Eu tbm dou uma repicada e reduso, mais quando eu quero fazer barulho ...ai eu venho rapido e reduzo tudo ...isso direto ...rs...rs...mais por enqto muita moto nao bixou nada nao ..r.s.r.s. .
Eu tbm dou uma repicada e reduso, mais quando eu quero fazer barulho ...ai eu venho rapido e reduzo tudo ...isso direto ...rs...rs...mais por enqto muita moto nao bixou nada nao ..r.s.r.s. .
Leandro Tunado
- Em fase de amaciamento do motor
- Passar marcha pra que? Bota pra derreter !!!!!!!
- Retrovisores reduzidos
- Praca empenada
Faz como o Guido falou, vai reduzindo em conjunto freios, 70% o diant. 30% o tras. e marchas. E Fala pro meXânico que te aconselhou a segurar a embreagem que ele nunca pilote uma moto, porque é um perigo para ele e para os outros. Nem leva a moto mais lá pq não ententede XONGAS de moto.
B R A Ç Ã O!!!
Última edição por coreanas; 17-03-13 às 13:19.
ao mesmo tempo
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Depende coreanas, se for numa frenagem de emergência é legal que se segure a embreagem para a roda não travar e o motor não apagar e sair prejudicando a caixa de marchas, numa frenagem de emergencia tem q usar uns 70/80% do freio dianteiro + 30/20% do freio traseiro + segurar embreagem pro motor não apagar.
Agora quando for uma frenagem normal tipo akelas pra poder passar numa lombada e talz não é necessário segurar a embreagem, só ir reduzindo e dando "punta tacos" no acelerador pra manter o giro na mesma faixa entre uma redução e outra pra não prejudicar a caixa de marcha, e usar o freio nessa mesma proporção, só que com menos intensidade...
O cara está falando de frenagem rotineira. E mesmo nas frenagens de emergência é quando vc tem mais que usar o câmbio junto, pq para mais rápido, mas te entendo: É quando vc vem em 5ª na manha e passa um cachorro ou vem um buraco e vc tem que grudar no freio e embrear para motor não morrer, nem dá tempo de reduzir. Quanto ao pseudo punta-tacco vc está certo, tem que dar uma aumentadinha no giro pra não dar tranco, quando possível.
Reitero minha posição: Esse mexânico é um perigo para ele e para os outros. Como profissional tem obrigação de saber fazer o certo.
Minha sequencia de freagem é a seguinte:
1- redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco;
2- acionar o freio traseiro levemente.
3- se necessário aciono o freio dianteiro em conjunto com o traseiro, porem ao contrario de que muitos dizem não ponho mais força no dianteiro do que no traseiro. Como ja aconteceu comigo ao acionar o freio dianteiro com maior força todo peso da moto é deslocado para roda dianteira fazendo com que a roda deslize e dependendo da situação a moto escorrega o piloto acaba perdendo a direção ( principalmente em dias chuvosos).
4- para "parada" ai sim após diminuir consideravelmente a velocidade aciono o freio dianteiro com maior força e sempre reduzo as machas parando sempre entre primeira e segunda, ao parar sempre continuo segurando o freio traseiro e por isso desso com o pé de apoio esquerdo coisa que poucos fazem. Isso se aplica assim como ensinado e devidamente obrigatório na prova do "detran" pq quando seguramos a moto somente com o freio dianteiro quando parada em terrenos decline-os (mias me subidas) a moto tende a escorregar (podem fazer o teste, parem em uma ladeira e segurem somente o freio dianteiro a moto escorregara o pneu dianteiro e a moto descera de ré, algo que se estiver próximo a outro veiculo pode causar uma leve batida).
obs. a frenagem com auxilio de cambio ajuda muito porem realmente causa o desgaste do conjunto de relação. A utilização da mesma também exige uma maior afinidade com a moto, principalmente com embreagem para não dar trancos ou travar a roda traseira.
É verdade parceiro, esses meXanicos dando estes conselhos só serve para quando o cara cair de moto "que Deus nos livre de todo mal..." pois estava usando somente os freios na "banguela", retornar com ele pra fazer mais "seLviços" pra consertar a moto.
Além de desgastar as pastilhas e lonas de freitos prematuramente, superaquece o sistema que pode não funcionar direito diminuindo o tempo de frenagem e aumentando a distancia percorrida para parar a moto. Flw...
Não concordo com essa história que manter a embreagem apertada causa desgaste da mesma. Se quando acontece isso os discos se separam uns dos outros, o que vai se desgastar? Só a parte de acionamento mesmo, mas isso vai gastar do mesmo jeito se tu apertar a embreagem e soltar ou se apertar e manter apertada. A única coisa que pode se ''desgastar'' mesmo é a pressão das molas, nada mais.
off: alguem se deu conta da data desse tópico? Desenterraram legallll!!!!!!!
ERRADÍSSIMO! O correto é usar imediatamente os dois freios e ir modulando a proporção, geramente mais para a frente, em conjunto com a redução de marchas sempre. Se transfere mais para tras a frenagem quanto menor for a aderência, como lama ou chuva. Freio não é "tudo ou nada" tem que modular o traseiro e o dianterio, como o acelerador.Minha sequencia de freagem é a seguinte:
1- redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco;
2- acionar o freio traseiro levemente.
3- se necessário aciono o freio dianteiro em conjunto com o traseiro, porem ao contrario de que muitos dizem não ponho mais força no dianteiro do que no traseiro. Como ja aconteceu comigo ao acionar o freio dianteiro com maior força todo peso da moto é deslocado para roda dianteira fazendo com que a roda deslize e dependendo da situação a moto escorrega o piloto acaba perdendo a direção ( principalmente em dias chuvosos).
4- para "parada" ai sim após diminuir consideravelmente a velocidade aciono o freio dianteiro com maior força e sempre reduzo as machas parando sempre entre primeira e segunda, ao parar sempre continuo segurando o freio traseiro e por isso desso com o pé de apoio esquerdo coisa que poucos fazem. Isso se aplica assim como ensinado e devidamente obrigatório na prova do "detran" pq quando seguramos a moto somente com o freio dianteiro quando parada em terrenos decline-os (mias me subidas) a moto tende a escorregar (podem fazer o teste, parem em uma ladeira e segurem somente o freio dianteiro a moto escorregara o pneu dianteiro e a moto descera de ré, algo que se estiver próximo a outro veiculo pode causar uma leve batida).
obs. a frenagem com auxilio de cambio ajuda muito porem realmente causa o desgaste do conjunto de relação. A utilização da mesma também exige uma maior afinidade com a moto, principalmente com embreagem para não dar trancos ou travar a roda traseira.
E tem sempre que reduzir sim, o desgaste de ralação é desprezível e a segurança da frenagem muito maior, economia burra. Arrancar desgasta muito mais a relação.
As únicas partes certas é já deixar em ponto morto com a moto quase parada e continuar com o pé no freio, apoiando com o pé esquerdo no chão ao parar e redução de macha com elevação do giro antes de descer a macha para não dar tranco.
Exame do Detran só induz a sermos maus motoristas/motociclistas, tanto que ensina a freiar só com o traseiro, um perigo enorme reconhecido por qualquer bom motociclista. Marketing governamental, e só. Palavra de quem pilota diaria e intensamente a 40 anos com apenas alguns poucos pequenos acidentes.
Última edição por coreanas; 17-03-13 às 17:15.
Quando quero reduzir eu aperto a embreagem, acelero suavemente, troco de marcha, solto a embreagem e assim sucessivamente até a 1ª marcha, isso pra fazer uma redução suave e não dar tranco. Ao passo que vou reduzindo, eu mantenho dois dedos apertando o manete de freio enquanto dou toques de leve no acelerador entre cada troca de marcha. Tudo isso tem que ser feito de forma rápida e coordenada. A princípio pode parecer confuso e difícil, mas depois de alguma prática passa a ser automático.
Última edição por marchetti87; 18-03-13 às 00:31.
Exato! E aí nem desgasta a relação.
Eu vou reduzindo automáticamente, nem penso, é mecânico. As rotações entram coordenadas com a velocidade de tal forma que a redução parece um CVT, sem tranco pra mais ou pra menos. E a modulação entre o manete dianteiro e o pedal traseiro da mesma forma, automático, "sentindo" a aderência traseira e dianteira para não derrapar. Como um ABS humano, é assim que se deve frear. Parece difícil, mas é só não ter preguiça de sentir a moto e fazer a coisa certa.
Última edição por coreanas; 18-03-13 às 01:07.
o topico da volta dos mortos vivos entao....
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o topico da volta dos mortos vivos entao....
Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.
Pelo nível do equívocos é sempre bom discutir de novo. São vidas que dependem dessas atitudes.