O tanque da Cruise tem 14,5 litros no total, sendo cerca de 1,8 litros para a reserva. Eu sempre deixo o registro de combustível apontado para a posição "reserva", de modo que a moto utilize até a última gota de gasolina do tanque.
Quando eu saí do trabalho para voltar pra casa, eu sabia que meu combustível estava acabando, tinha menos de 1 litro no tanque, por isso eu já pretendia parar no primeiro posto que encontrasse e abastecer. Tinha pouca, mas ainda tinha gasolina, porque você balançava a moto e escutava aquele barulho típico de um líquido agitando-se.
Acontece que, por algum motivo, o motor não estava conseguindo usar direito esse resto de gasolina.
No final da tarde desta segunda, em plena ameaça de ataque do PCC, passei um sufoco com a Cruise na rua ! Era só eu parar que ela morria. E pra pegar era um sacrifício, tanto na chave quanto no pedal. Logo pensei na gasolina e balancei a moto pra ouvir o barulho. Ainda Tinha gasolina! Mas, no trajeto do trabalho até o posto, ela morreu umas 10 vezes. Demorei mais de meia hora pra percorrer um trecho de menos de 1 Kilometro.
O curioso é que, enquanto eu estava acerando forte, a moto não morria, mas quando eu tinha que parar (e eu tinha que parar toda hora, pois o trânsito estava infernal), quando eu acelerava pra sair, ela morria. Até na descida ela morria!
Consegui chegar no posto, coloquei 4 litros de gasolina e os problemas acabaram.
Será que isso é normal, será que fica um pouco de gasolina inutilizável no tanque, mesmo com o registro na posição reserva?
E por que o motor não morria enquanto eu estava acelerando, só morria nas retomadas?