Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    Bem detalhado como o pessoal gosta.
    Esse tutorial foi feito na minha CG Titan ES 2003, mas acredito que o processo de limpeza de carburadores de outros modelos de motos não deve ser muito diferente disso.
    Espero que gostem... levei bastante tempo pra fazer e muito mais pra upar as fotos... as imagens de perto não ficaram muito boas pois a máquina é digital... e comprei a pouco tempo... nem sei regular direito ainda...

    Você vai precisar de:
    1 Moto com carburador
    1 chave de boca 10
    1 chave phillips
    1 pouco de gasolina para limpeza das peças
    1 pincel (fino de preferência)
    1 bacia para colocar a gasolina


    Imagem 1 - Essa é a foto da imagem de onde fica o carburador, pro pessoal se localizar


    Imagem 2 - Tirando a tampa lateral, pra facilitar o trabalho


    Imagem 3 - Soltando a abraçadeira que prende o duto da caixa de ar


    Imagem 4 - Soltando o cabo do acelerador (a imagem faltou... depois coloco)


    Imagem 5 - O cabo já solto, tome cuidado com a agulha da ponta dele...


    Imagem 6 - Agora soltando a tampa do outro lado. Achei que não, mas fica complicado tirar o carbura somente por um lado


    Imagem 7 - Imagem pelo outro lado da moto, notem um fino duto de ar e a alimentação que entram no carbura. Pra soltar essas travinhas (tipo abraçadeiras) na ponta dos dutos é meio chato... aperte elas, com a mão mesmo, e empurre pra traz, pra longe da ponta do duto.


    Imagem 8 - Essa é a ponta do cabo do acelerador. Lave com gasolina e evite ficar molhando as partes de borracha e plástico com gasolina, pra evitar que se partam ou ressequem, não só nessa parte, mas em qualquer outra onde apareçam itens com esses materiais


    Imagem 9 - Aproveite que tá disposto e desmonte a caixa de ar e limpe filtro (ou troque) e veja se não tem depósito de água ou óleo na caixa


    Imagem 10 - Desencaixe o duto de ar principal do carbura


    Imagem 11 - Quando tirar a parte que vai direto no motor, ali no cilindro, cuide pois deve ter uma borrachinha de vedação (já vi algumas que não tem ou que deveriam ter, mas não tinham)


    Imagem 12 - Ficou fosco, mas essa imagem mostra o duto de alimentação de combustível, conhecido também, em alguns locais do planeta como "gasolina", ou "alcool", dependendo do tipo de propulsor ou preparador. Lembre de fechar a chave de alimentação (ou "torneirinha") antes de desconectar esse duto.


    Imagem 13 - Lembre a posição de cada duto para poder montar depois.


    Imagem 14 - Essa é uma dica boa. Pra retirar gasolina do tanque sem muito esforço, utilize uma chave de boca 10, e solte a parte de baixo da chave de alimentação, a já citada "torneirinha". Essa tampa é um rústico reservatório de impurezas do combustível. Aproveite e lave-o


    Imagem 15 - A imagem 15 ficou estúpida pois é a mesma coisa da imagem 14... mas tudo bem... próxima!


    Imagem 16 - Agora só falta aquele duto de combustível pra poder tirar o carbura do local. É meio chato, mas ele sai, pode ter certeza


    Imagem 17 - Finalmente o mardito saiu, taí uma visão geral do bicho


    Imagem 18 - Agora do outro lado...


    Imagem 19 - Essa parte de baixo é chamada de cuba, pode sortá os parafuso e abrir. Vai cair gasolina, se é que já não caiu tudo no chão...


    Imagem 20 - Essa foto mostra a parte de dentro da cuba, ainda montada. Observe que dentro da cuba no fundo dela, fica depositado algumas "ferrugenzinhas". Ali é onde o alcool da gasolina reage com o metal e acaba por danificá-lo. Com um pincel e um pouco de gasolina, vc vai lavar todas as pecinhas e cantinhos que encontrar, evitando sempre, as peças de borracha e plástico. Pra peças desse tipo, prefira passar um jornal ou pano pra limpar.


    Imagem 21 - Notem a bóia, os giclês, e o parafuso de regulagem


    Imagem 22 - Na base de montagem da bóia tem um pino que corre lateral. Pra tirar a bóia, basta empurrar esse pino pro lado


    Imagem 23 - Essa imagem eu perdi. E não lembro o que era.
    (perdida)

    Imagem 24 - A imagem 24 (hummm... que gay...) mostra a retirada do pino da bóia


    Imagem 25 - Foi difícil, eu sei... mas ela saiu de lá


    Imagem 26 - Essa pecinha (que não sei o nome) juntamente com a bóia, regulam a entrada de combustível na cuba.


    Imagem 27 - Imagem do carbura sem a bóia


    Imagem 28 - Esses carinhas amarelos são conhecidos como giclês


    Imagem 29 - Nem sei se comentei... essa sujeira no fundo da cuba deve ser retirada...


    Imagem 30 - Dá uma lavadinha na agulha...


    Imagem 31 - Sorte os giclê com cuidado e lave


    Imagem 32 - O outro também


    Imagem 33 - Os dois fora...


    Imagem 34 - Quando tudo tiver limpo e desmontado, tire gasolina limpa, enxague tudo e vamos começar a montar. Meu carbura nem deu pra ver onde acumula mais sujeira no bichinho. Não sei se é por causa da gasolina aditivada de boa qualidade que coloco ou a revisão na autorizada a cada 3mil.


    Imagem 35 - Começamos a montar pela bóia. Veja como colocar a pecinha e pra prender basta colocar aquele pino de volta. Se não conseguir fazer isso não tem problema. O Cefet promove cursos básicos de seis meses pra quem não consegue fazer isso. Se inscreva! :lol:


    Imagem 36 - É igual desmontar, só que ao contrário... não é tão difícil. Até eu consegui


    Imagem 37 - Agora parafusa de volta os giclê. Veja se estão bem limpos antes...


    Imagem 38 - O outro também


    Imagem 39 - Pronto.


    Imagem 40 - Coloque um pouco de combustível na cuba. Não encha senão vai cair tudo... um tanto igual esse tá baum... Na verdade não precisa disso, mas evita ter que ficar esperando depois... as veiz não funciona e vc fica pensando "será que a cuba já encheu??"


    Imagem 41 - Feche a cuba de volta. Não vire nada, pq senão vai cair todo o combustível


    Imagem 42 - Se tiver, coloque o anél de vedação novamente. Se não tiver, não coloque


    Imagem 43 - Isso é o carbura visto de cima. Tá vendo aquela "pontinha" lá dentro, onde vai o cabo do acelerador? Ocê já vai intendê pra que serve...


    Imagem 44 - Aqui tá o segredo... se colocar em outra posição ele não encaixa direito... esse parafuso regula o cabo de aceleração... ajuda em pequenas regulagens


    Imagem 45 - Já sendo encaixado na moto de volta...


    Imagem 46 - Aperte os parafusos


    Imagem 47 - Recoloque os dutos de combustível, ar e fuga da cuba


    Imagem 48 - Pronto


    Antes de ligar, lembre de recolocar a tampa de detritos da "torneirinha" e abrir a chave de combustível... não sei os modelos novos, os 2005, mas dos 2003 pra trás aquela chave precisa estar no "ON" pra funcionar direito...
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  2. #2
    Lenda do Fórum
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Mineiro perdido em Araraquara - SP
    Idade
    40
    Posts
    13.657

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    huahuha, gostei dos "igredientes"
    Você vai precisar de:
    1 Moto com carburador
    Bruno Dias - ML 88 vinho -> topico aqui




  3. #3
    Administrador Avatar de silverfox
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santo Ângelo - RS
    Idade
    38
    Posts
    3.770

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    fico show o tutorial ein

    super explicado
    CBX250 TWISTER 2006



  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    brasil
    Idade
    43
    Posts
    43

    carbura

    uma vez uma amigo mexeu no carbura da minha moto, eu nem vi, so deixei p ele, mas qd ele montou minha moto ficou sei la tipo afogando.
    qd eu tava em alta e baixava giro p uma curva por exemplo e depois coxava a mao denovo ela dava uma cortada, falhada ou sei la o que.
    pq isso aconteceu?
    agora eu tenho medo de desmonta e aconrtece o msm problem.
    o q pode me dizer a respeito?

    [anexo apagado pelo Administrador]

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Re: carbura

    Citação Postado originalmente por muce
    uma vez uma amigo mexeu no carbura da minha moto, eu nem vi, so deixei p ele, mas qd ele montou minha moto ficou sei la tipo afogando.
    qd eu tava em alta e baixava giro p uma curva por exemplo e depois coxava a mao denovo ela dava uma cortada, falhada ou sei la o que.
    pq isso aconteceu?
    agora eu tenho medo de desmonta e aconrtece o msm problem.
    o q pode me dizer a respeito?
    Ele deixou desregulado ou foi trocado algo...
    Não sei exatamente como regular ainda mas estou aprendendo.
    Se a baixa tiver ruim (não tiver ligando com um toque no Start, ou morrendo quando para em sinal) basta girar um pouco pra direita o parafuso que regula a altura do acelerador, ou da agulha, depende como chamam. Esse parafuso fica bem visível, lateral no carburador.
    Tem outro parafuso, com uns dentinhos, aparentemente pra mexer com a mão, que fica na parte de baixo do bura, numa parte vazada da cuba, que regula mais alguma coisa... não sei exatamente o q... experimenta ele também. Final de semana vou tentar entender melhor esse parafuso de baixo... pra que serve exatamente.
    De qualquer forma, se o seu carbura tá funcionando legal agora, faz assim, marca a posição dos parafusos e tudo que possa ser desregulado e mantenha da maneira original, quando montar. Não é complicado... ou vai batendo foto de tudo, como eu fiz...
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Recife - Pernambuco
    Idade
    38
    Posts
    355

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    Caras o parafuso debaixo marca quantidade de ar que vai entrar no carburador.

    Se a moto estiver morredo pode ser ele o causador disso !

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Idade
    39
    Posts
    938

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    mas soh tirou os negocios....o da hora eh se possivel deixar ae uma semana no alcooolll!!!

    ae sim vai limpa hauahaua


    deixei o meu de rd uma semana no alcoooll....branquiou o bichinhu...fikou uma crosta de sujeira no fundo do litrao.l..sinistro hehehe

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Araçatuba S.P
    Posts
    39

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    [quote="bravo18br"]Bem detalhado como o pessoal gosta.
    Esse tutorial foi feito na minha CG Titan ES 2003, mas acredito que o processo de limpeza de carburadores de outros modelos de motos não deve ser muito diferente disso.
    Espero que gostem... levei bastante tempo pra fazer e muito mais pra upar as fotos... as imagens de perto não ficaram muito boas pois a máquina é digital... e comprei a pouco tempo... nem sei regular direito ainda...

    é ainda bem que pelo menos o meu carbura eu sei dar um trato.
    Titan esd 2005;Araçatuba,marechal rondon...

  9. #9
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    Imagem 26 - Essa pecinha (que não sei o nome) juntamente com a bóia, regulam a entrada de combustível na cuba.
    É o estilete ... ou válvula estilete.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Tutorial - Limpeza de Carburador

    caraio, que trem complicado, tem certeza que não sobraram peças depois de montar tudo não? hehe

    muito bom tutorial, principalmente para os que nem lembram mais como é um carburador como eu... (e agora com a primeira moto vou voltar pro carburador, lembrei do meu primeiro carro, um escort 87 agora, haha)
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    Poxa, muito 10 esse tutorial, valeu mesmo...
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    34

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    Pessoal, desmontar, limpar e montar o carburador eu acho tranquilo. O meu problema é o seguinte: se eu coloco a junta sem nada, vaza gasolina. Já tentei colocar silicone e cola branca, mas acaba se soltando e entupindo os giclês. Qual é o produto correto de usar??? Ah! Álias, na minha opinião o nome da pecinha da imagem 26 é agulha da bóia. Abraços!

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rondonópolis - MT
    Idade
    38
    Posts
    289

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    hum,, será q na YBR é a mesma coisa?? afinal,, sei q vai ajudar limpar né,, mas em QUE exatamente ajuda limpar o carbura?? P)

    obs. vcs irão ver muitas perguntas idiotas como essa,, eu to aprendendo agora P)
    YBR ED/02 - ROXA - ARO PRETO - Vamos Aprender Empinar Agora? Ou Vamos Mandar Um Loose? P)






  14. #14
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Videira-SC
    Idade
    34
    Posts
    73

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    ooo cara fileh teu tutorial bem momtado e bem fácil,de entender....pena q mandei limpa o carburador da minha seman passada :-/...hhehhe mas vlw.... :OK:
    CADA CURVA UMA NOVA RASPADA NO JOELHO...

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São José do Rio Preto SP
    Idade
    43
    Posts
    161

    Re: Tutorial - Limpeza de Carburador

    De quanto em quanto tempo é bom limpar o carburador da moto?

 

 

Tópicos Similares

  1. carburador limpeza
    Por gutu no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 14-03-11, 01:55
  2. limpeza de carburador
    Por martenellys no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-11, 12:34
  3. Tutorial: Limpeza de Filtro de Ar
    Por igortde no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 0
    Último Post: 18-01-09, 10:43
  4. limpeza de carburador por imersão, o que vc usa?
    Por barbeirorp no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 26-08-06, 20:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •