Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    E ai pessoal tudo beleza?

    bom é o seguinte, comprei a pouco tempo minha primeira moto, uma titan 125 es ano 2000
    coloquei alguns acessórios de estética nela como, piscas reduzidos, guidão cb2, santo antônio com proteção traseira, retrovisores reduzidos... Dei uma bela geral nela em partes como, rodas, freios, partida elétrica e tal...
    ontem coloquei um escapamento pro tork boca oito, e amo fazer barulho com ele...
    minha dúvida é o seguite: deixando a moto cortar giro, axo que usei o termo certo, pode danificar o motor? Quais cuidados devo ter com o motor? Estou trocando óleo de 1000 em 1000 Km. Por favor tirem minhas dúdidas, e aceito todo tipo de conselhos para inicianter ok?

    abras a todos

  2. #2
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Novato

    Seja bem-vindo ao PN!!
    Vamos lá?
    Moto cortando giro não é o problema... ela corta justamente para não danificar o motor. O q acontece é q qto mais o motor gira, mais se desgasta então o desgaste é acelerado... mas não é o fim do mundo, depende muito tb da km q a moto tá. Eu não faria uma coisa dessas mas é extremamente pessoal.
    Cuidados com o motor, sempre em ordem qto a revisões, nada de tão extraordinário. Óleo do motor podes trocar a cada 2mil SEM PROBLEMA NENHUUUUUUUUUUUUUM... mesmo q tu uses o motor em condições severas, um óleo de boa qualidade (que atenda as especificações do manual) trabalha perfeitamente no prazo indicado (normalmente acima de 2mil km)... só confira o consumo de óleo (se existir) e complete com óleo de mesma especificação se necessário!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    SP
    Posts
    410

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    Pera lá. Moto cortando giro não é nada bom pro motor, não. Corte de giro geralmente é feito pra lá do redline e um bocado além do regime de potência máxima. O motor não foi exatamente projetado pra trabalhar nessas condições e, aliás, esse regime não traz nenhum benefício. Se você realmente tiver que cortar o giro (por algum motivo que para mim é inconcebível), pelo menos faça depois de rodar com a moto por uns dez minutos, para o óleo estar na temperatura ideal de funcionamento e você minimizar os estragos que está fazendo ao motor.

    Óleo, de acordo com o manual, pode ser trocado de três em três mil quilômetros. Pode antecipar um pouco se você anda de modo bruto, se costuma deixar bastante a moto parada com o motor ligado, acelerar no semáforo e outros desses detalhes.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    obrigado aos que responderam até agora...
    mas ainda to em duvido porque cada um falo uma coisa...
    minha moto tem 60.000 Km rodados...
    todas revisões feitas certinho, sempre conferindo óleo, e trocando de 1000 em 1000 porque achei que pelo tanto que rodo por mês seria o ideal. Rodo em média 500Km por mês...
    Quer dizer que posso trocar de 2000 em 2000 km o óleo? Sempre uso o mobil...
    Quanto ao escapamento, pode estragar algo do motor? E o que mais posso fazer para conservar ao máximo o motor da minha moto? Esquentar antes de sair ou não?
    por enquanto agradeço aos que estão me ajudando e pretendo ficar ativo ao forum diariamente

  5. #5
    Motociclista Avatar de apu
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    RS
    Idade
    74
    Posts
    1.421

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    buneco, retomando as suas dúvidas, pode sim tranquilamente, como ja disse o VIPER, trocar seu óleo a cada 2.000Km. não importa se você anda muito ou pouco por mês.. mobil é o óleo especificado pela honda. porém também existem outros de boa qualidade.

    além do óleo, faça troca do filtro de óleo também, a cada 2 trocas de óleo. ou seja, troca o óleo e o filtro, daí na próxima troca só o óleo, dai na outra o filtro e o óleo, e assim vai, entendeu? uma sim uma não.

    seu pro-tork não irá danificar seu motor não.

    quanto a conservar o motor da sua moto.. evitar cortar giro ja é importante. a moto tem esse sistema justamente pra evitar danos. uma esquentadinha segundos antes de sair sempre é uma boa idéia, seja qualquer moto. essa esquentadinha faz o óleo circular por toda mecânica da moto. 20 segundinhos já são suficientes no teu caso..

    no mais é isso buneco. não esquecendo também de abastecer sempre com uma gasolina de qualidade, coisa que influencia MUITO hoje em dia na mecânica das motos.

    abraço

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    Primeiramente sugiro a você a utilizar a busca do fórum. Cortar giro claro que pode danificar o motor, afinal vc está chegando perto do limite do motor, principalmente com a moto parada, já que o motor é refrigerado a ar.

    O que mais indico para os iniciantes é: Leia o manual do proprietário com atenção, lá tem as melhores dicas que vc possa necessitar.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    Hehehehe deixa eu adivinha foi um meXânico com formação no MIT (Massachusetts Institute of Technology), mestrado em Oxford e Doutorado em Havard e Pós Doutorado em Columbia e atualmente trabalha no setor de lubrificantes da NASA e faz bico como mecânico de moto que disse para trocar de 1000 em 1000?

    Agora serio troca a cada 2000 pelo menos o meio ambiente agradece.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re: Dicas para um novato... motor, óleo e afins

    intaum a partir de hoje trocarei de 2000 em 2000 mil, mas sempre verificando o nível...
    bom outras duvidas surgiram, do tipo,
    onde fica o filtro de óleo para verificar seu estado?
    como posso saber o estado da gasolina?? se é boa ou não? aqui na minha cidade é tudo o mesmo preço, nao tem nada mais caro ou mais barato... se tiver alguma forma de verificar isso me falem por favor.
    Uma moto com 60 mil km rodados é muito? O motor nunca apresentou nenhum defeito e sempre que tinha defeito o dono rapidamente consertava. A vida útil ainda é longa?
    a lona de freio traseiro deve ser trocada quando não haver mais regulagem no parafuso externo?

    no mais é isso, agradeço a todos pela colaboração...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •