Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Óleo 5w30, pode?

    Oi pessoal !!!

    Bom, antes de mais nada, não abri esse tópico para falar MARCA de ÓLEO, nem se ele é bom ou ruim, para isso só na página de tópicos recentes tem 3 outros abertos, então...

    Moderação, se alguém nesse tópico ficar com isso por favor delete o tópico!!


    A dúvida é se eu posso usar um óleo 5w30 no meu motor, com isso talvez a partida inicial do motor seria realizada de forma menos trabalhosa, pois o óleo, logicamente, é até mais fino e menos viscoso do que o 10w40 , e absurdamente mais fino do que o 20w50 ...

    Sobre essa viscosidade, o que acham?

    Obrigado!
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Eu ja pensei nessa viscosidade tb...mas cheguei a dois impasses : achar um produto desse feito pra moto, não considero usar oleo de carro em moto, principalmente esses que são energy conservation, e o fato de minha moto ser refirgerada a ar. Uso o 10w40, e fica bom, mas não sei sei se um oleo 5w30, que se comporta qdo quente como um oleo sae30 iria se sair bem com refrigeração a ar. Numa moto com refrigeração liquida quem sabe... vou acompanhar com muito interesse essa discussão.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Eu ja pensei nessa viscosidade tb...mas cheguei a dois impasses : achar um produto desse feito pra moto, não considero usar oleo de carro em moto, principalmente esses que são energy conservation, e o fato de minha moto ser refirgerada a ar. Uso o 10w40, e fica bom, mas não sei sei se um oleo 5w30, que se comporta qdo quente como um oleo sae30 iria se sair bem com refrigeração a ar. Numa moto com refrigeração liquida quem sabe... vou acompanhar com muito interesse essa discussão.
    Então brother... eu não sei se você vem acompanhando, mas eu estou travando uma briga BOA com meu motor... então tudo qeu eu puder utilizar ao meu favor, estou estudando para ver desempenhos... E, assim, um dos argumentos que se usa aqui no Brasil quanto ao fato do óleo é que aqui é um país tropical, quente, e não se faz necessário o uso do 10w40, quanto mais o 5w30 !! Se torna desnecessário...

    Mas, pensando por um lado, e se o motor foi trabalhado pelos engenheiros lá na China, de forma a rodar melhor com o 10w40 independente da temperatura local? As vezes, pode ser, que temos aqui no BR um desempenho tão bom usando um 20w50, que não testamos o 10w40... e pode ser que podemos ter um desempenho melhor...

    Eu na última troca de óleo optei por um óleo (não vou citar MARCA), porém eu achei que o meu motor ficou pior para dar a partida... pode ser "brisa" da minha cabeça... não sei, mas parece que o pistão ficou mais "pesado" para subir e dar o torque inicial... então por isso que abri o tópico referente ao 5w30 ...

    Obrigado de novo!
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Naum ta errado pensando na questão do 10w40. Realmente se o motor foi projetado para 10w40, fica melhor com 10w40. Internamente dutos e as folgas são especificadas pra isso. Eu uso 10w40 a muito tempo amigo, e não tenho problema. Agora é o que te disse, refrigerado a ar, um 5w30 pra moto acho que fica arriscado. Dependendo da sua região, se for nordeste, vai ficar comprometido a estabilidade desse cara ai... talvez la para o sul do Brasil ele se de bem.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Naum ta errado pensando na questão do 10w40. Realmente se o motor foi projetado para 10w40, fica melhor com 10w40. Internamente dutos e as folgas são especificadas pra isso. Eu uso 10w40 a muito tempo amigo, e não tenho problema. Agora é o que te disse, refrigerado a ar, um 5w30 pra moto acho que fica arriscado. Dependendo da sua região, se for nordeste, vai ficar comprometido a estabilidade desse cara ai... talvez la para o sul do Brasil ele se de bem.
    é... porque, onde eu estou, não chega a ter o frio do Sul... mas faz um frio danado todos os dias... não tem quem aguente...

    Hj vou trocar o óleo, procurarei um 10w40 para iniciar os testes... depois eu posto as impressões...

    Pessoal, se alguem souber de algo por favor se manifeste, é um assunto que pode ter muita relevância....

    Abraços!
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Procura um 5w40, deve ajudar nas partidas a frio, eu uso 15w50 (Motul 5100 semi-sintético).

    Esse Motul (5w40) é meio caro, mas deve haver mais baratos.

    http://www.sakamotomotul.com.br/prod...ory_line_5w40_

    [img width=480]http://www.sakamotomotul.com.br/_img/_produtos/300v_factory_line_5w40.jpg[/img]

  7. #7
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Re:Óleo 5w30, pode?

    eu me lembro de quando eu trabalhava em oficina como atendente..

    vinha um moto taxi de 2 em 2 dias completar a moto com um 5w30, a 4,50 o litro
    eu só colocava o funil, e despezava o oleo, nem precisava abrir bujão..

    Como o tempo e o vento...

  8. #8
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Não sei se vou falar besteira, mas pelo que eu entendi até hoje, o 10W e para funcionamento melhor em tempo frio...(quanto menor o 1º número, maior a eficiencia no frio)
    e o 40 ou 50 para tempo, clima (temperatura de funcionamento) mais quente...
    creio que o 5w30 não irá cumprir o seu papel de maneira eficiente em um dia quente e quando você estiver usando mais do motor ( onde o motor tende a trabalhar mais aquecido)....
    deveria ser 5w40 ou 5w50 (se é que existem)....

    Citação Postado originalmente por Alan Ranieri Ver Post
    Procura um 5w40, deve ajudar nas partidas a frio, eu uso 15w50 (Motul 5100 semi-sintético).

    Esse Motul (5w40) é meio caro, mas deve haver mais baratos.

    http://www.sakamotomotul.com.br/prod...ory_line_5w40_

    [img width=480]http://www.sakamotomotul.com.br/_img/_produtos/300v_factory_line_5w40.jpg[/img]
    já provaram que existe...
    :OK:
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  9. #9
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Re:Óleo 5w30, pode?

    mas, eu ainda tenho uma duvida, msm depois de toda essa discução nos topicos afora

    ja sabendo pra q serve os "nºs" do oleo, definição de qualidade e tudo mais
    qual a diferença entre o oleo de "carro", e os dizendo q eh pra moto ? (20W50)
    perguntei pra um representanto de mobil uma vez q ele disse q num tem diferença nenhuma na formula.
    só muda a embalagem

    e depois de um tempo, perguntei pra outro representante, q vendia castrol, shell, e mais uns par, só q só pra carro
    ele disse q o de moto tem uns aditivo pra embreagem, e pro cambio, q o só pra carro não tem.

    alguém tem uma resposta mais concreta ?

    Como o tempo e o vento...

  10. #10
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Sampa / SP
    Idade
    38
    Posts
    3.076

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Eu acho, veja, ACHO, que os de moto, além de banhar tudo e refrigerar tudo, ainda serve pro pistão, pra caixa de embreagem e mais umas partes lá, a grosso modo, o óleo lava tudo sem piedade!

    Já o de carro só lubrifica os pistões, já que o que resfria o bloco é o radiador, e acredito eu que tenha um óleo pra cada coisa...

    Me corrijam se eu estiver errado ok?

    Quanto ao oleo, quase comprei o Motul, na hora que vi era 20w50 ... mas vou atras de um 5w40 ou 5w50, não importo de pagar um pouco mais caro, se ele valer a pena!

    Abraços!
    [img width=520 height=127]http://img80.imageshack.us/img80/3315/assinaturaey.jpg[/img]
    1º - Yamaha Crypton (a MELHOR)
    2º - Suzuki Yes (a MAIS OU MENOS)
    3º - Honda 150 (a ZICADA)
    4º - ?????????

    ~ Devagar a gente chega lá! ~

  11. #11
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Vamos simplificar?
    Usem o que o manual mandar usar!!!
    Suzuki Yes 20w-50, fim.
    Querem uma partida mais eficiente já que o óleo do motor estará na parte de baixo, cárter? Filmem o motor por dentro que esse problema acaba. Podem até tirar todo o óleo e andar com a moto que o motor não bate.
    Sugestão, PESQUISEM!!!
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485

    Re:Óleo 5w30, pode?

    Citação Postado originalmente por f3rn4nd0 Ver Post
    Eu acho, veja, ACHO, que os de moto, além de banhar tudo e refrigerar tudo, ainda serve pro pistão, pra caixa de embreagem e mais umas partes lá, a grosso modo, o óleo lava tudo sem piedade!

    Já o de carro só lubrifica os pistões, já que o que resfria o bloco é o radiador, e acredito eu que tenha um óleo pra cada coisa...

    Me corrijam se eu estiver errado ok?

    Quanto ao oleo, quase comprei o Motul, na hora que vi era 20w50 ... mas vou atras de um 5w40 ou 5w50, não importo de pagar um pouco mais caro, se ele valer a pena!

    Abraços!
    Olha, independente de ter refrigeração liquida, o oleo refrigera partes do motor aonde os dutos de agua não passam, como a parte de cima. E ai ele volta quente pro bloco, e a refrigeração liquida ajuda tb a diminuir a temperatura dele. Agora uma coisa que oleo de carro não faz e banhar a embreagem e a caixa de cambio. Muitos usam top turbo em outro fórum que participo e estão felizes e não vem problemas agora...e talvez não vejam nunca, pq qdo der problema de algum tipo de desgaste eles ja devem ter passado a motoca adiante. Em fim, eu não creio que oleo de carro deva ser usado numa moto com cambio e embreagem banhados a oleo, devido a diferença de giros que o motor da moto tem, a embreagem (o esforço mecanico dela em fazer força e a girar tb, afinal acompanha o motor da moto na transimissão para as rodas) e as engrenagens de cambio (idem os mesmos motivos da embreagem) e de potencia especifica, visto que muitos destes oleos não são para motores com mais de 100 cv/litros como das motos, raros alguns casos, como o top turbo que é usado em motores turbo diesel tb. Não sou louco de falar que o oleo da problema de cara...pq não dá na maioria dos casos, mas digo que não vou pagar pra ver no futuro a longo prazo se da problema de desgaste de engrenagens de cambio ou outras partes do motor alem do normal que deveria ter.
    Agora o que disseram do 5w30 na moto do maluco que só completava eu não duvido, muito provavelmente o oleo acba sendo consumido muito mais facilmente do que um oleo grau 40 ou 50. Na minha opinião nas motos refrigeradas a ar não rola. Nas refrigeradas a agua (tipo uma hornet ou um cb500) seria interessante ver como ele se comportaria, mas sendo especifico para moto. E ai que a porca torce o rabo...achar um desse. Não é só o fat dele ser de grau 5w, mas tb se usa esse tipo de oleo em carros pela grau sae30 a quente prender menos os giros do motor, deixando ele mais solto...assim como um 10w40 deixa mais solto para um 20w50...
    Esse motul ai 5w40 deve ser os dois olhos da cara...
    Se vc se interessar fernando, exite 10w40 sintetico api sl da ipiranga para motos. Eu uso um 10w40 elf semi sintetico, jaso ma2 api sh e custa em torno de 28 o litro. E da linha da elf ainda tem um totalmente sintetico para motos, 10w50, api sg, jaso ma... esse é dificil de achar aqui na minha região, vi uma vez na vida a muito tempo. Tem produtos motul que nem esse ai que colocaram, mas são carissimos mesmo, pode colocar uns 40 reais o litro, e vc deve rodar a mesma km de um normalzinho, nunca aumente a km porque colocou um oleo melhor, quem dita o tempo da troca e a montadora baseada na condição de uso do motor e nunca o fabricante do oleo...classico erro que fundiu muito motor de carro 16 v por ai...
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •