Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Conceitos sobre Conservação de Motocicletas


    O Motociclismo como Paixão
    A motocicleta deve ser vista como um elemento que concentra em si diversos aspectos, em especial sobre o ponto de vista cultural e conforme sua utilização.
    Deixando de lado a velha e apaixonada discussão sobre o tema “Motociclista ou Motoqueiro” e a controvertida questão do preconceito, o que se observa é que sobre o ponto de vista cultural e de sua utilização podemos realmente visualizar dois grupos bem distintos de usuários de motocicletas.
    O primeiro desses grupos é formado por aqueles que utilizam a motocicleta como meio de locomoção, transporte e uso profissional, no Brasil esse grupo é mais recente, sendo o de maior volume e o que mais cresce, é nesse grupo que se verifica o maior índice de acidentes envolvendo as motocicletas.
    O outro grupo é o formado por aqueles que têm a motocicleta como hobby, em geral utilizam a motocicleta para o lazer, passeios, viagens e pratica de esportes. Normalmente são apaixonados por tudo que diz respeito a esse veiculo, são mais antigos no Brasil, são em numero menor, e se preocupam mais com a segurança na pilotagem.
    É bom ressaltar que existem motociclistas que “transitam” e se “encaixam” perfeitamente nos dois grupos citados.
    É no segundo grupo que encontramos um numero maior de pessoas “apaixonadas” pela motocicleta e interessadas com sua conservação e manutenção, que envolvem cuidados com a mecânica e com sua apresentação visual. Para essas pessoas cuidar da motocicleta é uma atividade prazerosa, o objetivo deles é entreter-se com tudo que diz respeito ao universo das motocicletas.

    Manutenção e Conservação como Objetivo
    Um dos fatores que difere os motociclistas que tem a motocicleta como hobby é que uma de suas metas principais é a manutenção e conservação constante de suas motocicletas. Quase sempre pilotam de maneira prudente, procurando evitar desgastes e sobrecargas desnecessárias aos componentes mecânicos. Para esse tipo de motociclista conseguir bons números nos indicadores de conservação das peças e componentes de sua motocicleta é uma meta constante. Em geral gostam de analisar e comparar o desgaste e a durabilidade de componentes, como o motor, o conjunto de transmissão secundário, os pneus, os freios, a embreagem, etc. É muito importante compreender que essa atividade, necessariamente não esta ligada à economia e redução de gastos, mas acima de tudo ao simples prazer de alcançar uma meta ou objetivo. Preocupam-se também em utilizar a moto buscando a conservação em pequenos detalhes, como, por exemplo, não deixar a moto no sol, evitar transitar por locais molhados ou com barro, etc. Importante ressaltar que não se deve confundir esse prazer com “obsessão” ou “fanatismo”, o verdadeiro motociclista sabe dosar e conciliar essa paixão com equilíbrio e maturidade.

    Acumulando e trocando informações
    Essa característica é uma das mais marcantes do motociclista, ela é responsável pelo surgimento de outras características como, por exemplo, o companheirismo. Para saciar a vontade de conhecer e acumular informações sobre o assunto, a forma mais usada é o intercambio com outros motociclistas, onde se pode fazer a troca de informações e de “quebra” fazer novos amigos e parceiros, esse fenômeno é muito conhecido pelos motociclistas, alguns se juntam em grupos em determinados “Pontos de Encontro”, outros se juntam em associações conhecidas como “Motos Clubes”, e atualmente se multiplicam na Internet os diversos “Fóruns de Discussão” específicos para motociclismo.

    Conservação e Segurança:
    A busca da conservação através de diversos cuidados em especial pelo habito de fazer manutenção preventiva é o fator mais associado à pilotagem com segurança. Todos indicadores estatísticos têm constatado que uma grande quantidade dos acidentes envolvendo as motocicletas está relacionada com a falta de manutenção. É impossível questionar esse argumento, tecnicamente sabemos, por exemplo, que quando existe a necessidade de uma freiada emergencial rápida e brusca, as motocicletas que estiverem com os freios e pneus em melhores condições serão as que conseguirão parar em um espaço menor, e assim conseguir evitar um possível acidente.

    Os Elementos da Conservação
    Quando se fala em conservação da motocicleta como meta ou objetivo devem-se visualizar todos os elementos que compõem esse conjunto. De um modo geral temos a forma de pilotar e conduzir, a manutenção mecânica preventiva, a qualidade de peças, componentes, óleos e combustíveis utilizados, os cuidados no dia a dia, e a preocupação com a apresentação visual da motocicleta.

    A utilização constante da Motocicleta
    Importante ressaltar que na realidade o maior prazer desses motociclistas é rodar com sua motocicleta, ou seja, aproveitá-la o maior tempo possível. Suas metas de conservação estão sempre relacionadas com a quilometragem obtida. De nada adiantara a motocicleta estar com muita idade, conservada, mas sem uso, mesmo porque a falta de utilização é um dos fatores que mais contribuem para a deterioração dos materiais e componentes da motocicleta.

    A Lavagem na Conservação
    Dentre os muitos cuidados que esses motociclistas tem com sua motocicleta, destacamos a preocupação com a conservação das peças e componentes e a apresentação visual da motocicleta. Esse objetivo é alcançado com cuidados diários na utilização da motocicleta e com sua lavagem periódica. É muito importante ter em mente que a lavagem deve ser vista como uma atividade que busca a conservação da motocicleta, ou seja, a lavagem periódica, mais que o embelezamento, visa conservar a motocicleta. Não se deve deixar de lavar a motocicleta por um período muito grande, com o passar do tempo os sedimentos de sujeira vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Em geral o próprio motociclista realiza essa atividade, mas pode-se também ser feito por terceiros, de preferência são escolhidos os locais especializados como as oficinas de motocicletas e os locais específicos para lavagem de motocicletas. Normalmente evita-se levar em lava rápido de automóveis ou em postos de combustível, pois alem de utilizarem produtos e equipamentos inadequados, em geral eles não tem preparo e conhecimento sobre os cuidados especiais que se deve ter com uma motocicleta.

    O Comprometimento dos Componentes pela ação da sujeira
    Com o passar do tempo, em virtude da falta de lavagem, os sedimentos e micro-sedimentos vão se incrustando e se fundindo nos materiais, em especial nos locais de temperatura elevada como o motor e seus componentes. A motocicleta é constituída também por grande volume de peças e componentes metálicos das mais diversas composições, que em sua maioria tem a parte externa exposta, ou seja, sem proteção de pintura ou verniz, nesses locais a sujeira sedimentada funciona como pontos retentores de umidade, que serão responsáveis pelo inicio do processo de oxidação (ferrugem).

    Como a Lavagem Funciona
    A lavagem tem como objetivo remover as incrustações de sedimentos e micro sedimentos, e evitar o comprometimento de peças e componentes. Portanto é necessário que esses sedimentos sejam realmente removidos. Para isso temos que entender alguns conceitos básicos. Não são os produtos que limpam, eles tem uma função auxiliar no processo. A atividade “mecânica” pela abrasão é realmente quem ira remover os sedimentos. Portanto, na hora de lavar devem-se passar pinceis, escovas e esponjas com muita eficiência em todos os locais. Na hora de enxugar dever-se passar bem o pano em todas peças ainda úmidas. Na hora de encerar, deve-se aplicar e retirar a cera tendo em mente que seu objetivo é remover toda sujeira incrustada, ou seja, encerar é limpar, e não “polir” como muitos pensam.

    A Qualidade e Eficiência da Lavagem
    Não se deve ter ilusão sobre a atividade de lavagem da motocicleta, para que ela seja eficiente e esteja realmente comprometida com a conservação, ela deve ser executada periodicamente e não pode ser feita de forma rápida e sem um conhecimento mínimo. E também não se devem utilizar equipamentos e produtos que podem danificar seus componentes. O mais importante é entender que não existem milagres, para obter qualidade e eficiência na lavagem deve-se fazê-la de forma correta e adequada, senão alem de não conseguir os objetivos de conservação corre-se o risco de danificar peças e componentes da motocicleta.

    O prazer de andar de Motocicleta.
    Para o verdadeiro motociclista não existe sensação mais agradável que o prazer de andar com sua motocicleta em um dia perfeito com o céu limpo, sol e temperatura agradável. Para quem realmente conhece essa sensação sabe também que se a motocicleta estiver limpa, bonita e bem conservada, esse prazer é ainda muito maior.

    Tomás André dos Santos – tasmotos
    www.tasnaweb.com

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de buneco
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Uberaba-Mg
    Idade
    32
    Posts
    2.827

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    muito boa materia
    li por completo!
    parabens pelo texto!!

    Ps: eu sofro pra mate minha motinha limpa e com tudo certo, to até passando por umas raivas ai com ela, quase jogando no lixo... :s

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Rio de Janeiro - Freguesia Jpa
    Posts
    13

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    nao existe sensação melhor pra quem gosta !! andar de moto eh absurdamente bom !

    nao sou de motoclube, nem trabalho de moto .. simplesmente tenho pois gosto muito de andar de ! mas nao pode-se comparar em momento algum a manutenção feita por hobbistas com a de quem trabalha com moto. O cara mal tem tempo p comer, imagine p ficar esfregando a moto hehe. Trabalho muito duro por sinal !!

    grande abraço

    Excelente matéria ! pois isso EH uma materia ! :OK:

  4. #4
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    Amigos,

    É isso ai... na realidade gostar de motocicletas tem muitas vantagens, e loucuras, inclusive poder ficar fazendo esses tipos de devaneios.
    Cada um tem seu jeito de ser e de usar a motocicleta, o importante mesmo é curtir e acima de tudo rodar.....

    Abraços

    tasmotos


  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Botucatu - Sp
    Idade
    36
    Posts
    665

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    Eu que o diga, olha, o ato de lavar a minha moto dura mais ou menos 2 horas, até que pra mim esteja limpa, depois passo a cera, isso de vez em quando. Depois de finalmente minha moto limpa, vejo ela bonita e me vem a sensação de trabalho concluido...maravilhoso, já e seguida, pego a moto e saio andar...
    realmente, pra quem gosta de moto, é muito boa a sensação

    Obs: Gostei muito do texto!
    Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Canoas
    Idade
    45
    Posts
    232

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    Parabens Tasmotos que baita texto, foi vc que escreveu ?

    Ah!! desculpe, mas eu li moto e motoqueiro no lugar de motocicletas e motociclistas

  7. #7
    Motociclista Avatar de Andinho Xeineclovisk
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    são ludgero, sc
    Idade
    37
    Posts
    715

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    e geralmente, a moto é a cara do dono

    então, mantendo a minha sempre com a manutenção em dia
    e bem limpinha,

    passo a impresão de ser caprichoso e organizado tbm néh.
    Minha Fazer: novas fotos pagina 5- Esta a venda.
    http://www.pequenasnotaveis.net/foto...-2008-a-42778/

  8. #8
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    anderson14753

    Obrigado pela força...

    Sim, o texto é de minha autoria, a maioria dos textos que publico em foruns e em sites que sou colunista são de minha autoria, quando não são eu sempre indico a fonte.
    Veja no site www.showmotos.com.br diversos textos que escrevo sobre motociclismo em geral, ou no meu blog www.tasnaweb.com textos tecnicos especificos manutenção, conservação, pilotagem, etc.

    Na realidade no inicio desse texto, quando falo "motoqueiro" eu estava querendo justamente explicar que não tenho intenção de discutir o assunto, e assim gerar polemica, mesmo porque para mim todos são iguais.

    E a palavra moto foi falha de redação mesmo, pode verificar que em 99% dos casos utilizei motocicleta, desculpa ai...

    Abraços,

    tasmotos

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de flp_87
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    são paulo
    Idade
    36
    Posts
    201

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    ótimo texto, diz o q realmente nós pensamos sobre nossas pequenas !
    alem de manter conservadas para nossa apreçiação depois na hora de vender todo o trabalho será recompensado !

    abraçoo !
    "Tenha uma vida equilibrada, ande de moto ! "
    no asfalto ou na terra sou feliz com ela :
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...-2012-a-42203/

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de Naldo
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    recife, nação pernambuco
    Idade
    42
    Posts
    198

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    parabens pelo texto muito legal mesmo,
    nao vejo motivo de vc esta pedindo desculpas por "esse" ou "aquele" termo usado ficou ótimo sem tendencia e sem preconceito e muito informativo.
    ".... Concedei-me senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para distinguir uma da outra....." Amém.

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    39
    Posts
    20

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    legal o post.................pra quem tem moto com carenagens sem tinta, como a minha nem adianta passar nada, so lavar com sabaum e secar....pq c passar sera fica tudu fosco.....eu jogo um oleo diesel com agua e depois esfrego com sabaum......fica brilhando......
    Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que a explique e ninguém que não a entenda.

  12. #12
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195

    Re:Conceitos sobre Conservação de Motocicletas

    Li por completo, muito bom seu texto, quem gosta se identifica bastante.
    parabens.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •