Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 44

Tópico: Moto-escola

Hybrid View

  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Hoje completei as 15 aulas exigidas por lei. Como o exame é sábado, peguei umas aulinhas extras até sexta pra não perder a prática.

    Aprendi o básico sobre andar de moto... como fazer ela sair do lugar e como fazer ziguezague em cone, fazer 8, andar em caixa de brita e costela de vaca... e só... :P

    Fiquei com uma má impressão, não da auto-escola (já que o trabalho dela é de acordo com o que a lei exige), mas das exigências da lei brasileira. Como todos nós aqui sabemos, motos são veículos muito mais perigosos que automóveis: o condutor está o tempo todo exposto e o pára-choques é a cara do piloto.

    Além disso, existe a questão do desrespeito dos motoristas aos motociclistas (não estou generalizando, até mesmo porque estou ciente que o inverso também acontece, e muito), que tornam o motociclista um ser muito mais vulnerável do que se imagina ao trafegar com sua motocicleta em vias públicas.

    Ainda assim, itens que são sempre cobrados em exames de direção para automóveis são relegados a segundo plano nas moto-escolas (na verdade nem são cobrados no exame).

    O exame, ridiculamente, é feito apenas em primeira marcha. A única coisa que o pretendente a motociclista precisa saber é como engatar a primeira marcha. Nem precisa saber como colocar a moto de volta no neutro, pois isso não é cobrado... que dirá mudanças de marcha em movimento, passando para segunda e terceira?

    Outro item de segurança negligenciado pela legislação é a regulagem dos retrovisores. Ora, até pra quem anda de carro é obrigatório no exame... a primeira coisa que o candidato deve fazer antes de dar a partida no carro é ajustar os bancos (não se aplica na moto) e os retrovisores. No exame de moto, sabe-se lá por quê, isso não é cobrado... Detalhe que dirijo há 10 anos, e percebi por conta própria que, devido às menores dimensões (tanto do veículo como dos espelhos), é bem mais difícil achar um ângulo certo de espelho na moto, minimizando os pontos cegos, do que em um carro... sem contar que em um carro, embora não seja prática recomendável, um motorista pode em alguns casos dar uma viradinha na cabeça (e um pouco do tronco) pra olhar pra trás... se o cara faz isso numa moto, é tombo quase na certa, pois desequilibra a moto.

    Por fim, um item básico de segurança também negligenciado no exame: uso do freio dianteiro. Os instrutores de moto-escolas falam pra usar só o freio traseiro, sempre. Ora, no dia-a-dia, o motociclista vai passar por situações em que o freio traseiro sozinho não é suficiente e nem recomendável... porém, não são passadas noções sobre o uso do freio dianteiro da moto, em que situações usá-lo e como dosar a força entre os dois freios.

    As exigências do DETRAN apenas são: engate a primeira, ande em marcha lenta, faça oito, zigue-zague, dê uma passada na caixa de brita, na costela de vaca e na rampa, e pronto, você é um motociclista exemplar!!!! Se parar a moto depois do final do percurso e deixar ela morrer porque não colocou no neutro, não tem problema! VOCÊ JÁ PASSOU!

    Deve ser por isso que tem tanto acidente com "motoqueiro" por aí... as moto-escolas formam motoqueiros, e não motociclistas...

    Se não precisa passar marcha no exame nem fazer nada, melhor aplicá-lo com scooters automátifcas logo de uma vez...

    é apenas um desabafo...
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Moto-escola

    tbm passei por essa mesma indignação, eu nunca havia pilotado uma moto antes de tirar cartera, depois q eu peguei ela eu tinha consiencia q eu nao sabia nada, q eu num tinha condicao nem de da um volta no quarteirao ja q eu nem fazia ideia de como passar marche, nem o tempo nem nda! sorte q tenho um primo com moto e tals e me ajudo um poco, aki no bairro depois q vc tira a cartera, vc pode fazer aulas de rua de moto justamente pra aprender a andar de moto
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    47
    Posts
    78

    Moto-escola

    Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

    Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

    Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

    Acabei descobrindo (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...
    Franco Garibaldi

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por fgaribaldi
    Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

    Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

    Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

    Acabei descobrindo (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...
    huahuahuahua mas isso tem uma explicação... o cara compra a moto automática pelo conforto... pra tirar carteira de carro também se tira em carro mecânico... apesar disso dez anos depois comprei um carro automático pra mim.

    o que eu não entendo é: se no exame o cara não precisa aprender a passar marcha, porque usar motos comuns? não era melhor usar logo scooters de uma vez?

    mas a burgman é show... ainda tô em dúvida entre ela e a intruder 125 (são dois estilos completamente diferentes). Pena que não tem prata e azul... não gosto de moto preta (é muito invisível no trânsito, apesar de bonitinha) e a amarela é meio cheguei (achei bonita na concessionária e até quis uma, mas depois que vi um cara do meu tamanho andando em uma amarelinha achei ridículo, a amarelinha parece brinquedo e reforça a impressão do "urso de circo andando de moto"), só sobra a vermelha... Aliás show mesmo é a "hamburger man" (é a burg 400, quem deu esse nome foi um brother meu, que disse que a deu esse nome de hamburger man porque é scooter pra gordo, huauhauhahu... e que seria a ideal pra mim.. ah se eu tivesse essa grana toda pra botar numa moto viu...)
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    São Paulo
    Posts
    796

    Moto-escola

    esse exame do Detran é uma piada!


    "Minha senhora, o trabalho nunca é ruim, o ruim é ter que trabalhar"
    (Seu madruga)

  6. #6
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    47
    Posts
    78

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por ubiratamuniz
    Citação Postado originalmente por fgaribaldi
    Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

    Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

    Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

    Acabei descobrindo (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...
    huahuahuahua mas isso tem uma explicação... o cara compra a moto automática pelo conforto... pra tirar carteira de carro também se tira em carro mecânico... apesar disso dez anos depois comprei um carro automático pra mim.

    o que eu não entendo é: se no exame o cara não precisa aprender a passar marcha, porque usar motos comuns? não era melhor usar logo scooters de uma vez?

    mas a burgman é show... ainda tô em dúvida entre ela e a intruder 125 (são dois estilos completamente diferentes). Pena que não tem prata e azul... não gosto de moto preta (é muito invisível no trânsito, apesar de bonitinha) e a amarela é meio cheguei (achei bonita na concessionária e até quis uma, mas depois que vi um cara do meu tamanho andando em uma amarelinha achei ridículo, a amarelinha parece brinquedo e reforça a impressão do "urso de circo andando de moto"), só sobra a vermelha... Aliás show mesmo é a "hamburger man" (é a burg 400, quem deu esse nome foi um brother meu, que disse que a deu esse nome de hamburger man porque é scooter pra gordo, huauhauhahu... e que seria a ideal pra mim.. ah se eu tivesse essa grana toda pra botar numa moto viu...)

    Pior que tô na mesma dúvida que tu quanto às motos, Bira... Tu chegou a subir nela? O que achou quanto à posição de dirigir? Tu é um cara grande também, por isso que te questiono sobre isso...
    Franco Garibaldi

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    cara... subir na moto parada não tem muito como saber se é confortável... só andando mesmo... mas assim.. são diferentes...

    cada uma ganha por um lado... eu acho o assento da intruder mais cômodo, principalmente para andar com garupa. Em contrapartida, as pernas ficam melhor posicionadas na burgman (posição sentada mais natural, na intruder e na yes você tem que ficar com a perna meio "pra trás" principalmente se tier 1,80 ou mais (eu tenho 1,80 e 120kg), sem contar que não precisa passar marcha (eu acho ideal pra quem tá começando).

    Outras scooters, sentei na Sundown Future... achei o assento dela bem mais confortável que os das outras duas (scooter burgman 125 e moto intruder) e tem rodas maiores que as da burgman (13" contra 10"), mas o motor dela é fraquinho (não andei, mas em números é bem mais fraco) e não boto muita fé na assistência técnica da sundown. Ela tem acabamento piorzinho também. Também vi uma da garini e detestei, achei o assento terrivelmente duro... é como se estivesse sentando em um banco de plástico duro de ônibus, e também achei ela feia pra cacete (é ideal para aborrecente que gosta de empetecar moto com acessório xuning, não precisa fazer nada, já vem até com rodinha vermelho-brega e escape-barulhento-coyote).

    Pesa contra a burgman o preço (R$ 1000,00 a mais que a intruder, se bem que no meu caso 1000 reais de diferença não é tanto assim, graças a Deus eu ganho bem e sou chefe aqui na minha seção, hehe) e as rodas menores (tem gente que diz que é lenda esse negócio de roda pequena e buraco: mas o carinha que me ofereceu a Majesty falou que sentiu bem a diferença de pancada quando trocou a kawasaki custom dele na majesty com rodinhas 13" - e é um cara que dirige motos desde antes de eu mesmo nascer... confio na experiência dele - apesar disso ele ficou fã dos scooters e comprou uma burg400).

    Pelo menos hoje as scooters estão começando a perder o estigma de "moto de menininha" ou de "moto de adolescente" e o pessoal tá começando a perder o preconceito... isso é bom... tô vendo bastante burg's e future's nas ruas aqui em brasília (400 eu nunca vi na rua, mas pelo menos agora conheço um cara que tem uma, hehe). Talvez quando eu resolver trocar a minha (que ainda nem comprei) nem vá ter tanta dificuldade pra vender. Não vou dizer que uma scooter é só vantagens (tem suas desvantagens), mas mesmo assim as vantagens das scooters são bem atraentes.

    Não tem jeito, o melhor é com a carteira na mão ir na loja e fazer o test-drive pra ver qual você gosta mais.

    [s]

    Bira
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Maceió-AL
    Posts
    101

    Moto-escola

    O freio dianteiro usa-se em conjunto com o trazeiro apertando na mesma itensidade.
    [img width=173 height=130]http://i727.photobucket.com/albums/ww274/nelsonsalles/PICT0013.jpg[/img]

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    47
    Posts
    78

    Moto-escola

    É, o melhor acaba sendo isso mesmo. Ainda bem que a minha fase de querer comprar a moto a todo custo antes de ter a carteira passou. Sei lá, hoje vejo que poderia ter feito uma cagada por ser apressado e perder tempo de avaliar bem todos esses pontos, uma vez que, mesmo sendo mais barato que um carro, é um investimento.

    Abraço,
    Franco Garibaldi

  10. #10
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Salvador - BA
    Posts
    60

    Moto-escola

    pelo que to vendo, o exame é diferente nos estados.
    Aqui tem que usar a segunda sim.

    Tem os cones, o OITO,, e um labirinto depois.
    Tem que fazer o oito na segunda, e labirinto na primeira, tem que colocar seta e tudo.
    logo testa a passagem pra segunda, e a redução pra primeira.

    Da maneira que é hj, ja tem muita gente perdendo imagine de fosse mais rigoroso, concordo que nao dá pra deixar um piloto pronto de maneira nenhuma, mas é o basico do basico mesmo.
    eu nao sabia andar nada nada , peguei a auto escola, passei de primeira, comprei uma fazer e to rodando na boa, mas manhas. Acho que com minah moto hj eu nao passaria no teste. Ela é maior, a ybr é miudinha.

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por Salles
    O freio dianteiro usa-se em conjunto com o trazeiro apertando na mesma itensidade.
    sim, mas por que não ensinam isso nas moto-escolas? é fundamental!!!
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Maceió-AL
    Posts
    101

    Moto-escola


    sim, mas por que não ensinam isso nas moto-escolas? é fundamental!!!
    Isso é falta de profissionalismo de alguns instrutores mesmo. O exame é uma bosta mesmo, mas nada que se faça será igual ao dia a dia, pasar marcha não quer dizer muita coisa na minha opinião.
    [img width=173 height=130]http://i727.photobucket.com/albums/ww274/nelsonsalles/PICT0013.jpg[/img]

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Agudos/SP
    Idade
    41
    Posts
    1.099

    Moto-escola

    não, TAH TUDO ERRADO...

    no caso aih, os instrutores ensinam os alunos a andar de moto, ensinam como troca de marcha e freia na primeira aula. na segunda aula jah leva o aluno para o percurso.... e aih, eles ensinam somente o basico para o aluno passar no exame, a pratica de pilotagem a pessoa vai adquirindo aos poucos no seu dia a dia... eh impossivel o instrutor ensinar tudo o que se pode acontecer na pilotagem de uma moto.....

  14. #14
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Moto-escola

    no meu tempo não tinha moto-escola

    tinha que passar marcha (não lenbro até qual era) na frente do inspetor(isso mesmo era inspetor de polícia)

    tinha que acelerar até uns 40 ou 50 km e depois frear até arrastar pneu ficar freando até moto quase parar, não podia deixar a moto derrapar nem por o pé no chão

    tinha que fazer um zigue-zague sem cone, mas o inspetor dizia como ele queria

    tem mais algumas coisas mas o mais importante era isso
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Mogi das Cruzes-SP
    Posts
    479

    Moto-escola

    Parece que de estadopara estado o exame é um pouco diferente. Aquí em São Paulo, o examinador marca na papeleta os seguintes ítens:

    I - FALTAS ELIMINATÓRIAS
    a - iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça
    b - deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso
    c - interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento
    d - derrubar cones de balizamento durante a prova
    e - cair do veículo durante a prova
    f - não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma
    g - fazer o percurso com o farol apagado

    II - FALTAS GRAVES (3 pontos)
    a - não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta
    b - abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los
    c - invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare

    III - FALTAS MÉDIAS (2 pontos)
    a - utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motociclista
    b - utilizar incorretamente os equipamentos do veículo
    c - não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso

    IV - FALTAS LEVES (1 ponto)
    a - colocar o motor em funcionamento quando já engrenado
    b - dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo
    c - engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta
    d - deixar de regular os espelhos retrovisores

    O candidato para ser aprovado pode perder até 3 pontos.
    O meu instrutor era motociclista de um MC daquí, mais de 20 anos de estrada, por isso me deu boas dicas, bem diferente de outros instrutores que existem por aí.

 

 

Tópicos Similares

  1. Escola de Craques!
    Por mmoura no fórum Videos
    Respostas: 7
    Último Post: 29-04-11, 22:04
  2. Auto Escola
    Por AiltonRodrygo no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-01-11, 19:12
  3. Meu 1º treino na moto escola.
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 26-08-10, 22:16
  4. Indicação Moto Escola Zona Norte de São Paulo
    Por lepalomo no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 20-05-10, 16:27
  5. Escola de manobras
    Por heberl no fórum Manobras
    Respostas: 0
    Último Post: 18-09-06, 11:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •