Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Torres, RS
    Idade
    33
    Posts
    22

    Partida elétrica fraca - biz c100 2002/2002

    Boa tarde galera.

    Tenho uma Biz C100 ano/modelo 2002/2002, ela está com a partida elétrica fraca, ou seja, da o barulho que está passando a corrente, porém não liga Biz.


    Já verifiquei alguns itens, são eles:


    1) Ao apertar o botão da partida elétrica, está chegando a corrente elétrica de 12 voltz no relé que permite a passagem da corrente para o motor que faz a partida. Portando, o relé está funcionando e recebendo a corrente para ativa-lo (conferi com o multímetro).


    2) A partir do relé, conferi com um multímetro, que está passando a corrente de 9 a 12 voltz do relé até o motor de partida, ou seja, não há fios "quebrados", tanto na corrente quando no do terra.


    Bom, as minhas dúvidas são:
    a) qual a voltagem teria que passar para o motor de partida? Na minha tá passando de 9v a 12v, isso é correto?


    b) se a voltagem estiver errada, o problema está no regulador/retificador?


    c) se a voltagem estiver correta, o problema está no motor de partida?


    d) o que pode ter ocasionado isso?


    Já gosto de perguntar tudo de uma vez kkk, porém tendo resposta à uma das perguntas já me ajuda muito.


    Desde já, obrigado galera.
    Última edição por Eduardo Torres; 30-07-19 às 14:06. Razão: Onde havia acentos ficou errado.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    A causa mais provável é a bateria fraca.
    Segunda causa provável é o motor de partida precisando de manutenção (muito difícil desse motor de partida precisar de manutenção)

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Torres, RS
    Idade
    33
    Posts
    22

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    A causa mais provável é a bateria fraca.
    Segunda causa provável é o motor de partida precisando de manutenção (muito difícil desse motor de partida precisar de manutenção)
    Stone, neste caso como verifico se a bateria está fraca? A princípio a Biz pega no pedal, funciona farol, piscas, buzina, e medindo no multímetro marca como 12v nos dois pólos. Isso quer dizer que a bateria está boa ou é através de outra forma que verifico se ela não tem força pra dar partida?
    Obs: estou com ela parada faz um tempo, será que nestes testes de liga e desliga consumiu a energia e agora tá fraca? Caso eu ande um pouco, o alternador recarrega a bateria?

    Desde já, obrigado Stone.

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Andando é pra carregar sim. A voltagem da bateria em carga completa é de 12,6 V.
    Com 12,0 V a bateria está com apenas 25% da sua capacidade de carga

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Torres, RS
    Idade
    33
    Posts
    22

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Andando é pra carregar sim. A voltagem da bateria em carga completa é de 12,6 V.
    Com 12,0 V a bateria está com apenas 25% da sua capacidade de carga
    Vou dar umas voltas com a Biz então pra dar uma carga.

    E tu sabe qual é a voltagem direcionada para o motor de partida?

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Localização
    Lontra minas gerais
    Idade
    29
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Eduardo Torres Ver Post
    Vou dar umas voltas com a Biz então pra dar uma carga.

    E tu sabe qual é a voltagem direcionada para o motor de partida?
    Teoricamente seria 12v pois quando a bateria não dá no mínimo os 12v o motor não funciona ou funciona muito fraco . Mas teria q ver na especificação do arranque deve ter alguma coisa escrito informando

  7. #7
    Iniciante Avatar de Bruno Porto
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Arroio do Sal, RS
    Idade
    33
    Posts
    87
    Eu tiraria esta bateria e levaria em uma auto elétrica e pede pra dar uma carga nela, porque carregar andando com a moto é osso
    EX - Turuna 125 1982
    EX - CG 150 Titan EX MIX 2010
    EX - CB 300R C-ABS 2010
    EX - NX 350 Sahara 1995

    ATUAL
    - XLR 125 1998

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Torres, RS
    Idade
    33
    Posts
    22

    Citação Postado originalmente por júniorxlr Ver Post
    Teoricamente seria 12v pois quando a bateria não dá no mínimo os 12v o motor não funciona ou funciona muito fraco . Mas teria q ver na especificação do arranque deve ter alguma coisa escrito informando
    Psé meu amigo, pelo que pesquisei parece que é por volta dos 12v mesmo. To na lida pra ver se recarrega.

    Valeu pela informação mano

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Bruno Porto Ver Post
    Eu tiraria esta bateria e levaria em uma auto elétrica e pede pra dar uma carga nela, porque carregar andando com a moto é osso
    É tentador meu amigo kkk mas sou um pouco teimoso, gosto de passar trabalho kk
    Mas valeu a dica mano, vou continuar dando umas voltas com ela pra ver se tem jeito.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Baterias de chumbo-ácido quando a voltagem desce abaixo dos 12,2 V, elas começam a degradar as placas. O Stone já deu a dica 12,6 V é a tensão mínima, algumas motos precisam de 12,8 V. Bruno deu a melhor sugestão: levar para dar uma carga. A carga deveria ser lenta.

    Se a bateria baixou de 12,2 V, nunca mais será a mesma.
    Se o estator não estiver alimentando a potência mínima à bateria, ela não irá carregar. Se o estator estiver com defeito ainda que a bateria esteja boa, cedo ou tarde acabará comprometendo a bateria.

    Teimosia ajuda as fábricas de baterias e os mecânicos agradecem que o b.o. fica maior para eles capitalizarem em cima.
    Crtl-Alt-Del

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Põe o multímetro na bateria e fica olhando a voltagem quando der a partida, se cair pra uns 9v quando o motor de arranque for acionado troque a bateria, mesmo tendo os 12v a bateria já perdeu sua eficiência ao cair tanto na partida. Não lembro de cabeça agora, mas acho que o ideal é cair pra 11v, abaixo disso já está ficando ruim a bateria, nem é culpa do estator ou retificador nesse caso.

    Quando a bateria está ruim ela pega no pedal, mas o arranque exige mais dela e já avisa que precisa de troca

    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Localização
    João Pessoa - PB
    Posts
    114
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Andando é pra carregar sim. A voltagem da bateria em carga completa é de 12,6 V.
    Com 12,0 V a bateria está com apenas 25% da sua capacidade de carga
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Baterias de chumbo-ácido quando a voltagem desce abaixo dos 12,2 V, elas começam a degradar as placas. O Stone já deu a dica 12,6 V é a tensão mínima, algumas motos precisam de 12,8 V. Bruno deu a melhor sugestão: levar para dar uma carga. A carga deveria ser lenta.

    Se a bateria baixou de 12,2 V, nunca mais será a mesma.
    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    Põe o multímetro na bateria e fica olhando a voltagem quando der a partida, se cair pra uns 9v quando o motor de arranque for acionado troque a bateria, mesmo tendo os 12v a bateria já perdeu sua eficiência ao cair tanto na partida. Não lembro de cabeça agora, mas acho que o ideal é cair pra 11v, abaixo disso já está ficando ruim a bateria, nem é culpa do estator ou retificador nesse caso.

    Galera, teria como vocês referenciar esses valores? Seja de algum manual de serviço, seja de algum site de fabricante. É pra um projeto. Agradeceria demais.
    Consegui alguns valores em manuais de serviço disponibilizados no fórum do CAD (obrigado), mas não consigo encontrar referência pra queda de tensão na partida do motor.

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    https://youtu.be/AH_Oggy-OL8

    Aqui o camarada faz o teste em carro com equipamento bosch.

    Lembro que li desse teste em fórum ou em algum manual, só não lembro onde exatamente. Foi quando tive problema com a minha apache que não dava partida no botão apagando painel, só pedal fazia a moto pegar e a bateria tinha os 12v em repouso. Quando troquei a bateria o motor de arranque até parecia novo de tão rápido que gira.

    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Ignora, duplicou o post

  14. #14
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por fellpz Ver Post
    Galera, teria como vocês referenciar esses valores? Seja de algum manual de serviço, seja de algum site de fabricante. É pra um projeto. Agradeceria demais.
    Consegui alguns valores em manuais de serviço disponibilizados no fórum do CAD (obrigado), mas não consigo encontrar referência pra queda de tensão na partida do motor.
    Projeto? Cadê o esquema elétrico do dito projeto?

    Esse post tá parecendo o samba do crioulo doido. Dá até medo te tentar entender.
    Os novatos costumam confundir os efeitos dos defeitos com as causas.


    2.2 Teste de consumo pleno
    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...zers-250-e-150

    Mas leia o procedimento desde o início para entender.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 11-08-19 às 06:17.
    Crtl-Alt-Del

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Localização
    João Pessoa - PB
    Posts
    114
    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    https://youtu.be/AH_Oggy-OL8

    Aqui o camarada faz o teste em carro com equipamento bosch.

    Lembro que li desse teste em fórum ou em algum manual, só não lembro onde exatamente. Foi quando tive problema com a minha apache que não dava partida no botão apagando painel, só pedal fazia a moto pegar e a bateria tinha os 12v em repouso. Quando troquei a bateria o motor de arranque até parecia novo de tão rápido que gira.
    Obrigado pela ajuda.

    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Projeto? Cadê o esquema elétrico do dito projeto?

    Esse post tá parecendo o samba do crioulo doido. Dá até medo te tentar entender.
    Os novatos costumam confundir os efeitos dos defeitos com as causas.


    2.2 Teste de consumo pleno
    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...zers-250-e-150

    Hahaha
    Não é um projeto pra moto. Estou montando um sistema de monitoramento da tensão em baterias. Utilizadas em motos, carros, painéis solares etc. Por isso, estava precisando desses valores pra referenciar.
    É um projeto pra universidade.

 

 

Tópicos Similares

  1. Biz c100 2002 - engasga a 50 km/h
    Por Eduardo Torres no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 28-03-19, 13:37
  2. Gudex - CG 125cc Titan Azul - 2002/2002
    Por gudex no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 9
    Último Post: 24-07-09, 12:14
  3. BIZ 2002
    Por rdiel no fórum Classificados
    Respostas: 0
    Último Post: 16-11-05, 16:25

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •