Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2021
    Posts
    1

    Question Dúvida sobre manete de freio a disco dianteiro

    Boa noite. Recentemente resolvi dar uma revisada no freio dianteiro da minha Fan 160 2019... Efetuei as trocas das pastilhas, coloquei umas da Scud pois o preço das originais aqui na minha cidade é surreal.

    Limpei a pinça, os pistonetes, engraxei as guarnições com graxa de silicone e o pino guia das pastilhas com graxa cobreada e efetuei a troca do fluído de freio. O freio ficou bala, manete bem alto... Porém, notei que após alguns dias o manete veio a começar ficar baixo, meio que perdendo a pressão e quase encostando na manopla do guidão.

    Retirei a pinça, limpei novamente e conferi se as pastilhas estavam corretas, após isso montei novamente e o manete ficou alto como da primeira vez... Andei 6 dias com a moto e percebi que o manete veio a começar a ficar baixo novamente.

    Alguém sabe o que possa ser? Será que é o reparo do burrinho?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Citação Postado originalmente por FlpO Ver Post
    Boa noite. Recentemente resolvi dar uma revisada no freio dianteiro da minha Fan 160 2019... Efetuei as trocas das pastilhas, coloquei umas da Scud pois o preço das originais aqui na minha cidade é surreal.

    Limpei a pinça, os pistonetes, engraxei as guarnições com graxa de silicone e o pino guia das pastilhas com graxa cobreada e efetuei a troca do fluído de freio. O freio ficou bala, manete bem alto... Porém, notei que após alguns dias o manete veio a começar ficar baixo, meio que perdendo a pressão e quase encostando na manopla do guidão.

    Retirei a pinça, limpei novamente e conferi se as pastilhas estavam corretas, após isso montei novamente e o manete ficou alto como da primeira vez... Andei 6 dias com a moto e percebi que o manete veio a começar a ficar baixo novamente.

    Alguém sabe o que possa ser? Será que é o reparo do burrinho?
    Né ar no sistema não? Já troquei fluido de freio umas vezes f/traseira da Dunna e começava a injeção do DOT de baixo pra cima, com seringa e mangueira direto no respiro para o reservatório.

    Mês passado meu mecânico (já que ia trocar o Amortecedor) pedi e ele substituiu os fluidos DOT, e o freio dianteiro no começo quase encostava na manopla agora tá alto, longe da manopla, e firme. Eu só conheço o mecanismo do burrinho traseiro, da frontal num conheço nem sei se é igual.
    Última edição por ailton_azul; 26-10-21 às 22:16. Razão: treinar frenagem sempre

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Também vou no ar. Solta o parafuso de sangramento e vai bombando o freio e completando com o fluido até sair todo o ar. Gaste todo o vidro se precisar já que depois de aberto não presta guardar pra usar depois. Pra bombar vc abre o parafuso, aperta e mantém o freio, fecha o parafuso e solta o freio. Se soltar o freio com o parafuso aberto entra ar, aí quando esquenta cria uma bolsa que amortece o manete.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Localização
    João Pessoa - PB
    Posts
    114
    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    Também vou no ar. Solta o parafuso de sangramento e vai bombando o freio e completando com o fluido até sair todo o ar. Gaste todo o vidro se precisar já que depois de aberto não presta guardar pra usar depois. Pra bombar vc abre o parafuso, aperta e mantém o freio, fecha o parafuso e solta o freio. Se soltar o freio com o parafuso aberto entra ar, aí quando esquenta cria uma bolsa que amortece o manete.

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

    Boa noite, Jefferson.

    Tem embasamento pra falar isso que após aberto, não serve mais para um segundo uso, o fluído de freio?
    Alguma referência, nota de fabricante?

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Citação Postado originalmente por fellpz Ver Post
    Boa noite, Jefferson.

    Tem embasamento pra falar isso que após aberto, não serve mais para um segundo uso, o fluído de freio?
    Alguma referência, nota de fabricante?
    Bom, pesquisa aí no Google, mas já adiantando o que você vai encontrar.

    Após romper o lacre da embalagem ele não vai mais vedar perfeitamente, vai ser contaminado por umidade e, quando for usar esse fluido que ficou guardado por mais de um ano já contaminado por umidade, não vai mais prestar. Lembre-se que o fluido "atrai umidade". Tem um nome técnico que não lembro e são quase meia noite, sem vontade de pesquisar.

    A umidade no fluido faz gerar bolhas pois quando essa umidade evapora ela expande. Isso acontece com carros sem manutenção preventiva que ficam sem freio na serra já que o fluido aquece, ferve a água continda nele e evapora fazendo o pedal baixar porque estará cheio de “ar".

    Também, pelamor camarada, guardar meio frasco de fluido de freio por mais de um ano só pra economizar vintão!

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Citação Postado originalmente por JeffersonCGdS Ver Post
    Bom, pesquisa aí no Google, mas já adiantando o que você vai encontrar.

    Após romper o lacre da embalagem ele não vai mais vedar perfeitamente, vai ser contaminado por umidade e, quando for usar esse fluido que ficou guardado por mais de um ano já contaminado por umidade, não vai mais prestar. Lembre-se que o fluido "atrai umidade". Tem um nome técnico que não lembro e são quase meia noite, sem vontade de pesquisar.

    A umidade no fluido faz gerar bolhas pois quando essa umidade evapora ela expande. Isso acontece com carros sem manutenção preventiva que ficam sem freio na serra já que o fluido aquece, ferve a água continda nele e evapora fazendo o pedal baixar porque estará cheio de “ar".

    Também, pelamor camarada, guardar meio frasco de fluido de freio por mais de um ano só pra economizar vintão!

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
    Se me permite, o nome é higroscópico.

    Não troco fluido nem na moto, nem no carro bombeando, uso uma bomba de vácuo e um separador ( que fiz com um vidro de molho de tomate ). Ao bombear, o pedal ou a manete atinge um curso que não é habitual, pelo desgaste pode ter algum calo no cilindro que acabe danificando o retentor interno. Correto é trocar a cada 2 ou 3 anos.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

 

 

Tópicos Similares

  1. manete freio a disco dianteiro não volta....
    Por brunocg150sport no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 20-01-17, 21:13
  2. Dúvida sobre disco de freio
    Por emersonyamamoto no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 17-05-13, 14:55
  3. Duvida sobre reforma YBR + adaptação de freio a disco.
    Por Alan Ranieri no fórum Projetos de restauração e Reformas
    Respostas: 25
    Último Post: 16-09-10, 17:32
  4. Duvida sobre freio a disco e roda (aro dianteiro).
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 03-05-06, 08:12
  5. freio a disco dianteiro
    Por dvd no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 17-08-05, 17:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •