Fala galera,

resolvi abrir esse tópico já que é um assunto que já rolou em discussões "pessoalmente" com alguns motociclistas "macaco véio" que conheço.

Os mais "novatos" não pensam muito assim, mas os mais "experientes" (digo aqueles que andam de moto há mais de 20 anos) tendem a defender o uso de motos trail como primeira moto.

Os argumentos são que na moto trail você "pega as manhas" mais facilmente, por:

1 - ela ter mais mobilidade e agilidade ;
2 - curso de suspensão elevado deixa ela menos dura que uma custom por exemplo ;
3 - facilidade de "ficar de pé" para aprender a enfrentar buracos e imperfeições no piso (coisa raríssima aqui no Brasil, hehehehehehe), bem como subir em guias se necessário (é relacionado ao item 2);
4 - são motos geralmente bem comerciais e fáceis de passar pra frente com pouca perda de tempo e dinheiro na hora de trocar pela moto "do seu estilo" ;
5 - geralmente é bem fácil achar uma trail seminova ou mesmo usada em bom estado, pois têm suspensão dimensionada para aguentar tranco e paulada mas a maioria nunca vê lama na vida (igual a "jipe de shopping") - a usada tem a vantagem da desvalorização quase zero ;

tendo em vista que eu realmente não sou fã do estilo trail, mas considerei os argumentos dos meus amigos bem válidos (lembrando que ambos partiram de motociclistas com mais de 20 anos de experiência, sendo que cada um tem seu "estilo" - que não é o trail - e usa a trail no dia-a-dia tendo outra moto - um uma Boulevard e outro uma CBR - para o lazer)... gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dessa recomendação que é praxe entre os mais "antigos".

nesse caso começo a considerar uma trail seminova para "iniciar"... sei que são raras, mas de repente dá pra encarar uma xlx 350R 88 ou 89 em bom estado (se achar né, são raras mas existem), que vale comercialmente em torno de 3000 e 3500 e é "pau pra toda obra"... o problema é que quem tem geralmente não vende.

[s]