Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Posts
    3

    Nikasil x Cromo Duro

    Olá amigos, sou novo no forum.
    Tenho uma RD 135. Na verdade, algumas partes de RD 135...

    Trabalhei com motos uns 6 meses... mas mesmo parado, a paixão nao deixa de pesquisar.
    Tambem sou formado em mecanica (curso técnico do SENAI), mas nao sou muito experiente, nem nenhuma albert einstein da mecanica.
    Esta noite, uma coisa me martelou na cabeça. um cilindro de RD "dos bons". e por um acaso me veio esses dois nomes, que nao tem nada a ver um com outro, pois eu ja vi gente chamar Nikasil de cromo duro kkkkkk

    Vamos as definições do Nikasil:
    "O que é Nikasil™?
    Nikasil™ é uma tecnologia relativamente nova para motores de pequeno porte. Nikasil™ (NIK: NICKEL; SIL: SILICON) é o nome comercial registrado pelo fabricante alemão de pistões MAHLE para o tratamento de superfície de cilindros para motores. Esta tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre a MAHLE e a Porsche em 1970.
    O tratamento de superfície da MOTOREY é compatível com o Nikasil™ e foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros própria tendo como resultado um cilindro com aspecto e durabilidade de um novo.
    Este tratamento muito superior aos cilindros encamisados ou com cromo duro."
    Fonte
    : Motorey

    Vamos as definições do Cromo Duro:
    "- CROMO DURO é o processo executado pela CROMOFIX, onde se visa conferir ao revestimento as propriedades mecânicas de dureza e resistência ao desgaste. Isto é conseguido com camadas geralmente superiores a 10 microns, aplicadas diretamente sobre o metal base. O aspecto do revestimento de cromo duro pode ser brilhante ou opaco, dependendo do acabamento dado ao metal base antes do tratamento, uma vez que o cromo duro reproduz fielmente as condições da superfície da peça."
    Vantagens do cromo duro:
    Resistência ao desgaste
    Resistência à corrosão
    Resistência ao risco
    Elevada dureza superficial sem gerar tensões
    Baixo coeficiente de atrito estático"

    Fonte: Cromofix

    Resumidamente é isso ae. resumi um pouco de cada, pois tinha muita coisa. agora o "x" da questão. qual dos dois seria melhor para um cilindro de RD 135?
    Última edição por Guaru; 19-08-13 às 02:17.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Nikasil se não me engano tem que ser aplicado diretamente sobre o alumínio, então não rola num cilindro comum

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Em motores 2T só usa cromo duro e puistão forjado a durabilidade fica imoral,o NICASIl é muito utilizado em motores 4t como na ninja 300,hornet,cbr600rr,1000rr e todo familia de RR modernas usa essa tecnologia onde o tratamento é no proprio aluminio ou seja nessas motos não tem o velho copo de aço emcamizado no cilindro !!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Idade
    43
    Posts
    413
    Kra, nunca ouvi falar nesse nikasil, mas conheço o niquelamento, que é usado para revestir superficies metálicas, inclusive o aço, ( já ouviu falar em 38 niquelado?).
    O níquel é usado em varias ligas de aço especiais, porquê é muito leve e muito duro, acredito que seja mais duro que o cromo-duro que também é duro pra kcete

    - - - Updated - - -

    Kra, nunca ouvi falar nesse nikasil, mas conheço o niquelamento, que é usado para revestir superficies metálicas, inclusive o aço, ( já ouviu falar em 38 niquelado?).
    O níquel é usado em varias ligas de aço especiais, porquê é muito leve e muito duro, acredito que seja mais duro que o cromo-duro que também é duro pra kcete

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    nikasil e excelente, a motorey em contagem faz, fica pertinho de onde eu morava a uns 20 anos atras, e eu acredito ser superior ao cromo pois pega em todo tipo de cilindro, nao so os de ferro...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  6. #6
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Nikasil não pega no ferro Emerson, a "camisa" tem que ser de alumínio e é feito o tratamento direto sobre ele.
    Porém como eu não sei dizer, mas acredito que tenha a ver com eletricidade na aplicação

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Nikasil não pega no ferro Emerson, a "camisa" tem que ser de alumínio e é feito o tratamento direto sobre ele.
    Porém como eu não sei dizer, mas acredito que tenha a ver com eletricidade na aplicação
    Eu ia dizer algo parecida para ele mas deixei de lado,pra não dizer que eu estou pegando no pé dele rsrsrs...


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    hum, ta bom entao, eu aceito o que disserem, nao tenho conhecimento desse assunto pra dizer se e ou nao e...e se estao falando e porque sabem, vou apenas reter a informacao!
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Posts
    3
    Lembrando que o cilindro da RD é em Aluminio, creio ser injetado.
    Então pessoal, eu ouvi falar tambem todas essas coisas. Um pega em aluminio, outro não, um fica bom em ferro outro nao. tal metal nao pega, nao cola,
    Na verdade, eu pensei em encamisar o cilindro na medida standard. Mas com aquela "refinada"...
    Mas ambos são muito parecidos, nao tenho muita experiencia no assunto. e é dificil acreditar porque cada um diz mta coisa e nao se sabe oque é verdade.

    Eu sou um pouco "encanado" em durabilidade, pode pareçer estranho. Mas tinha uma DT 180 e o oleo que eu usava era o STIHL 8017, para motosserras. fabricado pela castrol. acima desse óleo só usei semi sintetico, ou 100% sintetico. Nunca gostei dos Ipiranga 2T
    na minha cabeça, uma motossera GIRA MUITO, isso é fato. esquenta muito, outro fato. óleo ruim com ctza nao seria recomendado... e realmente, fiquei muito satisfeito. nao tive problemas quaisquer.
    Última edição por Guaru; 30-08-13 às 21:14.

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Guaru Ver Post
    Lembrando que o cilindro da RD é em Aluminio, creio ser injetado.
    .
    Quando a gente fala em cilindros de aluminio são aqueles em que o pistão trabalha encontato diretamente no aluminio parceiro,as yz e cr 2t é dessa forma hornet,ninja 300,cbr1000 e outras dessas categoria trabalha dessa forma os cilindros não são emcamizado com camisas de aço e sim no aluminio mesmo com um tratamento especial isso é para ótimizar a refrigeração do motores de alta performace !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Posts
    3
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Quando a gente fala em cilindros de aluminio são aqueles em que o pistão trabalha encontato diretamente no cilindro
    Então basicamente, a grosso modo, é tipo pegar um bloco de aluminio com 50mm de altura, fazer um furo com uma broca de 58mm de diametro, "tratar" as "paredes" onde a broca comeu, e colocar o pistao pra correr la dentro ?
    sem um cilindro dentro de outro, normalmente oque a gente chama de "camisa" certo ?

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    eu ainda nao sei dessa historia de que nikasil nao pega no ferro nao...acho que pega sim, uma vez telefonei pra motorey e perguntei quanto ficaria pra fazer o processo na gs500 que tem um cilindro de ferro...disseram que ficava em 800,00 por cilindro mais despezas de correio.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Eles podem trocar a camisa de aço por uma de alumínio...

 

 

Tópicos Similares

  1. estralador da cromo forte é bom
    Por Fagner no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 09-05-09, 20:14
  2. Fazer semi-cromo
    Por douglasybrazul no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 22
    Último Post: 05-12-08, 11:20
  3. fita cromo
    Por Ney_mg no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 25-11-08, 17:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •