Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363

    Question Cabo de embreagem novo

    Olá pessoal!

    Meu cabo de embreagem está para arrebentar, então comprei um novo.
    Sei trocar e tudo mais, porém na embalagem não diz nada sobre lubrificação (fala pra colocar do jeito que veio).

    Devo lubrificá-lo antes de instalar, ou posso colocar do jeito que veio?


    Abraço!

    Intruder 2008 - Gertrudys

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de FELIPEOLIVEIRA
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Araras - SP
    Idade
    30
    Posts
    266
    Bom ele ja veio um tanto quanto "lubrificado" vc pode comprar grafite e colocar nele por precaução,aqui tem tópicos ensinando a como utilizar grafite !





    Ex- BIZ 100+ " tartaruga "

    Atual CG 150 Sport " Joaquina "

  3. #3
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Eu antes de montar cabos novos, uso uma bisnaga do tipo de colocar katchup, com óleo de motor e vou colocando até escorre do outro lado, além de ficar super macio aumenta a durabilidade do mesmo !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Uso as vezes óleo de motor, as vezes grafite. O grafite desliza muuuuito mais, fica ótimo, mas tem pouca duração, tem de se usar com mais frequencia.

    Semana passada lubrifiquei o cabo de embreagem da TDR, usei óleo mesmo, deixei até sair em baixo, com o cabo esticado pendurado em uma grade. Pra minha surpresa ficou uma porcaria!!! Apertando a embreagem de vez se nota que ele corre mais leve que antes. Mas em compensação apertando de leve, bem devagar ele não deslizava, ia agarrando de um jeito irritante de se usar.

    Desmontei de novo, injetei bastante gasolina pra lavar tudo por dentro e coloquei grafite. Melhorou uns 90%, só não ficou melhor acho que porque é um cabo paralelo novo que tinha ganhado de um amigo e instalei nela. Próximo passo é comprar um Scherer e aplicar grafite nele tambem.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Tô sem saco e tô pensando em colocar do jeito que veio mesmo (não é possível que o cara que desenvolveu isso não iria recomendar uma lubrificação, se fosse necessária). O antigo parece que de tanto lubrificar, ficou "pegajoso".

    Se ficar uma porcaria, tiro e lubrifico.

    Intruder 2008 - Gertrudys

  6. #6
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Uso as vezes óleo de motor, as vezes grafite. O grafite desliza muuuuito mais, fica ótimo, mas tem pouca duração, tem de se usar com mais frequencia.

    Semana passada lubrifiquei o cabo de embreagem da TDR, usei óleo mesmo, deixei até sair em baixo, com o cabo esticado pendurado em uma grade. Pra minha surpresa ficou uma porcaria!!! Apertando a embreagem de vez se nota que ele corre mais leve que antes. Mas em compensação apertando de leve, bem devagar ele não deslizava, ia agarrando de um jeito irritante de se usar.

    Desmontei de novo, injetei bastante gasolina pra lavar tudo por dentro e coloquei grafite. Melhorou uns 90%, só não ficou melhor acho que porque é um cabo paralelo novo que tinha ganhado de um amigo e instalei nela. Próximo passo é comprar um Scherer e aplicar grafite nele tambem.
    Trabalho em conssecionária de autos e o grafite é proibido já que ele não é lubrificante , com o tempo ele acaba acumulando e causando danos nos vidros maquinas de vidros emperrando tudo, nos cabos por já ter uma graxa ou óleo voce jogando grafite ele vai se misturar com agraxa até virar um barro de grafite e óleo, e é logico que depois de lavado com gasolina vai ficar macio denovo !!!!

    Nas motos em que faço revisães periodicas em casa nos fiim de semana uso só oleo de motor e nunca tive problema !!!!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    O peso na consciência foi maior e fiz um mini-funil com fita isolante e deixei óleo Singer à noite, até escorrer pela manhã. Até agora, tudo certo.

    Intruder 2008 - Gertrudys

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Sempre usei grafite, mas lavo o cabo antes com gasolina pura, não misturo com óleo. Uso grafite em uma bisnaga com gasolina, a gasolina só serve de veículo pro grafite entrar, já que se tentar colocar a seco só vai entupir o começo do cabo e não vai entrar nada. Depois a gasolina evapora e o cabo fica com grafite puro e seco, nunca tive problemas. Aquele material plástico que tem dentro do cabo desliza melhor no grafite, se não como explicar que o óleo deixou meu cabo de embreagem agarrando funcionando aos trancos, tipo: agarra, solta, agarra, solta....

    Vou fazer da próxima vez um funil com garrafa pet e deixar o cabo pendurado 1 semana com óleo 90 ou Bardhal b12 que é super viscoso, que óleo fino não tá me adiantando.

  9. #9
    Novato Avatar de fabiogiglio
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    23
    Cabo novo nem precisa fazer nada, já vem lubrificado...

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Sao Paulo/S.P.
    Posts
    221
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Sempre usei grafite, mas lavo o cabo antes com gasolina pura, não misturo com óleo. Uso grafite em uma bisnaga com gasolina, a gasolina só serve de veículo pro grafite entrar, já que se tentar colocar a seco só vai entupir o começo do cabo e não vai entrar nada. Depois a gasolina evapora e o cabo fica com grafite puro e seco, nunca tive problemas. Aquele material plástico que tem dentro do cabo desliza melhor no grafite, se não como explicar que o óleo deixou meu cabo de embreagem agarrando funcionando aos trancos, tipo: agarra, solta, agarra, solta....

    Vou fazer da próxima vez um funil com garrafa pet e deixar o cabo pendurado 1 semana com óleo 90 ou Bardhal b12 que é super viscoso, que óleo fino não tá me adiantando.
    Oi Magrão, faz um funil com bico de mamadeira, daqueles bem baratão. abre um pouco o furo do bico para passar a ponta do cabo bem justa, vira a borracha do bico para cima, fica um funilzinho de primeira e não vaza por baixo, faço isto na minha Twister, não preciso nem retirar o cabo, faço com óleo 140, deixo a noite toda, no dia seguinte só limpo alguma coisa que saiu por baixo e arranco o funil fora, guardando para a próxima vez, só sai pouca coisa por baixo, não suja nada e dura pra cacete a lubrificada.

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Fabio Véio Ver Post
    Oi Magrão, faz um funil com bico de mamadeira, daqueles bem baratão. abre um pouco o furo do bico para passar a ponta do cabo bem justa, vira a borracha do bico para cima, fica um funilzinho de primeira e não vaza por baixo, faço isto na minha Twister, não preciso nem retirar o cabo, faço com óleo 140, deixo a noite toda, no dia seguinte só limpo alguma coisa que saiu por baixo e arranco o funil fora, guardando para a próxima vez, só sai pouca coisa por baixo, não suja nada e dura pra cacete a lubrificada.
    Boa dica! Tentei me lembrar, me parecia que eu tinha lido aqui que alguem usou uma coisa como funil que era bem prática, mas não conseguia me lembrar o que era kkkk. No fim das contas peguei a ponta de uma garrafa pet, e no cabo coloquei uma borracha dessas de carenagem que entrou justa no cabo e por fora tambem vedou na saída do funil pet. Funciona tambem, mas foi bem chato pra encaixar tudo. Agora vou anotar a dica do bico, valeu Fábio!

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333
    Tente óleo de bengala, aquele meio vermelhinho, ele é fino e lubrifica bem.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  13. #13
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    39
    Posts
    10.972
    Eu lubrifico de tempos em tempos com oleo 90 e uma seringa.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

 

 

Tópicos Similares

  1. Quebrou o cabo da embreagem da moto
    Por carlosssj3 no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 24-11-12, 17:43
  2. Cabo embreagem Titan KS/Sport
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 06-10-10, 11:43
  3. cabo da embreagem
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 06-09-08, 10:29
  4. cabo de embreagem
    Por Serifa no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 03-03-07, 11:11
  5. Cabo de embreagem
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 14-11-06, 17:47

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •