Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Desgaste do pedal de câmbio

    O que fazer? Eh o seguinte. Diferentemente da Titan, que sai um eixo direto do motor no qual é fixado o pedal do câmbio direto nesse eixo, evitando assim desgastes com bucha, etc.., a Yes o eixo que sai do motor vai pra uma haste que aciona o pedal que é fixado em uma bucha, o que vai causando desgaste porque vai entrando areia e água ali e ficando com folga. O meu pedal tava com bastante folga, a ponto de começar a soltar o prisioneiro, solucionei colocando uma porca fininha e rebitando a ponta do pino que sai do quadro com martelo mas o desgaste foi continuando, até o ponto de o pedal agora está com folga de novo e está afundando no próprio aço do chassi da moto. E pior que não tem como trocar porque o pino que segura o pedal do câmbio faz parte do chassi da moto. E agora? A tendência é o desgaste ficar cada ve maior.



    Moto é tudibão!

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    tem coisa errada ai

    pois pelo que vc falou nao tem como trocar o pedal de cambio!
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  3. #3
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Mesmo que não tivesse reparo (o que eu duvido), sempre dá pra se fazer uma bucha no torneiro, um trabalho de não mais do que 15 minutos.

    ps: Lava essa moto.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  4. #4
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    César, é só levar num torneiro e depois mandar cortar esse pedaço aí e soldar o novo.

    Ou fazer uma bucha, como o colega aí citou!

    Mas muito estranho isso aí, ein?!?!?! Tá comendo num lugar anormal.


    Mas também... olha o estado que tá ela!! E tá com 63mil km?!?!?!?!?!?!?


    Lava essa moto que resolve!! kkkkkkk...


    Abraço!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Eu lavo num dia mas dois dias depois já tá assim de novo pego caminho de terra todo dia fora que aí respinga o óleo da corrente. Então bucha acho que não dá mais mesmo porque tá desgastando a parte que encosta no chassi, isso vai acontecer, é só achar uma Yes com mais de 60 mil km, rs, esse lance de cortar e soldar um pino novo, será que é seguro? Tipo se quebrar na solda na estrada à noite? E o pino, suponho que tenha que mandar pro torneiro fazer um sob medida né? Quanto será que fica a brincadeira?
    Moto é tudibão!

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    A minha ainda é nova, ajuda retirar o pedal e colocar graxa ali dentro, nesse pino ne? To pensando em fazer isso! Falando nisso, como se tira esse pedal? Eu vejo ele fixo tipo com uma arruela com dois furinhos. Alguém explica!

  7. #7
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Citação Postado originalmente por Felipe Oliveira Ver Post
    A minha ainda é nova, ajuda retirar o pedal e colocar graxa ali dentro, nesse pino ne? To pensando em fazer isso! Falando nisso, como se tira esse pedal? Eu vejo ele fixo tipo com uma arruela com dois furinhos. Alguém explica!
    Se fôr igual ao da minha moto (e imagino que &#233, é um pino trava. Tem que desamassar o pino, tirar ele que o pedal sai. Limpa, enche de graxa e recoloca tudo, com uma trava nova.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Se for o pedal que gastou, troque o pedal, se for a parte fixada ao quadro, é só mandar embuchar, como falaram aí, é rápido e barato. Sempre quando lavar a moto limpe muito bem aí e lubrifique.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Antes eu colocava graxa mas era pior porque junta areia na graxa e vira uma lixa daí um dia na consecionária eu perguntei pro mecanico ele falou que o melhor é não por nada deixar a seco que dura mais. Mas aí sempre pinga óleo da corrente e acaba engraxando, ou melhor, como mistura com terra vira uma lixa o que acaba dando cada vez mais folga.
    Pra tirar tem que tirar um prisioneiro com um alicate sacador de prisioneiro, é um que abre ao contrário, quando vc aperta ele abre e nas pontas tem dois pinos pra encaixa os pinos do prisioneiro aí.
    Moto é tudibão!

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Ahhh... já vi esse alicate, porém não tenho! Vou deixar assim por enquanto. Valeu!

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Tasteful
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    RS
    Posts
    2.855

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    compra um novo tche,ta 29 pila um novo de rdz,talvez de suzuki seja mais caro

  12. #12
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    Fala César.

    Dei uma olhada agora que cheguei em casa e entendi melhor o que houve e a solução é bem mais simples do que parecia.

    As opções são:
    - Cortar aquela parte que esta zoando e solda uma nova peça.
    Eu acho que fica uns 100 dinheiros.

    - Retirar o pino que vai preso ali e fazer um novo, mais grosso e que se encaixe direitinho com um ressalto pra não encostar no chassi.
    Também vai morrer nuns 100 dinheiros.

    Bom, meu pai tem uma metalurgica e tem umas fresas e tornos lá pra gente brincar.
    Eu cresci no meio dessas maquina e entendo um bocado de mecanica e eu mesmo poderia fazer tudo isso.

    Se tu quiser agente combina um dia, vc vem pra cá e agente desmonta e vê o que dá pra fazer na hora com o que tiver de material lá!!



    Abraço!!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Desgaste do pedal de câmbio

    faz uma bucha do tamanho interno do pedal e um pouquinho mais comprida (pedal novo), aí corta esse pino fora, fura no chassi para passar um parafuso, aí coloca a bucha dentro do pedal, uma arroela de cada lado e parafusa no chassi
    quando gastar novamente é só trocar a bucha e as arroelas
    simples, prático e rápido e melhor que o sistema original! :OK:

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •