Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210

    Alimentação da bobina de ignição.

    Alguém sabe afirmar se bobina de moto tem o funcionamento igual a bobina do carro? Recebe o positivo do relé do pós chave e o negativo vem do pulso dado pela ecu?

    A minha moto voltou a falhar o cilindro traseiro e com a bateria em repouso dando 12.93v a bobina é alimentada somente com 11.20v. No caso da comet o positivo da bobina vem da ecu e acho que tá com defeito, não achei o valor correto no manual. Quero testar da seguinte forma, puxar um positivo da bateria, passar em um interruptor e ligar na bobina pra dar os 12v da bateria, dessa forma ela recebe só o pulso da ecu pelo negativo. Seria possível?

    Se ainda assim continuar a falhar é porque já era a ecu pois já troquei as bobinas de posição e sempre o cilindro traseiro que desliga. Caso o teste resulte em sucesso vou desmontar o chicote atrás de algum curto no positivo da bobina ou fio rompido antes mesmo de condenar de vez a ecu, ou até mesmo a alimentação da própria ecu que não testei. (olhar o diagrama elétrico no celular é difícil)

    Aproveito pra perguntar, o pós chave como funciona?

    Tem um positivo direto na chave que ao virar ela alimenta um relé principal que alimenta todo o sistema? Se for isso o relé não tem como limitar a voltagem, tipo a bateria tem 12 mas só passa 11 nele correto? Ou passa tudo ou não passa já que o relé é só um eletro imã que fecha contato igual a um interruptor padrão. Perguntei só por curiosidade pois a bomba recebe a mesma voltagem que a bateria, só a bobina do cilindro traseiro que não. (não testei o dianteiro pois o tanque tá cheio e é difícil desmontar sem fazer caça)

    Quero ligar direto na bateria pois vi um esquema de ligação do palio que vai o positivo direto nas bobinas saindo do pós chave e o sinal vem no negativo pela ecu sendo só um positivo pras duas bobinas que alimentam 4 velas.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    Alguém sabe afirmar se bobina de moto tem o funcionamento igual a bobina do carro? Recebe o positivo do relé do pós chave e o negativo vem do pulso dado pela ecu?

    A minha moto voltou a falhar o cilindro traseiro e com a bateria em repouso dando 12.93v a bobina é alimentada somente com 11.20v. No caso da comet o positivo da bobina vem da ecu e acho que tá com defeito, não achei o valor correto no manual. Quero testar da seguinte forma, puxar um positivo da bateria, passar em um interruptor e ligar na bobina pra dar os 12v da bateria, dessa forma ela recebe só o pulso da ecu pelo negativo. Seria possível?

    Se ainda assim continuar a falhar é porque já era a ecu pois já troquei as bobinas de posição e sempre o cilindro traseiro que desliga. Caso o teste resulte em sucesso vou desmontar o chicote atrás de algum curto no positivo da bobina ou fio rompido antes mesmo de condenar de vez a ecu, ou até mesmo a alimentação da própria ecu que não testei. (olhar o diagrama elétrico no celular é difícil)

    Aproveito pra perguntar, o pós chave como funciona?

    Tem um positivo direto na chave que ao virar ela alimenta um relé principal que alimenta todo o sistema? Se for isso o relé não tem como limitar a voltagem, tipo a bateria tem 12 mas só passa 11 nele correto? Ou passa tudo ou não passa já que o relé é só um eletro imã que fecha contato igual a um interruptor padrão. Perguntei só por curiosidade pois a bomba recebe a mesma voltagem que a bateria, só a bobina do cilindro traseiro que não. (não testei o dianteiro pois o tanque tá cheio e é difícil desmontar sem fazer caça)

    Quero ligar direto na bateria pois vi um esquema de ligação do palio que vai o positivo direto nas bobinas saindo do pós chave e o sinal vem no negativo pela ecu sendo só um positivo pras duas bobinas que alimentam 4 velas.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
    Amigão nossas motos tem esse problema chato mas vamos lá:

    A queda de voltagem de um transistor da ecu é perto de 0,7V, leve isso em consideração no teste;

    O "pós chave" é a conexão com polo polo positivo da bateria comandado pela chave de ignição;

    A bomba de gasolina é comandada por relé que é comandado pela ECU. O relé não oferece queda de voltagem como uma das vantagens.

    Pelo que lembro é o negativo que pulsa nas nosss bobinas (verifique com um multímetro pra ter certeza) mas a ECU pode encrencar se fizer o jumper porque ela faz auto-diagnostico das bobinas (auto diagnóstico que não funciona direito mas ok).

    Eu recomendo desligar tudo e inverter as bobinas, verificar qual cilindro ta esquentando e comparar as voltagens e resistências das duas bobinas.

    Caso fique sem paciencia e queira fazer outro teste mais bruto forçando "modo emergência" da ECU, deixe conectado apenas as bobinas, bicos, TPS, bomba de gasolina e farol (os outros sensores desligue).
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    As bobinas eu já inverti e o problema só acontece no cilindro traseiro, até cabo de vela troquei. Quando cheguei em casa e o cilindro estava morto eu fiz o teste de voltagem e no conector do cilindro traseiro só tinha 4v, foi aí que achei o problema e cheguei até a ecu. Vou fazer esse jumper na bateria pois acho que o meu auto diagnóstico não vai ajudar muito, nunca acende a luz de injeção. Até abri o painel e botei 12v no led e ele acendeu, porém ao girar a chave a luz não acende.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Só desconecta o fio que vem da ECU pra não passar a energia da bateria nele.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Fiz o teste de desligar o positivo que vem da ecu e ligar na bateria e continua do mesmo jeito. Ainda não tem o mesmo desempenho que tinha quando peguei.

    Como o cilindro dois é quem morre e quem aparenta dar problema, tirei a vela esperando ela toda carbonizada ou branca pois a faísca falhando engana a lambda e zoa a injeção, porém um tiquinho só da rosca da vela estava meio branca e o pedaço de ferro que fica sobre o eletrodo estava preto, mas seco. O que me confundiu foi o isolamento do eletrodo marromzin, tipo mistura ideal. Caraio como pode isso com a moto tendo mau desempenho, ou deveria estar carbonizada por excesso de combustível ou branca por falta.

    Chequei o chicote da bobina até a ecu, nada de fio partido, nada de curto com outro fio e nem curto com o motor, testei a amperagem pra ver se passa corrente e nada, tudo perfeito. Aí deixei a moto ligada pra carregar a bateria devido a muitos testes e fiquei acompanhando a carga no multímetro e vi que de tempos em tempos a moto meio que morre e volta, dá uma engasgada caindo a geração de energia e volta muito rápido, só pisca outro número no multímetro. Depois disso eu pensei, será que é a ***** da bomba denovo? Falta de pressão faria a ecu desligar uma bobina? Já inverti as bobinas e já testei trocando as duas por bobina de gol mi e o mesmo problema acontece. Chicote tá ok sem falhas entre a bobina e a ecu, as lambdas estão ok sendo a do cilindro traseiro nova pois troquei errado achando que a antiga tinha problema.

    Mano, se mais alguém pensa em comet é melhor escolher direito e não comprar por beleza e kilometragem como fiz. A moto é maravilhosa, quando funciona bem

    Como o teste da bomba acusa pressão perfeita e a moto só não parece ter final, vou trocar esse refil de bomba chechelento que comprei por um magnetti marreli e torcer pra, pelo menos, melhorar o desempenho. Já que quando ela para eu ressucito em 10 minutos.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Resolvido o problema da moto. Levei na motomix em Curitiba e o mecânico resolveu. Parte do problema é que uma sonda havia queimado e a injeção delphi não apaga o erro quando troca a peça, é obrigatório zerar os erros ou a ecu entende que ainda está com defeito e apresenta mau funcionamento. A outra parte era culpa do retificador que mandava mais carga em alguns momentos e em outros não carregava. A ecu também estava com mau contato no plug do chicote cinza e agora o mecânico parafusou a ecu no quadro e apertou o chicote.

    Por fim bateu 160km/h sem muito esforço e manteve 140km/h na subida. Voltei a ficar feliz com a moto.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Dúvida - Bobina de ignição titan 150
    Por Kirisute Gomen no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 13-12-14, 13:08
  2. Bobina Ignição
    Por laurencio no fórum Preparação
    Respostas: 8
    Último Post: 12-08-14, 10:59
  3. Como testar bobina de ignição da Twister com multimetro?
    Por DaniloSS7 no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 08-05-14, 10:30
  4. Bobina de ignição mais forte?
    Por magrao tk no fórum Preparação
    Respostas: 16
    Último Post: 21-07-11, 18:14
  5. bobina de ignição
    Por mano_stradinha no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 19-05-05, 18:06

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •