Frenagem e redução de velocidade vão bem além de uma formula especifica. Existem situações que vai se aplicar a regra do 70/30 ou então que se vai utilizar somente o freio traseiro... explico
No trafego, existem duas situações: A Frenagem normal e a de emergência.
Na normal, caso o motociclista esteja antenado e veja que terá que parar lá na frente, basta desacelerar a moto e deixar que ela vá perdendo velocidade, bastando deixar correr (em 2T a moto exige mais dos freios).
Outra situação: Engarupado, em baixa velocidade, se usa bem mais o freio traseiro (nesse caso, alivia a transferência de peso da garupa pra cima do piloto). Em motos Custom tb a frenagem é um pouco mais forçada na traseira do em modelos convencionais (Custom tem muito peso suspenso na roda de trás).
Frenagem de emergência é diferente: Se começa frenando pela traseira e depois se usa os freio dianteiro. Ao mesmo tempo se pressiona o tanque com as pernas. Tudo isso pra não sobrecarregar a suspensão dianteira. Depois se concentra a frenagem na frente, e tendo o cuidado para corrigir a derrapadinha da traseira que possa vir a surgir (Na frente ocorre, mas é um pouco mais difícil, mas pode acontecer)...
Ensinar frenagem em poucas palavras é meio inviável, mas ficam as dicas.
ADENDO SOBRE MOTONETAS (BIZ, CRIPTON, ETC): Em motonetas, existem condições específicas. A redução de marcha em motos como a Biz, tem que ser suave. Eu frequentemente vejo gente levando "tranquinho" nas reduções, simplesmente porque tiram o pé de vez... o esquema é dar a redução e ir tirando o pé (calcanhar) lentamente, sentindo a embreagem centrifuga colando aos poucos... a aceleradinha durante a redução não é obrigatória, mas nesse caso ajuda... e obviamente, como a moto não tem tanque no meio das pernas, precisa-se usar ainda mais o freio traseiro, equilibrando a frenagem... outra dica é para sempre tomar MUITO CUIDADO COM AQUELA AREIA OU BRITA QUE ACUMULA NO CANTO DAS ESQUINAS... se a traseira resvalar como a moto não tem manete de embreagem (não dá pra cortar a rotação numa derrapada), é chão quase certo...