Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Curitiba - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    665

    Duvidas sobre o freio motor...

    Pessoal, como entrei de ferias na faculdade, só tenho aula agora na quinta feira, pizzaria na sexta e aula novamente somente dia 24 de julho...

    Fui no Bairro alto aqui em curitiba (subida e decida, subida e decida...)

    Dae peguei uma pequena decidinha com um amigo meu peso pesado, ele ta pesando 92 kg, eu mais uns 70kg e mais um play 2 nas costas...

    Numa decida bem forte mesmo tava a uns 45 km por hora em 3º marcha, dae fui descer no freio motor, joguei 2º e deixei a motinho descer, ela não passou de 40 km, mas a bichinha chegou a berra praticamente, a descida deveria ter uns 300 metros...

    Depois coloquei a mão no motor o bicho tinha triplicado a temperatura...

    Ae tenho umas duvidas e gostaria de saber ao certo, mais ou menos, como funcionar o freio motor, ele força muito o motor, mais do que se tivesse esticando a 2º marcha, até o cdi cortar o giro, ele trabalha no sentido contrario, já que a moto quer andar e o motor segura ao maximo, também gasta muita gasolina?

    Ou pode fazer isso sempre que é tranquilo e não tem perigo de danificar o motor nem nada?

    Ou se costuma força muito o motor fazendo isso?

    A amizade é uma força permanente, não se compra e nem
    se vende... não se ensina nem se aprende nasce e morre com agente.

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    O freio motor funciona pela força que o motor tem que fazer pra vencer a compressão...

    Por isso que:

    Motor 2 tempos praticamente não tem -> compressão baixa
    Motor 4 tempos tem -> compressão intermediária
    Motor diesel tem fodástico -> compressão alta, em torno de 18:1 ou 19:1

    O motor esquenta por trabalhar com mistura pobre...

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Brasilia
    Posts
    52

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    boa explicação.. mistura pobre pq ta sendo liberado poco combustivel.. mas outra duvida... em certo esportes, tipo supermotos, si reduzi 2 ate 3 marchas seguidas, chegando ao ponto de travar a rodo somente com a reduzida... o que isso traz de dano a moto? motor? relação?

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    Não trás muitos danos, aliás menos até que os normais de aceleração, pois numa aceleração a solicitação é maior...

    Pra relação não tem dano nenhum e pro motor tb não, tirando o momento de aquecimento, mas como está sem carga não tem grande problema...

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    57
    Posts
    1.596

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    é a maneira correta de reduzir velocidade, usar o freio motor e depois o freio.
    O Diabo não é sábio porque é Diabo... O Diabo é sábio porque é Velho! (Provérbio Espanhol)

    A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, e é preciso respeitá-la e pronto!

    Vida é uma doença sexualmente transmissível, com um período de incubação de 9 meses e 100% de mortalidade!

  6. #6
    Motociclista Avatar de Rubinho
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Sarzedo - MG
    Idade
    42
    Posts
    1.176

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    O freio motor pode e deve ser utilizado, mas com bom senso. Assim como andar em alta rotação diminui a vida útil, utilizar o freio motor exageradamente tambem não é legal, força da mesma maneira. O ideal é conjugar freio motor e freio mecânico para que ambos trabalhem sem forçar demais e sem um desgaste prematuro.
    Abraço!

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    PR-Curitiba bairro alto
    Idade
    40
    Posts
    735

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    ow Bronislaw eu moro no Bairro Alto essa história de play2 levando aí bom deixe queto quando for pro bairro denovo manda uma mp e nos encontramos no pinheirão num domingo lá é manobra e wheeling o dia inteiro valewwwwwwwwwww!!!!!!!

    várias motos varias alegrias... todas tem um lugar especial.

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Curitiba - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    665

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    Citação Postado originalmente por loucura Ver Post
    ow Bronislaw eu moro no Bairro Alto essa história de play2 levando aí bom deixe queto quando for pro bairro denovo manda uma mp e nos encontramos no pinheirão num domingo lá é manobra e wheeling o dia inteiro valewwwwwwwwwww!!!!!!!
    É esse meu amigo me falou que tem isso la no pinheirão mesmo, eu comentei com ele que queria aprender a empinar, ae ele me falou que ali no pinheirão tem os caras fazendo manobras direto, ae ele me falou para ir ver os caras fazer as manobras para pegar as manhas mais ou menos...

    Nesse final de semana vou viajar, mas no proximo eu te mando a mensagem e a gente se encontra la, só que naõ sei fazer manobra nenhuma, vou só pra ver

    Mas eu te mando a mp sim.

    A amizade é uma força permanente, não se compra e nem
    se vende... não se ensina nem se aprende nasce e morre com agente.

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Na Estrada!
    Idade
    42
    Posts
    399

    Re: Duvidas sobre o freio motor...

    Bonislaw, o freio motor é importante....deve ser usado sempre que possivel, mas sempre para ajudar o freio mecanico.
    Pelo que vc descreveu em seu posto, vc usou somente o freio-motor, ou pouquissimo o freio mecanico. QUando vc esta reduzindo, o giro sobe mesmo, mas não chega a subir tanto assim a ponto de cortar o giro....nem pode fazer isso! Isso sim é prejudicial ao motor.

    Citando ainda o problema apontado pelo Crypton, os trancos em excesso, podem danificar a relação, pois a corrente sofrerá uma tensão de maneira muito bruta, o que pode ocasionar um desgaste prematuro da peça.

    Voltando ao freio-motor, ele não gira ao contrário, (pois vc estará numa marcha "a baixo") e por isso, o giro sobe. Como disse, apenas não abuse no alto giro...ele vai auxiliar os outros freios da moto, fazendo com que vc consiga parar num menor espaço.

    Usando com moderação ( sem esses excessos que eu disse) não há problema algum, pelo contrário, só beneficios.

    PS: Seu motor esquentou muuito pq vc forçou a redução, andando em alto giro... é a mesma coisa que se vc segurasse a moto acelerada em neutro.


    Abraizzz

    []'s
    Eddy
    Eddy - A.S.S.A.

    "O Caráter um homem não se mede em cilindradas"

    E MOTOQUEIRO É A **** QUE TE PARIU!!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Duvidas sobre motor aparentemente fumando...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 28-03-09, 19:39
  2. Duvidas sobre um pequeno vazamento de oleo no motor...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 16-02-09, 23:34
  3. Dúvidas sobre motor e câmbio - Motor CG Today
    Por phantom_biker no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 05-02-07, 17:26
  4. Ajuda e duvidas sobre o freio dianteiro...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 17-05-06, 08:05
  5. Duvidas sobre amaciar motor
    Por crazykid no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 24-11-05, 23:23

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •