâmpadas LED nos faróis de "neblina" de 6.000 k porque esta luz entra por debaixo da névoa por estarem estes próximos ao solo, estes são faróis auxiliares para condições de neblina e chuva pesada. Esta discussão foi exaurida em sítios especializados em iluminação – vide a bibliografia e referências. O artigo citado clareia e distingue as diferenças entre temperaturas de cor e aplicações.

    Falar em luz branca é subjetivo e impreciso, porque de 4.000 à 5.500 K a percepção humana é de luz branca. Contudo o efeito de reflexão da luz neste gradiente é diferente e muda bastante, vide o graficozinho de espectro de luz no artigo por mim escrito.

    Para os que tencionem continuar com a boa e velha halógena porque não precisam trafegar em regiões de pouca iluminação pública ou no breu, publiquei uma tabela comparativa como guia:



    Maiores informações sobre lâmpadas de farol halógenas, LED, xênon e laser podem ser obtidas neste artigo:

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...-precisa-saber

    No teu caso júnior tu irás insistir dizendo que halógena é melhor e que as de LED não prestam, porque só compraste porcaria e uma vez que já teve muito trabalho até agora com modificações no estator e ainda não resolveste o problema. Já os melhores informados procurando alternativas, optarão por entrar no século XXI.

    Agradeço imensamente a oportunidade que me deste para “clarear” todos estes pontos.

    CQD
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 14
    Último Post: 07-02-18, 02:00
  2. Fazer 2016 tem farol ligado direto no pós chave
    Por andersonpg no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 16-12-16, 11:37
  3. Ajuda com farol direto na bateria.
    Por LillPac no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 04-12-16, 00:02
  4. Farol queimando direto oque pode ser?
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 27-05-11, 01:36
  5. Farol na bateria
    Por Demon no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 24-01-10, 01:04

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •