Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 50
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877

    Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Pois é gurizada, estou pensando faz tempo nisto: depois de várias motos pequenas no curriculum, hoje eu me considero um cara de saco cheio da lambuzeira de corrente/coroa/pinhão, e não aguento mais ficar trocando marchas no trânsito urbano.

    Velhice chegando? Preguiça, talvez? Não, se eu me considerasse velho ou preguiçoso, provavelmente não estaria mais andando de moto, coisa que vários colegas e amigos meus já fizeram. Eu apenas quero curtir a pilotagem em duas rodas com mordomias como câmbio automático e ausência de manutenção e limpeza de relação secundária.

    Então, fiquei esperando que aparecesse um Burgman 125 na loja Suzuki para testar. E neste sábado eu consegui.
    E já posso adiantar: aprovado! Eu diria mais: surpreendente!

    Fiz um bom test drive do Burgman 125, em asfalto bom, asfalto ruim, buracos, ruas de paralelepípedo, trânsito movimentado, e até um trechinho curto de estrada. Estava sozinho, o que acho altamente recomendável para um scooter ou moto 125: veículo de transporte individual, com eventuais caronas.

    Macio, confortável, silencioso, motor valente, partida elétrica/pedal, freio a disco, bonitos e muito eficientes pneus sem câmara, ótimo acabamento na parafernália plástica (nenhum ruído, bateção, etc.), comandos de punho muito bons, pisca de retorno semi-automático (coisa comum hoje em dia mas que falta na Trudi 125), lampejador de farol, trava muito prática e inteligente do banco, banco confortável, espaçoso e anatômico, e isso tudo num veículo bem estiloso, e que apesar de ser do tipo "Só acelerar", não tira o prazer de pilotar em duas rodas, pelo contrário, o motor/câmbio sem vibrações e o silêncio da tocada firme que ele tem, passam uma agradável sensação de estar de bem com a vida, principalmente se acima do capacete tiver sol e céu azul.

    O tamanho da rodinha dele (10 pol.) pode assustar só de olhar, mas andando, o Burgman tem tanta estabilidade que a primeira coisa que a gente esquece é que está num veículo com rodas pequenas. Fiz um trajeto que faço quase diariamente a caminho do centro da cidade, fiquei impressionado com a valentia e o conforto com que o Burg enfrentou a mesma buraqueira por onde passo com a minha Intruder 125. E isso que eu fazia pontaria justamente nos buracos, só para testar o dito cujo. }-) Pensei comigo mesmo: vou tocar esse trumbico direto nos buracos, tenho que ter certeza se ele é bom nisso ou não.

    E como é bom!, as suspensões absorvem muito bem, a dianteira é fantástica, a traseira pode pular um pouquinho, mas não chega a incomodar, e o Burg fica sempre sob controle.
    Motor absurdamente silencioso, e praticamente inexiste vibração. Com essa sensação de pilotar um veículo que simplesmente desliza no asfalto, a gente vai acelerando, vai gostando, continua acelerando, e quando percebe, os carros começam a atrapalhar. Ao conferir o velocímetro, eu estava em velocidade maior do que aquela que imaginei. E maior do que a permitida para a grande avenida em que eu estava. Era só o que faltava, correr o risco de ser multado por excesso de velocidade! Eu! Logo eu, um dos maiores roda-pressa que já apareceu em Foruns de moto, 80 Km/h para mim já é velocidade da luz! :lol:

    Sempre pensando que se trata de um veículo pequeno de apenas 125 cc e potência razoável, fiquei impressionado com a arrancada estúpida que o Burgman tem. Numa saída de sinal, pode-se tranquilamente pular na frente de qualquer viatura de 4 ou mais patas, e só se perde para motoboys alucinados lá pelos 50 Km/h em diante.
    Na retomada ele também é muito bom, mas é como em qualquer veículo automático: abre o punho e espera um segundito, em seguida ele "se dá conta", e sái em disparada.
    Muito divertido socar a mão com o Burgman e perceber que ele fica "pensando" um pouquinho e trabalhando as polias de transmissão, para em seguida sair feito um buscapé!
    Até hoje eu só tinha andado em Vespa e Jog, nunca tinha pilotado um scooter 4 tempos com tecnologia superior à era scooter 2T. Como tudo evoluiu no segmento dos scooters! Talvez por causa da paixão que o mercado europeu tem por esse veículo, a concorrência acabou puxando a tecnologia, a diversidade de modelos, e também o preço para baixo. Eu lembro que em 1994 a Honda trouxe o Spacy 125 para testar o mercado, e na época esse scooter custava uma graninha preta. Hoje o Burgman aqui em POA está com preço ao nível de Titan 150 KS!

    Freios: impecáveis! Nunca pilotei um veículo de pequeno porte com freios tão eficientes. Pode-se quase alicatar os freios, e o Burgman gruda, permanece em linha reta, afunda a frente muito pouco, e pára em espaços limitadíssimos. Fez lembrar os excelentes freios que equipam a Falcon 400.

    Eu matei completamente o preconceito que eu tinha sobre scooters com rodas de aro 10. Eu nunca entendi o porquê da Suzuki trazer para o nosso Brasil esburacado um scooter desse tipo. Simples: o conjunto de suspensões e freios do Burg é tão bom e os pneus com "grip" tão bom, que roda maior é apenas detalhe. Óbvio que a eficiência do Burgman 125 aumentaria em muito com rodas de aro 13, mas aí é aquela velha história, seria outro modelo de custo mais alto, preço final maior, etc. Para o porte pequeno e preço acessível do Burg 125, não precisa mais que esse tipo de roda. A única possibilidade de um tombo feio é cair numa "cratera asfáltica" e desgovernar. E esse risco a gente corre com qualquer moto pequena e leve.

    Eu diria que dá para ser feliz com rodas aro 10 até mesmo na buraqueira, é só seguir aquele conselho que a mamãe sempre nos dava quando a gente tropeçava e caía, chorando e humilhado: "Olha pra frente!" :P
    Ou seja, se você ficar esperto quanto ao piso à frente do Burgman, dificilmente ficará em situações sinistras por causa das rodas pequenas. É tarefa fácil, conduzir o Burgman como uma motoca de passeio, sem loucuras ou pretensões de "pegas" (rachas) com motoboys e Titanzeiros.

    Cheguei à conclusão que o Burgman 125 é tão guerreiro e prático quanto qualquer outra moto de 125 cc, com algumas vantagens: transmissão automática firme e progressiva com bom torque, sem preocupação com corrente/coroa/pinhão melequentos que sujam tudo, aumentam a vibração na moto e duram menos do que a gente imagina. Eu não suporto mais corrente e meleca de corrente, rezo diariamente para que um dia Deus me dê uma moto com correia dentada ou eixo cardã.

    No trecho em estrada foi possível manter a velocidade que acho ideal para qualquer moto 125 cc: 80 Km/h, com direito a esticada tranquila até 90 Km/h, onde já se entra numa faixa pintada de vermelho no velocímetro, alertando o piloto que a prudência recomenda não ficar muito tempo ali. Boa estabilidade, sem pular, sem balançar.
    Com o Burgman 125, eu poderia ter o mesmo ritmo que mantenho com a Intruder 125, de 70 a 90 Km/h em estradas secundárias, evitando as estradas de alta velocidade.

    Eu diria que o Burgman 125 é tão bom, que eu gostaria de ter um Burgman 400!
    Como o Burg 400 tem preço inatingível para mim na atual conjuntura, coloquei o Burgman 125 na lista de prováveis. E ele sairia da loja com o tradicional pára-brisa.
    Já existe um pequeno e estiloso pára-brisa original Suzuki que pode deixar o Burgman mais bonito e confortável do que já é, é só procurar nas autorizadas ou em lojas de acessórios. Ele é preso por dois pequenos parafusos que devem atravessar a carenagem do guidão, e fica um visual muito bonito, sem ficar com aparência brega. Só é bom escolher quem vai instalar, tem que furar a carenagem original do Burgman, e isso não é para qualquer mechânico.

    Tá, e aí, só coisa boa? Não tem nada que pegue, não? Sim, tem alguns detalhes de acabamento, como os retrovisores que poderiam ter uma área de visão maior, e ficarem quietos no lugar deles, porque no Burg que testei eles perdiam a regulagem pela ação do vento contra.
    A abertura do banco é pela chave de ignição, genial, só que sofri para pegar o jeitinho de virar a chave e abrir.
    Os manetes de freio poderiam ser levemente mais compridos, achei muito curtos, e nesse caso, manetes com boa pegada é fundamental, afinal de contas, é ali que a mora a nossa segurança, pelos comandos de freio, né?
    O painel merecia um design melhor, talvez alguma coisa digital bem forte na luminosidade para facilitar a leitura, porque quem está acostumado com moto, tem que baixar demais a cabeça para ler o painel. Até é completo para um scooter, mas confuso principalmente no velocímetro, existe um excesso de graduações pintadas que indicam as velocidades, e acima de 80 Km/h as graduações são pintadas em vermelho, e aquilo deixa a gente na dúvida: o vermelho é recomendação de prudência na velocidade, ou é para dizer que o motor está entrando na faixa vermelha de giros? Acho que é mais um alerta de velocidade, porque acredito que o Burg tenha corte de giros.
    A meu ver, muito pouca coisa de ruim no scooter, tudo poderia ser resolvido numa revisão geral desses detalhes de acabamento, e que certamente não alterariam o preço final do Burg.

    Quem está pensando em conforto sem abrir mão da felicidade de pilotar em duas rodas, pode abraçar o Burgman 125 que tenho certeza de que não haverá frustração ou arrependimento. Mas sempre com aquela visão: é apenas 125 cc, é pequeno, e é destinado de preferência a transporte individual. Infelizmente não é estradeiro por causa da limitação de potência, porque pela valentia, ele é capaz de tudo.

    Para quem quer um scooter estradeiro, e tem bala na agulha para isso, existe o Burgman 400.
    E já me falaram na revenda que a J. Toledo tem previsão de trazer o Burgman 650.
    Podem imaginar a "nave" que deve ser um Burgman 650?

    Abraço. Até.

  2. #2

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Eu ja cheguei a essa conclusao faz tempo,e como vc disse,nao eh a idade que chegou nao,encheu o saco corrente,lambuzeira,regulagens...hehehe...ja tive varias e varias motos mas quando comprei minha automatica(Neo),cheguei a conclusao que nao vale mais a pena moto nao...a praticidade do scooter ou motoneta eh incomparavel...inclusive to de olho numa yamaha majesty250 que apareceu para mim...acho que vou trocar minha Neo por ela...

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Esses dias atrás eu andei numa falcon....acho que não foi uma boa idéia eu ter feito isso.....porque depois que você anda numa moto superior como no caso da Falcon.....putz para mim agora virou um sacrifício montar na Biz/Fan..........

  4. #4
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    38
    Posts
    4.071

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Nossa... texto longo mas bem legal... uma bela análise, parabéns... ta aí mais um futuro e espero que feliz proprietário da Burgman...

    Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Citação Postado originalmente por FabricioFabuloso Ver Post
    Nossa... texto longo mas bem legal... uma bela análise, parabéns... ta aí mais um futuro e espero que feliz proprietário da Burgman...

    Abraços
    Obrigado, Fabrício. Pode ser, se minha próxima for de novo 125 cc, o Burgman está no topo da lista. Eu gosto de moto confortável e estilosa, já tive várias CG, duas ML 125, motos Yamaha 125 também, trails 125, mas agora gostaria de mudar radicalmente o estilo, e um scooter 4T com câmbio CVT me parece uma boa. Melhor ainda se já tivesse injeção eletrônica.
    Cabra, a Falcon é uma moto muito boa, eu recomendo, vendi a minha para levantar uma graninha, senão teria ficado com ela. Excelente posição de pilotagem, ótimo torque, freios excelentes também, uma grande moto, até mesmo no tamanho!
    Morcego, o Majesty 250 é muito show! Inclusive um dos papéis de parede do meu micro é um casal passeando num Majesty 400. O único problema que vejo é a pequena quantidade que a Yamaha importou, e aí talvez seja também difícil levantar peças para o Majesty 250. Mas acho que uma boa concessionária Yamaha consegue importar junto à fábrica muita coisa. Boa sorte na troca!
    Abraço. Até.

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    57
    Posts
    1.596

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    corretíssimo sobre tudo, inclusive sobre o mito de rodas pequenas e buracos...

    a B650 eles trouxeram 4... venderam 3 (a outra ficou para o sr. J.toledo) na mesma semana... 55 paus cada e vendeu como pão quente...

    se a 400 é uma poltrona (com mesinha para por os pés) na estrada a 120 por hora, a B650 é o sofá inteiro....
    O Diabo não é sábio porque é Diabo... O Diabo é sábio porque é Velho! (Provérbio Espanhol)

    A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, e é preciso respeitá-la e pronto!

    Vida é uma doença sexualmente transmissível, com um período de incubação de 9 meses e 100% de mortalidade!

  7. #7
    windowsnt
    Guest

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Amigo gostei de todo o relato mas sobre os motores 2 tempos não. Sei que na europa ainda sao feitos scooters 2 tempos e também sao ótimos. Nao desmereço o 4 tempos e até os acho melhor pra economizar agora pra rodar forte tem que ser o motorzinho 2 tempos amigo. Abraços

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    845

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    È uma otima moto, tenho visto algumas rodando pela cidade gostei da amarela.
    CBX 250 Twister Prata 06/07
    CG 150 KS AZUL 05/06 ( vendida )
    "Não a nada tão urgente ou importante que não possa ser feito com segurança"
    A Tartaruga é lerda e chega a viver 150 anos, no entanto o cavalo é veloz porém vive apenas 20 anos.
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5646.0

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    35

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Ah, Piccoli!

    Pow, adorei teu relato mas ao mesmo tempo eu fiquei triste.... A minha ainda está em algum lugar, num canto escuro esperando ser emplacada.... E eu sem ela... :d

    Estou vendo mais burginhas nas ruas, quem sabe agora nós donos de scooters não ganhamos mais respeito por nossas rodas 10´?

    Abraços!

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Citação Postado originalmente por windowsnt Ver Post
    Amigo gostei de todo o relato mas sobre os motores 2 tempos não. Sei que na europa ainda sao feitos scooters 2 tempos e também sao ótimos. Nao desmereço o 4 tempos e até os acho melhor pra economizar agora pra rodar forte tem que ser o motorzinho 2 tempos amigo. Abraços
    Prezado, eu tive algumas motos 2T e admito as qualidades delas. O problema é que apesar de toda a evolução desse tipo de motor, principalmente pelo trabalho da Piaggio, a pressão dos ambientalistas é muito grande, e acredito que motor 2T daqui dez anos existirá somente em motos de competição não homologadas para andar nas ruas.

    Pelo menos no Brasil, a possibilidade de um retorno de motores 2T é simplesmente zero. Basta ver que a maior defensora de motores 2T aqui no Brasil, a dona Yamaha, teve que desistir da idéia, sob risco de encerrar suas atividades no país. Se a Yamaha não tivesse lançado a YBR 125 com motor 4T, acho que hoje só teríamos Yamaha através de importadores independentes. Além disso, sabemos que as motos aqui são sempre um reflexo do que existe no exterior, e moto pequena hoje em dia, é tudo 4T.

    A J.Toledo/Suzuki tem uma grande chance de chamar a atenção do consumidor para os scooters. Acho que estão conseguindo, não é por acaso que tem scooter Sundown, Vento, Garini, e não é por acaso que a revista Duas Rodas se interessou por avaliar vários scooters. Isso é um claro sinal de que essas motoquinhas de rodas pequenas estão prometendo ser um novo segmento de mercado. Se for assim, imagino que a Yamaha volte a tentar a sorte nessa área. A Honda não, eles não acreditam em scooters e custom pequenos, o negócio deles é vender Titan. A Honda despreza qualquer moto pequena que não venda milhares de unidades mensais.

    Abraço. Até.

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    sobre o câmbio automático: não é preguiça, é necessidade...

    minha moto não é automática (porque desisti da burgman, a concessionária aqui não libera pra test-drive, e sundown tô fora, acabei optando pela 250 usada), mas meu carro é.

    falando de scooter, aquela majesty que eu citei quando ainda tava procurando a minha moto, ainda tá à venda. É uma pena que a manutenção dela seja difícil, porque é uma moto bonita e confortável.
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Sao Paulo
    Idade
    48
    Posts
    8

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Belo texto.

    Não tenho grande experiência com motos mas sempre fui apaixonado pela coisa. Já tive algumas motos, desde a pequena mini-moto TANY (alguém se lembra?) quando criança até uma Elefantre 30.0 (por volta dos 17 anos).

    Depois de muito andar a pé e ficar no trânsito, resovi retomar a vida em duas rodas e comprei um burgman 125 recentemente. Ainda não fiz grandes passeios nele pela ausência da habilitação (que está sendo providenciada).

    Minhas impressões do scooter são ótimas mas agradeço a análise feita por alguém com mais experiência. Vou transmitindo minhas impressões aqui assim que a carta sair!

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    35

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Ae blackman!
    Show de bola saber que tem bastante gente comprando a burgman 125! Essas scooters são o bixo... Desse jeito os caras importam a 250. eu compro ela e deixo a minha pra minha mãe ir no mercado! heheheheh

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Depois do test drive do Burg, atucanei o dono da revenda para saber se tinha coisa nova para vir, e falei do Burgman 250. Ele disse que nada feito, o problema é o preço (sempre esse tal de "preço" atrapalhando ). É o mesmo argumento que a J. Toledo usa para não trazer mais a Intruder 250, o preço dela seria mais que Twister/Fazer, e aí a moto empacaria nas lojas.

    Em compensação, ele confirmou a chegada de uma trail para o ano que vem, mas o motor virá com 160 cc. Pode ser real essa, esse modelo trail está prometido faz tempo, a idéia é completar a linha de pequenas da Suzuki, fazendo frente contra Bros 150 e XTZ 125.

    Abraço. Até.


  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Re: Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)

    Citação Postado originalmente por Piccoli Ver Post
    Em compensação, ele confirmou a chegada de uma trail para o ano que vem, mas o motor virá com 160 cc. Pode ser real essa, esse modelo trail está prometido faz tempo, a idéia é completar a linha de pequenas da Suzuki, fazendo frente contra Bros 150 e XTZ 125.

    Abraço. Até.
    Isso seria ótimo! E pelo marketing da Suzuki, de oferecer motos completas para competir com os modelos de marcas mais famosas, espero ver a primeira trail de baixa cilindrada com painel completo. Pena esperar ainda para o próximo ano.. espero que a Suzuki adiante o lançamento da linha 2008 como fez com a 2007

 

 

Tópicos Similares

  1. o RL desse cara é muito legal...
    Por vinacowboy no fórum Manobras
    Respostas: 22
    Último Post: 04-12-09, 19:12
  2. Novo capacete na europa (muito legal)
    Por Legumi no fórum Área de debate
    Respostas: 33
    Último Post: 27-11-05, 17:18
  3. Andei de burgman, tesão de motinha
    Por O ASSIMILADOR no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 10-11-05, 15:13
  4. Andei de Kasinski Prima 50cc! Muito Rox!
    Por barudi no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 10-11-05, 09:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •