Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005

rabo duro, telescopica, monoshock, springer, conheça as suspenções das motos

salve galera

resolvi criar um topico com o objetivo de instruir a galera, e repassar o conhecimento que tenho na área de motocicletas....

vamos lah!

primeiro quero falar de suspenção traseira

rabo duro = sem suspenção. o quadro da moto termina em formato de lança/ ponta aonde eh fixado a roda. suspenção arcaica e até hoje usada em motos dos estilos chopper/bobber pelos puristas. não ah presença de molas e nem balança, portanto quadro elastico nada de pitibiriba hehe, somente o "hard tail" aonde o cubo eh conectado. o quadro desse tipo de motocicleta tende a ser mais rigido pois acaba recebendo muita pancada . nessas motos costumavam-se utilizar bancos do tipo selim, com 2molas para amenizar o problema. a efeito de curiosidade.. muitas dessas motos usaram para sua transmissão eixo cardã ( ao contrário das primeiras harlley e indian que usavam corrente multipla e depois assumiu a correia dentada) pois como não tinha suspenção traseira, era bacana utilizar um eixo cardã sem "cruzeta" pois não existia sobe e desce de quadro elastico. algumas motos tem quadro elastico, mas tem a bandeja imitando a rabo duro por efeito estetico e nostalgico , caso da xv drasgtar, honda shadow que parecem rabo duro , mas soh na aparencia.

bishok ou telescopica dupla com quadro elastico ( balança)

suspenção traseira aonde existem 2 amortecedores para fazer o papel de amortecimento. é a mais popular do mundo, presente na maioria das motos, pela construção ser robusta e barata. é o caso da cg titan, yes, virago, e outras tantos... que nem carece de explicação por ser feijão com arroz

bishock s/ quadro elastico

suspenção traseira cooprenndida de 2 amortecedores e 2 molas porém com ausencia de quadro elastico ( balança) . a moto se assemelha a uma rabo duro, porem eh amortecida . o eixo de tração do cubo já eh conectado diretamente ao "ilhos" do amortecedor.

traseira monoshock

nem precisa de explicação, e a famosa suspenção de 1 amortecedor.. outro feijão com arroz e não carece de explicação o pessoal todo conhece, jah que é a que equipa a twister e as motos trail. algumas tem link que é um braço alavanca que intermedia a ação do amortecedor com a balança exigindo amortecedor de menos carga e mais compacto e eficiente.

dianteira telescopica

a conhecida de todos nós... o amortecimento feito por bengalas telescopicas que dentro delas ah a presença de uma mola e oleo para fazer o amortecimento ... eh a mais conhecida suspenção dianteira e ah versões aonde ela eh invertida.. caso da comec da kasinki.

dianteira springer

primeira suspenção de moto dianteira que surgiu. podemos dizer que a springer é uma suspeñção aonde ah a existencia de uma pequena balancinha aonde eh conectado um eixo que eh preso a um feixe de mola. era a suspenção usada pelas primeiras indians e harleys ... e a mais antiquada de todas e nem por isso eh ruim e desatual ainda sendo usada até hoje em motos de linha como uma kawasaki custom de 1500 cc que não lembro o nome e em triciclos. o amortecimento pode ser feito por feixes de molas ( como de pickups , caminhões) como molas helicodais.

suspenção dianteira por balança

presente nas bimotas.. o amortecimento eh feito por uma balança e o o controle de direção mediante um cubo escamoteavel e barras de direção e o guidon se assemelha a um volante hehe, o amortedor estah presente e eh mono e com link . é o tipo mais complexo e com mais peças que se tem.

se alguem conhece mais algum tipo, favor acrescentar ao topíco e com fotos

se tiver erro de portugueis... esqueinta naum neh.. sei intendeu naum? kkkk

Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Re: rabo duro, telescopica, monoshock, springer, conheça as suspenções das motos

Boa ... eu só entendo de suspensão de carro.

Não faltou o "pro-link" aí não ?
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005

Re: rabo duro, telescopica, monoshock, springer, conheça as suspenções das motos

Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Boa ... eu só entendo de suspensão de carro.

Não faltou o "pro-link" aí não ?
    pro link está explicado nas monoshock.... que no caso são as que tem "braço link"

Motociclista Avatar de Rubinho
    Data de Ingresso
    Sep 2005

Boa! Não conhecia algumas dessas...

Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2005

e as suspensoes dianteira de vespa?? vai so de um lado.. é estranha..
    O sistema tem que ser bruto!!

Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005

como que vira essa bimota?! huauhauh

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005

Citação Postado originalmente por danilo-japa Ver Post
    como que vira essa bimota?! huauhauh

o eixo do cubo fica numa esfera que pode girar hehehe

Usuário de motoneta Avatar de calcio
    Data de Ingresso
    May 2006

só pra acrescentar...
    essa susp. bishock s/ quadro elastico que é usada em Shadows é conhecida tb como softail (ñ sei se é assim q se escreve) le-se softeil!

Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005

Nossa, essa suspenção dianteira por balança eh mt estranha hehehehehe mas achei mt legal... bem diferente do comum e proporciona um visual diferenciado... achei bem legal mesmo...

barbeirorp, mt obrigado pela explicação e Parabéns...

Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005

Citação Postado originalmente por calcio Ver Post
    só pra acrescentar...
    essa susp. bishock s/ quadro elastico que é usada em Shadows é conhecida tb como softail (ñ sei se é assim q se escreve) le-se softeil!

sim, "soft = macio, leve tail = rabo

Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006

Acho interessante tbm aquele susp traseira monobraço estilo das aprilias RS de competiçao
    Menbro Made in AR :
    Suzuki AX-100 japonesa 94 ( la Nave)
    Juki Mondial 50cc 2001
    2t > 4T

Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005

Ai Barbeiro, parabend!!!
    Muito boa explicação!!!
    Ex-Titan 98
    Atual Twister azul 2004

Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005

valeu pitbull

estou elaborando um de quadros tb para a galera se familiarizar tb

Motociclista Avatar de Marvila
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Pô, legal, viu...
    Matou uma boa curiosidade sobre suspensões...

rocksul
    Guest

Minha moto recebeu em fevereiro uma suspensão dianteira telescópica invertida a gás, alguém sabe me explicar quais as vantagens do gás no lugar do óleo, para mim ela não tinha nada de ruim, foi trocada por recall....

Tópicos Similares

1. 150 sport com monoshock confiram
    Por rl.sport no fórum Projetos de restauração e Reformas
    Respostas: 36
    Último Post: 06-08-14, 13:54
  2. [+18] Comendo o Rabo de uma Gata! Oo Delicia heim...
    Por Yuri_RN no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 39
    Último Post: 12-07-11, 12:33
  3. RD 135 monoshock
    Por NEUDSON no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 27
    Último Post: 10-06-09, 20:48
  4. Street 125 monoshock ind
    Por Roberval3000 no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 30-04-08, 19:57
  5. O Homem com Rabo