Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de paulo henrique
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    governador valadares mg
    Idade
    36
    Posts
    190

    vela quente ou vela fria?

    fala galera do PN, estou com uma pulga atraz da orelha rs,resolvi limpar todo funcionamento da minha moto,caixa de ar...bura....vela!a vela da minha xtz eh cr7hsa!coloquei uma que tinha aki nova c6hsa da biz!pela teoria a vela da biz ela eh mais quente que a minha!sao do msm tamanho e identicas ,muita gente aki na minha cidade vende essa vela para ybr/xtz.....sera que tem muita diferença em questao de temperatura?pode danificar meu motor em alguma coisa?ou da pra rodar de boa?abraço a todos!

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    o manual recomenda CR7HSA (NGK) OU U22FSR-U (DENSO)..
    danificar alguma coisa eu acredito que não, mas com certeza não recomendo muito ficar usando componentes na moto fora da especificação do fabricante.

    De acordo com o NGK, o que aconteçe se usar velas com grau térmico incorreto:

    "• Aplicação de vela mais fria:
    A temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.


    • Aplicação de vela mais quente:
    A temperatura da vela se mantém elevada devido a dissipação de calor não ser adequada para esse motor, nessa situação ocorre uma combustão anormal (pré-ignição); pode causar fusão dos eletrodos da vela, assim como também pode travar e/ou furar o pistão.
    "


    acredito eu que isso só vá acontecer se exagerar na diferença de grau térmico.
    Última edição por luis_sbo; 30-06-13 às 13:41.

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Pela teoria teu motor vai trabalhar mais quente um pouco.

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Vish, cuidado mano, pelo que o amigo falou ali pode furar o pistão, é melhor tu comprar uma original mesmo, custa 15 reais e te livra de possíveis problemas que gastará muito mais que os 15 reais! Um abraço, depois da uma passada lá no tópico da pergunta do KIT140cc!

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Nesses dias de friozão nem tem tanto problema, mas em dias quentes prefira uma mais fria, principalmente se você é desses que gostam de acelerar um pouco mais

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Eu aconselho vc voltar para de grau termico 7,o bom seria uma 8 ou 9,mas como não tem elas para ybr/xtz o geito é d]ficar com a original mesmo,ainda mais com o motor modificado !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  7. #7
    Iniciante Avatar de lucask
    Data de Ingresso
    May 2013
    Idade
    30
    Posts
    61
    já que estamos falando de vela, eu vejo muito o pessoal falar aqui em velas irridium qual a diferença dela com a original? e a do cabo iboster ( não sei c e assim q escreve)tenho duvidas....

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    vela iridium tem uma durabilidade muuuuito maior do que as velas normais, tambem dizem que melhora a queima, mas ai ja tenho minhas duvidas em relação a isso, pessoalmente acredito que só tenha uma durabilidade maior mesmo, mais o desempenho vai ser o mesmo.


    sobre o iboster nao faço a minima ideia de como funciona, mas dizem que melhora a queima

  9. #9
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Que característica faz uma vela ser fria ou quente?

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de paulo henrique
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    governador valadares mg
    Idade
    36
    Posts
    190
    coloquei ela pq eu ganhei,a minha fui limpar o sistema e ela estava com a centelha avermelhada....dai resolvi testar a nova de biz...e estava com centelha azul..ai resolvi deixar so por essa semana msm, vou colocar outra nova original msm depois!vlw moçada obrigado por esclarecer ai!

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Que característica faz uma vela ser fria ou quente?
    As frias tem maior poder de conduzir o calor da camara de combustão para o cabeço e com contribuindo para a refrigeração do motor,as velas quentes tem função de manter mais a temperatura da camara de combustão,o que só é benefico em motores que tem giro maximo de 6000rpms evitando carbunização exessiva dos pistões,cabeçote e a própria vela,ela tambem é aconcelhavel para regiões frias onde mantem o motor na temperatura certa e facilitando a partida a frio.....

    Com a maioria pode ver,a vela não só a simples missão de apenas crias centelha para o motor,ela tem outras funções importantes para um bom funcionamento do motor,e como eu falo,"na mecânica nada é tão simples como parece" !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  12. #12
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    As frias tem maior poder de conduzir o calor da camara de combustão para o cabeço e com contribuindo para a refrigeração do motor,as velas quentes tem função de manter mais a temperatura da camara de combustão,o que só é benefico em motores que tem giro maximo de 6000rpms evitando carbunização exessiva dos pistões,cabeçote e a própria vela,ela tambem é aconcelhavel para regiões frias onde mantem o motor na temperatura certa e facilitando a partida a frio.....

    Com a maioria pode ver,a vela não só a simples missão de apenas crias centelha para o motor,ela tem outras funções importantes para um bom funcionamento do motor,e como eu falo,"na mecânica nada é tão simples como parece" !!!
    Hum, entendi.

 

 

Tópicos Similares

  1. Vela Fria...Qual usar???
    Por CHIDERA no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 23-02-09, 09:52
  2. Vou usar uma vela mais fria, será que vai dar problema?
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 05-02-09, 23:18
  3. Vela mais fria em viagens, é válido em 2 tempos?
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 23-01-09, 13:03
  4. Colocando uma vela mais fria em motor Yamaha
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 17-01-07, 10:14
  5. Bobina, Cabo de Vela e Vela de Gol 1.0...Ganho Potência ?
    Por motoboyzera no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 12-09-05, 10:55

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •