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Resultados 46 a 49 de 49

Tópico: Como reduzir?

  1. #46
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
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    Frenagem e redução de velocidade vão bem além de uma formula especifica. Existem situações que vai se aplicar a regra do 70/30 ou então que se vai utilizar somente o freio traseiro... explico

    No trafego, existem duas situações: A Frenagem normal e a de emergência.

    Na normal, caso o motociclista esteja antenado e veja que terá que parar lá na frente, basta desacelerar a moto e deixar que ela vá perdendo velocidade, bastando deixar correr (em 2T a moto exige mais dos freios).

    Outra situação: Engarupado, em baixa velocidade, se usa bem mais o freio traseiro (nesse caso, alivia a transferência de peso da garupa pra cima do piloto). Em motos Custom tb a frenagem é um pouco mais forçada na traseira do em modelos convencionais (Custom tem muito peso suspenso na roda de trás).

    Frenagem de emergência é diferente: Se começa frenando pela traseira e depois se usa os freio dianteiro. Ao mesmo tempo se pressiona o tanque com as pernas. Tudo isso pra não sobrecarregar a suspensão dianteira. Depois se concentra a frenagem na frente, e tendo o cuidado para corrigir a derrapadinha da traseira que possa vir a surgir (Na frente ocorre, mas é um pouco mais difícil, mas pode acontecer)...

    Ensinar frenagem em poucas palavras é meio inviável, mas ficam as dicas.

    ADENDO SOBRE MOTONETAS (BIZ, CRIPTON, ETC): Em motonetas, existem condições específicas. A redução de marcha em motos como a Biz, tem que ser suave. Eu frequentemente vejo gente levando "tranquinho" nas reduções, simplesmente porque tiram o pé de vez... o esquema é dar a redução e ir tirando o pé (calcanhar) lentamente, sentindo a embreagem centrifuga colando aos poucos... a aceleradinha durante a redução não é obrigatória, mas nesse caso ajuda... e obviamente, como a moto não tem tanque no meio das pernas, precisa-se usar ainda mais o freio traseiro, equilibrando a frenagem... outra dica é para sempre tomar MUITO CUIDADO COM AQUELA AREIA OU BRITA QUE ACUMULA NO CANTO DAS ESQUINAS... se a traseira resvalar como a moto não tem manete de embreagem (não dá pra cortar a rotação numa derrapada), é chão quase certo...
    Última edição por DOUGLAS 00; 18-03-13 às 14:10.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  2. #47
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
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    Concordo Douglas00, ótimas dicas.

    Ensinar não dá, mas dicas são importantes, como uma vez, aqui no fórum mesmo em que o usuário usava só o freio traseiro porque o incompetente do instrutor da Auto Escola ensinou assim, ensinamos certo, até vc participou, e ele está mais feliz e seguro. Pra isso existe o fórum e por isso postei tanto neste tópico: Rodo intensamente e vejo cada barbaridade que dá medo, coisas que com conselhos simples seriam evitados. Hoje mesmo morreu um motociclista em Itajaí-SC por freiar só com o traseiro.

    Porém nada substitui a sensibilidade, o bom senso e o problema é esse: há 40 anos aprendí tudo o que eu sei por conta própria, ninguém me ensinou, de Mobilete a caminhões e tratores. Hoje em dia os motociclistas não sabem nem freiar. Pô, é só usar o bom senso, como em tudo. Esses polítcamente corretos do inferno e suas regras pra tudo tiraram isso das pessoas: A capacidade de pensar.
    Última edição por coreanas; 18-03-13 às 12:41.

  3. #48
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
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    33
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    técnica basica, na hora que o pneu travar quer dizer que passou do limite, mas descobre isso rapido antes que num dê mais pra pegar a moto e vc ir pro chão kkk

    Como o tempo e o vento...

  4. #49
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
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    64
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    1.272
    Vc sente o pneu perdendo aderência muito antes de derrapar. É só prestar um mínimo de atenção, daí vc modula redução ou não para uma marcha menor, freio traseiro e freio dianteiro. E até mesmo soltar todo o freio no caso de emergência, como areia na pista e voltar a freiar mais adiante.
    Última edição por coreanas; 18-03-13 às 16:35.

 

 

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