Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Freio a disco da Yes com problemas

    Pessoal cai a 80km/h.. resumindo foram 500 dinheiros para os reparos...

    Porém as concessionárias aqui em Floripa são um nojo, minha yes voltava de revisão com o carburador todo desrregulado, vela suja e muito alta ou muito baixa...

    Então não tem como confiar, e com o tombo deve ter entrado sujeira nas pastilhas.. então o disco está chiando e uma das pastilhas está pegando no disco.
    A moto ta andando "freiada". Com alguns quilometros o disco esquenta muito. Notei que a roda e disco não estão empenados nem desalinhados...

    Vou comprar uma chave 14 boa e vou mecher na pinça e lixar as pastilhas... ver o que posso fazer e regular o possível da pinça e pastilhas.

    Então: que tipo de lixa usar? qual o número da lixa é a melhor pra isso? Eu só conheço lixa de madeira

    Alguma recomendação ou dicas?

    Agradeço desde já!

    Abraço!

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    A canela/bengala ou suporte da pinça não entortaram não? Não desalinhos as canelas/bengalas?

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Alan, as bengalas e mesa desalinharam mas já estão certinhas...


    Agora o que seriam as "canelas"???

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    podes até usar uma lixa de madeira mesmo, não muito grossa nem muito fina
    dá uma lixadinha bem de leve no disco também

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Bom o pessoal por aqui chama de canela o cilindro externo do amortecedor dianteiro.

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Citação Postado originalmente por Alan Ranieri Ver Post
    Bom o pessoal por aqui chama de canela o cilindro externo do amortecedor dianteiro.
    Isso já foi colocado no lugar...

    O problema está no disco mesmo, ta chiando feito freio de ônibus velho, pegando na pastilha e tal..

    agora sobre o suporte da pinça eu já não sei, aparentemente tudo certo..

    desmontando o suporte e regulando as pastilhas, na teoria resolveria o problema?

    abraço!

  7. #7
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    mas cara... não adianta gastar as pastilhas pra pararem de tocar no disco. Elas tem q estar firmes na pinça mas sem encostar no disco naturalmente. Pra mim o problema tá na pinça e/ou algum componente dela.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Realmente o ideal mesmo é desmontar pra verificar como ta a integridade das peças, fazendo isso acredito que se tiver algum problema visível você vai facilmente observar.

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    mas cara... não adianta gastar as pastilhas pra pararem de tocar no disco. Elas tem q estar firmes na pinça mas sem encostar no disco naturalmente. Pra mim o problema tá na pinça e/ou algum componente dela.
    A minha idéia de lixar é para retirar alguma possível sujeira (areia, barro...) que tenha entrado no ato da queda..

    mas a sua idéia ta certa, o rolo deve ser na pinça

    Citação Postado originalmente por Alan Ranieri Ver Post
    Realmente o ideal mesmo é desmontar pra verificar como ta a integridade das peças, fazendo isso acredito que se tiver algum problema visível você vai facilmente observar.
    essa é a idéia Alan, amanhã vou comprar uma chave 14 pra retirar o lance do freio e mecher em alguma coisa..

    Então Obrigado aí Alan, Stone e Furious... ja sosseguei aqui com as dúvidas

  10. #10
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    M4teus... eu flei da pinça pq se fosse sujeirinha coisa pouca... com uma volta de moto tu já limpava a pinça... já sairia areia, grama, terra, barro, pedrinhas.... e tu disseste q isso não aconteceu... então as pastilhas não estão voltando o suficiente!!
    Mas dxa redondinho o freio pq pode ser perigoso andar com ele assim!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  11. #11
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Citação Postado originalmente por m4teus Ver Post
    Alan, as bengalas e mesa desalinharam mas já estão certinhas...
    Tem certeza? Você conferiu as medições de empenamento no relógio comparador? Verificou o empenamento do disco tembém com o relógio comparador? Conferiu se a sede dos cilindros da pinça de freio está limpa? Verificou se o suporte do disco de freio não empenou? Os parafusos que prendem o disco estão ok? Os rlamentos de roda estão também ok?

    Inspeção apenas visual não é confiável. O ideal é usar relógio comparador, paquímetro, micrômetro, etc.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Florianópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    542

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Citação Postado originalmente por Saurus Ver Post
    Tem certeza? Você conferiu as medições de empenamento no relógio comparador? Verificou o empenamento do disco tembém com o relógio comparador? Conferiu se a sede dos cilindros da pinça de freio está limpa? Verificou se o suporte do disco de freio não empenou? Os parafusos que prendem o disco estão ok? Os rlamentos de roda estão também ok?

    Inspeção apenas visual não é confiável. O ideal é usar relógio comparador, paquímetro, micrômetro, etc.
    Rapaz não conferi nada não, apenas recebi a moto já ajeitada. Esse lance de relógio comparador eu nem sabia que existia

    mas se estivesse algo fora de prumo, eu sentiria na moto?

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba-PR
    Idade
    41
    Posts
    167

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    A moto tá shimmando? puxando pra algum lado? faz um testezinho básico aí e vc já vai saber se tem algo comprometedor... Ou faz como te indicaram, desmonta a frente toda e coloca pra fazer medição de precisão... com certeza um pouco fora vai estar, mas duvido uma moto que caia e fique 100% alinhada...
    No mais o freio das Suzuki pequenas é uma chiadeira mesmo... Use uma lixa de pra ferro pra lixar o disco, buscando deixar a superfície sem aquele aspecto vitrificado, lixe as pastilhas, antes de instalar capricha no jato de ar pra tirar a poeira. Lembre de lubrificar os pinos guia das pastilhas (aqueles que vc solta com uma chave allen), ali ocorre atrito e costuma "apitar" quando a pastilha movimenta.

    Abraço
    minha atual:
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,30893.0.html

    Yamaha YS 250 Fazer 2010

  14. #14
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789

    Re: Freio a disco da Yes com problemas

    Citação Postado originalmente por m4teus Ver Post
    Citação Postado originalmente por Saurus Ver Post
    Tem certeza? Você conferiu as medições de empenamento no relógio comparador? Verificou o empenamento do disco tembém com o relógio comparador? Conferiu se a sede dos cilindros da pinça de freio está limpa? Verificou se o suporte do disco de freio não empenou? Os parafusos que prendem o disco estão ok? Os rlamentos de roda estão também ok?

    Inspeção apenas visual não é confiável. O ideal é usar relógio comparador, paquímetro, micrômetro, etc.
    Rapaz não conferi nada não, apenas recebi a moto já ajeitada. Esse lance de relógio comparador eu nem sabia que existia

    mas se estivesse algo fora de prumo, eu sentiria na moto?
    Bem, é importante ter a certeza que não há empenamentos no disco (pois me parece que ele foi afetado no acidente), no suporte da pinça de freio, se a pinça de freio está limpa, se as bengalas foram bem alinhadas, etc.

    Você diz que deixou o mecânico fazer este serviço. Penso que ele deva ter feito como deve ser feito (usando ferramentas de medição adquedas para cada tipo de diagnóstico/verificação). No entanto você reclama que o freio da moto está fazendo um barulho que não fazia antes. Isso me faz crer que, muito provavelmente, algo foi danificado com o acidente e o reparo não foi bem feito e mercece uma nova verificação das medidas e condições das peças. Os instrumentos de medição/aferição mais utilizados em mecânica de motocicletas são o paquímetro, o relógio comparador, o micrômetro e as lâminas de calibragem. O tal do relógio comparador, é um instrumento de precisão que serve para verificar conicidade, ovalização e empenamentos. Para tudo isso há tolerâncias de desvios. Se o desvio estiver para além da tolerância, a peça deve ser substituida.

    Seu mecânico deve saber de tudo isso que estou lhe falando. Por isso é importante que o mecânico seja de confiança, pois temos que confiar no trabalho dele.

    Só para exemplificar, mandei minha XT600 para uma revisão geral cerca de duas semanas atrás. Um dos itens que foi trocado (por ordem minha) foi o fluido de freio e limpeza de pinças. Quando peguei a moto senti que os freios não respondiam com tanta eficiência quanto antes. Poderíamos supor que, já que o sistema foi removido para manutenção, seria natural precisar de uma nova "acamação". No entanto, mesmo depois de uns 150 km rodados, os freios não melhoraram. Voltei ao mecânico e pedi para ele conferir se ainda havia alguma bolha de ar nos conduites de fluido de freio, mesmo que micro-bolhas. Sugeri uma sangria de freio e foi o que ele fez. Descobrimos micro-bolhas tanto no freio dianteiro quanto no freio traseiro. Depois de sangrado os freios, saí para dar uma volta e testar. Os freios voltaram a apresentar a performance que sempre tinha, normais, com segurança.

    Isso significa que ele (ou algum outro mecânico empregado dele) não havia feito o serviço adequadamente. Isso acntece. Às vezes o serviço não foi feito adequadamente ou com pequenos erros que obrigam a refazer/reparar/corrigir o erro. Isso não significa que seu mecânico é ruim (errar uma vez ou outra), afinal todos estamos sujeitos a errar.

    Sugiro que você volte no seu mecânico e relate o que está ocorrendo e peça para ele verificar pequenos empenamentos ou pequenos desalinhamentos que, eventualmente, tenha passado desapercebidos.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •