***OBS: AS FOTOS ESTÃO COM QUALIDADE RUIM POIS TIVE QUE EXPORTAR DE UM ARQUIVO DO WORD. MAS NO ARQUIVO ANEXO ESTÃO COM QUALIDADE MELHOR!!!***
Link para o arquivo com as fotos de melhor qualidade!

No topic da cb do barbeiro, mostrei a foto de uma cb 400 modificada tb para estilo custom...


Mandei email para o proprietario da moto, o Dalberto, e ele me respondeu de uma forma que eu nunca imaginei: Com total clareza na explicação e detalhamento!
Fiquei espantado com tamanha educação e paciencia do cara ao me explicar....e queria compartilhar com voces sobre a historia das modificações que ele faz! :OK:

Dalberto, obrigadão viu! São pessoas como voce que mostram como espirito motociclista é mais do que ter uma moto e andar/viajar por aí!

Segue abaixo o email que enviei a ele:

De: Gabriel Amorim
Enviada em: terça-feira, 3 de abril de 2007 15:20
Para: 'Dalberto'
Assunto: Sobre sua CB400 Customizada...

Vi uma foto de sua moto num site na internet, e gostaria de saber se você possui mais fotos dela....
Participo de um fórum chamado Pequenas Notáveis, onde um dos integrantes está customizando uma cb400 tambem...
O endereço com as fotos e a historia da transformação vc pode acompanhar em
http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=7340.0
Gostaria muito de que você compartilhasse mais fotos e dados, e claro, história também, de sua moto
Obrigado!
A resposta:
Caro Gabriel, li sobre o forum onde participa e li também sobre seu amigo que está pensando em transformar uma cb 82 em “Café Race”, olha a cb é ótima moto para este fim...bem leia o anexo e depois falaremos a respeito.....ok

Grande abraço.

Dalberto – Curitiba.
Segue abaixo o anexo que ele enviou...

"Caro Gabriel, não adiantaria apenas te dizer o que fazer, sem te mostrar algumas fotos e dicas. Eu sou restaurador de motocicletas antigas, mas também gosto das customizadas, e já customizei muitas, principalmente CBs, aja visto que o pessoal quer ir para a estrada, e eu considero a CB 400 ou 450 ideal, devido a certa tecnologia já embarcada no projeto original, você sabe, carburadores a vácuo, ignição eletrônica, motor fácil de trabalhar e principalmente a manutenção, acha-se peças de CB em qualquer lugar, se não nova, então usadas, ok.

Bom quando altero uma CB, procuro sempre conservar o chassi, claro que não é o mais bonito, mas dá pra jogar acessórios e banho de tinta e disfarçar a característica original sem que percebam tantas mudanças e fica bom, no meu caso nunca tive problemas com blits, pelo contrario param pra apreciar o trabalho, aqui em Curitiba, existem órgãos que fazem a certificação de veículos alterados, quando a modificação é radical como há casos de alterar inclusive o chassi, ai leva-se até a TECPAR, neste caso, quando vc fizer o chassi, deve pegar nota fiscal de tudo, canos, parafusos, solda, etc, e montar um processo, quando a moto for para a inspeção eles vão pedir tudo, se passar em todos os requisitos da inspeção ai com o laudo, Vc. monta um processo junto ao Detran como protótipo e ao final sai como motocicleta no Doc.

Bem neste caso agora em que não é modificado o chassi, como eu faço, dá pra rodar sem problemas, aqui em Curitiba, normalmente eles dizem, ah, tem retrovisor, não importa o modelo, mas tem de ter, ah, tem velocímetro, a aparência é boa, ah, pneus bons, liberam, mas sempre fica aquele gelo na hora da blits, bem pra evitar este gelo, tem a seguinte solução, existem postos de inspeção veicular e fazemos uma inspeção, sai o laudo da alteração da característica do veiculo e encaminha-se para o Detran, junto com o Doc original, paga-se uma taxa de alteração e sai no doc da moto como obs, veiculo modificado e pronto, tenho feito assim e não me incomodei com nem uma delas, aqui a taxa da inspeção veicular estava R$ 80.00 e no Detran R$ 39,00 para alteração do documento, o documento é o mesmo só sai escrito no campo de observação ´´veiculo modificado´´, e é só rodar....veja algumas fotos e tire suas conclusões, ok.

Alterei muitas CBs, veja:


Esta é uma 750four ano 74, não alterei o quadro e sim pintura perolizada, reduzi o banco, guidon baixo e mais longo, velocímetro no alto e conta-giros no motor lado esquerdo, e outros detalhes que ficou show, sem alterar a estrutura original, motor é o de fábrica, quatro em um, aros, em fim ficou uma moto aos contentos e exclusiva.


Está CB 400 ano 1983, batizei de “Muscle Bike”, quis criar uma CB que tivesse tanque alto, farol grande, pedais a frente, escapes que mostrassem certo porte e o piloto se encaixasse na máquina e esta o cara tem que ser musculoso, ficou bem com cara de pit-bull, e a aerografia desenhei algo cômico, como o papaleguas sempre levava a melhor, o coyote com está CB, desta vez levou a melhor....bem o chassi foi apenas modificado 4cm, para cima, na chapa que segura o amortecedor, levantando neste ponto a traseira desce e a frente sobe, por isso coloquei um alongador de 10cm nas bengalas, no lugar daquelas tampas, isso precisou, pra dar maior regidez na suspensão, de se usar a barra estabilizadora, sabe aquele U invertido....bom no meu ver ficou bom, esta moto não precisou mudar Doc´s, emplaca como CB e no detran passou direto na inspeção de transferência de proprietário quando a vendi.


[img width=449 height=600]http://www.basque.com.br/hidden/dalberto-cb400/Untitled-5.jpg[/img]



Está vendo como está impecavel a cb foto acima???um cara me procurou e disse que estava de saco cheio de ir nos encontros e ver CB original, queria algo que chamasse a atenção de todos e tinha uma idéia, criar uma “Café Race”, li a respeito descobri que eram motos modificadas para correr na Route 66, mas originalmente a onda das Race surgiu na Inglaterra, mas o americano adotou nos anos 50 e 60, ai como o pessoal não tinha tecnologia na época o pessoal modificava poucos detalhes como bolha quebra vento, rabetas, motorzão, etc, bem tínhamos que por rodas raiadas pra envelhecer o modelo, ai desmontei as originis e aproveitei os cubos, fiz uma flange e raiei os aros que na frente eram 19 para 18 e usei o pneu traseiro da titan e atrás o 17 da estrada, ficou bom, nos achamos uma foto de uma Vincente HRD 60, 1000cc e se baseamos nela, disfarsei o motor, como é moto esportiva de estrada coloquei duplo disco na frente e a bengala tem uma certa ilusão de ótica, parece suspensão invertida, bom neste caso não alterei o chassi, e fizemos, só por desencargo, já que meu amigo é todo certinho, a inspeção veicular e sai no doc, no campo obs:”Veiculo modificado”, ta´rodando já faz tempo...bom ficou diferente, e lá se foram 8 meses de trabalho.





Bem mas você esta curioso na minha CB laranja.
Está fiz uma modificação no chassi, na foto que segue dá pra notar o corte debaixo do banco e também 10cm de alongador nas bengalas, o suporte do motor alongado também, essa ficou ótima e emplaca normal está comigo a 6 anos e 1983, o tanque coloquei da virago 1100, os paralamas fiz de fibra, e laterais, não tem chave de ignição dá a partida liga e desliga a distancia por controle remoto e uma serie de aerografias, todas baseadas em índios, bom ficou bonita. Quem dá uma volta se apaixona, ela ficou baixinha pro piloto e alta a frente, ah, gosto muito, nas minhas motos de guidon baixo e longo, na estrada em viagem longa o sangue circula melhor, pilote uma moto com guidon alto pra vc. ver logo dá câimbras e cansa, bom e eu gosto de ficar perto do chão, sabe como é, moto não foi feita pra cair e se acontecer a queda é menor, por isso os bancos únicos, ah, tenho um probleminha, sou deficiente físico, tive paralisia aos 7 meses nas duas pernas, mas só a direita está perfeita, e a esquerda tenho que adaptar o cãmbio a mão, bem mas isso deixa pra lá....veja se consegue ver o corte no chassi.

Cortei bem embaixo do banco, e nas curvas , subi tudo e soldei, o motor continuou no ângulo de sempre, mas o suporte não alcançou e ai cortei o cano e emendei, deu pra entender?


Nesta foto dá pra ver bem o corte, debaixo do banco, e ainda o cano do motor não havia sido cortado, dá pra ver melhor o problema, e entender também a solução...ok.



Aqui ela está pronta, o pisca dianteiro me baseei nos carros que tem o pisca no farol, coloquei dentro deste farol de bicicleta uma lâmpada branca e pequena como meia luz e aquelas laranja de pisca 21w de carro, quando ligo a meia luz ascede o farol e os dois de bicicleta e quando ligo o pisca a laranja predomina por ser mais forte e aparece bem o pisca, ok...


Aqui algumas brincadeiras com cb, rebaixada e com um sistema de fluxo-spray na ponta do escape, só pra fazer farra, não é uma das mais bonitas, apenas uma modificação na roupa da cb.


Bom enfim se for mostrar a vocês todas que fiz, ficaremos por aqui muito tempo, quando vier a Curitiba, mostro com prazer, mas por e-mail é muito cansativo, acho que com estas dicas dá pra fazer algo em cima de CBsssss, ok....qualquer coisa escreva, inclusive gostaria de comentário, numa dessa posso ajudar em cima das suas ideias........
Mas é isto, somente algumas...já fiz muitas motos, se for te mostrar todas, falta espaço....boas customizações e se precisarem de ajuda escrevam.....
Dalberto (Curitiba-Pr) - [dalbatronic (a) brturbo.com.br]"