Bom, jaqueta de couro legítimo eu nunca tive (imaginem que mesmo ainda fazendo parte do MSM - movimento dos sem moto - achei no meu armário uma jaqueta sintética antigooooooooooona e cheirando a naftalina - que eu gostava de usar na adolescência, hehe - pena que engordei demais de lá pra cá e ela não me cabe mais | é tamanho 50 - acho que teria de ser no mínimo 52 ou 54 pra mim hoje ).

Como eu dizia, nunca tive jaqueta de couro ... mas já tive dois carros com banco de couro e estou no terceiro. No caso específico dos carros, recomenda-se fazer uma limpeza completa e hidratação no couro a cada seis meses para evitar que ele "rache" e fique descasquento. Só que banco de couro, ainda que pegue sol, fica meio que protegido, já que os vidros do carro (verdes ou com película) têm uma certa proteção contra raios UV. A jaqueta, não, ela fica exposta o tempo todo às intempéries enquanto se anda de moto.

Acredito que os cuidados com a jaqueta seriam os mesmos, só que feitos com mais freqüência... até mesmo porque é roupa, e a gente sua, e ninguém aguenta ficar um mês com uma roupa que usa suando todo dia sem fazer nem uma limpezinha ,ahahaha...

bom... tem um produto que uso nos meus sapatos, chama-se "mousse" para tratamento de couro (embora tenha esse nome e para os sapatos marrons ele seja marrom, não é de chocolate, hahaha). Comprei na loja FASCAR, em qualquer shopping de capital tem essa loja (aliás, sapatos ótimos, só compro lá, são caros mas duram pra caramba - acho que eles vendem jaquetas também). Eu uso esse produto (tem nas cores que você quiser, preto, marrom, branco) para revitalizar os sapatos, ele dá uma hidratada básica no couro e não fica lambrequento igual graxa de sapato... mas eu ainda acho que pra jaqueta não é uma boa, pois vc tem que passar e remover depois, dá trabalho. Mas tendo em vista que eles são especializados em produtos de couro, eles devem ter alguma alternativa interessante pra jaquetas.

bom... para as jaquetas, então, a sugestão é: "tom bom é tom bom........" (boa parte do fórum nem deve ter idade pra lembrar dessa propaganda com a denise fraga, hahahahahahaha, sei nem se esse produto ainda existe)

Só uma coisa: dica do "coureiro" que já fez os bancos de três carros meus: SILICONE NEM PENSAR!!! Resseca o couro.

[s]

Bira