Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 3 de 3
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    31
    Posts
    64

    Tutorial para verificação e regulagem das válvulas XRE 300,xr tornado,twister...

    Para fazer a VERIFICAÇÃO DAS VALVULAS segue os passos :

    Passo 1
    Lave bem a moto e seu motor a fim de evitar sujeira caindo sobre o cabeçote
    Realize o serviço em lugar limpo, sem presença de terra e vento
    faça a verificação/Regulagem com o motor FRIO

    Passo 2
    Retire o banco e as carenagens dianteira e traseira ,tanto do lado esquerdo como do lado direito isso são coisa fáceis de fazer (chave 8mm, allen 5mm)
    Retire o tanque de combustível desconectando as duas mangueiras das bomba e o chicote da boiá, ao retirar a mangueira esteja preparado para esgotar o combustível em alguma vasilha

    Passo 3
    Retire o cabo da vela e a mangueira suprimento de ar (válvula PAIR)
    Solte os 3 parafusos da tampa do cabeçote 10mm ,e retire a tampa

    Passo 4
    Retire os dois bujão do orifício do volante do motor( allen 5 e 10 mm ) para visualizar e colocar o motor em ponto PMS
    Gire o motor com o auxilio de uma chave 17 mm no orifício maior, ate visualizar a marcação T no orifício menor
    Observe nos comandos a marcação IN e EX alinhadas horizontalmente com o cabeçote
    Feito isso o motor esta em ponto para poder verificar a folga de válvula

    Passo 5
    Com um calibre de laminas meça a folga das válvulas = 0,12 para admissão, 0,15 para escape
    Na minha moto a folga foi de
    0,02 e 0,05 para escape (estava muito presa)
    0,10 e 0,12 para admissão (estava boas dentro do padrão +/_ 0,03)
    Foi mal esqueci de tirar essa foto com a lamina de regulagem,


    Para quem conferir e estiver dentro do padrão das folgas, beleza e só montar novamente, mas para quem estiver fora, como o caso da minha vamos realizar a regulagem das válvulas.



    Realização da REGULAGEM DAS VALVULAS seguem os passos :


    Passo 1
    Retire o escape completo, primeiro o traseiro depois a curva da saída do cabeçote, chave 12mm
    cuidado com a sonda ao manusear o escape, desconecte seu chicote próximo a bobina
    Feito isso dará acesso ao tensor da corrente de comando

    Passo 2
    Com o motor em ponto, primeiramente solte o parafuso philips no centro do tensor, pois na hora de montar terá que aliviar a mola do tensor
    Solte os dois parafusos 8mm do tensor e retire o do cabeçote, a corrente de comando ficará bamba

    Passo 3
    Solte os mancais de comando junto com o guia de corrente, marquem a posição do mancal para não haver erro na montagem
    Retire os comandos levantando de sua base no cabeçote
    Importante : amarre a corrente com um arame para não deixar cair pra dentro do motor e não deixe cair nenhum parafuso pra dentro também ,se não da um trabalho do cão pra tirar depois

    Passo 4
    Retire as capas de válvula marcando sua localização nas válvulas pois alem da pastilha as capas também tem diferença na sua espessura
    Retire a pastilha de válvula (calço), algumas podem ficar presa nas capas de válvula, usando uma caneta ima ajuda bastante

    Passo 5
    Meça com a ajuda de um micrômetro a espessura da pastilha
    Junto com Medida que você já tirou na verificação da folga de válvula faça o calculo para a nova medida da pastilha
    Calculo:
    (folga da válvula - Folga padrão fabrica) + pastilha velha = Pastilha Nova
    exemplo da minha que regulei as do escape 0,15
    V1 (ex)-- (0,02-0,15)+2,08 = 1,95
    V2(ex)-- (0,05-0,15)+2,10 = 2,00
    No meu caso como teria que ter pastilha menor para regulagem, resolvi gastar as próprias pastilhas ate dar o valor correto, usando um vidro plano e carburundum e fui esfregando ate gastar, cuidado para não passar da medida o correto seria uma nova mais fiz esse (recurso tecnico alternativo)

    Passo 6
    coloque as pastilhas novas sobre a válvula correspondente e sua capa
    Monte os comandos ,Certifique que o motor esteja em ponto e coloque a corrente de comando nas engrenagens também em ponto
    Coloque os mancais de comando e seu guia apertando uniformemente todos seus parafusos

    Passo 7

    Essa parte do tensor da um pouco mais de trabalho
    Empurre com o dedo o deslizante do tensor para certificar-se do correto sincronismo do motor
    Aponte os parafusos do tensor , e rode no seu interior em sentido horário com uma chave de fenda fina a regulagem para recolher o embolo do tensor, feito isso termine de encaixar o tensor e aperte seus dois parafusos 8mm , solte a regulagem e coloque seu bujão de chave philips


    Passo 8
    Gire o motor uma volta completa pelo orificio do volante do motor e verifique novamente seu sincronismo
    Verifique a nova folga de válvula com o calibre de laminas , se estiver correto e só montar a tampa e terminar o serviço


    Creditos Daniel Wiesel forum xreonline.

    Pessoal eu segui o mesmo tutorial para pastilhamento da minha xr tornado, fico 100%, não tem segredo, duvidas?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315
    belo tutorial...bem explicativo..parabens!

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Idade
    40
    Posts
    98
    Tutorial top, pena eu não ter as manhas de fazer aqui na Como Bebe 300.

    Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Regulagem de válvulas da Twister
    Por marchetti87 no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 13-01-14, 07:04
  2. regulagem das válvulas da tornado
    Por king 13 no fórum Área de debate
    Respostas: 19
    Último Post: 24-04-10, 12:55
  3. tutorial como colocar painel de twister ou tornado em outras motos
    Por sn1p3r_fox no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 13
    Último Post: 23-05-07, 15:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •