Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78

    Aumento de cilindrada motor 125

    Prezados, gostaria da ajuda dos mais experientes na preparação das PN para tirar uma dúvida.

    Acredito que exista um balanceamento do contrapeso do virabrequim com o conjunto pistão biela.

    Essa troca por camisa e pistão por outros muito maiores não causa um grande desbalanceamento e consequente vibração?

    Estava pensando em fazer algumas modificações, mas estou com medo de ficar montado numa britadeira!! Rsrsrsrsrs


    Obrigado.

  2. #2
    Motociclista Avatar de norisk
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    xanxerê-SC
    Posts
    509
    dependendo do ganho devido ao pistão muito maior creio que sim mas se for ate um pistão de bross 4mm ou um de cbx200 vai tranquilo nao precisa mecher no virabrequim

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»
    Minha fanzinha *-* ~>
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/fotos-das-motocas-8/norisk-cg-125-fan-42901/

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Bem, a minha yes 125cc conhecida britadeira kkk ficou bem melhor com o kit 157cc (cilindro e pistão), diminuindo bem a vibração que vinha do motor. Não sei se entendi o que vc disse no seu post, mas sei que os motores 125cc suzuki não tem esse esquema, diferente do da yamaha, que tem um sistema pra diminuir a vibração. Mas em fim...no suzuki o aumento de cilindrada diminui a vibração, pelo menos na minha.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Quer desempenho ou conforto ? ^^

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Isso tudo depende de vários fatores, vai trocar somente o pistão, peso do pistão novo, aliviar magneto...
    Também que pode ser feito um balanceamento de todo o conjunto para não ter vibrações.
    Outa coisa importante é o tamanho da biela, ou fator RL, mas nesse caso que o curso não é aumentado isso não interfere em nada. Teoricamente quanto maior o curso maior terá que ser a biela para o motor funcionar liso

  6. #6
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Entendi, e agradeço a todos a ajuda.

    A pergunta do Chicolli foi ótima! Faltou perguntar: Quer que seja econômico e silencioso também? rsrsrsrsrsrsrs
    Mas respondendo assim mesmo, sou consciente que "veneno" não é a mesma coisa do que um motor de fábrica. Porem em carro, fica perfeito! Tenho um motor GM 3.0, que tem bloco de 2.5, e é tão liso quanto um motor de opala pode ser. R/L ruim, mas um torque de trator! Estava num Chevete 93, o “Bala de Prata” (rsrsrsrs), e agora está no cavalete esperando um Jeep, que se Deus quiser vou comprar até o fim do ano que vem.
    Mas voltando ao assunto, agora que o Chicolli já me trouxe de volta para a realidade; se eu decidir abrir mão de vez do conforto....
    Minha moto é uma XLR 125, ano 98, motor OHV partida a pedal, se não me engano, 12,5 hp. Essa azulzinha aí do Avatar.
    Não pretendo mudar a taxa de compressão, nem trocar o comando.

    Pergunto:


    1. Existe virabrequim com curso maior para esse motorzinho?
    2. Qual é o pistão de maior diâmetro que posso adaptar utilizando a camisa original (além da retífica 1,00), sem derreter tudo?
    3. Qual é a maior camisa que posso adaptar?
    4. Existe vareta mais leve no mercado? Alguém tem experiência em usinar, furar, ou outro método para aliviar o peso das varetas?
    5. Quais são as maiores válvulas que posso adaptar (admissão e escape), mantendo o comando original?
    6. Existe mola mais forte? Quais vcs costumam usar?
    7. Se quiser melhorar o R/L dele, que biela é compatível?
    8. Vocês conhecem algum profissional que faça o balanceamento dinâmico desse conjunto novo? (Virabrequim cursado, biela e pistões maiores)
    9. Compensa rodar com álcool (nesse caso com taxa maior, é claro), ou o ganho em desempenho é imperceptível?

    Peço desculpas pelo número de perguntas, mas a ignorância é uma m.... rsrsrsrsrsrs

  7. #7
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    1 plug and play não, mas pode colocar o da cbx200 ou crf 230
    2 Existem pistão 3mm pra ela,
    3 e a maior camisa que cabe sem separar prisioneiros é pra pistão de XT225
    4 Varetas usa as originais mesmo, com comando bravo usa das CGs antigas, desconheço mais leves
    5 Primeiro troca o comando, válvula aumenta só se precisar, dependendo do que vai fazer
    6 Seu motor já usa 2 molas em cada válvula, molas mais fortes vai comer o comando e o motor não vai girar pra precisar disso
    7 Desconheço biela maior
    8 Fala com o AMP racing aqui do fórum
    9 se o motor for muito forte acho que compensa sim

    Não existe pergunta tola, mas sim tolos que não perguntam!!

    Mas fale mais dessa moto! é pra rua mesmo?

  8. #8
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Queria uma motinho para ir trabalhar todos os dias. Meu trabalho fica perto, uns 15 km para ir e outros tantos para voltar. Uns 8 km de pista boa, radar p/ 90 km hora, e o restante nas ruas do Rio.... buraqueira.
    Pesquisei bastante e descobri que robusto e de baixa manutenção é o motor 125 OHV da Honda. Queria um motor com kick, pois atualmente as montadoras resolveram eliminar esse sistema de partida, e não gosto de ter que usar bateria pesada e dar tranco em moto quando ela acaba.
    Depois foi a questão da suspensão. Para as ruas do Rio eu queria uma trail, que tivesse curso suficiente para poupar minha coluna. Descobri que a Honda descontinuou o sistema Pro-Link, possivelmente pelo alto custo de produção e manutenção, e substituiu nas Bros pelo que ela chamou de Direct-Link, um amortecedor preso direto na balança.
    Então procurei uma moto com Pro-Link, e motor OHV e kick. Resolvi comprar uma XLR 125.
    A questão é que tudo que ouvi falar dessa moto era favorável, menos o freio. Além disso conclui que devido aos grandes aros perderia um pouco de estabilidade no asfalto. Gosto de andar com a moto sempre limpa, e rodas de liga facilitam a limpeza, então resolvi utilizar a mesa dianteira completa da Intruder 125 que tem as canelas até um pouco mais grossas do que as originais. Aproveitei e montei também as rodas da Intruder, que acho bem bonitas e são fáceis de manter sempre limpas.
    Como estava reformando a moto toda, num momento de saudosismo resolvi customizar lembrando as saudosas Yamahas AT3.
    Ficou parecida com as Yamahas da década de 70, mas com Pro-Link, freio a disco e rodas de liga.
    Uma Motard-Vintage, se é que isso existe!! Rsrsrsrssr
    Veja como ficou. Tem peças de umas 10 motos diferentes.


    Não quero performance para pista nem trilha, preciso de um motor com lenta, agradável no trânsito, mas que chegue de 90 a 110 com uma certa facilidade, sem precisar embalar muito. No trecho que faço de pista com limite de 90, não gosto de ficar sendo ultrapassado pelos carros todos, prefiro andar ligeiramente pais rápido do que o fluxo.
    Atualmente tenho usado uma Café-Racer que montei a partir de uma Susuki 250, e nesse trecho de pista ela é um sonho! O prolema é que estou um pouco mal acostumado, e assim que acabar a montagem da minha XLR, com certeza vou achar ela xôxa.
    Por isso queria um motor um pouquinho mais forte, quem sabe uns 15 ou 16 HP, mas com um bom torque para poder usar uma relação longa sem ter que esgoelar a 90/100.
    Por isso pensei em uma capacidade volumétrica maior, é claro que com alimentação e descargas redimensionadas, mas pouco ou nenhum trabalho de comando. Pensei em válvulas maiores para aumentar a eficiência de admissão e escape sem ter que alterar os tempos de abertura e fechamento. Achei que preservaria a saúde do motor em baixas e médias rotações. Quanto às molas você está certíssimo. Pensando melhor não preciso desse giro todo. Seria a opção de uma ultrapassagem mais rápida, mas limite original é mais do que suficiente.
    Bem, acho que é isso, gostaria de ouvir as opiniões de vocês sobre minhas conclusões.

    - - - Updated - - -

    Opssss. pensei que a foto iria maior. Não sei como fazer certo, mas acho dá para ter uma idéia.

    - - - Updated - - -

    Pelas minhas contas com pistão de XT225 (70mm), e virabrequim de cbx200 (62,2) chego a quase 240 cc. Se for o vira da crf 230 (66,3), passo de 250. Fiz as contas certas???

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Fica mais ou menos isso de cc mesmo

    O Pro-link e monoshok, o primeiro não é melhor que o segundo e nem vice-versa. Tudo depende do projeto, veja as KTM de cross/enduro, todas são monoshok.

    Sobre o motor, acho que mecher isso tudo fica demais, já que você não quer tanta performance, sem falar que isso diminuirá consideravelmente a vida útil do motor.

    Não sou nenhum preparador profissional, mas tenho minhas manhas....
    Te sugiro um pistão maior, CBX200 ou CRF 230, trabalhar o cabeçote (somente dutos), um comando para encher esse motor, um carburador de CBX200, vela iridium e uma melhorada no filtro de ar. Isso dará uma melhora considerável de performance e se fazer tudo nos conformes o motor vai ficar bem durável.

  10. #10
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Fica mais ou menos isso de cc mesmo

    O Pro-link e monoshok, o primeiro não é melhor que o segundo e nem vice-versa. Tudo depende do projeto, veja as KTM de cross/enduro, todas são monoshok.

    Sobre o motor, acho que mecher isso tudo fica demais, já que você não quer tanta performance, sem falar que isso diminuirá consideravelmente a vida útil do motor.

    Não sou nenhum preparador profissional, mas tenho minhas manhas....
    Te sugiro um pistão maior, CBX200 ou CRF 230, trabalhar o cabeçote (somente dutos), um comando para encher esse motor, um carburador de CBX200, vela iridium e uma melhorada no filtro de ar. Isso dará uma melhora considerável de performance e se fazer tudo nos conformes o motor vai ficar bem durável.
    Pode ser uma boa opção....
    E esse comando que vc sugeriu, qual é a marca boa. E quantos graus vc recomenda para que eu continue com uma boa lenta.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Bem, a minha yes 125cc conhecida britadeira kkk ficou bem melhor com o kit 157cc (cilindro e pistão), diminuindo bem a vibração que vinha do motor. Não sei se entendi o que vc disse no seu post, mas sei que os motores 125cc suzuki não tem esse esquema, diferente do da yamaha, que tem um sistema pra diminuir a vibração. Mas em fim...no suzuki o aumento de cilindrada diminui a vibração, pelo menos na minha.
    Comigo aconteceu o mesmo,depois que coloquei um pistão 3mm as vibrações diminuiram !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  12. #12
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Citação Postado originalmente por Bad to the Bone Ver Post
    Pode ser uma boa opção....
    E esse comando que vc sugeriu, qual é a marca boa. E quantos graus vc recomenda para que eu continue com uma boa lenta.
    WGK é bonzinho mas é meio fraco... andei comprando uns do AMP racing, esses são féras e não perde nada de lenta!! Ele faz o comando para o seu uso e do jeito que seu motor precisa!

  13. #13
    Iniciante Avatar de Bad to the Bone
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    78
    Essa AMP deve ser muito boa mesmo. Comando tem muita tecnologia embarcada.
    E esse tal de "pino cursado". Vi até de 6mm, o que dá um aumento de curso de 12mm!!! Um treco absurdo!!
    Isso funciona?

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Uberaba MG
    Idade
    35
    Posts
    7
    Olá! Tenho uma ML 79' motor OHV original, gostaria de saber se as dicas pra XLR do nosso amigo também valem para a minha moto. Desde já agradecido.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de zurubabao
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Joinville-SC
    Idade
    29
    Posts
    100
    dica? algo bem simples, coloque o cilindro da dafra speed 150 (que é OHV e usa o mesmo projeto da honda) e abre o bloco, o legal é que se for vender ,tu pode vender sem medo, pois o kit com cilindro e pistao da dafra é R$120,00 quase o mesmo da titan 125 normal, aki eu fiz a umas 3 semanas com o de bros OHC 1mm torneado, passando pra 161cc

    e te digo, aki deu uma diferença absurda em torque e retomadas, nem parece a minha cg de antigamente que usava 2mm + cabeçote com 26mm + PZ30 + comando 310 graus 7,4 de levante, e olha que eu coloquei o comando original...

    Link http://produto.mercadolivre.com.br/M...peed-150cc-_JM

 

 

Tópicos Similares

  1. Aumento de Cilindrada
    Por Daia Adm. no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 29-11-09, 13:29
  2. Video: motor cb com kit de aumento de cilindrada
    Por Dário no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 29-04-09, 22:29
  3. Aumento de Cilindrada + Comando (Strada)
    Por PoCelso no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 04-03-08, 11:57
  4. Kit de Aumento de Cilindrada YES
    Por hedertone no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 16-06-06, 11:25

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •