Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Opa.

    Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o carburador da linha 2009 da factor, xtz, neo e cia.

    Mas está difícil achar informação na internet (exceto as várias reportagens de apresentação das motos, falando do modelo do carburador, dizendo que tem sensor de posição do acelerador, solenoid que corta combustível quando o punho está fechado, e coisas assim).

    Alguém tem um link bom? Ou algum manual de serviço sei lá, se tiver algum bizu pra manual da factor também vale..

    A criança atende pelo nome de Mikuni BS 25.

    Valeu!

  2. #2

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    O carburador não é eletrônico, possui apenas sensor TPS (Throttle Position Sensor), para indicar a posição da borboleta de aceleração e assim permitir que o módulo de ignição digital mapeie o avanço para o ideal no momento. Com isso vc trabalha sempre próximo do limiar da detonação, melhorando a performance e diminuindo o consumo.

    Essa tecnologia já foi muito usada nas motos esportivas da era carburada.



  3. #3
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Nusss.. gostei... será que da pra por na YES?
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    deve servir como referencia, mas os carburadores 2e e 3e de carro tem uma valvula q corta combustivel.
    normal é a galera rancar ela fora pro carro andar mais(pelo que andei lendo)

    talvez isso te de uma luz sobre o funcionamento do carburador da Factor pois devem funcionar parecido
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  5. #5

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por Lagartixxa Ver Post
    deve servir como referencia, mas os carburadores 2e e 3e de carro tem uma valvula q corta combustivel.
    normal é a galera rancar ela fora pro carro andar mais(pelo que andei lendo)

    talvez isso te de uma luz sobre o funcionamento do carburador da Factor pois devem funcionar parecido
    Não tem nada a ver...

    Esse componente eletrônico adicionado ao carburador da Factor não interfere em absolutamente nada no funcionamento do carburador.. é igual um carburador a vacuo qualquer..
    Ele possui apenas um sensor para saber a posição que está a borboleta de aceleração, igual os motores injetados possuem o sensor TPS na borboleta de admissão.

    Não misturem as coisas.. não tem nada de carburador eletrônico ou inovação no mesmo.


    [hr]Mensagem unida: [time]1240960369[/time][hr]
    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Nusss.. gostei... será que da pra por na YES?
    O carburador você pode por sim, irá funcionar normal, pois não há nada de especial nele..

    agora, se vc quis dizer usar a função do sensor TPS do mesmo, aí teria que colocar todo o conjunto de ignição dela.. ou seja, adaptar o CDI da mesma.

    Aí teria que ver se o mapa de avanço programado para o motor da YBR não irá causar detonação no seu motor..

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Também procurei mas não achei quem venda o carbura Mikuni BS25
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    MatheusS50, o que faltaria para esse carburador ser considerado eletrônico?
    Tipo um sensor direto no manete, um modulozinho, e este comandar a abertura da borboleta através de um sinal eletrico e motor de passo ou algo assim?
    No caso dos unos electronic eram assim?

    Pelo que eu entendi, além de ter um TPS no carburador, este sinal vai pra algum lugar (CDI?) onde é computado, e se tiver manete fechado e a moto
    engrenada, volta um sinal para o carburador cortar o combustível através da solenoide de cut-off.
    O que o lagartixa falou seria tirar este solenoide, o que deixaria apenas de cortar o combustível nesta situação..

    Difícil achar matéria sobre este carburador viu..

  8. #8

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por Cassio Ver Post
    MatheusS50, o que faltaria para esse carburador ser considerado eletrônico?
    Tipo um sensor direto no manete, um modulozinho, e este comandar a abertura da borboleta através de um sinal eletrico e motor de passo ou algo assim?
    No caso dos unos electronic eram assim?

    Pelo que eu entendi, além de ter um TPS no carburador, este sinal vai pra algum lugar (CDI?) onde é computado, e se tiver manete fechado e a moto
    engrenada, volta um sinal para o carburador cortar o combustível através da solenoide de cut-off.
    O que o lagartixa falou seria tirar este solenoide, o que deixaria apenas de cortar o combustível nesta situação..

    Difícil achar matéria sobre este carburador viu..
    Boa noite Cássio!

    Faltaria tudo.. pois nele não possui nenhum tipo de atuação eletrônica, e sim apenas foi inserido um sensor.

    Pense em um exemplo.. o manete de freio dianteiro da sua motocicleta.. ele é mecânico, certo? É acionado mecanicamente por sua mão, mas ele possui um sensor eletrônico, que é a "cebolinha" da luz de freio.. ou seja, quando vc aciona o freio, vc tbm fecha contato para acender a luz de freio.

    O seu manete continuou sendo mecânico, mas com um componente eletrônico anexado ao mesmo.


    O carburador com sensor TPS é a mesma coisa.. o sensor não atua de nenhuma forma no carburador, e sim apenas informa para o módulo de ignição qual é a abertura da borboleta de admissão naquele momento, e assim permite o módulo de ignição selecionar o avanço ideal para aquela condição borboleta X rpm.

    Em um módulo de ignição convencional, igual das motos carburadas sem sensor TPS, o mapeamento é apenas por rotação, independente de carga, e isso demanda vc trabalhar com um avanço que se enquadre em todas condições, ou seja, que acaba não sendo ideal para uma condição de borboleta (ou pistonete, no caso de carburador que não seja a vácuo) aberta ou fechada.

    Quando vc tem aceleração plena, vc em maior enchimento do cilindro, maior taxa de compressão dinâmica, e logo maior risco de detonação, então, nessa condição o avanço tem de ser mais recuado comparado a mesma rotação, mas com pouca aceleração.

    Por isso o sensor TPS ajuda tanto vc fazer um mapa de ignição próximo do ideal.



    Quanto aos carburadores de automóveis.. se formos iniciar uma discussão nesse sentido, irá longe..

    Mas só para resumir..o carburador 2E/3E utilizados nos motores VW AP não possuem válvula que corta o combustível, mas sim solenóide para elevar a marcha lenta.. ou seja, quando vc liga algum "parasita" (ventoinha, sistema de ar condicionado e etc) que rouba potência do motor, para o mesmo não morrer, é preciso elevar a marcha lenta, e essa solenóide tem essa função.. em alguns casos ela faz um by-pass de ar direto ou em alguns casos ela empurra o liame de aceleração do carburador, elevando a marcha lenta mecanicamente..


    Já os carburadores eletrônicos de fato, possuem sim atuação eletrônica, porém, somente na marcha lenta.. é como se fosse a solenóide acima, porém com função continuamente variável.. enquanto a solenóide comum tem função "on/off", o atuador do carburador eletrônico possui atuação linear..ele consegue atuar de forma bem sutíl no liame de aceleração, elevando só a rotação necessária para o carro permanecer no regime ideal de marcha lenta sem risco de morrer ou consumir excessivamente (como ocorre com a solenóide, pois joga a lenta muito alta, gerando consumo desnecessário).

    Mesmo assim não há nenhum tipo de incremento em performance com esses carburadores de atuação eletrônica na marcha lenta.. Então é preciso entender primeiro, para antes sair comprando as coisas.. pois poderá se decepcionar.



    E outra coisa importante de entender.. o carburador da YBR é a vacuo e não pistonete mecânico.. por isso ele possui borboleta de admissão.. quando essa abre (acionada mecanicamente pelo acelerador), gera um vacuo entre a mesma e o pistonete, que por sua vez exerce uma pressão negativo no interior do casulo do diafragma, que esse recolhe e puxa o pistonete..
    Por isso a aceleração de motores com carburador a vacuo é um pouco mais lenta, mas sem falhas.. pois não depende de injetor de rápida (aquele esguicho de gasolina para aceleração súbita que possui os carburadores mecânicos, e que geralmente geram falhas em aceleração rápida depois de desregulado.. além de consumir mais).



    Abraços!

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Fala Mateus, boa noite.

    1o gostaria de agradecer pelos posts, tenha certeza que contribuiu com informações muito úteis e que eu realmente não conhecia.
    Eu tenho um conhecimento legal sobre injeção, mas quando o assunto é carburadores realmente não entendo muita coisa.

    Só discordo de uma coisa em tudo que você falou.. existe uma atuação eletrônica para o carburador da Ybr sim, o para acionamento do solenoide de
    cut-off. Mesmo que seja pouca coisa, é alguma coisa né rs.
    Pelo que eu entendi então o carb eletronico dos carros deve ser algo muito próximo do que esse da Ybr, exceto pelo fato do atuador de marcha lenta (deve
    funcionar muito parecido com o atuador de marcha lenta dos IE onde isso é feito com um motorzinho de passo).

    Era exatamente esses conceitos do carburador a vácuo (pelo que eu li no caso da Ybr diz-se que o 2o estágio e acho que a marcha lenta são à vácuo), as regulagens (se
    possuem os mesmos parafusos de regulagens que os comuns), e mais o esquema elétrico (tem 3 cabos 1-tps, 2-solenoide, 3-?) pra eu entender o que é
    ligado onde). Enfim informações gerais sobre este carburador.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas

  10. #10

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por Cassio Ver Post
    Fala Mateus, boa noite.

    1o gostaria de agradecer pelos posts, tenha certeza que contribuiu com informações muito úteis e que eu realmente não conhecia.
    Eu tenho um conhecimento legal sobre injeção, mas quando o assunto é carburadores realmente não entendo muita coisa.

    Só discordo de uma coisa em tudo que você falou.. existe uma atuação eletrônica para o carburador da Ybr sim, o para acionamento do solenoide de
    cut-off. Mesmo que seja pouca coisa, é alguma coisa né rs.
    Pelo que eu entendi então o carb eletronico dos carros deve ser algo muito próximo do que esse da Ybr, exceto pelo fato do atuador de marcha lenta (deve
    funcionar muito parecido com o atuador de marcha lenta dos IE onde isso é feito com um motorzinho de passo).

    Era exatamente esses conceitos do carburador a vácuo (pelo que eu li no caso da Ybr diz-se que o 2o estágio e acho que a marcha lenta são à vácuo), as regulagens (se
    possuem os mesmos parafusos de regulagens que os comuns), e mais o esquema elétrico (tem 3 cabos 1-tps, 2-solenoide, 3-?) pra eu entender o que é
    ligado onde). Enfim informações gerais sobre este carburador.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas

    Fala Cássio!

    Discussão é sempre boa!


    Tinha escrito um post gigante, aí meu login deu logout e perdi a mensagem toda..heheheh

    Vou fazer resumido agora..

    A solenóide cut-off atua apenas cortando o fornecimento de combustível durante a moto engrenada sem aceleração.. mas a função do carburador em sí, continua convencional..

    carburador eletrônico é quando o mesmo possui controle da marcha lenta eletronicamente, como não é esse o caso.. mas, é tudo questão de conceitos.. o sistema cut-off é quase paralelo ao funcionameno do carburador, mas se vc interpretar que o carburador se torna eletrônico quando possui qualquer tipo de atuação eletrônica que interfere em seu funcionamento de alguma forma, podemos sim chama-lo de eletrônico..

    Quanto ao segundo estágio..desconheço carburador de corpo simples com segundo estágio.. segundo estágio existe em carburadores de corpo duplo, no qual até certa faixa de aceleração ou vacuo (alguns possuem segundo estágio a vacuo) apenas o primeiro corpo atua, economizando combustível.

    Já os carburadores de moto, possuem corpo simples.. o Mikuni da YBR é assim tbm.. possui apenas um corpo, mas com acionamento a vacuo.. somente a borboleta de admissão é acionada mecanicamente pelo motociclista..

    em aceleração, o vacuo recolhe o diafragma, que esse puxa o pistonete, deixando passar a mistura(o diferencial de pressão puxa o combustível pelo difusor)..

    Já em marcha lenta , com a borboleta quase 100% fechada (apesar de parecer 100% fechada, sempre há uma pequena passagem de ar pela mesma), há um enorme vácuo entre a borboleta e o duto de admissão, e por isso o orifício de passagem do gicleur da lenta fica localizado nesse ponto, pois o vacuo puxa a gasolina através desse orifício, o suficiente para alimentar a lenta..

    E aí ocorre outro erro conceitual..quando ajustam o parafuso de mistura achando que interfere em alta rotação.. aquele parafusinho de mistura que vários mecânicos insistem em mexer, atua somente em macha lenta.. quando vc abre, vc permite maior by-pass de ar para a alimentação da marcha lenta (empobrecendo a mistura da lenta), e conforme vc fecha, mais enriquece a lenta..



    Abraços e boa noite!

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Então.. sobre o carburador ter 2o estágio, temos essa informação na própria especificação da moto http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?709

    Para lenta, além dos ajustes complexos que imagino que tenha, existe neste carburador um parafuso que atua no limite do fechamento da borboleta.

  12. #12

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por Cassio Ver Post
    Então.. sobre o carburador ter 2o estágio, temos essa informação na própria especificação da moto http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?709

    Para lenta, além dos ajustes complexos que imagino que tenha, existe neste carburador um parafuso que atua no limite do fechamento da borboleta.
    Pois é.. consta lá mesmo.. Mas acredito ter sido erro conceitual ou então dão nome de segundo estágio o fato de possuir um pistonete que sobe secundariamente em relação a borboleta de aceleração mecânica.. O primeiro estágio seria o que? hehehe.. seria a borboleta abrindo, mas só há admissão quando sobe o pistonete..portanto, há só um estágio de admissão.. não tem muita lógica chama-lo de segundo estágio.


  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Cassilândia-MS
    Posts
    797

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por chrespim Ver Post
    Também procurei mas não achei quem venda o carbura Mikuni BS25
    Por enquanto só se encontra na ROBAUTO peças.
    [hr]Mensagem unida: [time]1241051403[/time][hr]
    Citação Postado originalmente por MatheusS50 Ver Post
    Pois é.. consta lá mesmo.. Mas acredito ter sido erro conceitual ou então dão nome de segundo estágio o fato de possuir um pistonete que sobe secundariamente em relação a borboleta de aceleração mecânica..  O primeiro estágio seria o que? hehehe.. seria a borboleta abrindo, mas só há admissão quando sobe o pistonete..portanto, há só um estágio de admissão..  não tem muita lógica chama-lo de segundo estágio.

    Porr* meu!!!!!!!!!!! vc entende demais de carburadores hein?!?!?!?!?!?!!?!?!?!??!!?
    quase fiquei doido c/ tamta explicação!!!!!!!!!!!!!!

    Este problema de nomear as coisas c/ nomes que não foram feitos pra elas, é comun, por mais q se aperfeiçoe e coloque "sensores eletronicos" os carburadores são e sempre serão peças mecânicas de uma geração anterior a Injeção eletronica, esta sim, controlada eletronicamente e que a cada dia tem e terá centrais mais complexas e eficientes no controle da geração de mistura para a queima em motores a combustão.

    depois de tanta explicação a minha dúvida é se a retirada ou troca do escape original da Factor pelo modelo antigo ou outro menos restritivo vai dar alguma melhora na potencia do fraco motor dela, (11,2cv pra talvez os 12,5cv d antes???)visto q não ouve modificações físicas na geometria do mesmo.

    Por aqui uma Factor c/ escape esportivo conseguiu acompanhar uma CG 150 original na BR (assim como a maioria das CG vareta fazem, mas poucas YBRs conseguem), conta a lenda que a Factor bateu nos 140 km/h, não sei se houve alongamento de relação final na motoca.
    [hr]Mensagem unida: [time]1241052069[/time][hr]
    Citação Postado originalmente por MatheusS50 Ver Post

    E outra coisa importante de entender.. o carburador da YBR é a vacuo e não pistonete mecânico.. por isso ele possui borboleta de admissão.. quando essa abre (acionada mecanicamente pelo acelerador), gera um vacuo entre a mesma e o pistonete, que por sua vez exerce uma pressão negativo no interior do casulo do diafragma, que esse recolhe e puxa o pistonete..
    Por isso a aceleração de motores com carburador a vacuo é um pouco mais lenta, mas sem falhas.. pois não depende de injetor de rápida (aquele esguicho de gasolina para aceleração súbita que possui os carburadores mecânicos, e que geralmente geram falhas em aceleração rápida depois de desregulado.. além de consumir mais). 



    Abraços!

    O sistema ECCO foi abandonado pela Honda nos modelos 2002(salvo engano c/ Strada), mas o carbura continua c/ pistonete acionado por cabo - s/ o diafragma de carbura a vácuo pra estourar em moto de baixa renda.
    [hr]Mensagem unida: [time]1241052531[/time][hr]
    Citação Postado originalmente por MatheusS50 Ver Post

    E aí ocorre outro erro conceitual..quando ajustam o parafuso de mistura achando que interfere em alta rotação..  aquele parafusinho de mistura que vários mecânicos insistem em mexer, atua somente em macha lenta.. quando vc abre, vc permite maior by-pass de ar para a alimentação da marcha lenta (empobrecendo a mistura da lenta), e conforme vc fecha, mais enriquece a lenta..



    Abraços e boa noite!

    Certeza?????????????
    mesmo se eu "fechar" ou "abrir" o maldito parafusinho não vai influenciar em nada no final de giro em ultima marcha e/ou na aceleração brusca/violenta/normal do motorzinho?????????????????
    "Você acha que a solução dos seus problemas vai cair do céu???
    Vai trabalhar seu fresco e pare de sonhar c/ a vida, pois do céu só cai chuva, graniso, neve, meteorito, avião a jato... e cocô de pombo!!!"

  14. #14
    Motociclista Avatar de juhpalaver
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Ipeuna - SP
    Idade
    36
    Posts
    1.275

    Re:Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    alguem achou algo explicando como regula esse bura ae ?

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Rio de Janeiro - Duque de Caxias
    Idade
    33
    Posts
    138

    Re: Carburador Eletrônico Mikuni BS 25

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Nusss.. gostei... será que da pra por na YES?
    blau a nova yes usa esse carburador acho que o modelo 2010 tbm .... forte abraço...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •