Uma vez eu comentei; o tempo que eu dispenderia para ir à oficina combinar o dia e hora para deixá-la lá. Depois voltar, ter que esperar fazerem o serviço ou ter que voltar mais tarde ou outro dia para buscá-la e pagar né.
Ora, eu gasto menos tempo fazendo eu mesmo, economizando tempo e dinheiro. Depois anoto tudo no databook da moto que mantenho. Eu mantenho o registro de cada peça trocada, marca e origem, cada centavo gasto, cada procedimento feito com data, valor, regulagem etc e tal.
Meu caçula de 10 anos participa por iniciativa própria e vai aprendendo e depois guarda todas as ferramentas que usei.
Há vários bons mecânicos aqui na região que eu as vezes até indico para motos pequenas e grandes. Mas um mecânico não pode se dar ao mesmo capricho que temos com a própria moto.
Eu faço revisões (manutenção preventiva) a cada 5.000 km. Uma das vantagens de fazê-las eu mesmo é que fico a par das condições de cada item que reviso, inspeciono ou testo e depois registro no databook.
Contudo nem todos tem gosto pela coisa, há de se respeitar as escolhas individuais. Ademais como não gosto de usar luvas o que me incomoda é que por mais que se use pasta de limpeza nas mãos para limpa-las, sempre fica uns restos pretos de óleo, sujeira ou graxa sob as unhas.

Responder com Citação