Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1

    Relação para Biz 125 com pneu mais largo

    Amigos sou novo no fórum aqui, não tenho moto alguma, quem tem é minha namorada e como é de praxe quem toma conta da moto é o caboco aqui.

    Ela tem uma BIZ EX 2012, e como ela esquece sempre de calibrar o pneu e sempre anda em 2 pessoas [ela pesa 54kg e a amiga dela pesa uns 70kg ou mais] o pneu traseiro já está dando adeus.
    E eu to pensando em trocar logo os dois, colocando os Michelin Pilot Sporty na bixinha, sendo 110/80 14 atrás e 2.75 17 na dianteira.
    Porém como já é de se esperar a moto vai ficar bem murcha com esses pneus e com isso terei de analisar a troca de relação pra ter um desempenho igual o de agora.

    Fazendo umas contas aqui, vi que a moto ficará 3,1% mais longa, isso contando somente o pneu traseiro e esquecendo o peso do mesmo que é maior do que o original.
    Então estou cogitando colocar uma coroa de 36 ou 38 dentes, a de 36 dentes seria da Dream e a 38 das CG mais antigas, porém preciso saber se elas são Plug and Play ou terei de ver outras coroas.

    Bom, a 36 dentes já passaria fácil dos 5% que encurtaria a relação, mas levando em consideração o peso do pneu a mais e a questão do pneu mais pesado na dianteira também, a coroa de 38 dentes não seria ruim nesse ponto de vista.
    Até porque a moto só roda na cidade, em um ano de uso só viu estrada uma única vez e mesmo assim somente uma pessoa e andando a 80km/h, o que com uma relação mais curta ela irá fazer da mesma forma, com um giro mais alto, mas sem nenhum problema.

    Então preciso da ajuda dos amigos pra dizer se essas coroas servem na Biz, e claro, se puderem dar mais algumas dicas estarei feliz.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Acho que 1 dente a mais na coroa já ta bom, não precisa mais que isso...

  3. #3
    Analisando por calculos eu acho que 1 dente a mais não muda muito não.

    Eu procurei muito nos catálogos e achei a coroa da Biz 100 que cabe perfeitamente, tem 35 dentes, e vi uma outra que tem 35~39 só precisa de um passe no torno pra entrar no cubo de roda, porque a furação é a mesma, porém ao invés de ter 70mm de cubo, essa coroa tem 52mm, então um pequeno passe resolveria sem muitos transtornos.
    Ou colocar um pinhão de 13 dentes que também já dá uma melhorada e tanto.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    O pneu mais largo da uma segurada na moto mesmo, principalmente na última marcha, mas como essa moto não será usada em estrada, penso que não haverá quase prejuizo em desempenho, apenas um pouco no consumo.

    A princípio eu te diria para não alterar a relação, apenas se sentires que o desempenho realmente caiu de forma significativa. Se for mudar, pode ser mais fácil encontrar um pinhão menor que uma cora maior, 1 dente a menos no pinhão equivale a mais ou menos uns 2~3 a mais na coroa, dependendo da configuração da relação. Evite reduzir demais a relação, isso também pode fazer a moto consumir mais combustível, 1 dente a menos no pinhão deve ser o suficiênte.

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Concordo com o irai, procure um pinhão com um dente a mais que o original e que não precise de adaptações. A princípio eu não mexeria na relação também, só se a diferença no desempenho fosse gritante, o que acredito que não vai ser apenas com a troca do pneu.

  6. #6
    Opa amigos, valeu pela ajuda e dicas.

    Mas então, eu queria apenas deixar a moto com um comportamento muito parecido com o de agora.
    Porque a moto anda com um piloto de 54kg e um garupa de 70kg, e assim a moto vai consumir um cado, hoje ela tá fazendo cerca de 43km/l, pra se ter ideia ela não chega a colocar 4ª na moto. Porém com esses pneus eu acho que ela irá consumir um cado mais porque vai ter que acelerar mais pra ela ir igual hoje, então reduzindo ela isso acaba, porque ela vai acelerar menos pra levar a moto numa boa.

    Eu acho que um dente somente na Coroa pode ser pouco, mas eu acho que vou experimentar, afinal de contas não vai piorar e é plug and play, muito simples.
    Sobre o pinhão, ele eu teria de furar e mandar fazer a rosca pra coloca-lo, o que talvez não vai dar muito certo por ser Aço temperado, é dureza de mexer.

    Grande abraço.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Concordo com o irai, procure um pinhão com um dente a mais que o original e que não precise de adaptações. A princípio eu não mexeria na relação também, só se a diferença no desempenho fosse gritante, o que acredito que não vai ser apenas com a troca do pneu.
    Opa, não vai deixar o menino confuso, no caso dele o pinhão poderia ter é um dente a MENOS, para deixar a relação mais curta, com um a mais a relação fica longa, isso com pneu largo... a Biz vai parecer uma cinquentinha, eheh....

    Para a maioria das motos, existem pinhões maiores e menores com o mesmo encaixe do original, não deve ser preciso adaptar nada. Geralmente existem menos opções de coroas, mas se tu encontrar uma que caiba certinho, com uns 3 dentes a mais, dá no mesmo.
    Última edição por irai; 19-03-13 às 19:45.

  8. #8
    Ter outras opções de pinhões para Biz 125 até que tem, porém são 15 e 16 dentes, o que não é a minha intenção.
    Mas, olhando por outro lado e pensando um pouco, uma Biz 125 com uma Relação 34/16 fica mais pesada do que colocar estes pneus que eu estou colocando não concordam?

    Eu achei uma coroa que só precisa dar um passe pra ficar do jeito que precisa pra entrar no eixo da roda, que é a coroa da XR100R da Honda, no caso seria 37 dentes mesmo.
    E o pinhão de 13 dentes é como eu disse, só precisa furar e fazer rosca pra ser o pinhão original da Biz 125!

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

    - - - Updated - - -





    O primeiro é o Pinhão original da Biz 125 e o segundo é o que eu pretendo usar, é idêntico ao da Biz, só falta as furas e rosca.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Cara, não precisa de tudo isso, a diferença vai ser mínima e te garanto que sua mulher nem vai notar, coloca um dente a mais na coroa e fica bom demais, ja que 1 dente a mais na coroa reduz 3,5 % e a configuração do pneu maior alonga 3,1% a relação, entao 1 dente a mais na coroa vai compensar "perfeitamente" o pneu maior, a moto vai ficar como era antes, sem ganhar nem perder... O que vai acontecer vai ser o painel marcar 2 a 3 km/h a menos de final já que o pneu dianteiro maior altera a precisão do velocímetro e odometro..
    Aliás, te conheço do clube da YBR Factor, já vi muitos posts seus lá hahahaha
    Abraços brother
    Última edição por Carlos Henrique; 19-03-13 às 20:31.

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Opa, não vai deixar o menino confuso, no caso dele o pinhão poderia ter é um dente a MENOS, para deixar a relação mais curta, com um a mais a relação fica longa, isso com pneu largo... a Biz vai parecer uma cinquentinha, eheh....

    Para a maioria das motos, existem pinhões maiores e menores com o mesmo encaixe do original, não deve ser preciso adaptar nada. Geralmente existem menos opções de coroas, mas se tu encontrar uma que caiba certinho, com uns 3 dentes a mais, dá no mesmo.
    Tá certo, eu inverti as medidas hehe

  11. #11
    Citação Postado originalmente por Carlos Henrique Ver Post
    Cara, não precisa de tudo isso, a diferença vai ser mínima e te garanto que sua mulher nem vai notar, coloca um dente a mais na coroa e fica bom demais, ja que 1 dente a mais na coroa reduz 3,5 % e a configuração do pneu maior alonga 3,1% a relação, entao 1 dente a mais na coroa vai compensar "perfeitamente" o pneu maior, a moto vai ficar como era antes, sem ganhar nem perder... O que vai acontecer vai ser o painel marcar 2 a 3 km/h a menos de final já que o pneu dianteiro maior altera a precisão do velocímetro e odometro..
    Aliás, te conheço do clube da YBR Factor, já vi muitos posts seus lá hahahaha
    Abraços brother
    É isso ai, já passei por lá já.
    Hoje to com um tempo muito reduzido, ai nem to futucando lá.

    Entrei pro mundo do 4x4 ai também é outro mundo, e os gastos são bem grandinhos!

    Mas então, na verdade os 3,1% que o pneu cresce nem é problema, mas sim o arrasto em si que o peso dele provoca que é problema.
    Mas eu vou colocar a coroa com 35 dentes mesmo, é o mais fácil por enquanto, se não gostar eu do um jeito depois.

    Eu to acostumado a mudar relação de Jeep, pegar um carro com pneu 245/70 R17 e colocar 315/75 R17, ai tem que fazer muitas coisas, e isso em carros com motor V6 pra cima, então na Biz eu já to meio cismado, afinal de contas é 125cc só!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Madre De Deus - BA
    Idade
    27
    Posts
    45
    Oh amigão as novas motos 50cc o pinhão é de 13 dentes e o encaixe cabe certinho na biz, pq eu tenho uma 50cc e coloquei um pinhão de biz e deu certinnn.
    Oh Que Importa Eh Oh Espirito Da Moto Naum Ah Cilindrada...FIKDICA

  13. #13
    Citação Postado originalmente por Zicada50 Ver Post
    Oh amigão as novas motos 50cc o pinhão é de 13 dentes e o encaixe cabe certinho na biz, pq eu tenho uma 50cc e coloquei um pinhão de biz e deu certinnn.
    Mas de qual Biz tu colocou, 100 ou 125?
    Porque tem diferença.

    Qual moto é a tua?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    É isso ai, já passei por lá já.
    Hoje to com um tempo muito reduzido, ai nem to futucando lá.

    Entrei pro mundo do 4x4 ai também é outro mundo, e os gastos são bem grandinhos!

    Mas então, na verdade os 3,1% que o pneu cresce nem é problema, mas sim o arrasto em si que o peso dele provoca que é problema.
    Mas eu vou colocar a coroa com 35 dentes mesmo, é o mais fácil por enquanto, se não gostar eu do um jeito depois.

    Eu to acostumado a mudar relação de Jeep, pegar um carro com pneu 245/70 R17 e colocar 315/75 R17, ai tem que fazer muitas coisas, e isso em carros com motor V6 pra cima, então na Biz eu já to meio cismado, afinal de contas é 125cc só!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk eita, agora ta só nos "bruto"!
    Poisé, 125cc é osso mesmo, ou é motor forte, esperto e gritando, ou é motor lerdo, cansado e suave... Relação é foda de encontrar a perfeita...

 

 

Tópicos Similares

  1. Pneu mais largo...
    Por Defeacer no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 28-11-12, 16:41
  2. Qual pneu mais largo?
    Por italodsousa no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 07-04-11, 08:52
  3. Existe pneu mais largo para a Strada
    Por fred_black no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 18-02-09, 00:29
  4. Pneu 14 e 17 mais largo que o original
    Por spygtba no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 26-07-07, 18:12
  5. Pneu mais largo ?
    Por Danilo no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 05-07-05, 14:19

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •