Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    117

    Velocimetro parou de funcionar

    Ontem a noite o velocimetro começou a ficar bobo, só marcava após 25km/h... e aos poucos foi ficando mais bobo e parou de vez de marcar.

    Cheguei em casa e desmontei o cabo para ver se ele não tinha arrebentado, para minha surpresa o cabo estava ok (ou ao menos aparentemente ok) e o velocimetro também (girando o cabo com a mão o velocimetro funcionava)

    Ali na roda tem um encaixe para o cabo do velocimetro, nesse em caixe tem um ferrinho que gira conforme a roda gira, esse ferrinho não estava girando... Fiz uma limpeza (bem por cima) nesse ponto (parecia estar com graxa velha e por isso estava 'travando' o ferrinho). Após a limpeza superficial, instalei o cabo, girei a roda com a mão e o velocimetro funcionou.

    Hoje pela manhã, vim ao trabalho e minha surpresa o velocimetro não funcionou em nenhum momento!



    Será que uma limpeza mais profunda resolve? alguém já passou por isso? pode ser a pecinha que fica na roda que está estragando/estragou? quanto custa mais ou menos essa pecinha?
    ex: intruder 125cc 2004. 0,86kgfm de torque
    atual: fazer 2007. 2,1kgfm de torque.
    http://superfahrrad.googlepages.com

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Videira - SC
    Idade
    36
    Posts
    5.776

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    Olha cara tá estranho isso.
    Você abriu o painel para ver se as engrenagens estavam todas no lugar?

    Mas é bem provável que seja no cubo o problema e que a limpeza que tu fez tenha só ajudado um pouco para o velocimetro voltar a funcionar.
    Ou então é o cabo que deve ter desgastado e não gira enquanto o cubo gira.
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São José - Santa catarina
    Idade
    34
    Posts
    166

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    é bom você fazer uma limpeza completa lá no cubo mesmo... eu tava passando por isso com a minha RD, ele só funcionava quando balançava ou quando passava em buraco. desmontei a roda, limpei bem as peças e colokei uma arruela pra dar mais pressão na peça, que parece uma coroa, cheia de valinhas, pra ela realmente girar junto com a roda... o resultado: Otimo, tá a uns 2 meses sem apresentar defeito nenhum!
    EX - Yamaha RD 135 1998
    ATUAL - Honda Biz 125cc mexidiinha ;D

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    117

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    Essa limpeza no cubo é só abrir, limpar e passar graxa pra rolamentos?

    Eu achei estranho que dando uma limpada (bem superficial) o ferrinho da roda voltou a girar! montei o cabo, girei a roda e o velocimentro funcionou... mas no outro dia, já parou de novo...

    tentarei incialmente uma limpeza e fixação do cabo e depois uma limpeza dos cubos... se não der certo, vou chorando para a mecânica :lol:

    ex: intruder 125cc 2004. 0,86kgfm de torque
    atual: fazer 2007. 2,1kgfm de torque.
    http://superfahrrad.googlepages.com

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    117

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    ahhh, algum tutorial para desmontagem/remontagem da roda e limpeza dos cubos?
    ex: intruder 125cc 2004. 0,86kgfm de torque
    atual: fazer 2007. 2,1kgfm de torque.
    http://superfahrrad.googlepages.com

  6. #6
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    Aconteceu o mesmo comigo.. isso é muito simples...
    O q ferrou aí foi a engrenagem do velocímetro.. que fica lá no cubo.
    Essa engrenagem gira junto com o cubo e por consequência gira o cabo do velocímetro... fazendo com q o painel marque a velocidade..
    Essa pecinha é uma circunferência achatada.. e tem 2 dentes q entram no cubo (pra ficação nele)... se esses dentes desgastam, quebram, amassam, entortam ou qqr coisa assim, essa pecinha não gira mais... daí o cabo pode estar 100%.... nõa adianta.. não marca nada!
    O sintoma da perda de marcação... com o velocímetro ficando bobo.. foi igual o meu!
    Eu levei numa loja aki e os guris tiraram essa pecinha e "reentortaram" ela pra mim.. ficou perfeito.. isso de seu com 6 ou 9 mil km.. não lembro.. e hj aos 34mil.. ela tá funcionando perfeitamente ainda!
    Comprei uma engrenagem reserva pra qdo precisar. custou 12 reais...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  7. #7
    Iniciante Avatar de lobu_
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    40
    Posts
    50

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    perdi 80 conto com esse problema... comprei painel, cabo e engrenagem do cubo... tudo novo e nada... o problema é numa trava que movimenta a engrenagem que gira o ferrinho que vc vê quando tira o cabo fora... essa trava que dá problema parece uma arruela com dois dentes ressaltados na borda externa... faz o seguinte.. poe a moto no cavalete e calça o quadro com um tijolo ou alguma outra coisa pra moto não cair quando vc tirar a roda dianteira fora... não tem segredo... no meu caso minha moto tava com uma frente a disco e tô usando meu caso pra tentar te orientar... + não tem segredo... desmonta... limpa as peças... se sua moto for de tambor de freio dá uma olhada nas pastilhas... usa a corretiva como desculpa pra uma preventiva... lava os rolamentos com gasolina e deixa secar de boa... nada de compressor... lubrifica com bastante graxa de boa qualidade... uso uma a base de molibdênio... é a mesma que se usa pra montar comando... é barata... e outra... baixa o manual de serviços... aí fica + fácil ainda...
    Lobu_/dw.reis"O homem platinado recomeça sua vida..."visite: http://www.tornadeiros.com.br/ http://www.falcononline.com.br

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Posts
    3.562

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    gastei 80 pila pra arruma painel da minha biz q o velocimetro fudeu

    e começo com os mesmos problemas..

    marcava velocidade loucamente.. kkk em dias frios ele nao funfava direito soh depois de esquenta a moto.. ele arrebentava os cabos q eu colokava.. moh virado no demo meu painel kkk.. dai arrumei lah por 80 real.. meio caro.. mas faze uq!
    ....

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    117

    Re: Velocimetro parou de funcionar

    Já indentifiquei o problema, alguém tem alguma ideia?


    Primeiramente tirei o cabo e joguei lubrificante naquele ferrinho que fica girando(chamaremos de ferrinho da engrenagem).

    Joguei lubrificante e nada. peguei uma alicate e girei sentido horário, girei a roda e nada, mais lubrificante, peguei a alicate e girei o ferro da engrenagem sentido anti horário (é o sentido que ele gira quando a roda se move para a frente) girei a roda e ... funcionou!!

    Pensei comigo, ahhh, era falta de lubrificação, agora está tudo ok.

    Aproveitando, tirei a roda e passei graxa em tudo... a roda ficou mais solta. Faceiro da vida montei tudo, testei mais uma vez pra ver se o velocimetro estava funcionando, lavei as mãos e fui fazer um teste na rua. andei uns 4km e o velocimetro lá, firme e forte.

    Cheguei em casa, manobrei a moto e fui testar novamente... e não é que o bixo tinha parado!!!

    tirei o cabo de novo e mexi no ferro da engrenagem, girei sentido anti-horário e girei a roda. funcionou! ... ai fiz um teste, girei a roda ao contrário e depois no sentido correto, o ferro da engrenagem parou de novo.

    Constatei que: girando a roda sempre no sentido certo o ferro da engrenagem funciona, girando no sentido contrário, ela pára e só volta a funcionar se eu pegar o ferrinho da engrenagem e girar sentido anti-horário novamente.


    Alguém sabe como resolver esse problema?

    Fico no aguardo pois amanhã terá mais uma sessão de tirar a roda e ver isso!



    A parte laranja é um ferrinho circular a que fica na roda e tem duas 'orelhas', a verde é a engrenagem, que também tem 'duas orelhas' e na base uns dentes ...

    Onde será que é o problema? na parte laranja ou na parte verde?

    Material de apoio: http://www.suzukimotos.com.br/extranet/Catalogo/catalogo_de_pecas/CPS/intruder_k8/fig40.html

    Então galera, tem solução 'caseira' para meu problema ou tem que trocar algo?
    ex: intruder 125cc 2004. 0,86kgfm de torque
    atual: fazer 2007. 2,1kgfm de torque.
    http://superfahrrad.googlepages.com

 

 

Tópicos Similares

  1. Ah, o velocimetro parou... O QUE??!?
    Por jobarte no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 28-04-11, 16:38
  2. Respostas: 7
    Último Post: 14-08-10, 21:26
  3. Pisca parou de funcionar !@@!
    Por Bruno Boo no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 19-04-10, 18:34
  4. Contagiros parou de funcionar.
    Por McFlae no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 13-11-07, 10:51
  5. RPM, parou de funcionar!!
    Por vrom no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 10-02-06, 13:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •