Dia desses cheguei em casa e quando fui manobrar a motoca na garagem, ouvia um leve barulho no disco de freio de algo raspando.

Coloquei a moto no cavalete central e realmente, as pastilhas estavam raspando no disco, a roda não girava totalmente livre e ainda fazia uma espécie de barulho bem baixinho, só em baixa rotação. Me disseram que era sujeira, limpei tudo, tirei até o pistão da pinça, limpei e troquei totalmente o fluído de freio.

O barulho sumiu, mas quando eu colocava a moto no cavalete central e girava a roda da frente, dava pra sentir o atrito entre as pastilhas e disco de freio.

Uma das outras possíveis causas era de que podia ser o burrinho de freio (cilindro mestre, pistão mestre de freio, cada um parece que dá um nome diferente). Levei no mecânico e pedi pra trocar, mas agora de tarde o mecânico me ligou e disse que aquele atrito ali é normal. Me senti um bosta na hora, gastando tempo e dinheiro pra levar a moto lá por um "problema" que é "normal" (mas que não parece nada normal pra mim).

Eu não sei o que falar, é claro que as pastilhas não iam ficar longe do disco, já que a ação do freio tem que ser rápida, mas encostando no disco o tempo todo também não me parece coisa boa.

Enfim, estou prestes a pegar 100km de rodovia e imagino a situação dessas pastilhas depois de 100km a 100~120km/h, eu precisar do freio e as pastilhas/disco de freio estiverem gastos/quentes o suficiente pra não frenarem.

Bom, é minha primeira moto, eu só notei esse atrito porque a sujeira acumulada ali começou gerar aquele barulho/ruído. Nunca tinha antes tentado girar a roda no ar pra saber se ela sempre teve esse contato das pastilhas.

Então, é normal?

Achei alguns tópicos antigos do pequenas notáveis onde diziam que o problema era pastilha de freio que é mais dura que o disco, algo desse tipo. Estou pensando em lixar ela um pouco e ver se melhora. O que acham? Será que com o tempo formou alguma camada ali que está mais dura que o normal?