Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Posts
    130

    Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Olá pessoal!


    Tenho uma dúvida quanto à ensinar alguém a dirigir moto no que se refere à legislação.

    O mapa abaixo está desatualizado. Mas serve para a explicação. O quadrado que delimitei na imagem, que mede aproximadamente 100mx100m, é asfaltado, e a princípio seria destinado à realização de festas e shows. No entanto o local não é cercado e não há tráfego de veículos nem pessoas naquele local. Às vezes ficam algumas crianças soltando pipas, mas ficam mais nas bordas do quadrado. O terreno acho que é da prefeitura.

    Agora a dúvida: Será que é contra a lei ensinar alguém a dirigir moto/ carro em locais como este? Posso levar multa por isto?


    Abraços!!


    (Moderadores: se quiserem mudar o tópico de local, tudo ok.)




  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    O máximo q podem fazer é te assaltar! hehehe
    Mas se não é cercado nem nada... tu podes usar numa boa. Talvez o dono te peça pra sair, mas é só sair numa boa, ou conversar com os responsáveis!
    Pra não te incomodar, vai usando o terreno... se incomodarem tu sai, senão segue o baile!!!
    Até pq tu vais usar pouco tempo, pq andar de moto não é como aprender a 9º sinfonia de beethoven, né? hehehe
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Posts
    130

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Então, eu estava querendo ensinar minha namorada a dirigir carro. Moto ela já aprendeu. O que me chamou a atenção é que este final de semana passei lá em frente e tinha um rapaz ensinando uma mulher na moto. Outra coisa, bem em frente ao local tem um posto da PM. Por isso que fiquei zicado.


    Abraços!

  4. #4
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Ah, se tem o posto é mais fácil ainda.. é só ir falar com eles numa boa!!
    E outra... andar de carro é mais fácil q andar de moto... ou seja... um doce!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Florianópolis, SC
    Idade
    41
    Posts
    104

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Acho que não pegando via pública não tem problema nenhum.

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Posts
    130

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Beleza. Esse fim de semana passo lá e converso com eles.

    Valew pela ajuda!!

  7. #7
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Isso, conversando com os caras nuam boa é bem mais fácil.

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Se vc pensar que o resgate chegará até lá em caso de um acidente, é porque não pode.. rs

    Sei que é gostoso aprender dirigir antes da idade permitida pra isso e tudo mais, mas sei lá viu.. minha esposa veio com uns papos de eu ensinar ela
    andar de moto, eu disse à ela para ir pra auto-escola aprender, já que hoje em dia tem que pagar 15 aulas mesmo, que ela pague e faça as 15 aulas
    ué. Outra coisa, carro ainda é mais tranquilo, na pior das hipóteses tem o freio de mão, já a moto empina e é chão, machucados e trauma na certa.

  9. #9
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    Sampa - SP
    Idade
    35
    Posts
    338

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Conversa com os policiais mesmo, mas eu acho que eles vão te falar pra não fazer isso...
    Entregar veículo para pessoa que não tem habilitação, mesmo que não seja em vias públicas da multa sim...
    Cuidado cara...
    Mas se os policiais não interferirem, ensina de boa...

    Minha mãe me pediu pra eu ensiná-la a dirigir tbm, mas eu falei pra ela ir pra auto escola...
    Quando vc aprende a dirigir, vc pega alguns vícios que podem te reprovar na prova prática...
    Eu por exemplo (tanto em carro como em moto) só lembro de arrumar os retrovisores quando olho pra eles e não enchergo nada... :lol:

    Outro dia tinha um cara tentando ensinar uma mulher, numa rua de pouco movimento aqui perto de casa, não sei o que deu nela, acho que ela confundi os pedais e ao invés de frear acelerou, subi na cauçada e não bateu no pos por muito pouco...
    O cara desceu louco do carro, falando um monte, e a mulher ficou muito assustada, já imaginou se tivesse alguém passando ali???

    São casos a se pensar...

    Boa sorte...
    Sensação de liberdade... o vento na cara... ninguém te segura... o perigo logo á frente... Motos!!!

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    O problema não é o tráfego, é se acontecer de seu "aluno" perder o controle e ir em direção a rua e acertar alguém, ainda maisaí que é uma rodovia. Se a pessoa nunca andou de moto e não tem muita facilidade de aprender, o mais certo seria num gramado, tipo um campo de futebol, seco claro. Porquê se cair não vai machucar nem estragar a moto, e é cercado.

    Locais como esse aí costuma aparecer mulecada pra bater bola e tal e aí complica.

    Parem o mundo que eu quero descer...

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Jaguariúna
    Idade
    37
    Posts
    617

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Não aconcelho não ....
    Virago 98

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Cuiaba-MT
    Idade
    36
    Posts
    575

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    como vc falo que o terreno e da prefeitura tem problema sim... so quem pode ensinar outra pessoa a dirigir e a auto escola, pq tem carros preparados para isso e o instrutor com curso e etc.

    vc falo que tem crianças no local, ja é mais um risco
    e tem um posto policial em frente
    a melhor coisa a fazer e ir falar com os PM, se eles liberar vc a ensinar, fala que ela ja sabe so que pega mais pratica na hora da saida (meia embreagem)

    se o terreno fosse particular eles nao podia fazer nada, nem entrar no local.




    abraço!
    [img width=98 height=130]http://img200.imageshack.us/img200/981/foto3yzk.jpg[/img]
    Gabriel Paulino
    Suzuki Yes 125 Preta

    Veja as fotos da chapada dos Guimarães - MT http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=26920.0
    Veja as fotos da minha Motoca! - http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=26929.0

  13. #13
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    A Lei é clara: Entregar as chaves de um veículo a uma pessoa que não possua CNH é passivel de multa.
    E são duas multas: Uma para quem está dirigindo e uma para o dono do veículo.

    Cuidado com essa conversa de que o PM deixou, ele não tem que deixar nada a ainda pode querer te sacanear.

    Procure um local fechado e particular, daí a pessoa pode praticar a vontade.


    A propósito: primeiro ensine a pessoa a frear, depois a sentir a embreagem e só depois a sair andando.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Posts
    130

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Obrigado pelos comentários!

    Quanto à moto, ela já aprendeu, e já tem bastante prática. Queria ensiná-la a dirigir o carro.

    Concordo que é a auto-escola quem tem que ensinar a dirigir, mas tem umas bem fraquinhas. E quanto mais a pessoa praticar melhor, pq aprender a dirigir é questão de prática.

    Meu irmão fez 9 aulas de carro com uma "instrutora" e não havia feito nenhuma baliza ainda. Orra, que intrutora era essa? Eu na terceira aula já estava fazendo baliza! E entrei na auto escola sabendo muito pouco mesmo. Ele achou que o problema era com ele, não pedindo assim para trocar de instrutor. Só depois da 13 aula que ele trocou e percebeu que o problema não era ele, mas sim a intrutora.

    Além disto, depois das 13 aulas levei ele à uma estrada de terra mais afastada da cidade e em 2 "aulas" ele aprendeu bastante, foi nítido o desenvolvimento dele.

    Outro ponto importante é o valor da hora aula, que é absurdo. Aqui está por volta de 30 reais para o carro. Qdo tirei a minha carteira paguei 20.

    Outra coisa: se eu fosse ensinar ela o carro, em um local como este, seriam os controles basicos mesmo, como freio, embreagem. Isto é base para todo o resto. Deve ser bem praticado.

    Abraços!


  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Posts
    130

    Re: Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    A Lei é clara: Entregar as chaves de um veículo a uma pessoa que não possua CNH é passivel de multa.
    E são duas multas: Uma para quem está dirigindo e uma para o dono do veículo.

    Cuidado com essa conversa de que o PM deixou, ele não tem que deixar nada a ainda pode querer te sacanear.

    Procure um local fechado e particular, daí a pessoa pode praticar a vontade.


    A propósito: primeiro ensine a pessoa a frear, depois a sentir a embreagem e só depois a sair andando.

    Blaugusto: pelo que lembro da auto escola a multa ém cabível quando o condutor entregar as chaves ä outro não habilitado em vias públicas. Em locais fechados e ou particulares não sei, por isso perguntei.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •