Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Yes com coroa de XTZ e relação mais curta! Sim acreditem!

    Pessoal esse topico é para contar a saga da "busca da coroa perdida da yes"


    Vou contar essa história porque procurei muito na internet e não vi nada parecido com a solução que encontrei, muitos querem aumentar, mas quase ninguem pensou em encurtar


    É o seguinte eu queria encurtar a relação da yes, só uso a moto na cidade, quando pego rodovias uso a XRE do meu sogro, como não preciso de velocidade final, queria deixar a moto mais esperta nas ladeiras, retomadas... Fui no mecanico que levo a moto e disse que queria encurtar a relação da yes, então ouvi "pra que você vai fazer isso vai ficar com a marchas curtas, vai ficar ruin, vai perder final..." contei que não me importava com a final e perguntei se ele conhecia alguma coroa de outra moto que cabia na yes, ou se a coroa da ybr de 45 dentes servia (a original da yes é 43) ele falou que não, que era diferente, que não daria certo, me indicou uma loja na General Osório em SP especializade em relações que poderia ter uma compativel, fui na General na tal loja, coroas e correntes penduradas na parede, falei pro vendedor qual minha intenção e ele me olhou com aquela cara de "pra que você vai fazer uma blasfemia desta, vai perder final e bla bla bla", como se a yes tivesse muita final kkk, mas tambem não tinha nenhuma coroa compativel, na internet nos forums da vida achei cum cara que comprou uma coroa da vaz de 46 dentes pra uma moto da suzuki chamada GP125, uma motinha da decada de 70, mandei email pra vaz, nunca me responderam, achei uma unica loja na internet que vendia um pinhão de 13 dentes pra yes, mas o preço do frete era mais caro que o pinhão e particularmente prefiro trocar a coroa, na teoria 1 dente do pinhão equivalem a 3 na coroa, mas na pratica sinto muito mais diferença trocando a coroa do que o pinhão. Fui em diversas outras lojas e mecanicos e sempre me falaram que não existe coroa compativel, que a moto vai ficar ruin, vou perder final...


    Hoje fui comprar uma videira, em uma das lojas que me rogaram uma praga por tal pensamento profano e a loja estava mudando o layout e uma parte do estoque de peças estava exposta, a parte das coroas, eu sabia que a coroa da biz de 38 dentes cabia na yes, peguei uma coroa de biz e fui procurar alguma maior, com a mesma furação, em menos de 2 minutos ja estava com 3 coroas na mão que tinham a mesma furação, coroas fantasmas que nunca existiram, ali na minha frente em "carne e osso".


    São elas
    Kasinski GF125 - 48 Dentes
    Kasinski GF125 - 47 Dentes
    XTZ 125 - 48 Dentes


    Porr@ a da GF tudo bem não é uma moto que se ve todo dia, mas a XTZ é uma coroa comum, toda loja tem, e a coroa da XTZ tem a mesma furação da YBR que é mais comum ainda


    Então temos alem das 3 já citadas, duas outras:


    YBR - 45 Dentes
    XTZ 125X - 46 Dentes


    Então existe, "aquele que não falamos o nome" existe, em 5 opções, 4 tamanhos diferentes...


    É rir pra não chorar, ja instalei a coroa da xtz de 48D, foi hoje de manhã, vou rodar mais um pouco e deixar meu relato, mas posso adiantar, ficou muito bom e não perdi final kkkkkkkkkkkk
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    A maior parte das motos não chega no limite da última marcha, então encurtar um pouquinho a relação não vai fazer a moto perder final, as vezes até aumenta a final, pois a moto terá mais força na última marcha para manter velocidades mais altas com mais facilidade.

    A única experiência que tive encurtando a relação foi com a XT600, e ficou bem animal (e inesperadamente mais econômica no trajeto que eu fazia diariamente), ainda mais estupida nas acelerações.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    É estranho. Para o mesmo torque de entrada (já que o motor não mudou), uma relação mais curta vai obrigatoriamente implicar em velocidades menores em todas as marchas. Mas num torque maior que o da moto original na saída.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  4. #4
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    A maior parte das motos não chega no limite da última marcha, então encurtar um pouquinho a relação não vai fazer a moto perder final, as vezes até aumenta a final, pois a moto terá mais força na última marcha para manter velocidades mais altas com mais facilidade.
    É exatamente o que esta acontecendo, a 5º da minha yes parecia mais uma overdrive, não puxava praticamente nada, parecia mais uma overdrive, agora com a coroa nova a 3º e a 5º que eram mais mortas estão puxando muito mais, a moto ficou bem mais esperta, depois que troquei a coroa enchi o tanque e posto mais detalhes, inclusive o consumo, abraços

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    É estranho. Para o mesmo torque de entrada (já que o motor não mudou), uma relação mais curta vai obrigatoriamente implicar em velocidades menores em todas as marchas. Mas num torque maior que o da moto original na saída.
    Tem horas que a teoria é bem diferente da pratica kkk, ja tinha mexido na relação da xtz125 e tambem tinha reparado nisso, como citei na teoria aumentar um dente no pinhão equivalem a 3 dentes da coroa, mas o que senti na pratica é que mexer na coroa faz muito mais diferença que mexer no pinhão
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    O único ruim de encurtar a relacao é a gritaria que fica o motor, fora isso, só traz vantagens!

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Essa relação de 1 dente no pinhão para 3 na coroa é apenas aproximada, da certinho se o kit original for pinhão 15 com coroa 45, ou pinhão 13 com coroa 39... No caso da minha Next, por exemplo, que usa 13x35, eu sentiria mais diferença alterando 3 dentes na coroa, que 1 no pinhão, ja em uma moto que usa 13x42, deve dar mais diferença mexer no pinhão. Na teoria acho que é isso.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    Ah, a yes com pinhão 16 fica bem longa... e consequetemente perde torque pra caramba em alta velocidade. A minha ainda ia pq tinha kit 157cc. Antigamente no site da vaz tinha uma pilha de opções de coroa e pinhão para a maioria das motos. Era só encomendar e ja era...depois da crise que ela tem vivido nunca mais teve essas opções no site dela. Cheguei ver coroa 33 e pinhão 11 pra yes la pra vender nos bons tempos. Mas encurtar a relação é uma boa pedida sim, eu ia fazer isso na minha intruder 250cc pq em quinta ela é longa de mais e o motor não enche facil com a relação original. Mas vendi ela antes de fazer esse experimento. Mas dependendo da moto, se o motor a carburação estiver acertada corretamente e mesmo assim ela não encher em ultima marcha, vale esse artificio. Não nas que tem sexta overdrive por favor (twister e a gsr150 por exemplo).
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877
    Uma ocasião li o relato de um camarada, não sei se aqui ou lá no Motonline: contrariando a todos que mais se preocupavam em alongar a relação e conseguir pouquíssimos Km/h a mais, ele encurtou a relação da Intruder 125 dele e conseguiu desempenho melhor, apesar do giro da moto ficar um pouco mais alto.
    Se há muita subida nos trajetos, se há muito vento forte, se leva sempre alguém na garupa, encurtar a relação da moto pode dar bom resultado, principalmente em motos 125/150 em que cada tiquinho de torque na roda que se ganha, tem que ser comemorado.
    Última edição por Piccoli; 16-12-14 às 14:40.

  9. #9
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    Alias, se não me falha a memoria, quando a honda lançou a cg 150 titan sport... ela encurtou a relação pra ter uma pegada melhor em aceleração, claro, e a velocidade final dela era maior que a titan normal. Claro...tem mais coisas no motor da sport, mas ta ai mais um exemplo.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

 

 

Tópicos Similares

  1. Coroa de relação com problema.....
    Por marball no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 27-04-10, 18:39
  2. Relação Yes - Pinhao e Coroa
    Por gogogowar no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 24-02-10, 18:15
  3. Troca de coroa na relação, será ajuste no projeto??
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 20-08-07, 08:33
  4. Melhor relação para YES (coroa e pinhão)
    Por Joni no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 30-12-06, 18:10
  5. Sobre Coroa (troca de relação)
    Por MaumauFT no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 23-02-06, 08:13

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •