Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 35
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    39
    Posts
    20

    Óleo 2 tempos no cárter de motor 4 tempos - Consequências?

    Pessoal,

    Quais as consequências, a curto e longo prazo, de um motor 4 tempos rodar com óleo 2 tempos no cárter?

  2. #2
    A embreagem pode patinar.
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    Morion, tem 2 motivos pra não por.
    o primeiro é porque até nas 2t o óleo de caixa é o mesmo das 4t.
    o segundo vai demorar um pouco a explicação mas presta atenção pra entender. vou explicar sem usar numeros de óleo e etc . vou usar a palavra '' grosso e fino'' pra vc entender melhor.
    o motor 4t tirando as motos especiais de cross usa o óleo 4t pra lubrificar todo o motor e caixa. ele é mais grosso que o 4t e com o aquecimento normal do motor que é em torno de 90 graus ele fica mais fino, mas dentro das normas de uso. isso pelo fato de o motor 4t trabalhar com o óleo mais quente que o 2t e aer um ciclo de retorno no proprio motor.
    agora vamos pro 2t. o óleo 2t tem composição totalmente diferente do 4t. ja é fino pelo fato de que ele só lubrifica partes frias do motor. o unico contato com o calor é quando ele é comprimido na camara de combustão onde não tem mais a função de lubrificar , depois é expelido e não mais aproveitado pelo motor como no 4t. ele trabalha misturado com a gasolina e passa por velocidade tão grande pela parte de baixo do motor que essas partes ficam bem frias ao contrario do motor 4t.
    então se vc usar 2t no carter de um 4t ele ficaria mais fino ainda, baixaria mais cedo, perderia parte muito grande de sua eficiencia e o pior patinaria a embreagem porque não tem composição pra trabalhar aí. como ja disse que até um 2t usa óleo de 4t na caixa.
    como citei não é uma explicação técnica mas facil de alguem mais leigo entender.

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    39
    Posts
    20
    corsani, tecnicamente sei bem a diferença dos dois óleos.

    O problema é que aconteceu um pequeno acidente. Meu pai, hoje com mais de 1/2 século de vida rsrs, resolveu aventurar no mundo das motos e sempre gostou de fazer as coisas por conta própria. Então ensinei a ele coisas bem básicas, como trocar o óleo e que na moto dele (uma YBR 2007) o óleo tem que ser pra motor 4 tempos. Recomendei o Lubrax Essencial API-SL 20w50 que tem um ótimo preço. Só que da última vez que ele trocou, a inexperiência dele cobrou seu preço.

    Ontem ele me ligou dizendo que a moto estava ruim pra pegar, então fui ajudar ele. Depois me muito conversar entendi a c*agada que fizeram. O frentista vendeu pra ele 2 frascos de óleo 2t 500ml, dizendo que podia por e não tinha problema, pois 2t+2t=4t. Meu pai, inexperiente nisso como já disse, acreditou, voltou pra casa e trocou o óleo.

    Já corrigi o problema e coloquei o óleo certo. Mas estou mesmo preocupado é com os danos que isso pode trazer pra esse motor. Ela rodou 1 mês com esse óleo, aproximadamente uns 500km. Hoje ele me disse que a moto pegou de primeira. Espero mesmo que não haja mais problemas. Mas queria saber se isso traz alguma consequência mais grave pra eu poder ficar esperto.

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    ee...2t+2t=4t....pelo menos a matematica ta bem certinha...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    2 frascos de 2t... 2t+2t = 4t. Perfeito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Frentista genius esse!

    Seguindo esse raciocínio, vou começar a por só meio frasco de óleo 4t por vez no reseravtório das minhas 2 tempos.
    1 frasco de óleo 4t dividido em 2... 4t \ 2 = 2t! eeeeeeee! pensa que economia! \o/

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk caralh0 que frentista ignorante fdpp kkkkkkkkkkkkk

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Que geeeeeeeeeeeeeeeeeenio esse cara, minha nossa, não dá pra acreditar nisso, sério mesmo!

    aehahhhaehaehaehehaehhaeae

    faloowwww

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    vamos fazer um abaixo assinado para indicar esse frentista ao PRÊMIO NOBEL DA MATEMÁTICA.
    pede pro seu pai sempre usar o Yamalube 4t na YBR trocando conforme indica a Yamaha que ele vai ter motor pra bem mais de 100 mil km.
    Última edição por corsani; 14-12-13 às 13:44.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    39
    Posts
    20
    Pelo menos o camarada se garante na soma né hehe. Mas essa foi uma boa lição pro meu pai, pois já cansei de falar pra ele tomar cuidado com frentista de posto e que alguns não sabem diferenciar gasolina de álcool.
    Agora só espero que não aconteça nada demais com o motor.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    ainda bem que esse frentista não disse pro teu pai que o papai noel existe.
    brincadeirinha... só pra animar o tópico

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    39
    Posts
    20
    Citação Postado originalmente por corsani Ver Post
    ainda bem que esse frentista não disse pro teu pai que o papai noel existe.
    brincadeirinha... só pra animar o tópico
    rsrsrs... pois é... fazer o que né... meu pai também foi bem ingênuo... Mas depois dessa, certeza que ele aprendeu, da pior forma mas aprendeu.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de Elcio
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Posts
    471
    Ainda bem que agora, a ybr normalizou o funcionamento. Eu tive um problema parecido...fui no médico (pra ajudar um amigo meu), kkkkkkk, e contei que esse meu amigo tinha saido com uma gatinha, mas, depois começou aparecer umas manchinhas aqui e ali. Perguntei pro médico se aquilo era perigoso... sabe como é né?? temos que ajudar nossos amigos.... brincadeirinha ---- só pra animar o tópico...kkkkkk
    Última edição por Elcio; 14-12-13 às 20:10.
    http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/
    'Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra. E quem não erra... é promovido.'

    .-._.=\-.
    (_) ==º (_)

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    cara vc me desculpa,mas essa tua pergunta chega a ser estupida !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Né por nada não, mas isso me parece aquelas histórias constrangedoras que acontecem, e a pessoa vai lá e inventam um pai, um amigo, um parente pra por a culpa.

    Igual aquela história "o vizinho do irmão do meu amigo tá com herpes, será que ele pode beijar a namorada?" HAHAHA

    Não consigo acreditar que um frentista disse uma merda dessas, todo frentista que eu conheco, diz ser treinado pra trocar corretamente óleos, eles podem não saber ao certo qual o melhor óleo pro veículo em questão, mas sabem diferenciar muito bem um 2t de 4t, mas....
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

 

 

Tópicos Similares

  1. Óleo 2 tempos
    Por magrao tk no fórum Área de debate
    Respostas: 67
    Último Post: 21-10-10, 11:21
  2. Oleo 2 tempos em 4 tempos
    Por thiago proton. no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 21-03-09, 01:42
  3. Duvida sobre óleo 2 tempos
    Por jrvalmir no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 22-12-08, 17:04
  4. Emfim, comprei a dt 180!!! devolta aos tempos de 2 tempos..
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 07-05-07, 12:08
  5. preciso de explicacoes sobre os motres 2 tempos e 4 tempos
    Por marciops no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 2
    Último Post: 04-02-06, 19:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •