Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados da Enquete: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Votantes
111. Você não pode votar nesta enquete
  • Nunca

    43 38,74%
  • Sempre

    40 36,04%
  • As vezes

    28 25,23%
Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 91
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Idade
    57
    Posts
    16

    Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

    Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

    Convido a todos para responder a esta enquete da forma mais sincera possível. Depois leia o texto abaixo e comente se você pretende manter o mesmo comportamento respondido na enquete ou se você pretende mudar o seu hábito ao abastecer a moto.

    Será que esta enquete poderá mudar alguns comportamentos? Eu já mudei. Antes eu respondia "AS VEZES". Hoje eu já posso responder "SEMPRE". E você?

    -------------------------------------------------------------------------------

    Pronunciamento da Shell Oil Co.

    Recentemente, após três incidentes nos quais telefones celulares inflamaram gases durante operações de enchimento de tanques de gasolina, aShell Oil Company emitiu a seguinte advertência:

    No primeiro incidente, o telefone havia sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.

    No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada celular enquanto abasteciam seu carro.

    E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu celular, que se encontrava em seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro. É muito importante você saber que:

    - Telefones celulares podem incendiar combustíveis ou gases

    - Telefones celulares, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio

    - Telefones celulares não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando estiver abastecendo cortadores de grama, barcos!, etc...

    - Telefones celulares não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc.)

    Em suma, aqui vão asQuatro Regras para o Abastecimento Seguro:

    1) Desligue o Motor

    2) Não Fume

    3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o.

    4) Não retorne ao seu veículodurante o abastecimento!!

    O Senhor Bob Renkes, do Petroleum Equipment Institute, está engajado em uma campanha que intenciona informar as pessoas quanto ao risco de incêndios resultantes da"eletricidade estática" em postos de gasolina. Sua empresa, já investigou 150 casosdesse tipo de incêndio.

    Os resultados foram surpreendentes:

    1 - Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.

    2 - Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava seu veículo enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da estática.

    3 - A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.

    4 - A maioria dos homens nunca entra de novo em seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Essa é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.

    5 - Nunca use telefones celulares enquanto estiver abastecendo seu veículo.

    6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.


    7 - Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isso tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.

    8 - Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.

    O Sr.Renkes enfatiza a instrução de NUNCA entrar denovoem seu veículo durante o abastecimento.

    No caso de haver uma necessidade absoluta de retornar ao seu veículo durante o abastecimento, nunca se esqueça de, após fechar a porta, TOCAR EM UM METAL, antes de retirar o bocal da bomba. Através desse gesto simples, você estará se descarregando da eletricidade estática antes de remover o bocal.

    Como mencionado acima, o Petroleum Equipment Institute, junto com muitas outras companhias, está realmente tentando conscientizar a todos quanto a esse perigo.

    Você poderá obter maiores esclarecimentos acessando: Petroleum Equipment Institute > Home. Uma vez conectado, clique no centro da tela onde está escrito "Stop Static".

    Eu solicito a você que, por favor, envie essa informação para TODA sua família e amigos, especialmente aqueles que transportam criança sem seus carros enquanto enchendo seus tanques de gasolina. Se isso ocorrer com eles, talvez eles não sejam capazes de tirar as crianças do carro em tempo de salvá-las.

    --

    Herbert Zgoda
    Rio de Janeiro / RJ
    www.portalbigtrails.com.br
    Última edição por herbert.zgoda; 10-12-11 às 16:09.

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Eu desço da moto, tiro o capacete, as luvas, espero completar o tanque, pago, coloco capacete e luvas e vo embora.

  3. #3
    Motociclista Avatar de Esquadrão Marte
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Uchoa/sp
    Idade
    42
    Posts
    1.800
    A maioria dos frentistas pedem para descer, mas quando não pede eu fico montado...
    - Se for motociclista, que Deus lhe abençoe ! Se não for, que Deus lhe perdoe.

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Eu confesso que sempre fico sentadão na moto e ainda com o carão em cima do bocal do tanque kkkk
    Aqui no RS pelo excesso de umidade do ar a eletricidade estática tende geralmente a ser menor. Em lugares com o clima seco e umidade relativa do ar baixa a estática acontece mais forte.
    Mas vou ver se mudo meus hábitos, é bom garantir.


    Sobre o telefone, tem uma coisa que nunca entendi: exatamente onde que no celular gera uma faísca tão forte assim pra causar a combustão do vapor da gasolina???

    Um carro tem: a chave de ignição... todos os relés... o alternador... chaves de luz, pisca, chave na porta que acente a luz interna... o rádio... etc etc etc... na moto tambem, várias chaves que fecham um circuito elétrico. Algumas dessas chaves e relés inclusive geram faíscas abusurdas pela alta corrente da bateria. Isso sem contar a faísca que pode sair pelo escapamento quando o motor tá ligado.

    Por que diabos então um que celular com bateria de menos de 1A faz a combustão, e essa parafernalha elétrica nos veículos não??? Alguem me explica isso!!!

  5. #5
    Motociclista Avatar de taliban
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    885
    eu nunca acreditei nisso ai
    "Mas não basta pra ser livre ser forte aguerrido e bravo povo que não tem virtude acaba por ser escravo...
    ... Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!"

  6. #6
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    36
    Posts
    3.630
    Eh o tipo de coisa que eu nao pagaria pra ver.

    De qq forma, eu pago com cartao e eu nao gosto muito da ideia de um cara poder encher o amigo de gasolina se ele fizer uma lambanca.

  7. #7
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Já havia postado um video em que o o frentista, usando a lanterna do celular, causava uma explosão no bocal de respiro do caminhão de abastecimento...
    na epoca, a grande maioria não acreditava que isso é possivel...
    o problema é o acumulo de gases no local, ai qualquer faisca ou labareda é suficiente para inflamar os "gases" e em consequência, o combustivel...
    um cigarro, se jogado numa vasilha com gasolina," normalmente" apaga...(obs. não façam isso, pois sempre há o risco de explosão)
    agora, se você der uma tragada nesse mesmo cigarro e no local houver acumulo de gases, a explosão é mais que certa...
    o que causa a explosão ou incendio, são os gases acumulados no local...
    Última edição por romanex; 10-12-11 às 17:47.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Continuo com a pergunta: como um celular explode os gases e a chave de ingnição não explode quando viramos ela?

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Alexandre RJ
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    431
    Eu nunca desci da moto como tb nunca pediram.

    E tb não acredito nisso, acho que é lenda urbana. Rsrsrsrsrs

    Abçs.
    Use capacete, pois a multa você pode pagar, mas a vida não tem preço!

    Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas

    (Clique na Imagem para ver minha moto)

  10. #10
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Se ela estiver rodeada por acumulo de gases do combustivel (que são invisiveis a olho nú), com certeza ela ira causar uma explosão se na hora de virar o contato sair a menor faisca possivel...somente ocorrendo o acumulo de gases no local e ocorrendo uma simples faisca é que irá ocorrer a explosão...
    se não houver o acumulo de gases ou não hover a faisca, nada acontecerá...
    é mais ou menos assim: eu tenho um pote de balas, com cem balas, e coloco uma envenenada dentro...
    você vai morrer necessariamente por comer uma bala do pote?
    não
    e duas?
    não
    mas se continuar brincando com a sorte, e comer todas as balas, fatalmente vai pegar a bala premiada...

    http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8...mage=1&types=A
    Última edição por romanex; 10-12-11 às 18:12.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Eu sei. Mas a dúvida é por que o celular é o vilão?

    Dei antes o exemplo da chave de ignição por ser uma coisa que ficaria mais próxima do bocal do tanque em uma moto.
    Mas suponhamos que nunca acontece nada porque a carcaça do painel e a própria chave impedem de o gás chegar lá nos contatos.

    Mas o celular tambem tem a carcaça dele! Não temos simplismente a placa e a bateria nas mãos, e a faísca creio eu que seja interna no celular tambem.

    Eu acho mais arriscado chegar num posto com muito movimento em um dia abafado sem nem ter um celular, do que chegar em um posto em dia arejado, sem movimento, e com o celular no bolso (que é mais um obstáculo pro gás chegar ao telefone).

  12. #12
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    O problema é que onde fica a maior concentração de gases quando você abre o bocal do tanque? Logo "em cima" do bocal do tanque...
    quem vai estar mais perto desse acumulo (se ocorrer), a chave de ignição ou o celular que está na orelha do motoqueiro...
    os gases do combustivel são leves, por isso eles sobem mais facilmente do que se esparramam pelos lados...
    mas a própria chave de ignição pode causar o incêndio/explosão se esses gases se acumularem ao seu redor...
    e não quer dizer que mesmo que você fume perto do bocal do tanque de combustivel ele vá pegar fogo...há a necessidade de haver um acumulo de gases de combustivel ao redor do cigarro...
    o problema é que esses gases não são visiveis...você só vai perceber quando já for tarde...que nem o frentista do video...
    obs. não existem obstaculos para a passagem dos gases em nenhum produto que não tenha sido feito especificamente com esse fim - é uma caracteristica dos gases - eles são voláteis -em resumo, dificeis de se conter...
    na inspeção dos caminhoes de combustivel, usa-se uma lanterna "blindada", mesmo com o caminhão vazio, pois existe o risco da explosão em virtude dos gases que podem estar acumulados dentro dele...
    Última edição por romanex; 10-12-11 às 18:25.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Seria então pela movimentação do celular. É mais fácil ele ir até os gases pela nossa mão, do que os gases irem até outros pontos que produzam faísca no veículo. Aí sim concordo.

  14. #14
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Exatamente...você leva a faisca até o ponto onde estão acumulados os gases...
    essa combinação e que causa a explosão
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  15. #15
    Motociclista Avatar de DavidR
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Itajubá-mg
    Idade
    35
    Posts
    1.063
    aqui em my city só o pessoal do posto shell que pede isso , os outros não

 

 

Tópicos Similares

  1. Stilo está sendo fabricado no Rio Grande do Sul
    Por Luigi no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 9
    Último Post: 31-07-08, 15:48
  2. Neste momento um Prisma 0 km está sendo leiloado por R$2.718,00.
    Por Japaparadoxx no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 28-06-08, 10:06
  3. Você sabe que está ficando louco no séc. XXI quando...
    Por vinicius.a no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 5
    Último Post: 16-05-08, 07:04
  4. Quando a moto esta fria....
    Por wendell no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 22-01-07, 12:04
  5. Quando você recebe uma multa já usou esta desculpa.........
    Por cacamba no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 06-07-06, 09:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •