Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2019
    Idade
    27
    Posts
    16

    Factor 2014 fumando em alta, o que pode ser?

    Possuo uma Factor 2014 com aproximadamente 27000 km e ela está fumando quando mantenho a aceleração de médio para alto giro com o motor já quente, o que pode ser? Sei que devo, e vou, levar em um mecânico, porém quero saber se a dor de cabeça será muito grande. Na marcha lenta não há nem sinal de fumaça. Sempre abasteço no mesmo posto que no caso é o Shell e com a gasolina V-Power. As trocas de óleo sempre em 1000km e com o Yamalube. Aparentemente isso aconteceu recentemente.
    Última edição por rednatali; 23-03-20 às 13:28.

  2. #2
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Amigo,

    A fumaça é azul?

    Se for, fico surpreso em ver um motor tão resistente e guerreiro fumar com tão baixa quilometragem. Mas tudo está sujeito a desgaste ou problema prematuros.

    Pode ser os anéis do pistão já ruins, algum risco no cilindro ou até mesmo alguma guia de válvula, que não está vedando. Só abrindo pra ver.

    O mecânico vai medir a compressão e a depender do resultado, vai ter que fazer a parte baixo também. Já que vai abrir o motor, manda ele olhar biela, pra ver se não tem folga ou desgaste no rolamento ou no virabrequim.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2019
    Idade
    27
    Posts
    16
    Então, a fumaça puxa sim para uma cor azulada, mas agora me surgiu uma dúvida e que possa ser o problema. Quando ligada a moto fica pingando um líquido no pequeno furo que o escape tem embaixo e percebi que esse líquido parece ser óleo. Não conheço muito de mecânica, mas nesse caso poderia ser a válvula de escape que está jogando óleo direto no escape e por isso ela só "fuma" quando esquenta muito ele?
    Última edição por rednatali; 25-03-20 às 12:03.

  4. #4
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por rednatali Ver Post
    Então, a fumaça puxa sim para uma cor azulada, mas agora me surgiu uma dúvida e que possa ser o problema. Quando ligada a moto fica pingando um líquido no pequeno furo que o escape tem embaixo e percebi que esse líquido parece ser óleo. Não conheço muito de mecânica, mas nesse caso poderia ser a válvula de escape que está jogando óleo direto no escape e por isso ela só fuma quando esquenta muito ele?
    Então,

    Se tá passando direto pro escapamento e chegando a pingar, é porque a guia da válvula já não está vedando.

    Você disse que "parece" ser óleo. Tenha certeza. Qual a cor do líquido? É óleo puro?

    Outra coisa: verifique o nível do óleo e vá completando até o dia que for encostar a moto na oficina. Se deixar o óleo acabar oi baixar muito, você pode ferrar o motor todo (isso se não estiver)

    Mas é certo de ir pra retífica.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2019
    Idade
    27
    Posts
    16
    Retiro o que disse. Realmente só um mecânico conseguirá me ajudar. O líquido que sai é quase transparente e meio gelatinoso e tem um odor bem diferente do que óleo e gasolina. Não sei se poderia ser muito aditivo adicionado na gasolina. O que me deixa confuso é que a fumaça só sai depois de alto giro, se fosse problema no motor em si, não deveria ser mais constante essa fumaça? E sobre fazer o motor, já que é a Factor, e se não me engano, esse motor não tem retifica e sim a necessidade de comprar uma camisa de cilindro nova, andei olhando e vi uma marca paralela chamada 'metal leve', não sei se você conseguiria me responder, mas, é recomendável essa marca? Sei que não se compararia com uma peça genuína.
    No caso, como estou andando pouco com a moto iria à oficina dentre 2 meses, claro que sempre checo o nível do óleo.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Esse líquido deve ser condensação que forma dentro do escapamento...

    Nem sempre um motor vai causar fumaça direto. Quando o motor está bem estragado, fumaça bem forte em todas as rotações. No seu caso, só é mais perceptível em alta rotação, pois além do óleo estar fino pela quentura, a peça danificada não está barrando a passagem dele para a câmara de combustão.

    Eu disse retífica para o cabeçote, onde é feita toda uma limpeza, assentamento das válvulas e etc.

    Metal Leve não é marca ruim não. Mas seu mecânico vai lhe passar a receita de bolo.

    Rpz, se a diferença do valor das peças for pouca em relação a peça genuína Yamaha e caso você pretenda ficar com a moto ainda por muito tempo, faz um esforço de colocar tudo original.

    Outra coisa também é escolher um profissional bom para fazer o serviço, pois não adianta comprar tijolo feito nos Emirados Árabes e mandar um pedreiro de fundo de quintal levantar a casa. Na primeira chuva desmorona.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Fica calmo, teu motor tá novo, muito cedo pra condenar anéis ou retentor de válvula. Claro, se anda igual motoboy cgzero cortando giro antes de trocar qualquer marcha, aí sim pode suspeitar disso.

    Fumaça pode ser sim óleo vindo dos anéis do pistão ou dos retentores das válvulas, como pode ser excesso de combustível.

    Verifica primeiro o mais barato, filtro de ar tem que estar limpo, tira a vela e veja como está, se não tem óleo na vela, se não está preta indicando excesso de combustível.

    Se for excesso provavelmente o regulador de pressão já era, em alta a moto gera mais energia, e com mais energia a bomba manda mais gasolina, se o regulador de pressão não estiver legal ele não vai segurar esse excesso e vai mandar pra câmara.

    Veja o nível de óleo também, se tá baixando é possível que seja óleo, perceba se aumentou o consumo de combustível, veja se o filtro de ar não está entupido, cheio de pó. Veja a vela, ela geralmente indica muitos problemas. Quando chegar em casa, põe um pano de algodão na saída do escape, tipo um filtro pra segurar sugeira sem restringir a saída, acelera a moto pra sair a fumaça, se for óleo vai ter óleo no pano, se for fulegem de fumaça preta é excesso de combustível.

    Nao precisa parar a moto assustado, tanto excesso de combustível como queima de óleo em alta não vai quebrar o motor agora, só fica de olho pra não ficar sem óleo. O pior que vai acontecer é carbonização na câmara, mas leva tempo.


    Espero que entenda essa coisa toda que escrevi

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  8. #8
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Já vi motor fumar com menos km que esse e olhe que o dono andava de boa e cuidava da moto.

    Uma coisa é certa: fumaçou azul, já era. É óleo passando pro cilindro.

    Infelizmente estamos sujeitos a este tipo de coisa.

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2019
    Idade
    27
    Posts
    16
    JeffersonCGdS, minha moto é carburada, não tem bomba.

    Voltando ao assunto...
    Então, eu tenho essa moto vai fazer 1 ano, porém eu ando relativamente pouco. Comprei ela pensando que estaria boa por conta da quilometragem, minha maior burrice na vida, pois deveria ter mandado ela no mecânico primeiro. No primeiro mês descobri que o carburador dela além de estar trocado por um de geração anterior, o que não afetaria muita coisa, estava em estado de calamidade de tão ruim, até com uma parte trincada. Mas isso resolvi facilmente, comprei um em um Desmanche legalizado e não foi caro. Essa moto ficou meses parada, não dá para afirmar o que pode ser por agora. Na próxima vez que eu ir na oficina irei mandar eles verem essa parte da fumaça, se for realmente o pistão/Camisa do pistão e/ou a parte do cabeçote irei ver o custo e se é realmente necessário a troca já que a fumaça é praticamente minima, talvez a retifica do cabeçote eu mando fazer. Daqui no máximo 3 meses eu dou um feedback do que é.

    *Uma coisa do filtro de ar, nele possui uma saída que manda vapor de óleo para o carburador e está bem oleosa na parte da entrada dele, acho que poderia ser até isso. Falo isso pois esqueci que a um tempo atras estava pingando um pouco de óleo pois não tinha uma abraçadeira na parte que liga o carburador com o filtro.
    Última edição por rednatali; 03-04-20 às 15:11.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2019
    Idade
    27
    Posts
    16
    Pronto, resolvido o problema.
    Realmente me enganei, tem sim como fazer o motor da Factor, acredito que tinha visto em outro fórum a impossibilidade disso. Quando levei no mecânico ele viu que realmente era o cilindro arranhado e optei por fazer a parte de cima mesmo. Desta vez levei em outra oficina do que a de costume (a que eu levava era a da própria Yamaha na minha cidade, mas desde a primeira vez que pedi para fazer uma revisão completa só trocaram o óleo, sendo que tinha mais coisa a ser visto). Aproveitei e fiz uma revisão completa nessa outra oficina, sendo até cobrado R$300,00 para isso, porém não me arrependo, rodei cerca de 200km e posso dizer que até aparenta ser outra moto de tanto que melhorou.

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2021
    Idade
    33
    Posts
    5
    Quem sabe? Chamam 'viciado' a alguém que disse que o tentou nos últimos 30 dias. Os investigadores perguntam às pessoas se vapear ou fumar. Qualquer perito responsável teria sérias preocupações sobre respostas faladas em assuntos sensíveis, em vez de ter indicadores encomendar Kits online verificáveis (como o monóxido de carbono no sangue, por exemplo).


    Estes dados que são recolhidos são muito agradáveis como informação complementar, porque são fáceis e rápidos de obter. Mas não devem ser utilizados para tirar conclusões tão grandes e determinar acções drásticas.

 

 

Tópicos Similares

  1. Pode uma moto estar fumando sem fumar? (Strada200)
    Por Edim silva no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 17-11-13, 16:33
  2. Respostas: 5
    Último Post: 11-09-11, 00:22
  3. Luz alta oscilando o que pode ser?
    Por viniSM no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 02-01-11, 20:54
  4. Respostas: 30
    Último Post: 21-07-09, 23:00

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •