Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210

    Ponte no positivo das bobinas é viável?

    Direto ao ponto.
    Tenho uma comet 250, são 2 cilindros com 2 bobinas. O cilindro 2 vem me incomodando a muito tempo com falhas e até mesmo desligando em raros momentos. Após verificar tudo achei o problema vindo do módulo. Por algum problema na ecu, seja solda dos pinos ou outro componente, a ecu manda 12v ou mais pras bobinas (normal) e às vezes a bobina 2 recebe menos, em torno de 9v ou menos, aí a moto fica fraca, não passa de 130, se abrir todo o acelerador o motor faz um barulhão e não desenvolve, em certos momentos perde força em alta como se faltasse combustível, ao fechar o acelerador e abrir denovo tudo volta ao normal. Pela lógica na minha cabeça a faísca fraca gera queima irregular e sobra oxigênio na sonda, aí a sonda corrige mandando menos gasolina causando o aumento do barulho do motor e a perca de força.

    Como não tenho dinheiro, nem coragem, de pagar 2200 numa ecu usada sem nota e garantia, pensei numa gambiarra que faz sentido na minha cabeça.

    Como a bobina trabalha com a voltagem da bateria e o sinal vem pelo negativo da ecu, seria viável e seguro ligar uma ponte do pós chave no positivo da bobina ou um fio com fusível e chave da bateria para a bobina (tipo um anti furto)?

    Já que a ecu não alimenta a bobina corretamente, uma ponte iria suprir esse problema sem acender o FI já que não vou desligar da ecu. Já no direto da bateria com chave provavelmente vai acender o FI.

    A moto funciona normalmente, lenta perfeita, só perde rendimento de vez em quando e já tem uns 2 meses que não corta em alta, mais de 1 ano que não desliga cilindro. Mesmo assim queria ter mais confiança na moto já que sempre que ela brocha ficou com a pulga dizendo "cilindro vai morrer, já chama o guincho"!!

    No fórum do jeep vi um camarada fazendo esse esquema no carro, ligando a bobina na bateria por falta de alimentação no chicote, mas carro é mais bruto, já motos são frescas.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    A resposta para a minha pergunta é:

    Sim, da pra fazer um chicote independente para alimentação das bobinas, só o negativo vem da ecu.

    Resolveu? Não, o problema é mais embaixo.

    Sintomas:

    Cilindro 2 morrendo, quando não morre a moto perde força, em quinta marcha corta a aceleração e parece que tá sem gasolina, como se fosse uma moto carburada com o gicle de alta que acabou de entupir parcialmente, faz um bóóó quando acelera, mas a moto só perde velocidade ou mantém a mesma. Ao soltar o acelerador e voltar a abrir o problema some, em alguns casos sendo necessário voltar uma marcha e esticar ela pra parar o problema.

    Ja me acostumei com esses problemas e aprendi a lidar com eles até agora.

    Como identifiquei que a bobina não estava recebendo a voltagem correta pensei na alimentação exclusiva para as bobinas, o plano era um relé acionado pelo corta corrente mandando positivo da bateria para as bobinas. Mas aí a pulga atrás da orelha começou a incomodar. Se é faísca fraca, deveria sobrar combustível no escape causando pipoco ou pelomenos cheiro de gasolina, mas não acontecia isso.

    Peguei o manual de serviço da delphi, abri o esquema eletrico e comecei a procurar o que alimenta as bobinas. Cheguei ao relé da bomba, ele é acionado pelo corta corrente e manda o positivo pra bomba, bobinas, bicos e lambda. Coisa pra caramba pra um fio tão fininho. Já me incomodei pois é semelhante ao problema da daewoo com fio fino saindo do retificador e alimentando o chicote.

    Ontem retirei as carenagens laterais da moto e chequei todos os conectores dos fusíveis e reles a procura de oxidação que cause resistência e não achei nada, mesmo assim passei limpa contato em tudo e montei, andei com a moto e tudo igual, não surtiu efeito algum. Voltei pra casa e desmontei denovo e fui checar a voltagem dos fios amarelo com litra azul, o fio das bobinas, e no relé estava com uma diferença de 200 milivolts em relação a bateria, com a moto ligada a 5k rpm a diferença chegou a quase 1v. Pensei com meus botões, achei o problema, tá com resistência no chicote ou o relé tá com defeito.

    Como teste peguei um fio do positivo da bateria e liguei ele na perna pós relé que alimenta bobinas, bomba, bicos e sonda. No meio do fio deixei um interruptor. Liguei a moto com a ponte ativada e a diferença da bateria pro relé foi de 200 milivolts em qualquer situação, seja acelerando ou marcha lenta. Como choveu ontem não andei com ela, mas hoje vindo trabalhar pela BR não senti nada, sem falhas, sem perca de potência, 130 em quinta marcha quase o percurso todo sem abrir todo o acelerador, motor fazendo menos barulho.

    Ai pensei denovo, será que o problema todo não está no relé? Antes de fazer a ponte pro relé eu abri o chicote perto deles procurando fio derretido ou curto e não achei nada, enrolei denovo e conectei reles, porém são todos iguais então pode ser que trocando o relé tenha surtido efeito e a ponte que fiz seja só placebo já que a troca do relé pode ter resolvido.

    Agora tenho uma dúvida sobre relé. Já que ele é apenas um interruptor mecânico, ele pode funcionar só a metade? Tipo ou liga ou desliga, tem um meio termo aí de meio ligado?

    Porque se foi o relé com mau contato explicaria a falta de voltagem na bobina e até a perca de força.

    Um detalhe que me chamou a atenção foi que antes de desmontar o chicote e retirar os reles o bendito relé da bomba ficava estalando em um intervalo de tempo de aproximadamente 30 segundos, como se a cada tempo ele desarma e rearma, porém a moto fica sem alteração na lenta ou acelerando parado. É normal o relé ficar fazendo barulho? Sei que chiando ou zunindo é relé zuado, mas ficar estalando eu nunca vi e só o da bomba faz isso.

    Depois que fiz a ponte não reparei se o som parou ou não.

    Fica aí o relato caso alguém na Internet passe por problemas semelhantes aos meus. Checar os relés!

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Cara, eu tenho uma daewoo aqui, que pegou fogo no chicote, as vezes eu queria que ela tivesse pegado fogo por inteira..
    To meio que acompanhando os seus relatos.
    Acho que tu deveria considerar algumas coisas:
    1º as bobinas de ignição, quando esquentam, apresenta esse tipo de falha.
    2º ainda na bobina, a comet, é um motorzinho que trabalha diferente, essas bobinas de ignição que estão nelas são as dela msm ? tem muita gente que coloca de fazer por se compativel, só que a fz gira bem até uns 8,9mil. essa porcaria que a gente tem, puxa bem até quase 12, logo ....
    3º seria a fiação, nunca vi um sistema elétrico tão estranho qt o delas, é fio reaproveitado pra todo lado.

    O relê tbm seria uma coisa que eu olharia, se não me engano da pra desmontar e dar uma geralzinha nos contatos dele.

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Então, as bobinas são originais, comet delphi não tem a bobina redondinha da fazer. Já restei as resistências das bobinas e estão dentro do tolerado.

    A voltagem abaixo do aceitável eu detectei direto no chicote, quando o cilindro morreu eu tirei vela, bobina, cachimbo, cabo e nada de achar a falha. Quando testei o conector eu achei o erro, 9v no positivo da bobina, porém mechi nos conectores da ecu e tudo voltou, sempre pensei que era na ecu pois sai um fio amarelo com listra azul ela, mas não vai pras bobinas, só descobri isso estudando o diagrama elétrico dela esses dias.

    Gosto dessa moto, dá dor de cabeça até pra achar relação boa já que só tem Vaz, mas não tem nem uma 250 barata que possa substituir.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  5. #5
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Pelo jeito, pra resolver todos os problemas da tua moto, até os que não surgiram, é só tirar a ecu, mandar limpa contato em tudo que a moto não da mais pau nenhum.

    Como o tempo e o vento...

  6. #6
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    A sua ai deu certo ?

    Fui testar a minha hoje.., após um 5 meses de raiva dela do incendio, dei uma carga na bateria, fiz um botãozinho pra acionar o rele de partida, isolei tudo o que tava perto do positivo da batera, ta ligado que se acertar uma chave sai uma faisca lascada, afinal é 10A.
    testei a bomba de combustivel, funfo bunito, chegava a dar fluxo lá dentro, gasolina num tava com cheiro ruim, até achei estranho. recoloquei o rele da bomba, liguei a chave EEE, ligou tudo, seta funcionou, buzina, luz do freio traseiro não ...
    Apertei a partida e ? ... nada! coloquei a minha chavinha de acionamento do rele, apertei o botão, girou... bom começo. Ai tirei a tampinha que fica debaixo da caixa do filtro, mandei limpa contato lá detro, com vontade. Deu 2 explosão dentro do filtro e pegou a infeliz!!
    cheguei a dar um pulo de alegria.
    Ai blz..., como faz tempo que eu não ando com esse treco maledito, depois de uns 15 segundos, inventei de dar uma aceleradinha.., subiu o giro bunito!, parecia uma cb500 com o escape WR, e ai morreu ...
    Acabei com a bateria tentando ligar ela de novo.


    Cara..., peguei o manual de serviços dela pra estudar de cabo a rabo pra saber onde poderia estar os problemas, acho que os problemas começam no manual de serviço, cor de fio que tem no diagrama e não tem a tradução dos códigos, ai vc analiza por onde passam os fios, um monte passa pelo modulo sem necessidade nenhuma, fio que passa tanto pra acionar o rele, qt pra acionar o comando, o negócio é uma zona.
    To pensando sériamente em desmontar o chicote que eu arrumei pra fazer no meu jeito, ou um estilo mais "Honda", com acionamentos mais diretos.
    O problema é se a injeção começar a apontar um monte de erros. FI ela já acusa.

    Como o tempo e o vento...

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Desfiz o jumper que tinha feito do positivo pro relé da bomba, o mesmo positivo que vai na bomba alimenta bicos e bobinas.

    Substitui o relé que ficava na bomba pelo relé do lado e nunca mais apresentou problema. A moto pega de primeira, antes depois de quente se desligar era um saco pra ligar, agora tá de boa. Sobe o giro uniforme e não dá mais cabeçada ou perde força. Tá tudo lizinho nela. Meses sofrendo sem entender onde estava o problema e de tanto fuçar achei um mero relé zuado.

    Aconselho a não se preocupar com a cor dos fios, vai pelo diagrama dos fios e testa a continuidade com o multímetro.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Teste de bobinas
    Por wilson forps no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 13-08-13, 21:27
  2. duvida basica sobre bobinas
    Por jorgetfs no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 4
    Último Post: 18-09-12, 19:18
  3. bobinas rd 135
    Por dimi rdzeiro no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 02-06-12, 23:07
  4. transformar em chopper. eh viavel?
    Por barbeirorp no fórum Área de debate
    Respostas: 43
    Último Post: 02-11-11, 16:11
  5. UP de FAN para YES é viavel?
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 40
    Último Post: 26-01-10, 10:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •