Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 28
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Posts
    125

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    Essa questão sobre polir ou não dutos de admissão e escapamento em motores é realmente muito discutida. A principal razão desta discussão é o argumento de que o polimento seria prejudicial, pois levaria o escoamento a se tornar laminar, prejudicando a emulsificação do combustível (o ato de o combustível se misturar ao ar, de forma a perder a característica de gotinhas dispersas e passar a se comportar como um gás, compondo a mistura). E parece um argumento sólido.

    Por outro lado, os defensores do polimento argumentam que ele torna o escoamento laminar, permitindo maior vazão. Mesmo com o desperdício de combustível pouco emulsificado, isso se justificaria pela possibilidade de contornar a perda de capacidade energética (devido à menor eficiência de queima de uma mistura pouco emulsificada), aumentando a quantidade de combustível na mistura. Isso aumenta -- em termos estatísticos -- a quantidade de combustível queimado, apesar do desperdício. Mas, quando o que se quer é potência, tudo é válido. Este parece também outro sólido argumento.

    Tudo não passaria de uma questão de escolha entre ter mais potência, desperdiçando combustível, ou ter menos potência, com maior eficiência. O fato é que ambos os argumentos estão errados e essa discussão é, de certa forma, infundada e desnecessária.

    Ambos estão errados porque são baseados em uma suposta laminaridade do escoamento no interior dos dutos de admissão do motor, mas isso está longe de ocorrer. O escoamento dento de um coletor é de alta velocidade em um duto com muitas curvas e acidentes -- borboletas, sensores, difusores. Além disso, é um escoamento pulsado, devido à abertura e fechamento das válvulas, ou seja, nem de longe tem chance de ser um escoamento tranqüilo, como é exigido para se formar um fluxo laminar.

    Mas uma coisa é verdade: realmente são observados ganhos de potência quando se faz o polimento dos dutos, assim como é observado desperdício de combustível nesta prática. Então, como podem ser as conclusões corretas mas a argumentação errada?

    As conclusões são baseadas em observações e medições, por isso estão corretas. Mas a explicação para o que é observado independe disso. Então cabe perguntar: qual a explicação real? O ganho de potência observado quando se faz o polimento dos dutos é devido ao aumento de seu diâmetro com o polimento. Mesmo um aumento discreto, de 1 mm ou 2 mm no diâmetro destes dutos, faz uma boa diferença na capacidade de fluxo. Como se vê, nada tem a ver com escoamento laminar.

    Mas, se o escoamento não é laminar, então a emulsificação do combustível permanece normal: portanto, de onde vem a queda de eficiência que provoca o desperdício de combustível? Ou, por que os fabricantes não fazem logo os dutos polidos? Bem, os fabricantes utilizam o diâmetro dos dutos dimensionado conforme um compromisso entre as curvas de torque e potência e regimes de giros para aquele motor. Além disso, deixar as paredes dos dutos lisas seria caro e não teria função.

    E mais -- e aí está a razão maior do desperdício de combustível: as rugosidades nas paredes dos dutos servem de trampolins para eventuais gotículas que tenham aderido à parede retornarem ao fluxo de mistura. Novamente, nada tem a ver com laminaridade do fluxo, mas provoca um desperdício de combustível, já que as gotas aderidas não chegarão à câmara no momento certo para queimar corretamente.

    Outra componente da queda de eficiência é o aumento da quantidade e velocidade do fluxo (o motor ganha capacidade de giro), provocado pelos dutos de maior diâmetro -- todo escoamento mais rápido tem perdas maiores. No fim, chegou-se à mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperdício, ou não polir e ter menor potência com mais eficiência.

    Ao menos agora se sabem os reais motivos desta escolha. E fica liberado o preparador de ter que polir os dutos até parecerem espelhos. As ruguinhas do interior do coletor não fazem mal a ninguém e até ajudam -- o objetivo é aumentar o diâmetro dos dutos e não os deixar lisinhos.

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    questão boa de discutir essa ...o texto é legal...mas e ae , será q vale a pena o trabalho de polir mesmo ? alguém já fez, ficou bom ?

  3. #3
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Idade
    38
    Posts
    5.978

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    a moto teria q ter uma preparacao melhor pra da uma boa diferenca

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    um mecânico daki me garantiu q só c/ o polimento a moto fica bem mais esperta pra andar...ele cobra 120,00 pelo trampo...mas num acho q vale a pena não...

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de NEUDSON
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Apucarana-PR
    Idade
    40
    Posts
    4.087

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    TEM DE FAZER UMAS COISAS A MAIS PRA AJUDA E QTO AO PREÇO PEÇA PRO MECANICO DESMONTA E VC DA A POLIDA - FICA MAIS BARATO

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    outro dia até tentei fazer...mas a chave q eu ia tirar o cabeçote quebrou daí desisti...o mecânico ía cobrar 30,00 pra desmontar e montar as valvulas, porque precisa acentar as valvulas e trocar os retentores se retirar as válvulas.....qdo eu tiver com mais tempo vou fazer em casa mesmo....

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    Meu pai poliu para min os dutos montei ontem a moto, aparentemente ficou mais esperta, mas como tive que trocar o escape coloquei um original não pude ver muita diferença mas no final de semana vou voltar o meu roncar e ai vamos ver como vai ser
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba - PR
    Posts
    1.169

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    manda poli e boa....

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Posts
    125

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    Numa titan 2001 que eu tive eu poli e ficou melhor de final, nessa moto que tenho agora eu poli e não deu diferença.

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    esse polimento não seria bom apenas no duto de saida dos gases (escape) ? prá dar mais saída ? daí aliado com um escape bom dá uma diferença boa....

  11. #11
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    2.193

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    Citação Postado originalmente por juliano125
    esse polimento não seria bom apenas no duto de saida dos gases (escape) ? prá dar mais saída ? daí aliado com um escape bom dá uma diferença boa....
    so o de escape vai ganhar potencia...mais nao muita...

    se vc polir os dutos de admissao , escape e os dutos do cabecote vc ganha bem mais potencia q polindo so o de escape...


    e polir tem q levar pra alguem especializado em isso...

    vcs poli o cabecote como?
    nao é com cera de polir nao...
    tem q ter uma micro retifica e etc...

    ai o cara vai tipow "lixando" e tira a rugosidade das "parede" lá....ai o ar / combustivel entra mais facil....

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    é isso ae..se quiser polir no braço tem q ter paciência...lixa 600, 1200, 1500, 2000 , massa etc...etc...etc....num compensa fazer em casa dá muito trampo mesmo....

  13. #13
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    2.193

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    e fora q o negocio lá e tipo uma furadeira pequena...com uma broca q é a lixa...

    fica mais facil ele infiar a broca com a lixa no buraco q vc infia o teu dedo lá huahua

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Mogi das Cruzes
    Idade
    38
    Posts
    539

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    Qndo eu voltar pra casa eu vo dar uma estudada nisso pra ver se procede. Pelo q eu me lembro issu deve ter haver com o diagrama de Mody Rouse.
    O número de Reynolds, Re, é um número adimensional que permite caracterizar o escoamento de um fluido, por exemplo, no interior de uma tubagem (pra saber se eh turbulento, de transição ou laminar). E eh dado pela seguinte expressão: Re=p(massa especifica).v(velocidade).d(diametro)/u(viscosidade absoluta).
    Se polirmos o conduto vamos diminuir as perdas de carga distribuida, e com issu o vai poder variar será a velocidade e o diametro (q aumentarão). com issu o nº de Reynolds almentará tb (ateh 2000 eh laminar, de 2000 ateh 2400 de transição, acima de 2400 eh turbulento) e com certeza ficará mais turbulento, por issu não acho q possa ficar laminar.
    Se eu tiver falando merda me corrijam por favor, eh q eu sou meio boketa em mecanica dos fluidos rs.
    Sundown Web 04/05



    "A liberdade anda sobre duas rodas"
    Tamo aqui de passagem, VIDA LOKA!

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Matão/SP
    Posts
    1.587

    Dutos do coletor: polir ou não polir?

    falando merda ? ...eu num entendi nada pq oce falou grego ..hehehehe mas tudo bem...e aí a conclusão qual é : boa ou ruim. ?

 

 

Tópicos Similares

  1. Polir motor da cg..
    Por caveramagra no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 12-05-11, 12:04
  2. Polir Ou Cromar?
    Por All Star no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 26-12-10, 17:45
  3. Polir a mootoka
    Por Titan loka no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 14-04-06, 11:02
  4. Polir o Carburador
    Por titan-maniaca no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 09-07-05, 00:30

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •