Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 5 de 5

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073

    Gap Vela de Iridium

    Turma,

    Comprei ontem um jogo de velas de Iridium para o meu carro, código BKR6EIX, conforme especificação no site da NGK.

    Porém, ao chegar em casa, fui medir o GAP e estava em 0.8mm. A original NGK tem 1mm e olhando no site da NGK, para esse modelo, tem 3 tipos de aberturas: 0.6mm / 0.8mm e 1mm. Me venderam a de 0.08mm

    Não sei se a loja vai ter de 1mm pois o vendedor me disse que era o único jogo que tinha em estoque e também não sei se vão devolver o meu dinheiro.

    Minha dúvida é: pode-se regular o GAP em velas de Iridium? Eu sempre usei em minhas motos e nos outros carros, nunca precisei ajustar e já li uma vez que não pode fazer isso nessas velas. Já fiz isso nas comuns.

    Sei que tem que puxar o eletrodo de massa com cuidado, colocar a lâmina e empurrar o eletrodo até ajustar a folga.

    Então, tem algum problema ajustar para 1mm em velas de Iridium?

    Obrigado

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Você terá que ver no manual do carro o GAP que pede. Gap maior precisa de mais tensão da bobina pra disparar a centelha. Nas motos normalmente é 0,8mm

  3. #3
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Você terá que ver no manual do carro o GAP que pede. Gap maior precisa de mais tensão da bobina pra disparar a centelha. Nas motos normalmente é 0,8mm
    Stone,

    Ontem eu tinha enviado um email para NGK e hoje cedo me responderam, informando que "velas de metal nobre tem tolerância de até 0.3mm e que posso usar essas que comprei, sem problema algum"

    O técnico até me ligou para me esclarecer mais dúvidas, pois eu havia perguntado se não haveria problema com o centelhamento na queima do combustível, causando problemas de detonação e etc. Ele até disse que minhas perguntas foram bastantes plausíveis.

    Ele disse que todas as velas são produzidas com equipamentos de última geração, com as melhores precisões, na fabricação e montagem. Me aconselhou que o certo é usar a ferramenta de medição de perfil, pois tem mais precisão que as lâminas se calibre. Não recomendou ajustar o GAP nas velas de Iridium, pois qualquer material pode causar algum estrago (imperceptível a olho nu) no eletrodo central, vindo a prejudicar a vela e o motor.

    Cheguei a ver este vídeo https://youtu.be/lk70oyUEftY

    Vou deixar quieto mesmo por enquanto, mas ainda fico com uma pulga atrás da orelha rs

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Nessa que vem da fabrica assim eu nunca ouvi falar. Na minha comet 250, o manuel pede folga de 0,7 a 0,8, já na titan 150 pede 0,8 a 0,9. Eu sempre fui pelo manual da moto pra um pouco mais fechado, parece que não, mas eu sinto uma diferencinha, tanto pra aceleração pouca coisa mais rapida, como na questão de manter giro, se maior, parece que a moto fica mais queita, não sei se é psicológico. Na titan, eu to usando iridium, como é injeção, só percebi uns 3km/l a mais. Quando eu tinha a twister, ela me ajudou a regular as "cagadas" que eu fiz na moto, me deu uma tolerância maior na questão de giclagem.

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    Nessa que vem da fabrica assim eu nunca ouvi falar. Na minha comet 250, o manuel pede folga de 0,7 a 0,8, já na titan 150 pede 0,8 a 0,9. Eu sempre fui pelo manual da moto pra um pouco mais fechado, parece que não, mas eu sinto uma diferencinha, tanto pra aceleração pouca coisa mais rapida, como na questão de manter giro, se maior, parece que a moto fica mais queita, não sei se é psicológico. Na titan, eu to usando iridium, como é injeção, só percebi uns 3km/l a mais. Quando eu tinha a twister, ela me ajudou a regular as "cagadas" que eu fiz na moto, me deu uma tolerância maior na questão de giclagem.
    Obrigado irmão.

    Deixei na medida que veio mesmo. Espero que não acarrete mais consumo de combustível, perda de rendimento...

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

 

 

Tópicos Similares

  1. Vela iridium... Funciona ??
    Por kaio_felipe11 no fórum Preparação
    Respostas: 37
    Último Post: 14-01-14, 20:55
  2. Vela de Iridium
    Por LucasPinda no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 01-01-13, 21:57
  3. Vela NGK iridium, compensa??
    Por lucoelho no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 17-08-11, 17:49
  4. Vela iridium
    Por filipe costa no fórum Preparação
    Respostas: 46
    Último Post: 03-08-11, 15:36
  5. Vela Iridium
    Por vagnerpd no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 25-01-10, 11:37

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •