Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Idade
    39
    Posts
    11

    Diferença de torque: roda menor

    Olá Pesso@ll!

    Eu já encontrei um site que diz a diferença de torque/velocidade final mas comparando o kit relação (pinhão e coroa).
    Mas, como calcular o percentual de aumento no torque ao diminuir o diâmetro da roda traseira?
    Vou diminuir de aro 18 pra aro 17.
    Como faço pra calcular?

    Grande abraço a tod@s!

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    No teu caso para calcular a relação final resultante e velocidade final é preciso ter os valores da relação primária e das relações de cada uma das marchas e inclusive as especificações do pneu da roda motriz.

    O torque do motor não muda, o que muda é como as modificações impactam na conversão de energia em trabalho para aproveitamento da potência e torque "na roda".

    Tudo isso pode ser calculado a partir das informações contidas no manual do proprietário ou de serviços.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 11-06-19 às 10:12.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Idade
    39
    Posts
    11
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    No teu caso para calcular a relação final resultante e velocidade final é preciso ter os valores da relação primária e das relações de cada uma das marchas e inclusive as especificações do pneu da roda motriz.

    O torque do motor não muda, o que muda é como as modificações impactam na conversão de energia em trabalho para aproveitamento da potência e torque "na roda".

    Tudo isso pode ser calculado a partir das informações contidas no manual do proprietário ou de serviços.
    Caro Ctrl-Alt-Del, minha pergunta foi para o seguinte cenário: mantendo o mesmo conjunto de relação primária e secundária, mas mudando o diâmetro total da roda traseira (mudando o aro de 18" pra 17"), qual seria a variação de torque. A torque iria variar de acordo com o percentual entre as rodas (aproximadamente 5,56% a mais de torque)?

  4. #4
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Manoboy, tu sequer citares qual é essa moto.
    Para o caso a resposta curta e grossa é que haverá diminuição na relação final resultante na roda.

    Contudo esse balão de ensaio que lançaste é um pouco mais complexo do que possa parecer. Se quiseres trabalhar para saber as respostas precisas primeiro saber fazer as perguntas certas.

    Para tal tens que buscar as informações que já citei.

    No link do post abaixo terás mais conceitos e caso queiras orientação sobre, perguntes nele:
    Planilha para calcular mudanças na relação secundária e prever resultados


    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...ndo-resultados
    Crtl-Alt-Del

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Muda quase nada, qualquer variação abaixo de 10% é imperceptível e irrelevante.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk

  6. #6
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    Muda quase nada, qualquer variação abaixo de 10% é imperceptível e irrelevante.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk
    Essa afirmação não procede. Uma diferença no perímetro entre pneus para jantes de 18 e 17", resulta em diferenças sensíveis no desempenho da motocicleta.
    Para determiná-las é preciso fazer dezenas de cálculos e mais outros tantos para ajustar o conjunto da transmissão para a roda menor.
    Crtl-Alt-Del

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Essa afirmação não procede. Uma diferença no perímetro entre pneus para jantes de 18 e 17", resulta em diferenças sensíveis no desempenho da motocicleta.
    Para determiná-las é preciso fazer dezenas de cálculos e mais outros tantos para ajustar o conjunto da transmissão para a roda menor.
    O tamanho do pneu também influencia nesse quesito, da pra mudar o tamanho da roda e manter a mesma circunferencia.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Idade
    39
    Posts
    11
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Manoboy, tu sequer citares qual é essa moto.
    Para o caso a resposta curta e grossa é que haverá diminuição na relação final resultante na roda.

    Contudo esse balão de ensaio que lançaste é um pouco mais complexo do que possa parecer. Se quiseres trabalhar para saber as respostas precisas primeiro saber fazer as perguntas certas.

    Para tal tens que buscar as informações que já citei.

    No link do post abaixo terás mais conceitos e caso queiras orientação sobre, perguntes nele:
    Planilha para calcular mudanças na relação secundária e prever resultados


    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...ndo-resultados

    Cara, é uma XLR 125 ES ano 2002 que estou transformando em motard pra uso urbano diário. Como o limite máximo de velocidade fiscalizado dentro da cidade é 80Kh/h, eu queria chegar num resultado onde eu andasse a essa velocidade sem estar com o giro muito alto, pra ela não consumir mais doq o necessário. Então, minhas perguntas são pra que eu não tenha uma queda brusca de torque pra ela não ficar amarrada nas saídas e retomadas (os motoristas de ônibus daqui são bem sacanas e é bom sair de perto deles rápido sempre, e o resto dos veículos costumam ter motoristas muito mal educados).
    Sei que sempre q eu mexo em tamanho de pinhão, coroa ou diâmetro da roda, eu interfiro na relação torque/velocidade final. O que estou tentando é reunir informações pra tentar chegar no melhor equilíbrio entre ambos.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    O tamanho do pneu também influencia nesse quesito, da pra mudar o tamanho da roda e manter a mesma circunferencia.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk
    Então explique pra mim. Com qual pneu (com as especificações) tu equiparias um jante de 17" para que consigas manter o mesmo perímetro da roda da moto do cara que usa um pneu para 18"?
    Que exista para comprar, que seja viável economicamente e que não comprometa a ciclística e não mude a proposta de um projeto de uma motard.
    Crtl-Alt-Del

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Idade
    39
    Posts
    11
    Citação Postado originalmente por odilon barth Ver Post
    O tamanho do pneu também influencia nesse quesito, da pra mudar o tamanho da roda e manter a mesma circunferencia.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk
    Entendi Odilon.

    O lance é transformar ela em motard. Então ambos (o tamanho do aro e do pneu) vão diminuir. A relação original dela é 14/50 e ainda está nova. Vou substituir as rodas e fazer os testes de como ela está se comportando e consumindo. Eu só queria estar de prontidão pra qual mudança fazer mais pra frente.
    De repente deixar a relação 15/48. O velocímetro dela é na dianteira, então a relação não vai interferir em nada na marcação da velocidade (mas esse problema com a roda dianteira indo de 21 pra 17 é outra coisa q eu vou resolver talvez colocando o painel da xtz motard ou um velocímetro de bicicleta).

    Pelos cálculos q eu fiz as diferenças ficam abaixo dos 10% q vc falou, então talvez eu termine nem mexendo em nada na relação. =]

  11. #11
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por eltonfraga Ver Post
    Cara, é uma XLR 125 ES ano 2002 que estou transformando em motard pra uso urbano diário. Como o limite máximo de velocidade fiscalizado dentro da cidade é 80Kh/h, eu queria chegar num resultado onde eu andasse a essa velocidade sem estar com o giro muito alto, pra ela não consumir mais doq o necessário. Então, minhas perguntas são pra que eu não tenha uma queda brusca de torque pra ela não ficar amarrada nas saídas e retomadas (os motoristas de ônibus daqui são bem sacanas e é bom sair de perto deles rápido sempre, e o resto dos veículos costumam ter motoristas muito mal educados).
    Sei que sempre q eu mexo em tamanho de pinhão, coroa ou diâmetro da roda, eu interfiro na relação torque/velocidade final. O que estou tentando é reunir informações pra tentar chegar no melhor equilíbrio entre ambos.
    Lhe expliquei o caminho das pedras, é tu que tens que fazer a lição de casa, percebes? Ou não entendeste tudo?

    Tu tens que trabalhar em cima, não eu. Os cálculos eu posso fazer, mas é tu que tens que buscar as informações que citei.
    Crtl-Alt-Del

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Idade
    39
    Posts
    11
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Lhe expliquei o caminho das pedras, é tu que tens que fazer a lição de casa, percebes? Ou não entendeste tudo?

    Tu tens que trabalhar em cima, não eu. Os cálculos eu posso fazer, mas é tu que tens que buscar as informações que citei.
    Entendi sim cara, pode ficar tranquilo. Estou trabalhando na minha planilha de cálculo de diferença de torque com modificações de relações e as combinações q eu posso fazer.

    Vou fazer meu dever de casa aqui e planejar os próximos passos.

    Muito obrigado.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Então explique pra mim. Com qual pneu (com as especificações) tu equiparias um jante de 17" para que consigas manter o mesmo perímetro da roda da moto do cara que usa um pneu para 18"?
    Que exista para comprar, que seja viável economicamente e que não comprometa a ciclística e não mude a proposta de um projeto de uma motard.
    Seria bom o criador do topico citar qual pneu ele está usando e qual vai usar. Foi isso que eu quiz mostrar ao invés de apenas levar em consideração o tamanho da roda.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Eu aumentaria esse pião com certeza se transformace minha moto em motarde, leva em consideraçao se a 5 marcha vai conseguir manter a velocidade da moto, caso ele em 5 não consiga manter, aí vc vai diminuindo 1 dente do pião.

    Quando eu tinha a fan 125, inventei de por o pião da 150, eu só andava de quarta, quando colocava a 5 a velocidade caia.

    Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk

  15. #15
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por eltonfraga Ver Post
    Entendi sim cara, pode ficar tranquilo. Estou trabalhando na minha planilha de cálculo de diferença de torque com modificações de relações e as combinações q eu posso fazer.

    Vou fazer meu dever de casa aqui e planejar os próximos passos.

    Muito obrigado.
    Se entendeste mesmo, beleza. Ocorre que aquela planilha básica que somente contempla coroa e pinhão para análises, não pode prever mudanças que impactam nas novas relações das marchas, as velocidades de cada uma delas, as novas rotações x velocidade e a velocidade final em ultima marcha.

    Por isso que eu escrevi tanto, não estou certo que entendeste por tuas respostas. É por essa razão que se calcula tudo antes, a menos que tu queiras tentar na orelhada, que é o método lusitano que a malta usa nos fóruns, gastam tempo e dinheiro e por vezes ficam frustrados.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Moto fan 150 sem torque
    Por Lucas.18 no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 01-08-18, 09:47
  2. Ganho de Torque.
    Por Razr no fórum Preparação
    Respostas: 9
    Último Post: 04-08-14, 19:15
  3. Torque da Bros
    Por horacio.alves no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 23-11-12, 23:00
  4. Torque
    Por Eduardo_ no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 14-05-09, 22:34
  5. Haja torque!!!
    Por Volverine MF no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 19
    Último Post: 06-05-08, 01:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •