Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241

    Mercado paralelo e a generalização do crime

    Não sei se já repararam, mas os jornais sempre que noticia roubos e furtos de veículos, costumam dizer que o desmanche dos mesmos sustentam o famoso mercado de peças paralelas.

    Realmente é assim que funciona? Pode se dizer que toda peça paralela que compramos é fruto de roubo? Se alguém monta uma loja ou fabrica voltada para peças paralelas, pode se dizer que tal pessoa esta ajudando diretamente ou indiretamente a sustentar o mundo do crime?

    Empresas renomadas como pro tork, riffel, entre outras que nos salvam na hora de pagar uma fortuna em peças originais, mesmo sendo renomadas colabatam para o crime?

    Se alguém poder esclarecer isso.. Talvez seja apenas mais informações manipuladas da nossa mídia patética.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  2. #2
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Eu compro moto de leilão e vendo peças nem por isto alimento o mercado do crime !!!!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    O mercado das peças paralelas acabam com o mercado da reposição de peças originais, porém as montadoras, a exemplo Honda, não vende mais peças de reposição para veículos com mais de 5 anos, as 2008 já não é mais obrigado a dar suporte caso quebrar.
    No 2º plano, tem peças que são melhores que as originais, tem peças de reposição a baixo custo, existem peças de competição e customização.
    Na questão de venda de peças originais usadas, ao qual se refere aos desmanches(ou ferro-velho da vida) vc encontra tudo tipo de peças desde originais a paralelas usadas a preço +/-, o problema é que ao comprar nos leilões da vida, as vezes ainda sai caro e ai começa o esquema de roubo de veículos para 2 finalidades, 1ª: desmontar e vender as peças, montar em cima de veículos que foi dado PT, etc. 2ª: utilizar em roubos a estabelecimentos comerciais, bancos, etc. ( vc não acha que ele vai usar a moto dele, com a placa que vai indicar onde ele mora pra fazer um assalto?, vai ? )

    dai pra frente fica a livre imaginação, afinal, o ser humano inventa cada jeito de ganhar dinheiro, não ?

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Defeacer, acho que voce está confundindo peças paralelas e peças usadas.
    As peças paralelas são peças novas, mas não originais, feitas pelas Riffel e Protork da vida. Essa são ok, apenas tiram mercado das fábricas.
    As peças usadas é que são um problema porque podem vir de ou de leilão ou do roubo de motocicletas (desmache ilegal).

    Então, a generalização do crime ocorre quando damos mercado a essas peças usadas de origem incerta.
    Abs!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Peças paralelas são peças novas, fabricadas pelas empresas como riffel, magnetron, scud, etc. não tem nada a ver com peças roubadas. O famoso mercado negro, esse sim é o que alimenta o roubo, a venda de peças originais usadas proveniente de motos roubadas, não só peças mas as motos em si. Por aqui o que mais tem é tornado roubada andando na trilha, os caras falsificam nota de leilão e vendem, aí quem compra pode se incomodar. Há um tempo atrás a polícia recebeu uma denúncia de uma tornado dessas roubada numa oficina, foram lá ver e tinha 3, sorte que o cara da oficina tinha Ordem de Serviço assinada pelos donos das motos, se não teria se dado mal sem ter culpa. Tem também os ferro-velho que vendem peças usadas que vem das motos de leilão, por aqui tem só um, alguns vendem também peças roubadas, mas aí não posso afirmar nada de quem vende ou não vende, sei que esse em que eu compro peças ele arremata quase todas as motos dos leilões por aqui...

  6. #6
    Motociclista Avatar de Lampada
    Data de Ingresso
    May 2013
    Posts
    597
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    O mercado das peças paralelas acabam com o mercado da reposição de peças originais, porém as montadoras, a exemplo Honda, não vende mais peças de reposição para veículos com mais de 5 anos, as 2008 já não é mais obrigado a dar suporte caso quebrar.
    Na lei do nosso pais todas as montadoras tem a obrigação de fornecer peças de reposição nos próximos 10 anos após o produto sair de linha.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de prp.prp
    Data de Ingresso
    May 2012
    Idade
    40
    Posts
    372
    Ai eu fique na dúvida, é 10 ou 5 anos?

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Peça paralela é peça nova que não é original, peça de desmanche é peça USADA , não peça paralela, e mesmo assim nem todas as peças usadas de desmanche são oriundas de roubos, podem ser oriundas de motos batidas, sucada, etc, mas o povo e a mídia gostam de generalizar as coisas e torcer os fatos.
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Itabira-MG
    Posts
    154
    Citação Postado originalmente por prp.prp Ver Post
    Ai eu fique na dúvida, é 10 ou 5 anos?
    a montadora tem que FABRICAR a peça por 5 anos e manter no mercado por 10 anos..

    coisa que não cumprem.. muitas veses procuro peças originais pra minha moto na cc onde trabalho e não encontro.. ai temos que fazer um pedido pra fabrica pra ver se eles mandam uma velha de estoque.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por halvaro Ver Post
    Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Peça paralela é peça nova que não é original, peça de desmanche é peça USADA , não peça paralela, e mesmo assim nem todas as peças usadas de desmanche são oriundas de roubos, podem ser oriundas de motos batidas, sucada, etc, mas o povo e a mídia gostam de generalizar as coisas e torcer os fatos.
    falou tudo.. apesar de tudo, eu apoio o comercio de peças de moto de leilão com nota fiscal.. pois as peças originais novas estão um absurdo de preço... aqui na cc que trabalho, fui olhar o preço do comando de valvulas pra uma tornado de um amigo e me assustei ao ver; 924,00 cada eixo!!! isso é um assalto a mão armada!

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de edynho leal
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Alvorada-RS
    Idade
    41
    Posts
    485
    Bom esse tópico,para esclarecer sobre esse assunto um tanto polêmico.
    Escutei muito bla-bla-blá,quando optei pela Dafra Next,coisas do tipo:
    "-Dafra não é boa;
    -Não tem peça,
    -Não tem pós venda"...
    Como relatei aqui no P.N.e mantenho atualizado sempre minhas experiências com minha moto,pois ainda há muitos que duvidam da qualidade dela.Vou relatar a vocês um pequeno comparativo que resolvi fazer mês passado quando precisei de um amortecedor para minha moto.
    Liguei para a cc Dafra Porto Alegre, e me informei do preço e prazo para entrega.
    O atendente me deu 10 dias para entrega( o preço eu digo depois),pois não tinha em estoque.
    Como achei o preço salgado demais,e sabendo de várias peças paralelas que servem na Next,comprei e instalei um paralelo marca showa,também compatível com a CB300 que custou R$330,00.
    Então resolvi comparar os três preços das principais concorrentes,Dafra Next,Yamaha Fazer e Honda CB300,detalhe: PEÇAS ORIGINAIS!
    O da minha Next original sairia R$ 662,00 e prazo de dez dias.
    O da Fazer sairia R$ 650,17 e tinha uma última peça em estoque.
    O original da CB,da Honda,que eu não vejo ninguém falando do pós venda,porque só colocam peças de esquina,sairia R$860,00 e prazo de entrega de 15 DIAS!!
    Considero a economia que fiz muito grande e maior ainda se eu comprasse o original,tanto da minha quanto o da CB,E ALÉM DE PAGAR MAIS CARO,IRIA ESPERAR MAIS.
    Acho que o mercado paralelo é uma boa alternativa para quem não está disposto a ser esfaqueado pelas cc,ou está meio apertado de grana mesmo.O importante é sempre exigir nota fiscal,como eu fiz.
    Quanto à questão de pós-venda,nem tenho o que falar...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    O que ouço muito é o seguinte:

    "Tal veículo foi furtado ou roubado, e provavelmente será usado em novos crimes, tráfico, e posteriormente será usado no desmanche, onde tais peças vão pro mercado PARALELO, que é sustentado por potenciais novas vítimas ou até mesmo pela vítima que já usou deste mercado."

    Dá a entender que o cara que tem uma loja de peças paralelas, trabalha apenas com peças de roubo, o que na teoria não é totalmente errado, se paramos pra pensar, veremos que:

    É muito comum encontrarmos cabos, protetor de escape, carenagens, retrovisores originais, farol, banco, em lojas de moto-peças que vem sem embalagem, sem código de barras, e muitas vezes em ótimo estado de conservação. Creio que a mídia exagera um pouco, mas é difícil negar que boa parte do mercado paralelo é sim fruto de roubos, uma boa limpeza em algumas peças, fazem que ela fique em estado novo, e na hora que o peão precisa de uma peça que é uma facada na cc, e encontra essa peça paralela, ele nem se preocupa com tais detalhes.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  12. #12
    Motociclista Avatar de DaniloSS7
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Vitória da Conquista - BA
    Idade
    35
    Posts
    934
    Defeacer, me desculpe, mas tu viajou legal agora...O que alimenta o mercado paralelo de peças é o bolso "vazio" dos donos de motos, kkkkkkk. Furto e roubo de motos alimenta o mercado negro de peças.

    Loja de procedência não vende peça roubada. Não saber diferenciar entre uma peça nova e usada é o fim... Não é porque as peças vem sem plastico sem nada escrito que é roubada. Tem muito distribuidor de peças que manda sem embalagem, ou as vezes num pacote sem nenhuma marca, fica ruim até pra comprar a peças depois se for boa.

    Tem muitas Marcas de peças paralelas que são um lixo, compra peça e vai instalar e é um lixa daqui, tira dali, até dar certo... Mas tem Marca que vem ganhando respeito no mercado: Trilha, Scud, Magnetron...
    Última edição por DaniloSS7; 28-03-14 às 21:43.


    2 STROKES FOREVER

    "2 Tempos. Quem tem, Tem! E quem não tem fica só olhando, porque a minha eu não vendo!! "

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Paralelo ≠ Usado.

    E em alguns casos: Usado = roubado.

    Cheque mate.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


 

 

Tópicos Similares

  1. Xenofobia é Crime!
    Por saintclair no fórum Área de debate
    Respostas: 109
    Último Post: 11-11-10, 00:29
  2. Movido: Xenofobia é Crime!
    Por Ivan RJ no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 08-11-10, 11:07
  3. crime organizado merece parabéns
    Por DOUGLAS 00 no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 12
    Último Post: 21-11-09, 15:45
  4. Novidades do crime aqui na cidade
    Por fred_black no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 15-04-08, 20:57

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •