Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Circuito regulador de tensão - LED


    Olá pessoal!!

    Os LED´s que uso no painel queimam com certa frequencia. Já troquei 3 vezes...
    Quando comprei pedi para que montasse para 15v, mas ou o resistor era muito lixo ou ele não o fez!

    Então eu estou querendo montar uma placa com circuito regulador de tensão e já colocar os LED´s.

    Quero colocar 4 LED´s na placa, pra iluminação ficar mais homogênea e mais intensa.

    Andei pesquisando e já estava afim de usar o tal do 78xx para fazê-lo.
    Alguém tem algum esquema pronto? Tem alguma idéia para me ajudar a montar a placa??

    Vou fazer tudo em casa mesmo. Ainda tenho aqui meu furador de placa e aquele liquido que eu esqueci o nome para corroer... bons tempos...


    Ahhhh... Lembrando que a tensão da Yes varia um bocado de 12 a 14v aprox.

    Abraços a todos!!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Pessoal, acho que encontrei alguma coisa.

    Neste circuito apresentado na imagem eu tiro os 4 diodos da ponte. O resto é pra alisar a tensão pra retirar possiveis ruidos??

    Vi falarem de usar apenas o 7805 e um resistor para cada Led...

    Quero algo confiavel, duradouro e que não danifique os LED´s.




    Cadê o pessoal entendido??? rsrsrs..
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Pode tirar o c1 também, ele é usado pra dar essa "alizada" conforme vc disse na tensão alternada, como a tensão da bateria é continua não precisa dele, os outros capacitores são os de desacoplamento (ou acoplamento, esqueci euahuehauheau), pode deixar eles.
    Mais antes de vc fazer qualquer coisa, sabe o valor dos resistores que colocaram ai? Não é pra queimar se tiver com os valores corretos.

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Nova Iguaçu - RJ
    Idade
    33
    Posts
    244

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    fala ai blaugusto..

    não sou muito entendido no mundo da eletrônica..

    mas posso te dizer que construir uma placa pra isso não é uma boa idéia ..iria tomar muito tempo,espaço e etc..

    o mais indicado ai no caso é colocar resistores realmente mais fortes..ou até mesmo puxar o terra de todos os led's diretão ..e colocar um resistor na perninha de cada positivo ..e dai ligar todos num mesmo positivo ..



    ve se deu pra entender..

    abraços!

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Léo Borges
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Paraná
    Idade
    48
    Posts
    3.624

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Citação Postado originalmente por tkd_mateus Ver Post
    fala ai blaugusto..

    não sou muito entendido no mundo da eletrônica..

    mas posso te dizer que construir uma placa pra isso não é uma boa idéia ..iria tomar muito tempo,espaço e etc..

    o mais indicado ai no caso é colocar resistores realmente mais fortes..ou até mesmo puxar o terra de todos os led's diretão ..e colocar um resistor na perninha de cada positivo ..e dai ligar todos num mesmo positivo ..



    ve se deu pra entender..

    abraços!
    Em minha sundown fiz assim na lanterna traseira que queimava uma lâmpada por semana, nunca mais apresentou problema!

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Tem um site legalzim pra quem quer calcular o resistor a usar no led.

    http://www.casemodbr.com/resistor.htm

    No inicio da pagina diz a tensão do leds dependendo da cor, a corrente vai ser algo entre 20 e 30 mA.


  7. #7
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    TKD essa maneira eu já conhecia. É o mais arcaico de todos! Mas queria fazer algo mais profissa!!
    Nem Zener eu queria usar.


    Como eu falei a tensão da Yes (não sei das outras mas acho que tb) varia um pouco, de 12 a 14v.


    Fazendo dessa maneira com apenas resistores eu teria que usar um resistor pra 15v, daí a intensidade iria ficar variando.


    Quero que entre de 14 a 15 e saia sempre uma coisa só.


    Já decidi pelo 7805. Entra até 35v e sai 5v.


    Como não entendo taaaanto de eletronica assim e tá dificl achar algo que sirva como luva vim pedir a ajuda de vocês pra dar uma afinada no circuito.


    Achei esse outro esquema aqui:




    Será que esse tá plug n'play???


    Mas e depois desses 5?
    Serão 12 LED's.


    Melhor ligar em cada LED um resistor de 100ohms ou 1 só de 10k e todos os leds nesse??
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Pode tirar os 4 diodos e o capacitor de 2200uF, de preferencia um resistor pra cada led.

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Canoas-RS
    Posts
    59

    Re:Circuito regulador de tensão - LED

    Colocando um resistor de 100 ohms para cada led, e ligando todos em paralelo como disse tkd_mateus vc pode ligar qtos leds quiser até 50....
    Pq eh o seguinte:
    Tu vai ter os 5Volts constante na saída do regulador, então vc tem geralmente um consumo de 1,8Volts para cada led e 30 a 40mAmperes então vc faz:

    (5V-1,8V)/35mAmperes --> 3,2V/35m= 91,43Ohms em torno de 100Ohms

    No caso se for 12 leds, eles irão consumir 12x35mA= 420mA os 78xx libera até 1 ou 1,5A, então ta tranquilo :OK:


    Qualquer coisa tamo ae!
    Abraço!
    Aro 17 Motard.
    Gemoto ON board.
    Bura Mikuni de RDZ 26mm Em teste

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •