Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770

    Alinhamento das rodas

    Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida que pode ser a dúvida de outras pessoas também. No caso, quando trocamos o pneu da moto, é recomendável fazer o alinhamento das rodas? Geralmente em concessionárias o pessoal faz esse tipo de serviço?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de VINICIUSMIRANDA.W
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    florianopolis
    Posts
    395
    Em rodas de liga deve ser feito o balanceamento. Ela deve estar desalinhada se na hora do acerto da folga da corrente o cara deixou mal regulado no caso da roda traseira, e a dianteira deve estar sempre alinhada, se não estiver tem algo torto que deve ser trocado ou colocado no lugar. Se for uma boa CC, caso raro fazem sim, boa sorte!!
    Cg Titan 150 Mix 2009, 60 mil km +++ e rodando!!

  3. #3
    nunca fiz

    mas ja vi bicicletaria fazer esse serviço

  4. #4
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Citação Postado originalmente por VINICIUSMIRANDA.W Ver Post
    Em rodas de liga deve ser feito o balanceamento. Ela deve estar desalinhada se na hora do acerto da folga da corrente o cara deixou mal regulado no caso da roda traseira, e a dianteira deve estar sempre alinhada, se não estiver tem algo torto que deve ser trocado ou colocado no lugar. Se for uma boa CC, caso raro fazem sim, boa sorte!!
    Hum, sempre suspeitei com relação à concessionária, irei trocar o pneu frontal da minha moto, vou ficar em cima do mecânico pra verificar se isso vai ser feito mesmo.

  5. #5
    Novato Avatar de guispader
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Montes Claros MG
    Posts
    22
    Pois é companheiro!! Na minha moto sempre reparei que a roda está alinhadinha, mas o pneu fica sempre irregular no movimento, criando "ondas" desde 0km. Perguntei pro pessoal aqui se fazia balanceamento de roda de moto, mas ninguém soube responder!!
    Suzi Yes!! Já beirando os 20.000, mas tá como nova ainda!

  6. #6
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Citação Postado originalmente por guispader Ver Post
    Pois é companheiro!! Na minha moto sempre reparei que a roda está alinhadinha, mas o pneu fica sempre irregular no movimento, criando "ondas" desde 0km. Perguntei pro pessoal aqui se fazia balanceamento de roda de moto, mas ninguém soube responder!!
    Pois é estou pra levar a moto amanhã pra fazer a troca do pneu frontal, irei colocar o original da moto mesmo novo (Pirelli), vou ficar em cima lá do pessoal pra ver isso dae direito.

  7. #7
    Iniciante Avatar de nigeldias
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Novo Hamburgo - RS
    Idade
    33
    Posts
    76
    Becker, creio eu que ele não vá fazer isso não.

    Achoq ue só se tu cobrar muito e ficar em cima assim como é sua intenção.

  8. #8
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Mas não deve ser tão complicado oras... como é feito esse procedimento? Deve ser semelhante ou igual ao de carro?

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Alinhamento acho que seria na traseira igualar os esticadores de cada lado da roda. Em roda raiada fazer a centragem pelos raios se precisar, em roda de liga leve não precisa, a não ser que esteja amassado.

    Agora, os pneus pode acontecer de ficar mal assentado no aro. Aí eles bamboleiam pros lados. Tem gente que põe vaselina ou outro produto naquela parte do pneu que encaixa na roda, pra quando encher ele se acomodar certinho.

    Eu prefiro acertar na mão, coloco bem pouco ar e vou corrigindo batendo com uma marretinha de borracha, até o pneu girar sem ficar serpenteando no aro. Nos lugares que ele fica mais pra fora eu bato em cima pra ele entrar, e onde tá muito pra dentro eu bato na lateral pra forçar pra fora. +/- isso.
    Última edição por magrao tk; 26-01-12 às 18:58.

  10. #10
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Existe "balanceamento" para rodas de aluminio, mas normalmente é feito em motos de grande cilindrada...mesmo assim, é dificil de encontrar quem faça...dizem que as pequenas não necessitam desse serviço (?)...normalmente é feito em cc por meio de serviço tercerizado (exige maquinário apropriado)...alinhamento é feito em rodas raiadas...

    me corrijam se eu estiver errado...

    ALINHAMENTO DE RODA MANUAL - YouTube


    Alinhamento ou Desempeno de rodas de moto(SOS-RODAS) - YouTube


    Alinhamento e balanceamento de roda - YouTube
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por ThiBecker Ver Post
    Hum, sempre suspeitei com relação à concessionária, irei trocar o pneu frontal da minha moto, vou ficar em cima do mecânico pra verificar se isso vai ser feito mesmo.
    Em CC não tem esse tipo de equipamento mano,pelo menos até onde eu sei não!!!!

  12. #12
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Entendi... valeu galera, esclareceu bem minhas dúvidas que tinha em relação à isso, creio que em motos pequenas talvez não se faça necessário isso mesmo.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de VINICIUSMIRANDA.W
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    florianopolis
    Posts
    395
    Já trabalhei numa borracharia onde fazia balanceamento uma vez um colega mais experiente estava balanceando as rodas de uma Twister...
    Esse balanceamento se faz em uma maquina própria pra isso e são poucos lugares que fazem.
    Oque é comum mesmo é o pessoal andando por ai com as rodas tortas balançando muito e nem perceberem hahahahaha!

    Alinhamento e balanceamento são coisas diferentes, rodas de liga dificilmente ficam desalinhadas sem ter outra coisa desalinhando elas, rodas raiadas mal montadas ou montadas errado podem ficar desalinhadas, agora desbalanceadas todas podem ficar seja por um pneu mal encaixado ou por uma deformidade do aro.

    Para ajuda este é um link de uma matéria sobre alinhamento e balanceamento em motos
    http://www.moto.com.br/motodicas/con...eca-26835.html
    Última edição por VINICIUSMIRANDA.W; 27-01-12 às 13:26.
    Cg Titan 150 Mix 2009, 60 mil km +++ e rodando!!

  14. #14
    Motociclista Avatar de ThiBecker
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Poços de Caldas - MG
    Idade
    34
    Posts
    1.770
    Citação Postado originalmente por VINICIUSMIRANDA.W Ver Post
    Já trabalhei numa borracharia onde fazia balanceamento uma vez um colega mais experiente estava balanceando as rodas de uma Twister...
    Esse balanceamento se faz em uma maquina própria pra isso e são poucos lugares que fazem.
    Oque é comum mesmo é o pessoal andando por ai com as rodas tortas balançando muito e nem perceberem hahahahaha!

    Alinhamento e balanceamento são coisas diferentes, rodas de liga dificilmente ficam desalinhadas sem ter outra coisa desalinhando elas, rodas raiadas mal montadas ou montadas errado podem ficar desalinhadas, agora desbalanceadas todas podem ficar seja por um pneu mal encaixado ou por uma deformidade do aro.

    Para ajuda este é um link de uma matéria sobre alinhamento e balanceamento em motos
    Alinhamento e balanceamento: Não esqueça! - MOTO.com.br
    Excelente material Vinícius! Vlw!

 

 

Tópicos Similares

  1. Alinhamento/Balanceamento ou Troca de Aro
    Por persiu no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 13-01-12, 08:05
  2. Alinhamento/Balanceamento- quem já fez??
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 16-12-08, 10:24
  3. Alinhamento do Chassi
    Por Fernando no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 09-09-06, 16:28
  4. Ajuda com o alinhamento da roda!!!
    Por Fernando no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 07-02-06, 20:13
  5. Alinhamento de Mesa de Direção
    Por clark no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 19-08-05, 13:47

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •