Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Paraiba
    Posts
    18

    Post Problemas Twister cbx 250

    Olá amigos,vim aqui para duvidas sobre um problema que surgiu na minha twister a algumas semanas atrás,eu parei em determinado local quando fui ligar a partida ela desligava o painel,e não pegava de maneira alguma,até que tentei mexer em uma peça perto da bateria que segundo um mecânico chamado de automático logo a moto voltou a funcionar,então fui para oficina mais apresentou um barulho estranho,quando chego na oficina tento desligar a chave e ela não desligou de maneira alguma,então o mecânico disse que era essa peça fiz a troca e tudo certo,até que a noite apresentou o mesmo problema,no outro dia retirei tanque tudo e fui então procurar algum problema no chicote,tirei fuziveis fiz uma limpeza,isolei alguns fios descascados e aparentemente até o momento não apresentou mais problema algum,apenas o painel como eu soube que é de comum na twister fica zerando constantemente.

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de LucasPinda
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Pindamonhangaba
    Idade
    37
    Posts
    409
    Fala aí Mexicano, sobre o problema de restar o painel ele é facilmente resolvido trocando a bateria, a minha tinha esse mesmo problema, se ela não ligasse de primeira na segunda tentativa zerava o painel, troquei a bateria e nunca mais tive esse problema!

    Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

    Clique na foto e conheça mais detalhes.

    ex-Motocas:
    CG 125 2003 Verde (Azeitona)
    CG 150 2005 Azul (Trovão azul)


    Atual:
    CBX 250 Twister 2002 Azul (Trovão Azul 2 )

  3. #3
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Amigo bem vindo, o relé de partida pode estar indo para o fim da vida, mas antes de trocar alguma peça leve para um bom mecânico pessa para medir a voltagem de carregamento da moto funcionando bem como os contatos do botão de partida se não esta muito oxidado !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de allanjader
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Vitória da Conquista - Bahia
    Idade
    33
    Posts
    166
    Esse painel tá me dando dor de cabeça também, dias atrás era um fio que tava emendado eu re-emendei e ficou bom por cerca de um mês aí depois parou de funcionar de novo depois que andei em tempo chuvoso, re-emendar não resolveu. Como meu chicote tava velho e com fios descascando com algumas emendas eu troquei logo pra evitar outros problemas e tentar sanar esse mas não resolveu. Vou levar pra um rapaz que mexe com todo tipo de velocimetro, embora que na primeira vez que deu problema eu levei lá e ele queria me cobrar 50 reais pra refazer a fiação que liga o painel à bateria(ai fiz a emenda que falei e fiquei com minha onça no bolso).
    Última edição por allanjader; 19-01-14 às 22:10.

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Como já falaram, sobre o painel resetar é só trocar a bateria, depois que troquei da minha nunca mais aconteceu!

    faloowww

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de CONKER
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Manaus - AM
    Idade
    36
    Posts
    346
    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    Como já falaram, sobre o painel resetar é só trocar a bateria, depois que troquei da minha nunca mais aconteceu!

    faloowww
    X2...............Abs.

    Ex-Titan ESD azul 03'
    Twister amarela 08' "Loira Bandida" - Rumo aos 100.000km's


    "É, fácil demais, viver em paz, agente é que complica tudo..." Thalles Roberto

  7. #7
    O painel da Twister é muito sensível a variações de voltagem. Ele apaga tanto com sub-tensão, quanto com sobre-tensão. No caso do amigo JMexicano, o problema reside na sub-tensão, ou seja, a bateria provavelmente já esteja atingindo o fim de sua vida útil, quando, na hora da partida, ela já não fornece toda a corrente drenada pelo motor de arranque, o que se reflete numa momentânea queda de tensão. Prova disto é que, depois que o motor entra em funcionamento ou assim que o botão de partida deixa de ser pressionado, o painel volta a funcionar, só que reinicializado.

    Para resolver o problema em definitivo, deve-se verificar, primeiramente, o nível do eletrólito da bateria, completando com água destilada até o nível indicado. Depois, deve-se submeter a bateria a uma carga lenta. Se o problema acabar, é sinal de que a bateria ainda durará mais algum tempo, poupando o proprietário da moto de ter que comprar uma nova imediatamente. Se o defeito continuar mesmo com a partida aparentemente normal (motor de arranque leve), então aconselho adaptar um circuito simples anti-apagão. Em breve construirei um para minha Twister e postarei o esquema aqui. Trata-se de algo muito simples, com apenas 3 componentes eletrônicos, e que, além de minimizar o problema da sub-tensão, também protegerá o painel contra sobre-tensão, esta particularmente perigosa para os circuitos delicados do painel. Creio que com uns 10 Reais em peças seja possível resolver o problema.

    OBS: Se mesmo depois de construir o circuito a bateria precisar ser substituída, você não terá trabalhado em vão, porque o painel da sua moto vai estar protegido com uma alimentação muito mais estável.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Citação Postado originalmente por Thyago.Ernestus Ver Post
    Se o defeito continuar mesmo com a partida aparentemente normal (motor de arranque leve), então aconselho adaptar um circuito simples anti-apagão. Em breve construirei um para minha Twister e postarei o esquema aqui. Trata-se de algo muito simples, com apenas 3 componentes eletrônicos, e que, além de minimizar o problema da sub-tensão, também protegerá o painel contra sobre-tensão, esta particularmente perigosa para os circuitos delicados do painel. Creio que com uns 10 Reais em peças seja possível resolver o problema.

    OBS: Se mesmo depois de construir o circuito a bateria precisar ser substituída, você não terá trabalhado em vão, porque o painel da sua moto vai estar protegido com uma alimentação muito mais estável.
    Seria algo utilizando um regulador de tensão?

    Se for um amigo meu e eu fizemos e colocamos na Twister dele, resolveu o problema de resetar o painel na hora do arranque, mas em compensação a bateria zerava fácil, fácil... a única explicação que achamos é que para manter a tensão na saída do regulador, ele puxava mais corrente e com isso esgotava a bateria!

    faloowww

  9. #9
    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    Seria algo utilizando um regulador de tensão?

    Se for um amigo meu e eu fizemos e colocamos na Twister dele, resolveu o problema de resetar o painel na hora do arranque, mas em compensação a bateria zerava fácil, fácil... a única explicação que achamos é que para manter a tensão na saída do regulador, ele puxava mais corrente e com isso esgotava a bateria!

    faloowww
    Bom, a coisa funciona da seguinte forma: Quando ligamos a chave, o painel é alimentado com a tensão da bateria, que fica em torno dos 12V. Ao darmos partida no motor, a tensão sobe para mais de 14V. Esta é a tensão de carga. O painel passa a ser alimentado com essa tensão mais alta, que pode exceder os limites do circuito interno de proteção, fazendo-o apagar.

    O segredo, então, é utilizarmos um regulador de tensão com filtro para estabilizar a alimentação. Ocorre que, por ser um capacitor, o filtro passa a consumir energia da bateria mesmo com a moto desligada, dependendo do ponto em que for instalado. Com isso em mente, é necessário alimentarmos o conjunto filtro/regulador através de um diodo retificador. Como sabemos, o diodo permite que a corrente elétrica circule em apenas uma direção, impedindo a troca de energia entre a bateria e o capacitor. Esses componentes devem ser instalados no chicote do painel por duas razões: por ser aquele um ponto pós-chave, o que impede a alimentação do conjunto filtro/regulador com a chave desligada, poupando a bateria, e por ser aquele ponto dedicado ao painel, impedindo que quaisquer outros circuitos da moto se alimentem da energia proveniente do novo regulador.
    Última edição por Thyago.Ernestus; 21-01-14 às 17:58.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Paraiba
    Posts
    18
    Agradeço a todos vocês pela atenção e esclarecimentos,irei levar ela ao mecânico para verificar esses itens.motoabraços a todos.

  11. #11
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    O chicote original da minha 03/04 ja tinha um diodo de fabrica, o novo que comprei da marca magnetron não sei se tem pois não tive coragem de debulhar um chicote zerado só por curiosidade !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Problemas Cbx twister
    Por Jnegao no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 08-11-13, 06:58
  2. Problemas na Twister
    Por aam_gyn no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 01-09-12, 15:22
  3. Problemas de uma Twister
    Por Winter_Wolf no fórum Área de debate
    Respostas: 53
    Último Post: 19-06-12, 23:54
  4. Twister 2002 - Problemas no Motor(!)(?)
    Por Winter_Wolf no fórum Área de debate
    Respostas: 52
    Último Post: 03-01-12, 13:46

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •