Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Conservação de motos inativas

    Amigos,

    Econtrei na intenet, a algum tempo atraz o tópico abaixo que achei interessante:

    Abraços

    tasmotos

    Conservação de motos inativas

    Caso seja necessário manter sua motocicleta em inatividade por longo período, recomendamos que sejam observados os seguintes cuidados:

    1. Troque o óleo do motor e o filtro de óleo.

    2. Lubrifique a corrente de transmissão.

    3. Drene o tanque de combustível e o carburador. Pulverize o interior do tanque com um produto anticorrosivo. Feche a tampa em seguida.

    NOTA
    Se a motocicleta será mantida inativa por mais de um mês, a drenagem do carburador é importante para garantir o funcionamento perfeito do motor quando a motocicleta voltar a ser utilizada.

    CUIDADO
    A gasolina é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condi'ções. Não acenda cigarros e não admita a presença de chamas ou faíscas, próximo do tanque e do carburador.
    4. Remova a vela de ignição e coloque uma pequena quantidade (15 a 20 cm³ ) de óleo de motor limpo no interior do cilindro. Acione o motor de partida durante alguns segundos para distribuir o óleo e reinstale a vela de ignição.

    ATENÇÃO
    Quando acionar o motor de partida, o interruptor de emergência deve ser colocado na posição OFF e a vela de ignição colocada em seu supressor e aterrada (encostada no cilindro) para prevenir danos no sistema de ignição.
    5. Remova a bateria guarde-a em um local que não esteja exposo a temperaturas muito baixas ou a raios diretos do sol. Verifique o nível do eletrólito e carregue a bateria uma vez por mês.

    6. Lave e seque a motocicleta. Aplique uma camada de cêra a base de silicone em todas as superficies pintadas. Proteja as peças cromadas com óleo.

    7. Lubrifique os cabos de controle.

    8. Calibre os pneus com as pressões recomendadas. Apóie a motocicleta sobre cavaletes, de modo que os pneus não toquem o solo.

    9. Cubra a motocicleta com uma capa apropriada (não utilize plásticos) e guarde-a em local seco e que tenha alterações mínimas de temperatura. Não guarde a motocicleta exposta ao sol.

    Quando a motocicleta voltar a ser utilizada, os seguintes cuidados deverão ser verificados:

    1. Lave completamente a motocicleta. Troque o óleo do motor caso a motocicleta tenha ficado imobilizada por mais de quatro meses.

    2. Verifique o nível do eletrólito da bateria. Se necessário, recarregue a bateria usando somente carga lenta.

    3. Limpe o interior do tanque de combustível e abasteça-o com gasolina nova.

    4. Faça um teste conduzindo a motocicleta em baixa velocidade em local seguro e afastado do tráfego.



  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Conservação de motos inativas

    Conflitante a informação de esvaziar o tanque com a clássica q temos de encher completamente o tanque e deixar a torneirinha no off... para não acontecer absolutamente NADA no tanque de combustível. Não lembro se oxida, enferruja ou o q... só sei q até hj só ouvi falar de deixar o tanque cheio.

    O carburador td bm... deixá-lo vazio, mas o tanque?
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Conservação de motos inativas

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Conflitante a informação de esvaziar o tanque com a clássica q temos de encher completamente o tanque e deixar a torneirinha no off... para não acontecer absolutamente NADA no tanque de combustível. Não lembro se oxida, enferruja ou o q... só sei q até hj só ouvi falar de deixar o tanque cheio.

    O carburador td bm... deixá-lo vazio, mas o tanque?

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Conflitante a informação de esvaziar o tanque com a clássica q temos de encher completamente o tanque e deixar a torneirinha no off... para não acontecer absolutamente NADA no tanque de combustível. Não lembro se oxida, enferruja ou o q... só sei q até hj só ouvi falar de deixar o tanque cheio.

    O carburador td bm... deixá-lo vazio, mas o tanque?
    Furious VIPER

    Quando eu li pela primeira vez tambem achei, mas acredito que o detalhe que faz a diferença, é o tempo que a moto vai ficar parada. Em outra materia que postei falando para ficar com o tanque cheio estavamos falando no uso do dia a dia, pois temos que obrigatoriamente ter gasolina no tanque para poder rodar, então é preferivel que ele fique sempre cheio. Agora, nesta matéria, quando formos ficar com a moto parada por um tempo muito grande, tipo tres meses ou mais, acho que o procedimento aqui citado esta correto. Todos nós sabemos que a gasolina após um certo tempo perde suas caracteristicas e "estraga", então é por esse motivo que devemos esvazia-lo,e inclusive sangrar o carburador, e note que nesta materia, aconselha-se a proteção do tanque com anticorrosivo. Então a diferença esta no tempo que a moto vai ficar parada. Esta foi minha interpretação, mas se mais alguem tiver algo a observar, sera muito bem vindo, pois é importante ter realmente confiança nessas informações.

    Abraços,

    tasmotos

  4. #4
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Joinville SC
    Idade
    45
    Posts
    92

    Re: Conservação de motos inativas

    é verdade tasmotos, gasolina fica velha sim, a que mais dura é a podium, mas tb não é pra sempre não
    nos carros de colecao a gasolina sempre estraga, então é comum retirar toda a gasolina do tanque e usar nos carros do dia a dia, antes q estas estraguem
    ja soube de mecanico q tirou 20 litros de gasolina velha do tanque de carro de colecao e colocou no carro da oficina e andou 2 km e ja pifou, foram ver oq era, as valvulas de admisão trancaram abertas eo motor parou, pois a gasolina velha fica "grudenta"
    hehehe
    sem contar oq fede neh?! ooo coisa fedida!!

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Conservação de motos inativas

    A minha sempre deixo com o tanque cheio, mas também porq uso todo fim de semana. Tanque enferruja muito rápido se ficar vazio, o ideal é proteger mesmo, talvez com óleo fino ou algo assim.

    Aconteceu comigo algo que prova que é bom mesmo deixar o tanque vazio, certa vez a mangueira da torneirinha ressecou e trincou, só percebi no fim de semana quando abri a torneira para dar partida e começou a vazar tudo a gasola. Numa dessas, se a torneirinha tivesse aberta, ia vazar o tanque todo no chão podendo pegar fogo.

    Já li a respeito de óleo 2T no tanque para proteger junto com a gasolina, mesmo em motos 4T, quando peguei a Cb tava assim, só que daí sujou o carburador e tava dando umas fumadas, tava tudo meio carbonizado, inclusive o escapé tava com umas borras, Foi só botar gasolina boa e andar que melhorou.



    No mais, ótimas dicas...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  6. #6
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Conservação de motos inativas

    Eu sempre encho o tanque até a boca antes de guardar a moto, mas acredito que para períodos mais longos o ideal é secar o tanque e lambuza-lo de wd-40 por dentro.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    SOUSA - PB
    Idade
    33
    Posts
    270

    Conservação de motocicletas inativas

    Conservação de motocicletas inativas


    Caso seja necessário manter sua motocicleta em inatividade por longo período, recomendamos que sejam observados os seguintes cuidados:

    1. Troque o óleo do motor e o filtro de óleo.

    2. Lubrifique a corrente de transmissão.

    3. Drene o tanque de combustível e o carburador. Pulverize o interior do tanque com um produto anticorrosivo. Feche a tampa em seguida.

    NOTA
    Se a motocicleta será mantida inativa por mais de um mês, a drenagem do carburador é importante para garantir o funcionamento perfeito do motor quando a motocicleta voltar a ser utilizada.

    CUIDADO
    A gasolina é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condi'ções. Não acenda cigarros e não admita a presença de chamas ou faíscas, próximo do tanque e do carburador.4. Remova a vela de ignição e coloque uma pequena quantidade (15 a 20 cm³ ) de óleo de motor limpo no interior do cilindro. Acione o motor de partida durante alguns segndos para distribuir o óleo e reinstale a vela de ignição.

    ATENÇÃO
    Quando acionar o motor de partida, o interruptor de emergência deve ser colocado na posição OFF e a vela de ignição colocada em seu spressor e aterrada (encostada no cilindro) para prevenir danos no sistema de ignição.5. Remova a bateria guarde-a em um local que não esteja exposo a temperaturas muito baixas ou a raios diretos do sol. Verifique o nível do eletrólito e carregue a bateria uma vez por mês.

    6. Lave e seque a motocicleta. Aplique uma camada de cêra a base de silicone em todas as superficies pintadas. Proteja as peças cromadas com óleo.

    7. Lubrifique os cabos de controle.

    8. Calibre os pneus com as pressões recomendadas. Apóie a motocicleta sobre cavaletes, de modo que os pneus não toquem o solo.

    9. Cubra a motocicleta com uma capa apropriada (não utilize plásticos) e guarde-a em local seco e que tenha alterácões mínimas de temperatura. Não guarde a motocicleta exposta ao sol.
    Quando amotocicleta voltar a ser utilizada, os seguintes cuidados deverão ser verificados:

    1. Lave completamente a motocicleta. Troque o óleo do motor caso a motocicleta tenha ficado imobilizada por mais de quatro meses.

    2. Verifique o nível do eletrólito da bateria. Se necessário, recarregue a bateria usando somente carga lenta.

    3. Limpe ointerior do tanque de combustível e abasteça-o com gasolina nova.

    4. Faça um teste conduzindo a motocicleta em baixa velocidade em local seguro e afastado do tráfego

    Créditos: Tiago Martins

    Para quem vai encostar sua moto por algum tempo é bom da um lida na matéria, ou para quem vai tirar sua moto da inatividade , segue as normas.
    Espero que tenha ajudado :lol:
    Abraço
    Não importa a cilindrada de sua moto, o que importa é o "espírito".
    Meus Tópicos:
    - Dicas de Viagem
    - Limpeza e conservação

    Power Cheats:
    http://powercheats.inf.br/forum

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    São Paulo
    Idade
    37
    Posts
    39

    Re: Conservação de motos inativas

    Queria tirar uma duvida ,A minha ta um tempo parada não to mas andando com ela mas 2 ou 3 vezes por semana eu ligo ela
    Que coidados eu devo tomar????/

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Conservação de motos inativas

    Citação Postado originalmente por todyplay Ver Post
    Queria tirar uma duvida ,A minha ta um tempo parada não to mas andando com ela mas 2 ou 3 vezes por semana eu ligo ela
    Que coidados eu devo tomar????/
    Nesse caso nem esquente a cabeça, a minha só ligo no sábado e domingo, durante a semana não, deixe a torneirinha fechada, mantenha o tanque cheio, se não for usar nem no fim de semana, funcione ela pelo menos 1x por semana. Lembrando que isso não resolve muito, já tive que desmontar para limpar o carburador porq suja mesmo. Coloca ela no cavalete e funcione, engata as marchas, dá umas giradas na roda e boa...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    389

    Re: Conservação de motocicletas inativas

    [i] jah tem um topico sobre isso
    o PN tah virando bagunça, os
    moderadores nem tão dando bola
    pras coisas erradas, e fora que
    daki a poko vai completar um ano com esse layout tosto
    tah dificil continuar aki no pn pessoal


    abraços

  11. #11
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Conservação de motos inativas

    Amilton,

    Me desculpe se vou usar seu post para fazer um "up" neste topico.
    Lembro que a função do Forum é fornecer informações, e se for demais não tem problema não...
    Quando ao lay out, acho que logo depois de sua postagem em 16/02/09 veio a resposta...

    Abraços

    tasmotos

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •