Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940

    Bateria de tecnologia AGM ou as novas baterias automotivas de lítio?

    Olá confrades,

    Estive pesquisando para comprar uma nova bateria. Tendo em vista que a bateria original da minha agora com mais de quatro anos, morreu.

    A tecnologia de baterias de lítio tem sido usada no celulares há 20 anos. Agora estão chegando às motocicletas.

    Prometem durar seis vezes mais. O preço é em média 50% maior. Ora, se este tipo de bateria custando 50% mais e durando o dobro de uma tipo AGM. Então, o custo-benefício resulta em 25% menos para o dobro da vida útil de uma AGM.

    Tendes (tereis) vós experiência com estas novas baterias em motos?
    Crtl-Alt-Del

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    AGM/Lítio. Não tenho informação.

    Minha moto só o motor pesa 49kg, nunca testei novidades (se num pegar, tô fazendo a academia de uma semana num dia),
    Uso uma Brandy que se mostrou muito ótima (pleonasmo) e ainda tenho o a. sulfúrico que sobrou na embalagem original aqui.
    Baixou-me o custo e qualidade a par das Yuasa habituais que usava. Um dia, usaria magneti-mareli, até por orientação de minha antiga concessionária, mas não achei no comércio.

    Boa sorte.
    Última edição por ailton_azul; 02-12-18 às 11:40.

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Atualmente retirei a bateria da minha moto, pois ela não tem partida elétrica.... não vejo a necessidade de ter bateria...
    Agora, essas baterias novas, a unica coisa vantajosa hoje, é a perca de peso. fora isso não arriscaria, elas para carregarem tem de ter carregador especifico... sei lá

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2005
    Posts
    34
    Se não for de yuasa sem manutenção, pode pegar da Motobatt, não tem bateria convencional aftermarket de CxB como ela(4polos, selada, maior CCA).

    Essas de lítio, da Aliant, são fodonas, alto CCA, mas pra um motor pequeno que gira fácil acho que é muita bateria, um gasto desnecessário.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Bateria top pra moto top, pras pequenas que não possuem lá muitos recursos acho desnecessário um investimento assim em um item que pouco da problema. Uma bateria boa já dura seus 3 anos, pelomenos a minha heliar durou isso. Investir mais dinheiro agora pra ter certo lucro a longo prazo não vale a pena, até mesmo porque são poucos que ficam tanto tempo com a mesma moto. Foi o mesmo com velas de iridium, tantas promessas pras pequenas e só vi diferença no preço e pouca coisa na durabilidade. Dura o dobro, porém custa o dobro. Só é vantagem pra quem tem preguiça de sacar a vela.

    O que preocupa com essas baterias é que as de celular mau manipuladas explodem, vai que um Zé pega uma xing ling e põe fogo na moto achando que se deu bem economizando. Vide baterias Samsung no mercado livre que não prestam pra nada.

    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

  6. #6
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789
    Citação Postado originalmente por ander Ver Post
    Se não for de yuasa sem manutenção, pode pegar da Motobatt, não tem bateria convencional aftermarket de CxB como ela(4polos, selada, maior CCA).

    Essas de lítio, da Aliant, são fodonas, alto CCA, mas pra um motor pequeno que gira fácil acho que é muita bateria, um gasto desnecessário.
    Eu endosso. A única ressalva é que a Motobat tem se mostrado tão boa ou até melhor que Yuasa.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  7. #7
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Vide abaixo a resposta a todos a seguir.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 06-12-18 às 01:32.
    Crtl-Alt-Del

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por ailton_azul Ver Post

    Boa sorte.
    Azul, obrigado por me desejar boa sorte, seus textos estão melhorando a cada dia.



    Citação Postado originalmente por SpeedBit Ver Post
    Atualmente retirei a bateria da minha moto, pois ela não tem partida elétrica.... não vejo a necessidade de ter bateria...
    Agora, essas baterias novas, a unica coisa vantajosa hoje, é a perca de peso. fora isso não arriscaria, elas para carregarem tem de ter carregador especifico... sei lá
    Não me imagino andando com uma moto sem bateria, a moto sem ela fica sem buzinha, fica difícil de pegar no pedal, o farol fica meia boca, em baixa rotação percebe-se o motor perde potência, enfim fica uma moto meia boca. Ademais é a bateria que mantém a corrente estável para o farol, para o CDI e para produzir uma corrente de alta tensão estável suficiente para a vela de ignição. Se a moto tiver injeção eletrônica, então nem pensar, eu hein.


    Sobre precisar de um carregador específico para baterias de lítio 12 V, tua afirmação não seria 100% válida. Porque alguns fabricantes indicam carregadores específicos, outros não.
    Ocorre que não são todos os tipos de carregadores que podem ser usados.
    Eu fiz o meu próprio carregador gastando menos de 20 pilas que resolveu para as baterias AGM. Caso este não servir para esta nova, já pesquisei, com mais 30 Bolsonaros posso fazer um outro que sirva para a bateria de íon-lítio que comprei e já está na moto há quase uma semana. No caso desta bateria de lítio, ela não requer carregador especial, se requeresse eu faria um.



    Citação Postado originalmente por ander Ver Post
    Se não for de yuasa sem manutenção, pode pegar da Motobatt, não tem bateria convencional aftermarket de CxB como ela(4polos, selada, maior CCA).

    Essas de lítio, da Aliant, são fodonas, alto CCA, mas pra um motor pequeno que gira fácil acho que é muita bateria, um gasto desnecessário.
    Essa bateria que estou usando não é da Aliant. Atualmente há vários fabricantes de baterias. No caso da minha, o fabricante fornece inclusive para Ducati, KTM e Gas Gas.


    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    ...acho desnecessário um investimento assim em um item que pouco da problema. Uma bateria boa já dura seus 3 anos, pelo menos a minha heliar durou isso. Investir mais dinheiro agora pra ter certo lucro a longo prazo não vale a pena, até mesmo porque são poucos que ficam tanto tempo com a mesma moto. Foi o mesmo com velas de iridium, tantas promessas pras pequenas e só vi diferença no preço e pouca coisa na durabilidade. Dura o dobro, porém custa o dobro...

    O que preocupa com essas baterias é que as de celular mau manipuladas explodem, vai que um Zé pega uma xing ling e põe fogo na moto achando que se deu bem economizando. Vide baterias...
    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk


    Para minha surpresa encontrei a mesma bateria de lítio que eu procurava aqui em sampa, por um preço menor que eu encontrara no ML e em sítios de lojas na Internet. Esta custou 22% mais que o preço médio de uma bateria Heliar modelo original de 5 Ah ou Motobatt equivalente.
    O detalhe é que baterias convencionais de moto têm 6 meses de garantia. Essa de lítio tem um ano. Pesa menos de ½ kg e fornece até 6Ah. Tanto que essa bateria atende para a Fazer 250, XRE 300, KTM EXC F-250/350/450, Twister, Tornado e algumas motos da Gas Gas e algumas Ducatis de menor cilindrada, etc e tal.

    Baterias de lítio explodirem é mais uma lenda urbana, a frequência deste tipo de incidente é de aproximadamente 1 em 800 milhões para baterias de celulares. Baterias convencionais automotivas tem probabilidade deveras maior de explodirem, basta fazer a coisa errada para estar certo que explodam.
    Minha moto tem quatro anos e está com 35 mil e poucos km. Não tenciono vender uma moto que faz 44 km/l tão cedo cuja manutenção tem sido ínfima. Duvido que uma bateria convencional resista mais de três anos, a minha Heliar original durou quase quatro até perceber que estava fazendo horas extras de vida. Porque prolonguei a vida dela construindo uma carregador o qual deu mais alguns meses de vida a ela.



    Citação Postado originalmente por Saurus Ver Post
    Eu endosso. A única ressalva é que a Motobat tem se mostrado tão boa ou até melhor que Yuasa.
    Ocorre que agora estou trabalhando com aplicativos Uber Eats, Rappi e i-Food. Por isso ter uma bateria de lítio seria uma mão na roda na hora de precisar recarregar a bateria do celular na rua. Já uma do tipo AGM não iria aguentar o tranco porque não suportam descargas repetidas sem degradarem.


    Ademais boas baterias de ion-litio para motos pequenas não custam tanto quanto tu pareces pensar que custem. É somente uma questão de quebra de paradigmas, aconteceu isso com platinados, está acontecendo com as lâmpadas halógenas e num futuro próximo motos pequenas também virão com baterias de ion-lítio.


    Meu caso é específico porque preciso de uma bateria poderosa que aguente o tranco para recarregar um celular ou comprar um carregador portátil, que no frigir dos ovos, uma bateria AGM nova + um carregador portátil de celular sairia o preço de uma bateria de moto de íon-lítio e não suportaria muito tempo.


    Quanto a questão do CCA, sim é um parâmetro relevante a considerar. Ocorre que nisso há uma pegadinha. Fabricantes diferentes mostram valores obtidos por testes baseados em normas diferentes! É manoboy. Qual é a norma do teste? SAE, JIS, DIN, ABNT, E1, E2 ... ou qual?
    Ou seja, você pode comprar uma bateria de moto que achas a fodona com 250 CCA baseado na medição pela norma X e na norma Y ela não chega a 150 CCA. Fique esperto pois os marqueteiros são muito espertos para capitalizar em cima dos desavisados.

    Isto posto, até agora ninguém no fórum – que respondeu - já teve uma destas para opinar com propriedade sobre. Contudo a pesquisa que fiz fora do Brasil agora foi conclusiva.


    Grato aos que interagiram.
    Crtl-Alt-Del

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Manda foto da bateria e valor!!!

    E a moto que deixo sem bateria é uma DT180, não tem nada mais charmoso que o farol cintilante dela, ou a noite descendo uma serra, tendo que acelerar para enxergar.... kkk

  10. #10
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por SpeedBit Ver Post
    Manda foto da bateria e valor!!!
    Farei melhor, publicarei uma espécie de review sobre essa bateria e as vantagens das baterias de fosfato de ferro-lítio, vulgo baterias de lítio automotivas.

    Aguardes até março para que eu tenha tempo suficiente para relatar sobre com diligência e segurança.

    Afinal tu não deves ter pressa uma vez que escreveste que consideras bateria desnecessária para a tua DT. Ora pois .
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 09-12-18 às 05:59.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Graxa a base de sabão de lítio
    Por Zumbi666 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 17-03-18, 19:32
  2. Baterias
    Por Fabio Véio no fórum Área de debate
    Respostas: 27
    Último Post: 24-05-13, 09:21
  3. Respostas: 17
    Último Post: 09-10-08, 23:23
  4. Tecnologia!
    Por ThiagoRJ no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 9
    Último Post: 09-09-07, 22:21
  5. Motos novas sem bateria pegam no tranco??
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 08-05-07, 18:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •